Geração automática de certificados para posterior impressão

5 respostas
J

Olá.

Gostaria de saber se alguém já teve algum experiência com isso antes.
Eu tenho um banco de dados com informações sobre os participantes de um evento. Eu tenho um layout (uma imagem) de um certificado de participação. E gostaria de gerar pdf´s de certificados de participação prontos para impressão a partir destas duas entradas.

Se tivesse alguma ferramenta pronta para isso, melhor. Caso contrário, eu precisaria desenvolver uma.

Neste caso, eu teria dois problemas:
1-Incorporar as informações de cada registro dos participantes ao layout, sobre lugares específicos da imagem que determina o layout.
2-Gerar um pdf a partir desta informação integrada (para cada registro de participante do evento).

Uma solução ad-hoc que eu pensei foi usar java2d, e desenhar as informações textuais sobre a imagem de layout e usar algum biblioteca para gerar pdf a partir dessa imagem.
Mas esse trabalho seria meio chatinho de se fazer e demandaria algum tempo (tenho a impressão de que vai envolver diversos ciclos de tentativa e erro).
Será que não tem uma solução mais direta?

Será que as ferramentas para geração de relatório poderiam me ajudar nisso? Nunca usei nenhuma. Mas se acharem que pode dar certo, posso tentar.

Agradeço desde já.

5 Respostas

L

Tens um prato cheio aí pra usar JasperReports.
Mas pra ser BEM sincero, até a mala direta do Word faz aí o que tu precisas.
Mas se tiveres que desenvolver, vá de JasperReports, na minha opinião.

Abraço!

J

leoramos:
Tens um prato cheio aí pra usar JasperReports.
Mas pra ser BEM sincero, até a mala direta do Word faz aí o que tu precisas.
Mas se tiveres que desenvolver, vá de JasperReports, na minha opinião.

Abraço!

Na verdade, não tenho que desenvolver…
Surgiu essa demanda em um evento que estamos organizando. Se tiver aplicações prontas para isso, melhor. Acabei pensando em desenvolver, caso eu não encontre essa aplicação.
Eu até cogitei softwares de mala direta…Mas também nunca usei. Não sei se eles oferecem a funcionalidade de acessar bancos de dados, posicionar os dados sobre uma imagem de fundo em posições específicas, e gerar pdf.

De qualquer forma, vou dar uma olhada.

Obrigado.

L

Então senta a bota no Word mesmo, se tiveres. Ele faz isso aí numa boa (inclusive o acesso ao BD).
Abraço!

D

putz…

gere o html dos certificados e use o imprimir do PDF CREATOR

imprima vários em uma página html só, ai depois é só imprimir e relax

vai ser mamão com açucar.

X

Como já disseram, use Jasper… e você pode gerar de dentro dele mesmo colocando como valores de teste os valores reais que serão impressos (como nome, por exemplo). Pode gerar o PDF e salvar ou imprimir diretamente.

Criado 31 de agosto de 2011
Ultima resposta 1 de set. de 2011
Respostas 5
Participantes 4