Futuro Incerto

32 respostas
D

vocês costumam ter medo do futuro incerto da carreira de programador, e as vezes pensam em migrar para uma área mais administrativa e estável que precise de menos atualização e que os conhecimentos são mais duradouros?

ex: professores, coordenadores, gerentes que ao invés de aprenderem tecnologias, aprendem metodologias?

me fizeram essa pergunta o que acham?

32 Respostas

M

douglaskd:
vocês costumam ter medo do futuro incerto da carreira de programador, e as vezes pensam em migrar para uma área mais administrativa e estável que precise de menos atualização e que os conhecimentos são mais duradouros?

ex: professores, coordenadores, gerentes que ao invés de aprenderem tecnologias, aprendem metodologias?

me fizeram essa pergunta o que acham?

Essas profissões que você citou podem até pagar melhor em alguns casos, mas você precisa ter o perfil, e em muitos casos já ter uma certa experiência na área técnica. Mas não pense que essas áreas não precisa se atualizar ou que sejam mais simples. Cargos gerenciais são muito mais puxados e a cobrança em cima de você é bem maior. E como o mercado é mais restrito, se não conseguir ser um bom profissional não vai conseguir se firmar no mercado nem se ganhar mal.

Uma outra alternativa pra valorizar o salário e diminuir o ritmo de atualização de conhecimentos é procurar ser menos generalista e focar um pouco mais as tecnologias que atua, especializando em algumas áreas. Em programação, os principais conhecimentos e qualidades que valorizam o salário são duradouros também. Saber comunicar com o cliente, ter visão de processo, ter habilidade de negociação, pro atividade, habilidade de negociação…

linguagem é o menos e é o mais fácil de aprender. Se hoje você trabalha em Java e te derem um programa em Delphi, quantos dias você acredita que leva pra conseguir começar a trabalhar? 10? E pra ser produtivo? 20?

D

concordo!

Saber comunicar com o cliente, ter visão de processo, ter habilidade de negociação, pro atividade, habilidade de negociação… foi a conclusão que cheguei

vejo pessoas dizendo, ah… aprendi java, agora vou aprender c#, ai vou aprender Objective-C para programar para o iphone e depois vou estudar (n)…sendo que são conhecimentos que a principio são bem valorizados, mais depois de um tempo acabam se tornando letrinhas.

isso prova que ser apenas um técnico não é uma boa idéia

M

O futuro é incerto, cabe a cada um fazer suas apostas no que estudar, mas a maioria acaba estudando alguma coisa especifica e acaba saturando o mercado.

Mas o mais importante não é estudar tudo, é ter facil adaptação para novas tecnologias, e o mercado técnico precisa de pessoas assim.

F

Não!!

Incerto?? Tudo e todos rumam à Tecnologia, incerto? Acho que não poderia estar em área melhor.

D

disse incerto, por me basear em programadores do passado, mais velhos

programadores clipper, vb, delphi, que agora estão tendo que aprender java, c# e começam com ganhos iniciais, outros desistiram, e isso pode acontecer novamente no futuro

digo isso porque tenho 22 anos, e não sei o que vai ser de mim quando eu tiver sei la 45 anos, filhos, esposa, projetos pessoais e tendo que estudar uma nova linguagem junto com garotos de 22 anos

F

douglaskd:

programadores clipper, vb, delphi, que agora estão tendo que aprender java, c# e começam com ganhos iniciais, outros desistiram, e isso pode acontecer novamente no futuro

digo isso porque tenho 22 anos, e não sei o que vai ser de mim quando eu tiver sei la 45 anos, filhos, esposa, projetos pessoais e tendo que estudar uma nova linguagem junto com garotos de 22 anos

O problema dos programadores velhos(cobol, clipper) que vejo é que eles estacionaram, acharam que estavam com a bala de prata da época e nunca mais esturaram nada, achando que aquilo era pra sempre.

