Futuro na carreira

21 respostas
B

Olá amigos,

Minha dúvida é a seguinte: sou formado em Tecnólogo em Redes, mas, apesar de já ter nível superior, quero mudar totalmente de área (ir p/ desenvolvimento em Java).

Minha dúvida é: ano que vem quero voltar a estudar, devo fazer outros cursos técnicos, ou iniciar uma faculdade de Ciência da Computação/Sistemas da Informação/ADS ?

Com meu diploma, curso de java em uma escola conceituada e alguma experiência, sei que posso pleitiar a uma vaga de Jr, mas e os próximos passos? (pelo que entendo, a escala depois seria Pleno > Sênior > Arquiteto). O mercado iria me valorizar com outra faculdade em TI, dessa vez na área de desenvolvimento?

21 Respostas

M

Como referência para iniciar em desenvolvimento Java, indico a Caelum.
Se você mora no Rio de Janeiro, outra referência é o Professor Carlos Ribeiro.

Para saber sobre os cursos do Carlos, acesse: http://www.carlosribeiro.com
:wink:

R

Na Facul vc irá aprender um monte de NADA, eu estou cursando Análise e estou puto, pq não vejo nem a cor de desenvolvimento,

Eu trabalho com Java, minha opinião é a seguinte:

Superior vc já tem, agora estude e tire as certificações Java…

Abrcs…

Eles não querem saber da sua faculdade, mas sim se vc resolve o problema…

H

C vc já tem facul não tem pq fazer outra.

Faz um curso de java num lugar pontar firme, reconhecido.

Tira certificação e vai ser feliz! \o/

B

Então pessoal, no caso estou fazendo a ‘Academia do Java’ na GlobalCode…estou animado (porém um pouco frustrado, esperava mais do curso), e já estou pensando em tirar minha certificação em breve…

Minha idéia era arrumar um trabalho de Jr (~3k) aqui em SP, e começar uma outra faculdade…

Mesmo sem outra faculdade, eu consigo ir “longe” ? (sênior, arquiteto, gerente…)

F

Acho que não compensa fazer outra faculdade não. No máximo uma pós na area de desenvolvimento ajudaria, de resto parte para os cursos mesmo!!

H

brunobra:
Então pessoal, no caso estou fazendo a ‘Academia do Java’ na GlobalCode…estou gostando bastante, e já estou pensando em tirar minha certificação em breve…

Minha idéia era arrumar um trabalho de Jr (~3k) aqui em SP, e começar uma outra faculdade…

Mesmo sem outra faculdade, eu consigo ir “longe” ? (sênior, arquiteto, gerente…)

Claro mano. Estude e rale que vc chega longe. [=

R

Desintegre de sua cabeça se vc pensa que para ser arquiteto, vc precisa de curso superior ou pós…

Afunde-se nos livros de certificação

B

Não entendo quando usuários do fórum dizem que faculdade não agregam nada…

Eu fiz faculdade de redes e aprendi bastante; já nessa “Academia do Java” que estou fazendo, o professor não tá nem aí se você tem dúvida ou não, se vc tem dúvida “simples”, ele diz que você precisa estudar muito…

puxa vida, gastei 3k para que um instrutor passe o conteúdo corrido…por exemplo, na aula de Collections ele disse que temos que estudar em casa, mas e aí? se fosse numa faculdade isso seria explicado passo a passo…

Nunca mais perco tempo e dinheiro com esses “cursos e treinamentos”, custam uma fortuna e só se aprende se pegar algum livro ou apostila para ler, sendo assim, prefiro economizar os 3k do curso.

E novamente, na faculdade, você adquire um ótimo conhecimento acadêmico, eu aprendi a programar NA FACULDADE, o professor te dá novos desafios, vc “tosta” seu cérebro com códigos complexos, vai na biblioteca, conhece novos livros…

ps: na Caelum eu nunca estudei então não posso opinar…mas eu esperava muito, mas MUITO mais dessa “Academia do Java”.

D

sério mesmo cara, algumas coisas tem que aprender sozinho

java não é algo que não da pra aprender em 1 ano…nem mesmo na faculdade

dúvido muito que na faculdade explicam collection em detalhes.

tem o link do curso ae?

B

link — http://www.globalcode.com.br/treinamentos/carreiras/academia-java

Quanto a faculdade, de repente não se aprende em ADS (2,5 anos), mas de repente num curso de Ciência da Computação (4 anos), acredito que dê p/ sair do curso preparado para qualquer problema de desenvolvimento. (por isso que tenho vontade de fazer esse curso)

B

então onde posso encontrar um Professor que ensine isso de verdade (em Sao Paulo)? e que não me enrole dizendo “ahh isso é muito extenso, tem que estudar em casa”.

se fosse para ouvir isso, eu nao gastaria $ com cursos, e sim com livros.

D

você pode montar sua grade na puc, elimina as matérias, e começa com as matérias de java se for possivel.

mais é 900+ conto por mês. em 2 anos eliminando matérias é 24 x 900 = R$21.600

um prof particular seria uma boa, mais acho bem dificil conseguir um bom.

me passa o link do curso que vc faz,

muita gente estuda na caelum e fala bem

B

link do curso -----> http://www.globalcode.com.br/treinamentos/carreiras/academia-java

B

Eu fiz este curso e não tenho nada a reclamar.

Porém, eu já tinha lido o Java Core inteiro antes de começar o curso.

Fiz o curso para “fixar” conhecimento.

