Hoje trabalhamos com validação somente do lado do servidor, no entanto, gostaríamos de adicionar validação do lado cliente, via javascript, para que não seja necessário o usuário fazer submissão do formulário para validar, assim haverá menos sobrecarga no servidor, bem como mais agilidade para o usuário.
Enfim, penso que se teremos validação no cliente, a validação do servidor fica duplicada, então a mesma poderia ser excluida.
No entanto, este pensamento só é válido se eu puder garantir que a validação do servidor será executada, o que até onde eu sei não é possível, visto que bastaria ao usuário desabilitar o javascript do browser ou até mesmo fazer um programa que envie para minha aplicação a requisição, sem necessariamente entrar no formulário on-line.
Enfim, pergunto a todos se é possível, de alguma forma, garantir que ao receber uma requisição no meu server eu possa verificar se a mesma passou ou não pela validação javascript do meu site.
Será suicídio confiar apenas na validação javascript. Um usuário maldoso pode manipular totalmente o que o JS faz no pc dele. Um usuário não maldoso poderia desativar o JS e lascar com suas validações.
Não façam isso. [=
P
pmlm
A validação do lado do servidor terá sempre de ser feita, nunca poderás confiar somente na validação do lado do cliente.
R
Rodrigo_Sasaki
+1
Essa validação é duplicada mas ela faz sentido.
Ela será usada bem pouco, geralmente só vai chegar nela quando os dados já tiverem todos OK, mas como o Hebert disse, algum maldoso pode tentar de sacanear, e nesse caso, é essa validação que te salva.
F
Fellipex
Você pode imbutir mais as validações do javascript, sendo a primeira linha de defesa do seu produto, porém não aconselho tirar a parte de validação do java.
Javascript é mto fácil de manipular e realmente não garantirá muita coisa…
Mas como eu disse aconselho a criar as validações em javascript, pois caso seja um usuário comum , a validação javascript irá funcionar, evitando que seja feita a requisição para seu servidor ter que validar.
Porém se for um expert maldoso, que consiga burlar, ainda assim você terá a validação do servidor, impedindo que o mesmo faça alguma coisa não desejada.
Att
R
renangtm
Olha , tem uma forma de seu código em javascript ser quase ininterpretável para humanos , porém é claro que não garante 100% que ele não possa ser burlado , porque é claro que o cara pode desativar o javascript do teu pc , mas você pode fazer o seguinte , a cada segundo ou milessimo de segundo voce que sabe (use a função setInterval()) , a função que você colocar ai tem que ser uma função com um ajax dentro dela se comunicando com um php , esse arquivo php ele tem simplesmente uma unica linha de codigo que é echo $_SESSION[‘algumacoisa’] , quando o ajax receber , e voce atribui o responseText a uma variavel qualquer , se essa variavel for nada , vc da um exit na pagina do teu site saindo do teu site , e todo campo que tiver validação no teu javascript vc só valida se essa tal variavel for diferente de nada , isso vai te certificar que o usuario esta no teu site . agora para a parte de desativar o js do teu site , vc simplesmente faz uma unica linha de codigo , na 1º linha do teu javascript , vc simplesmente manda exibir “ok” , em algum lugar , caso esse ok não eja exibido significa que o js não esta funcionando então vc manda sair do teu site também , agora pra ferrar mais ainda com a vida dos caras vc pega todo teu codigo js , entra nesse site (http://www.javascriptobfuscator.com/) , coloca teu codigo ai e clica em OBFUSCATE , ele vai gerar um código em bites que é ininterpretavel pra humanos , só o computador entende , e vc subistitui teu codigo pelo código em bytes que ele retornar para vc , e pronto o cara não vai saber o nome de nenhuma variavel tua , não vai poder mudar nada e vai ter um setInterval a todo momento verificando se tal valor esta sendo exibido
R
Ruttmann
Parabéns!
Desenterrou um tópico de 2 anos atrás.
R
renangtm
Parabéns!
Desenterrou um tópico de 2 anos atrás. :D
Meu , duvida é duvida cara não importa se é de 2 anos atras , o que que isso importa ??? , a duvida desse cara pode ser a duvida de outros , q q tem a ver de quando que é o tópico , caraca se ta ai é pra ser respondido e pra ser discutido , se eu criasse outro com o mesmo assunto ia fazer diferença ?? , é tudo a mesma coisa meu caro , se liga , esse aqui já tem mais informação sobre isso do que se eu criasse um tópico novo só para falar sobre isso , então com todo respeito , que comentáriozinho besta esse teu XD , pra que comenta isso ?? , cara qual é o problema de eu responde uma coisa de 2 anos atras , “se você jogar na mega sena hoje e só te avisarem que você ganhou o prêmio daqui 10 anos você não vai querer tirar o prêmio do mesmo jeito e não vai ficar feliz do mesmo jeito por ter ganhado ? , ou você também vai falar que não quer mais o prêmio porque você ganhou já faz 10 anos ? , é mesma coisa uma duvida meu querido se você faz uma pergunta em um forúm de como criar o windows e ninguém atualmente tem a resposta , se o Bill Gates responder sua duvida mesmo que seja daqui 10 anos você vai ficar feliz do mesmo jeito por saber como criar o Windows , Antes tarde do que nunca”.
