Fala Douglas.
Cara, não me entenda mal, os conselhos que eu lhe dei e a forma como me intrometi no assunto, é o que realmente penso.
Veja, conheço Programadores brilhantes, que amam o que fazem e não se preocupam nem um pouco com o que virá amanhã, são pessoas que não são xiitas por tecnologia e apesar de seu forte amor por Programação, são pessoas que vão encarar o que aparecer pela frente. Outro dia, um deles, fiquei sabendo que estava trabalhando SOMENTE com JQuery em um Projeto…
O cara tem um nível quase de arquiteto e tava se contentando em trabalhar como um Desenvolvedor JQuery…
Esse mesmo cara, foi meu coordenador uns anos atrás, e é dono de um restaurante… Se ele está preocupado ??? nem um pouco… está afim de curtir altos códigos JQuery… sabe porque ??? simples, seu restaurante está crescendo…
Mas entenda, um dia ele foi um mero programador PL/SQL e era mandado por Mega gerentes com certificações PMBook… Hoje ele me diz que olha para os mesmos e eles ainda estão na mesma situação… Gerente de Projetos, se matando no cliente, tomando porrada por cagada dos outros, etc… Enquanto ele se diverte programando em JQuery e ainda tem os seus chefes como clientes de seu restaurante…
Porque eu lhe contei issso ?? simples, porque eu acredito que o futuro é empre incerto em qualquer área… Esse mesmo colega pod ter seu negócio falido, mas experiência que ele ganhou se arriscando, o fará procurar novos rumos, quer seja como Programador, trabalhando com JQuery, gerente de Sistemas ou dono de um bar na beira da praia. O que importa no final das contas é saber mudar quando for preciso e ser feliz no hoje…
Não falei aquilo lá em cima de brincadeira e sei que parece meio filme de Hollywood, mas é uma das belezas da vida e é bem real…
Meu conselho é pra não desistires… já já a tua hora vai chegar… estás em um grande centro de Tecnologia do País e um dos maiores do mundo, aproveite isso pra aprender e se possível, não aprenda somente TI, mas seja versátil e aprenda a mudar…
Abs []