Voce nao precisa esperar 20 anos pra começar a estudar outra coisa que nao java, olhe o mercado e va estudando, va evoluindo, fazendo isto quando voce tiver seus 40, vc ja vai estar por dentro do que a piazada saindo da faculdade sabe.

Por exemplo hoje, alem de java poderia ja estudar uma destas que estao por ae. Ruby, Python, Groovy e Scala, pra nao ficar muito bitolado em java somente. Mas nao precisa abraçar o mundo de uma vez e achar que tem que saber todas. Eu escolhi Scala, muitos aqui gostam de Ruby.

Um exemplo de alguem desta época de cobol e até antes é o Luca aqui do GUJ, ele nao ficou parado no tempo, basta ver o que ele le/estuda/posta, esta atualizadissimo, é Rails, NoSQL, etc.

J

Acho o contrário, acho que o futuro é certo em TI… É claro que você nunca vai parar em TI. Em aproximadamente 5 que estou por essas bandas já vi tanta coisa mudar :stuck_out_tongue:

Futuro incerto é o meu, que pedi demissão e não sei o que seguir agora depois desse flushAll() que dei na minha carreira :slight_smile:

M

Cabe a nós nos planejarmos para o futuro, porém, a vida também é cheia de incertezas. :wink:

E

Acredito que qdo ele diz incerto, é que o conhecimento que ele domina hoje no futuro vai estar obsoleto. Hj a maioria de quem escreve aqui é jovem. Talvez acham que nunca vao ficar velhos. E quem sabe lá com seus 50, 60 anos vao passar a madrugada e o final de semana aprendendo as novas linguagens de programação. Isso se estiverem empregados, pq uma empresa que produz software vai preferir um de 25 com saude e disposicao à um velho…
se hoje a moda ainda fosse cobol, muitos dos velhinhos que ainda estao na area nao teriam oportunidades devido a preconceito e produtividade.

tenho meu pensamento alinhado com o autor do topico, e estou me programando pra sair da area tecnica, mas estou procurando atividades/áreas que tenham ligacao com TI/sofware, mas n necessariamente programacao. Vc pode fazer uma faculdade de direito por exemplo e trabalhar em uma empresa que produz software juridico, ser advogado na area de crimes digitais,fraudes…, varias coisas…

M

douglaskd:

Verdade. O mercado prefere pagar mixaria para recém formados que sabem pouco mas tem tempo para aprender nas horas extras, do que experts com 30 anos de mercado que custam caro porque tem familia pra sustentar. Eu mesmo compartilho da mesma preocupação com o futuro que voce…

M

fredferrao:

O problema dos programadores velhos(cobol, clipper) que vejo é que eles estacionaram, acharam que estavam com a bala de prata da época e nunca mais esturaram nada, achando que aquilo era pra sempre.

Voce nao precisa esperar 20 anos pra começar a estudar outra coisa que nao java, olhe o mercado e va estudando, va evoluindo, fazendo isto quando voce tiver seus 40, vc ja vai estar por dentro do que a piazada saindo da faculdade sabe.

Por exemplo hoje, alem de java poderia ja estudar uma destas que estao por ae. Ruby, Python, Groovy e Scala, pra nao ficar muito bitolado em java somente. Mas nao precisa abraçar o mundo de uma vez e achar que tem que saber todas. Eu escolhi Scala, muitos aqui gostam de Ruby.

Um exemplo de alguem desta época de cobol e até antes é o Luca aqui do GUJ, ele nao ficou parado no tempo, basta ver o que ele le/estuda/posta, esta atualizadissimo, é Rails, NoSQL, etc.

O problema com o seu argumento é assumir que conhecimento de novas linguagens é importante para uma boa colocação no mercado. Alguma coisa teria que mudar, porque hoje não é assim, porque seria no futuro?

A verdade é que quem foca em tecnologia (e não nos problemas que ela resolve) esta condenado a virar gerente dos novos entrantes. A linguagem em si é o de menos, IMO.