Meu , duvida é duvida cara não importa se é de 2 anos atras , o que que isso importa ??? , a duvida desse cara pode ser a duvida de outros , q q tem a ver de quando que é o tópico , caraca se ta ai é pra ser respondido e pra ser discutido , se eu criasse outro com o mesmo assunto ia fazer diferença ?? , é tudo a mesma coisa meu caro , se liga , esse aqui já tem mais informação sobre isso do que se eu criasse um tópico novo só para falar sobre isso , então com todo respeito , que comentáriozinho besta esse teu XD , pra que comenta isso ?? , cara qual é o problema de eu responde uma coisa de 2 anos atras , “se você jogar na mega sena hoje e só te avisarem que você ganhou o prêmio daqui 10 anos você não vai querer tirar o prêmio do mesmo jeito e não vai ficar feliz do mesmo jeito por ter ganhado ? , ou você também vai falar que não quer mais o prêmio porque você ganhou já faz 10 anos ? , é mesma coisa uma duvida meu querido se você faz uma pergunta em um forúm de como criar o windows e ninguém atualmente tem a resposta , se o Bill Gates responder sua duvida mesmo que seja daqui 10 anos você vai ficar feliz do mesmo jeito por saber como criar o Windows , Antes tarde do que nunca”.
Se me avisarem 10 anos depois que eu ganhei na Mega Sena eu dei azar.
Tem um prazo máximo pra buscar o prêmio, e se ninguém aparecer o dinheiro é destinado pra outras coisas.
Mas gostei da atenção que você deu às duas linhas de parabéns que escrevi pra você. Ganhei meu dia!
R
renangtm
Parabéns!
Desenterrou um tópico de 2 anos atrás. :D
Se me avisarem 10 anos depois que eu ganhei na Mega Sena eu dei azar.
Tem um prazo máximo pra buscar o prêmio, e se ninguém aparecer o dinheiro é destinado pra outras coisas.
Mas gostei da atenção que você deu às duas linhas de parabéns que escrevi pra você. Ganhei meu dia! :D
Cara mega sena foi só um exemplo cara (pela mor de deus não consegue entender que foi um exemplo cara), sera q vc n consegue entender , foi um exemplo , eu sei que isso não aconteceria , foi só para você entender o que eu estou dizendo , e se te avisassem depois de 10 anos q vc ganhou vc deu azar ? , não é atenção cara , são duas linhas que um zé mané responde algo nada a ver , em duas linhas foi uma resposta besta cara em vez de "a muito obrigado pela atenção a duvida dos outros que você não tem nada a ver com isso mas tentou responder " é outra coisa , é um babaca falando “hahahah sou palhaço parabens por ter ressucitado um topico de 10 anos atras” , por isso que gente com mais cacife não responde as coisas em forúns e nem frequenta , pra se ter ideia eu só criei uma conta nesse forum pra responder a duvida do cara , só to aqui te respondendo porque chegou uma mensagem no meu e-mail , eu nunca pego informações de foruns nem nada , a melhor informação pelo menos sobre programação em qualquer linguagem esta em livros , forúns ta cheio de babaca q nem tu(afinal porque eu não posso responder alguma coisa que foi perguntada a 2 anos ?? qual é sua lógica pra isso ??) , apesar de ter gente bacana que responde as coisas sem esperar nada em troca , imagina só se é um cara que trabalha um dia inteiro com programação que é o meu caso , tira 10 minutos preciosos pra responder algo que não tem nada a ver comigo e ainda vem um babaca com uma resposta dessa , se acha que agora eu tiro mais 10 minutos da minha vida pra responde alguma coisa ?? , ai o cara que ta com a duvida não vai ter mais a resposta por causa de caras q nem vc , ja penso se vc fizer isso em todas as respostas que dão de tópicos antigos , ai os caras param de responder véi só isso , mano vc n deve fazer nada da vida cara passando em tópicos que não tem nada a ver com a tua duvida pra escrever “Parabens você ressucitou um topico de 2 anos atras” , q vida é essa véi ficar passando de topico em topico pra responder azneira , e não aprender nada , a idade do topico pra quem realmente quer aprender pouco importa , mas pelo visto não é o teu caso , cara , quando eu realmente estudava programação eu estudava 15 horas por dia eu nem dormia , se acha q eu tinha tempo ed psota babaquisses por ai véi e agora pra você te ideia eu programo pra nexon em C# , programava pro orkut em PHP e Javascript , ja trabalhei na Exit Games , e tenho uma pequena parte no desenvolvimento do Photom Server , e vc ta ai procurando topicos pra comentar ***** , e no final das contas não aprender nada e continua na mesma ******.