“boaglio”:
Alterando os make.conf de cada um deles eu conseguiria isso?
Pelo que eu entendi é um make.conf por pacote, correto?
Não, o make.conf é global, justamente para você não ter que ficar ajustando todos os parâmetros cada vez que vai instalar uma coisa. Apenas existe a opção de você usar configurações específicas para casos específicos.
Mas no seu caso, tipo instalar em outro diretório, acho que o ideal seria você criar um arquivo ebuild diferente para aquele pacote.
Bom, Gentoo é uma distribuição que eu adoro, mas é algo muito pessoal. Se você realmente gosta de instalar pacote na mão, continue com o Slackware. Tem gente que instala só porque Gentoo tem a tendência a ser mais rápido devido as otimizações de compilação e a possibilidade de pre-link das libs, mas se o seu computador é suficientemente rápido acho desnecessário.
O meu motivo principal para mudar para o Gentoo foi não ter a mímima paciência para ficar procurando e configurando as dependências. Para instalar algo simples como o FrozenBubble levei vários dias, porque quando pegava um tgz do Perl não funcionava, aí quando compilava o source do Perl dava incompatibilidade com o módulo do Perl, aí no fim de instalar todo o Perl o FrozenBubble não achava as coisas porque não haviam ficado no diretório que ele esperava, e por aí vai…
Também gosto do Gentoo porque a comunidade que o mantém tenta ao máximo atender aos pedidos dos usuários, ao contrário do Patrick que convencê-lo a colocar Java no cd principal demorou um tempão. E falando em demorar, mesmo com recursos tipo o slackpkg a atualização do sistema nem se compara com a do Gentoo.
Gosto do Gentoo porque me dá esses benefícios sem perder a transparência, sempre é possível deixá-lo exatamente como você quer. Já tentei Debian, RedHat, Madrake e outros, mas nenhum me dava todas as possibilidades do Gentoo, aí voltava ao Slack porque pelo menos com um pouco mais de trabalho eu tinha o resultado que eu queria.
Mas se você está plenamente satisfeito com o Slackware e não quer nada diferente, ficar 3 dias instalando o Gentoo acho que é perda de tempo. Se você quer apenas ver se ele é “bonitinho” e tal, procure alguém que tenha ele instalado e mostre para você. É a melhor forma de você decidir se quer instalar ou não (bom, tem o LiveCD, mas acho que não é a mesma coisa).
Apesar de que às vezes você simplesmente não sabe que quer algo melhor! Aí quando descobre a nova forma de viver não quer voltar. Como eu disse antes, conheço vários slackers que mudaram para o Gentoo, e estão todos satisfeitos. Eu por muito tempo mantive minha partição do Slackware, mas aí quando percebi que há muito tempo não entrava nela liberei o espaço para o Gentoo.