D

olha esse negocio de varias linguagens, aprender várias tecnologias é ótimo (para as empresas)

tem tanta discussão sobre isso na ApInfo, só quis trazer para a realidade, mais não é uma teoria são fatos

A

Como assim 30 anos de experiência e ganha bem porque tem família pra sustentar… eu tenho quase 4 anos trabalhando profissionalmente na área e já tenha família pra sustentar… Deveria custar caro por isso ?? quando tiver 20 - 30 anos de experiência, quero ganhar pelo profissional que eu me tornei, não porque estarei pagando a faculdade da minha filha…

Quanto ao FUTURO INCERTO… Nunca ví junção de palavras mais redundante na vida… É o que ?? Descer pra baixo… Hemorragia de sangue ??? heueheueheueeheuehueheu

Douglas my friend, o futuro sempre será incerto… Você só deve buscar 2 coisas nessa vida

1 - Viver a cada dia fazendo o que gosta, pois pode morrer amanhã e terá passado seu último dia preocupado com algo que é incerto por natureza;

2 - Aprender a acompanhar as mudanças, que sejam na área técnica quer não sejam… A tecnologia chegou pra mudar o mundo e não apenas a sua própria natureza… Daqui um tempo, a medicina não será amesma por causa da Tecnologia, as Mídias, os Esportes, etc…

Ainda há muito mercado a ser explorado e aproveitado em TI… Aproveita esse boom… esquece um pouco o futuro… aprende a ganhar dinheiro, ter idéias, se atualizar, conhecer o mercado… Tudo isso é uma arte e demanda tempo e estudo…

Saber prever a tempestade e fugir pra longe de tornados e furacões é o que salva a vida de muitos matutos caipiras nos EUA e é o que separará o Joio do Trigo no mercado a frente…

Abs []

D

Discordo da parte do Futuro Incerto…seu mala :lol:

com relação a saber prever tempestades, é o que to tentando fazer nesse post :roll:

A

Hueheueheuehueheueheueheu porque discordas ???

Virou mãe Diná ??? :stuck_out_tongue:

D

“futuro incerto da carreira de programador” isso significa que a carreira de programador possui muitas incertezas,

ou seja uma escolha errada perde muito tempo, não há regulamentação. as empresas separam os candidatos pelo conhecimento especifico que tem, e esse conhecimento é perdido mais rápido que em outras profissões.

onde eu quero chegar? que o importante é buscar conhecimentos mais duradouros (QUE TENHA UM FUTURO MENOS INCERTO) sei la

eu não achei uma melhor forma de me expressar…você deve ter entendido…

A

Oi douglaskd ,

Estou fazendo uma pesquisa,gostaria de saber quantos anos vc tem e de que cidade é? :stuck_out_tongue:

D

22, campinas

A

De fato eu bestei… heueheuehueheuehue

Então na verdade não é “o incerto” é “o menos incerto” dos caminhos… heueheuehueheueheueehueheue agora faz sentido…

Cara… Vira médico… acho que é das profissões que mais durará na história da humanidade… Trabalha com BioTecnologia… Acho que é a área que mais crescerá nos próximos anos…

A Tecnologia mudará de forma drástica a históia da saúde em nosso mundo, isso é o que eu prevejo [MAEDINA]ON[/MAEDINA]

Hauauahauahuaaha

Abs []

A

Acho muito estranho vc não conseguir estágio,vou falar baixinho,é que aqui em RP eles pegam estágiarios a rodo… :roll:
Deve ter CIEE em Campinas,se vc não fez o cadastro,seria bom fazer…

A

adriano_si:
De fato eu bestei… heueheuehueheuehue

Então na verdade não é “o incerto” é “o menos incerto” dos caminhos… heueheuehueheueheueehueheue agora faz sentido…

Cara… Vira médico… acho que é das profissões que mais durará na história da humanidade… Trabalha com BioTecnologia… Acho que é a área que mais crescerá nos próximos anos…