F

brunobra:

Quanto a faculdade, de repente não se aprende em ADS (2,5 anos), mas de repente num curso de Ciência da Computação (4 anos), acredito que dê p/ sair do curso preparado para qualquer problema de desenvolvimento. (por isso que tenho vontade de fazer esse curso)

Putz cara, você está muito enganado, o normal é você sair do curso de ciências de computação achando que não sabe nada e no melhor dos casos vai saber muito pouco visto a imensidão de conteúdo em “desenvolvimento”.

O curso de ciências de computação não foi feito para te transformar em desenvolvedor, ele te dá uma base, mas o bom é que ele dá uma base em muitos assuntos, assim você sabe o que existe e o que deseja seguir, correr atrás durante e principalmente depois, vai depender somente de você.

Nem com 20 anos de cursos, treinamentos e experiência profissional você vai estar “preparado para qualquer problema de desenvolvimento”, mas com certezá estará preparado para lidar com a maior parte dos desafios, trabalhando em equipe.

J

Assim como já disseram, não é apenas a faculdade que irá te dar o rótulo de sênior, arquiteto e gerente e sim seu conhecimento e principalmente, experiência.

Eu já ouvi gente começando na carreira e dizer: “sou um arquiteto junior”. Isso não existe.
Sobre gerente pior ainda. Gerente não é técnico, é outra cabeça, é outra forma de pensar e principalmente, outra forma de atuar dentro do projeto.

Por fim, minha dica final é basicamente o que já disseram. Curso (para aprendizado mais rápido), internet para se manter atualizado e desenvolvimento de projetos pessoais / open-source para ir ganhando experiência. Apesar de tudo isso, se você não tiver afinco com a área, possivelmente você será um programador mediano.

R

brunobra:

Ai que vc se engana, querendo ou não ADS vai muito, mais muito mais direto ao ponto, além de não dar volta ao assunto como CCO, digo isso por experiência própria, eu faço ADS e trabalho com 2 que fazem CCO, eles estão no 3 ano e eu no 2 semestre e eles ainda não viram nem a cor de Engenharia de Software e nem UML…

Cara se eu soubesse que faculdade não ensinava a desenvolver eu nem tinha me metido a besta, primeiro eu ia fazer como vc um curso, estudar um monte de livro, certificação, etc…ai sim eu iria facul só pra dizer que tenho…

Semana passada meu professor de Estrutura de Dados estava dando Fila, lista ligada (LinkedList), etc…mas tinhamos que fazer TUDO na unha, sem o uso das bibliotecas,
ai eu disse ao professor, ensinar Map, Collections, que é o que se usa no dia a dia de um profissional, além de muitas coisas…

F

Carreira de Java o que da mais retorno é ter certificação e acumular experiencias.
Bons estudos - http://fernandofranzini.wordpress.com/2010/12/09/profissional-paraquesdista/

F

Vc diz “outro cursos técnicos”. Vc fez curso técnico? Tecnólogo != Técnico.

Vc não vai conseguir vaga Jr. em nada se não tiver experiência. As empresas pouco se importam com a faculdade que vc fez e algumas se importam menos ainda se vc fez faculdade, entendeu??? Experiência vale mais que faculdade, ainda mais de tecnologia.

O mercado não valoriza ninguém, há tantos profissionais no mercado e mais tantos se formando a cada segundo que a valorização (salário) só tende a cair. Valemos poucos como profissionais e valemos menos ainda como pessoas no ponto de vista de um terceiro.

R

rafael_jesus:
brunobra:

Ai que vc se engana, querendo ou não ADS vai muito, mais muito mais direto ao ponto, além de não dar volta ao assunto como CCO, digo isso por experiência própria, eu faço ADS e trabalho com 2 que fazem CCO, eles estão no 3 ano e eu no 2 semestre e eles ainda não viram nem a cor de Engenharia de Software e nem UML…

Cara se eu soubesse que faculdade não ensinava a desenvolver eu nem tinha me metido a besta, primeiro eu ia fazer como vc um curso, estudar um monte de livro, certificação, etc…ai sim eu iria facul só pra dizer que tenho…

Semana passada meu professor de Estrutura de Dados estava dando Fila, lista ligada (LinkedList), etc…mas tinhamos que fazer TUDO na unha, sem o uso das bibliotecas,
ai eu disse ao professor, ensinar Map, Collections, que é o que se usa no dia a dia de um profissional, além de muitas coisas…

certo … mas e aí, como fica quem não vai trabalhar com Java e vai trabalhar com uma linguagem com C por exemplo, que não tem nada pronto ?

Veja bem, se você já sabe o que quer provavelmente você pode descartar muita coisa da faculdade, mas lembre-se que o curso não atende somente o seu caso. Pode ser que um curso de CC não se aprofunde tanto em ES como um curso de ADS, mas tem muita gente que vai para a área acadêmica num curso desses e que precisa de coisas com teoria da computação, compiladores, IA, computação gráfica, etc.

F

Fato 1: Poucos são os que aprendem a programar na faculdade
Não falo nem de dominar algoritmos, linguagem ou tecnologia, mas desenvolver um código profissional. Por código profissional entendam “legível”, “manutenível” e “projetado”. Todo mundo escreve para si próprio e para entregar os trabalhos da faculdade. O importante é entregar;

Fato 2: A diferença entre um curso da globalcode e de uma faculdade é que a globalcode te ensina Hello World e passa como exercício escrever Olá Mundo, já a faculdade te ensina Hello World e te pede um sistema operacional de tempo real com suporte a Journalling…

Na faculdade você vai passar muito mais tempo vendo a pilha da memória do que vendo como escrever um bom código ou fazer um bom projeto.

O que eu quero dizer é que fazendo faculdade ou não você precisa ser autodidata.

Criado 7 de novembro de 2011
Ultima resposta 8 de nov. de 2011
Respostas 21
Participantes 13