Então galera, eu estou desenvolvendo um projeto onde eu preciso basicamente gerar descrições de modelos de classe em linguagem natural.
Eu precisava de basicamente três coisas:
- Dado uma classe (substantivo simples ou composto) eu precisava saber qual o gênero dela, de forma a poder gerar frases como “Uma maçã (…)” mas “Um carro (…)”;
- Poder obter o plural de um substantivo como “Homens” e “Carros”.
- Dado um verbo no infinitivo eu precisava conjugar esse verbo de acordo com o tempo e a pluralidade, exemplo se eu tenho “Homem” e “fazer” no passado eu queria obter “O Homem fez (…)” e “Os homens fizeram” de acordo com a situação. Algo mais complicado mas também necessário seria poder inferir a forma no infinitivo do verbo a partir de outro tempo, por exemplo obter “ter” de “tem” e “fazer” de “fez”.
Alguém conhece algum framework/biblioteca em JAVA pra trabalhar com esse tipo de coisa? Eu andei dando uma pesquisada mas só achei coisa que processa em inglês, dentre eles tem o GF da IBM(Website), o SimpleNLG e o JWKTL.
Alguém com conhecimento sobre alguma dessas ferramentas pra pelo menos me dar uma luz se ela poderia atender aos meus desejos, ainda que sem suporte ao português?
Aliás, existe também o Language API do Google, que faz traduções e outros tipos de coisa, mas não sei se ele tem capacidade pra inferir todas as informações que eu precisava, alguém sabe me dizer?
Abraços