Pessoal, gostaria de saber como é realmente o funcionamento da tag <t:saveState/>. Eu sei que ela permite salvar um determinado dado de um bean ou o bean inteiro por um tempo maior que a requisição e menor que a sessão.
Já até me salvou a vida ontem mesmo, como vocês podem ver aqui: http://guj.com.br/java/266816-resolvido-erro-ao-acessar-list-a-partir-de-uma-propriedade-do-mb
Mas o que eu ainda não entendo é seu funcionamento em relação ao clico de vida do JSF.
No tópico citado acima eu passava um atributo de um tratamentoBean como argumento para um método em um outro bean, consultaBean, que deveria ser usado para trazer uma lista de consultas. O problema é que durante a fase Apply Request Values o dado do tratamentoBean, que eu uso como argumento para o método, não estava mais disponível, só estaria se fosse @SessionScoped. Como é @RequestScoped o dado propriamente dito só estará disponível no bean na fase Update Model Values.
A minha dúvida é como o <t:saveState/> permite que o dado de tratamentoBean esteja disponível na fase Apply Request Values e durante quanto tempo esse dado fica salvo.
Desde já agradeço.