Tô com um projeto Java Web, TCC da faku, e me deparei com a seguinte dúvida, vejam:
Sistema web para gerenciamento e otimização de apostas lotéricas, é o tema atual, mas “lotéricas”, é o estabelecimento que faz as apostas, e este não é o “público alvo” do projeto, pois ele gerencia os jogos das pessoas que apostam nas modalidades das loterias, então, o que poderia substituir a palavra “lotéricas” dentro deste contexto?
Cara, não entendi bem sua dúvida, mas a palavra “lotéricas” aí é adjetivo que qualifica o tipo de apostas, ou seja, são apostas de loteria. O uso dela está correto.
“Lotéricas” só se referiria às casas lotéricas se fosse usada como substantivo, o que não é o caso.
D
douglaskd
michel79:
Cara, não entendi bem sua dúvida, mas a palavra “lotéricas” aí é adjetivo que qualifica o tipo de apostas, ou seja, são apostas de loteria. O uso dela está correto.
“Lotéricas” só se referiria às casas lotéricas se fosse usada como substantivo, o que não é o caso.
lotérica se referece ao estabelecimento
“casas lotérias”
apostas lotéricas não existe, você poderia mudar para “…otimização de apostas em casas lotéricas”
D
drsmachado
douglaskd:
michel79:
lotérica se referece ao estabelecimento
“casas lotérias”
apostas lotéricas não existe, você poderia mudar para “…otimização de apostas em casas lotéricas”
Yeah,
O português e suas sutilezas da escrita.
Na frase “Sistema web para gerenciamento e otimização de apostas lotéricas” lotéricas não é o substantivo, é um advérbio ou adjunto adverbial, ou seja, ele qualifica o substantivo (no caso apostas), indicando que estas são do tipo lotéricas (se é que existe apostas do tipo lotéricas). Veja que poderíamos nos referir a apostas perdidas ou apostas ganhas ou apostas futebolísticas e todas qualificariam as apostas.
Como o douglaskd bem salientou, o sentido da frase está errado. Quando marcamos os 6 números e apostamos na mega sena, estamos fazendo uma aposta em uma casa lotérica.
O correto é a forma com o douglaskd sugeriu.
M
michel79
Permitam que eu discorde. Nosso colega Douglas errou ao dizer que “não existem apostas lotéricas”. Existe, sim.
O dicionário Houaiss traz a ocorrência da palavra “lotérico” como um adjetivo:
n adjetivo
relativo ou pertencente à loteria
Desta maneira, por exemplo, se apostas futebolísticas significam apostas ligadas ao universo do futebol, apostas lotéricas significam apostas ligadas ao universo da loteria.
A forma utilizada: “aposta lotérica” está correta, sim.
D
douglaskd
michel79:
Permitam que eu discorde. Nosso colega Douglas errou ao dizer que “não existem apostas lotéricas”. Existe, sim.
O dicionário Houaiss traz a ocorrência da palavra “lotérico” como um adjetivo:
n adjetivo
relativo ou pertencente à loteria
Desta maneira, por exemplo, se apostas futebolísticas significam apostas ligadas ao universo do futebol, apostas lotéricas significam apostas ligadas ao universo da loteria.
A forma utilizada: “aposta lotérica” está correta, sim.
passa o link de algum aberto, esse ai é só pra assinantes, ou só existe nesse dicionario ai ?
M
michel79
Douglas, esse Houaiss é o que uso para trabalhar diariamente, é um software. É a versão eletrônica da edição em papel.
De todo modo, há vários dicionários on-line que reproduzem o que eu afirmei:
Se ficou alguma dúvida sobre a legitimidade desses dicionários online, deixo o link do Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, ou Volpe pros íntimos. O que está escrito aqui é lei, pode confiar. Basta digitar a palavra “lotérico” no textbox:
É um adjetivo de uso bem pouco frequente, de fato, mas existe. Talvez venha daí seu equívoco e a dúvida do OP.
Um abraço
lotérico existe e lotérica(s) existe ?
M
michel79
Como eu disse antes, lotérica pode ser substantivo (por exemplo, “Fui na lotérica fazer uma aposta na Mega Sena”) e também adjetivo (“Eu gosto mais de fazer apostas lotéricas do que apostas futebolísticas”). Em sendo adjetivo, pode ser flexionada normalmente em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural), logo, você pode ter “lotérico, lotérica, lotéricos, lotéricas”. Vai depender do substantivo que vier antes (“casa lotérica”, “apostas lotéricas”, “jogo lotérico”, “jogos lotéricos”).
D
douglaskd
michel79:
Como eu disse antes, lotérica pode ser substantivo (por exemplo, “Fui na lotérica fazer uma aposta na Mega Sena”) e também adjetivo (“Eu gosto mais de fazer apostas lotéricas do que apostas futebolísticas”). Em sendo adjetivo, pode ser flexionada normalmente em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural), logo, você pode ter “lotérico, lotérica, lotéricos, lotéricas”. Vai depender do substantivo que vier antes (“casa lotérica”, “apostas lotéricas”, “jogo lotérico”, “jogos lotéricos”).
você tem razão.
impossivel tentar aplicar lógica no português ja que tudo tem excessão, duplo sentido e etc.