A Tecnologia mudará de forma drástica a históia da saúde em nosso mundo, isso é o que eu prevejo [MAEDINA]ON[/MAEDINA]

Hauauahauahuaaha

Abs []

Para de ser mala… :stuck_out_tongue:

D

eu fiz cadastro, tem bastante vagas em áreas de suporte, mais desenvolvimento pedem conhecimento pakas

A

douglaskd:
eu fiz cadastro, tem bastante vagas em áreas de suporte, mais desenvolvimento pedem conhecimento pakas

Então ai está o problema,vc quer chegar chegando…Entre no suporte então e se conseguir entre sem ser estágiario,que ai vai ganhar mais :stuck_out_tongue: ,o salário normal é de 910,00 reais,depois que estiver dentro da empresa fica mais facil subir,passar a programador quando surgir uma vaga… :wink:

J

Em nenhuma profissão existe futuro garantido.

Em todas as áreas é preciso se atualizar sempre,
claro que em TI é preciso se atualizar demais :lol:
mas mesmo assim é impossivel achar que o futuro vae estar
garantido sem aprender coisas novas.

A

Fala Douglas.

Cara, não me entenda mal, os conselhos que eu lhe dei e a forma como me intrometi no assunto, é o que realmente penso.

Veja, conheço Programadores brilhantes, que amam o que fazem e não se preocupam nem um pouco com o que virá amanhã, são pessoas que não são xiitas por tecnologia e apesar de seu forte amor por Programação, são pessoas que vão encarar o que aparecer pela frente. Outro dia, um deles, fiquei sabendo que estava trabalhando SOMENTE com JQuery em um Projeto…

O cara tem um nível quase de arquiteto e tava se contentando em trabalhar como um Desenvolvedor JQuery…

Esse mesmo cara, foi meu coordenador uns anos atrás, e é dono de um restaurante… Se ele está preocupado ??? nem um pouco… está afim de curtir altos códigos JQuery… sabe porque ??? simples, seu restaurante está crescendo…

Mas entenda, um dia ele foi um mero programador PL/SQL e era mandado por Mega gerentes com certificações PMBook… Hoje ele me diz que olha para os mesmos e eles ainda estão na mesma situação… Gerente de Projetos, se matando no cliente, tomando porrada por cagada dos outros, etc… Enquanto ele se diverte programando em JQuery e ainda tem os seus chefes como clientes de seu restaurante…

Porque eu lhe contei issso ?? simples, porque eu acredito que o futuro é empre incerto em qualquer área… Esse mesmo colega pod ter seu negócio falido, mas experiência que ele ganhou se arriscando, o fará procurar novos rumos, quer seja como Programador, trabalhando com JQuery, gerente de Sistemas ou dono de um bar na beira da praia. O que importa no final das contas é saber mudar quando for preciso e ser feliz no hoje…

Não falei aquilo lá em cima de brincadeira e sei que parece meio filme de Hollywood, mas é uma das belezas da vida e é bem real…

Meu conselho é pra não desistires… já já a tua hora vai chegar… estás em um grande centro de Tecnologia do País e um dos maiores do mundo, aproveite isso pra aprender e se possível, não aprenda somente TI, mas seja versátil e aprenda a mudar…

Abs []

J

douglaskd, vi que você mora em campinas,
uma cidade boa que tem muitas vagas,

tenta mandar curriculos para todas as que você conhece,
mande toda semana até alguma delas se encher e te chamar para entrevista.

Depois, super valorize seu próprio peixe, mesmo que enganando a empresa
e depois que entrar, mostre serviço e adquira experiência e depois,

saia dessa empresa e arrume algo que ganhe mais, e assim sucessivamente
até conseguir chegar num bom salario.

