O que são frameworks ? E qual é o seu principal objetivo?

1 resposta
H

Eu realmente não consigo entender de forma alguma de como funciona os frameworks. Spring, VRaptor, Struts, Hibernate, JSF, o que são ? E para que eles servem ?

1 Resposta

J

Olá amigo!
Imagine a seguinte situação. Eu desenvolvi um programa que faz um CRUD (create, retrieve, delete, update) para armazenar um cadastro de cidades. Então este meu programa executa função, inserir e recuperar cidades normalmente. Se eu tiver a necessidade de efetuar a mesma função (CRUD) com outro tipo de dado ( trabalhar com dados de pessoa por exemplo) eu posso reaproveitar o meu codigo para tal função. Se eu consigo reaproveitar o meu codigo para executar tal função eu posso a grosso modo entender que eu estou utilizando o framework que eu criei.
Então eu posso entender que um framework seria um conjunto de classes que possam ser utilizadas para executar uma função generica, sem ter que escrever código, aproveitando o codigo que foi desenvolvido no framework.
Exemplo. Se eu crio um programa que vai armazenar um dado em java, por exemplo, um produto. Se eu não utilizar um framework como hibernate, para persistir os dados, eu tenho que escrever o codigo responsável por executar tal tarefa (Comunicação via jdbc, classes dao). Caso contrário, se usar hibernate, basta usar os padrões de configuração usadas pelo framework para executar tal tarefa, sem necessidade de reescrever código.
Um framework web como struts por exemplo, nos livra de várias tarefas que teriamos que programar manualmente, sem muito esforço.
Desta forma o uso de frameworks nos ajuda no desenvolvimento, abstraindo tarefas.
De forma generica, frameworks são um conjunto de classes desenvolvidas para executar alguma função.
Imagine algo como a roda, você quer reinventa-la?

Criado 7 de março de 2012
Ultima resposta 7 de mar. de 2012
Respostas 1
Participantes 2