D

tranquilo Adriano…

você já concordou comigo em outros posts, é normal discordar, e bom…

mais você concorda que a frase “conhecimento nunca é demais” costuma ser mal interpretada, ainda mais por iniciantes que estão começando no desenvolvimento

acho que é importante saber o tempo que vai usar para um conhecimento importante ou não

lembro que há 8 anos atrás comecei a aprender pascal, e perdi muito tempo aprendendo varias funções, depois mudei para php e gastei muito tempo também aprendendo.

eu ja aprendi muita coisa desnecessária nessa vida, esses dias rolou uma oportunidade de trabalhar com Mumps e Caché…e eu não quis.

hoje eu to tentando separar o joio do trigo.

D

vishi johnny isso ai é trash, é melhor falar a verdade

A

CARA isso não é perder tempo… Se você aprendeu PHP, saiba que há vagas em PHP a rodo aí em Sampa… e não requerem mega-experiências na área…

Há um tempo (acho até que foi semana passada) rolou um POst sobre se “prostituir” na profissão, o que deflacionava o salário do Profissional de TI…

Se você entrar nesse tópico, vai ver meu relato de que já fiz isso, mas pra poder entrar no mercado… Não teve jeito, eu não tinha experiência comprovada em carteira e embora tivesse meus PFs, as empresas simplesmente queriam experiência comprovada… Pra ser bom e ter experiência em algo, você precisa aparecer… Eu entrei no mercado trabalhando com Visual Fox Pro 6… você conhece ??? Pois é, não me arrependo uma vírgula do que fiz, pois trabalhar dessa forma, me fez enxergar várias coisas que não devem ser feitas…

Depois trabalhei como Analista de Requisitos em uma empresa que implantava o Waterfall puro… Até que surgiu a empresa que me contratou com base em minha experiência pessoal com Java… Daí pra frente, cá estou eu, apareci ao mundo me “prostituindo na TI”…

Use seus conhecimentos antigos pra aparecer… Participe de Projetos OS, crie seus próprios POSs, enfim… Você há de achar seu espaço logo logo…

Abs []

A

Acho que esta área é uma das que você definitivamente não pode chamar de futuro incerto.

Comparados com ascensorista, bibliotecários, carteiros, caixas de banco…

Se você reparar, um simples sistema CRUD ainda hoje demanda uma enorme intervenção manual de um programador.
Pra qualquer outro sistema mais complexo, seremos ainda necessários por muito e muito tempo.

Por outro lado, uma das características de nossa profissão é automatizar o trabalho dos outros.
É mais provável que a gente elimine o emprego de muita gente antes de perder o nosso.

Outra coisa…
Esse lance de TI exigir que o profissional se atualize mais rápido do que em outras áreas, acho discutível.
Enquanto um bom profissional vai querer se atualizar e aprender coisas novas, não é uma exigência do mercado.
O mercado ainda pede VB6, Cobol, Struts 1…
Não conheço um programador desempregado…
E conheço vários que conhecem mais sobre BBB e futebol do que sobre algoritmos.

A

Oi,

Respondendo…

Não acho que essa profissão tem futuro incerto,se pensasse assim não apoiaria meu filho que está fazendo cursinho,para passar em C.C,na verdade praticamente empurrei ele para essa área,(porque tem futuro certo) pelo menos na minha opinião… :wink:

Se você gosta do que estuda,não desista.

Boa sorte!

P

Na minha humilde opinião, o futuro só é incerto se a gente parar de estudar. Infelizmente (ou felizmente) nossa área é assim: parou de estudar, já era!
Já pensei algumas vezes em uma profissão mais gerencial e tals, mas acabei chegando a conclusão de que qualquer coisa que vá fazer, eu preciso estudar e aprimorar os conhecimentos sempre, a diferença é a frequência com que preciso me atualizar.
Pra vc ter uma idéia na área médica, uma vacina pode demorar 10 anos pra ser desenvolvida, já em termos de tecnologia, 10 anos são uma eternidade, as coisas mudam rápido demais, toda hora tem uma tecnologia nova entrando no mercado e outra caindo em desuso. rs

vlw

Criado 22 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 22 de fev. de 2011
Respostas 32
Participantes 13