Trancamento de Tópico

52 respostas
J

Sim, eu vou dar uma de noob e de troll, já que não existe uma seção para falar com a Moderação e não respondem as minhas MP’s.

Porquê trancaram o meu tópico sobre Fones de Ouvido?

52 Respostas

H

Pensei sobre a mesma coisa… :shock:

R

Bom, eu achei um pouco estranho, mas nas Regras do Fórum está escrito o seguinte:

Rafael Steil:
Você concorda que quem faz e mantém estas páginas, administradores e moderadores deste fórum tem o direito de remover, editar, mover ou encerrar qualquer tópico em qualquer altura que eles assim o entendam.

Então creio eu que um moderador possa trancar um tópico a hora que quiser pelo motivo que ele achar que deve.

Portanto ele tem o direito de trancar se for da opinião dele que deve ser trancado, isso não está aberto a discussão, de acordo com as regras.

Eu só acho que seria interessante adicionar uma justificativa quando trancar um tópico, alguns moderadores fazem isso, mas não sei se é uma regra.

A

Então creio eu que um moderador possa trancar um tópico a hora que quiser pelo motivo que ele achar que deve.

Portanto ele tem o direito de trancar se for da opinião dele que deve ser trancado, isso não está aberto a discussão, de acordo com as regras.

Eu só acho que seria interessante adicionar uma justificativa quando trancar um tópico, alguns moderadores fazem isso, mas não sei se é uma regra.

Verdade. Poderia ter um feedback obrigatório quanto a isso. Fiquei curioso pra saber o motivo de terem trancado.

J

Isso é a maior besteira do mundo. Se essa é a noção de comunidade que o pessoal do GUJ está tendo, eu prefiro migrar do fórum, assim como a maioria do pessoal está fazendo, inclusive com a petição para o Stack Overflow Brasil. Aliás, se essas forem realmente as regras do fórum, porque esse post é de 2005.

Além do mais, trancar um post sobre fones de ouvido no OFF-TOPIC do fórum é um absurdo. Se eu não posso falar sobre qualquer assunto (fora, claro, com implicações religiosas, de preconceito, etc) que seja OFF do objetivo do fórum, então para quê um OFF-TOPIC?

L

Oi,

Primeiro. Tenha paciência. Eu tenho um fórum inteiro para moderar e muitas MP para responder. Inclusive já respondi a sua.

Segundo. Eu dei uma justificativa: http://www.guj.com.br/moderation/showActivityLog.java

Terceiro. Na minha opinião, isso é pergunta que se faz no MSN, GoogleTalk, Facebook, AskMe e outras ferramentas do tipo.

Tchauzin!

R

Jaba:
Isso é a maior besteira do mundo. Se essa é a noção de comunidade que o pessoal do GUJ está tendo, eu prefiro migrar do fórum, assim como a maioria do pessoal está fazendo, inclusive com a petição para o Stack Overflow Brasil. Aliás, se essas forem realmente as regras do fórum, porque esse post é de 2005.

Além do mais, trancar um post sobre fones de ouvido no OFF-TOPIC do fórum é um absurdo. Se eu não posso falar sobre qualquer assunto (fora, claro, com implicações religiosas, de preconceito, etc) que seja OFF do objetivo do fórum, então para quê um OFF-TOPIC?

Bom, nesses méritos eu não vou comentar, porque como aquelas ainda são as regras do fórum, o moderador tem o direito de fechar/trancar o tópico.

Se isso pode ser revisto, não sei, mas só a adição de uma justificativa ao trancar o tópico já é uma ideia legal, pelo menos a gente consegue saber o que que foi feito que não foi bem visto.

A descrição do fórum Assuntos gerais (Off-topic) diz o seguinte:

Discussão geral sobre Java, programação - outras linguagens e tecnologias -, assim como qualquer outro assunto de TI.

Talvez por fones de ouvido não se encaixarem muito bem nisso aí, o tópico tenha sido trancado, não sei.

R

Uia, nem sabia que existia essa página. Ela não está aberta a usuários comuns, está ?

J

digaoneves:
Jaba:

Bom, nesses méritos eu não vou comentar, porque como aquelas ainda são as regras do fórum, o moderador tem o direito de fechar/trancar o tópico.

Claro que não vai, você percebeu que meu comentário tem fundamento. Tem o direito de fechar, mas tem o dever de analisar as situações.

Talvez por fones de ouvido não se encaixarem muito bem nisso aí, o tópico tenha sido trancado, não sei.

Certo, então me explica porque um post ali embaixo sobre Musica no ambiente de trabalho, que deriva do assunto que foi comentado, também não foi trancado. Poxa, puta tópico simples, sem flame, tem a ver com tecnologia SIM,… Poxa, fala sério…

J

Eu tenho paciência. Mais o tamanho de qualquer responsabilidade não pode nunca justificar uma decisão.

Isso não são justificativas, isso é um log de atividades em que vocês aproveitam para cadastrar justificativas.

No que você se baseia para moderar dessa maneira? Porquê na minha opnião, também existem um monte de perguntas abaixo da minha que também poderiam ser perguntadas atraés de MSN e GoogleTalk.

L

Oi,

Uia, nem sabia que existia essa página. Ela não está aberta a usuários comuns, está ?

Está aberta apenas para leitura.

Exatamente isso.

A justificativa deve ser dada no momento exato do travamento. Isso quer dizer que não podemos edita-la após o ato.

Olhe a diferença dos temas: “Música no trabalho: ajuda ou atrapalha a produtividade?” e “Fones de Ouvido”. Um é discutível o outro não. Um está relacionado a empregado/empresa o outro está relacionado a compra ou qual produto comprar.

De qualquer modo, tentamos avaliar todo o tópico postado, para ai sim, tomarmos uma atitude ou não. Num fórum como o GUJ, existem varios tópicos criados no mesmo minuto, no mesmo segundo e fica difícil analisar todos ao mesmo tempo, principalmente quando se trata de off-topic.

Espero que compreenda.

Tchauzin!

T

Em minha opinião, o trancamento deste tópico foi abusivo. Fico me questionando se a decisão foi realmente tomada em conjunto ou não com outros moderadores.

Essa coisa de fones de ouvido ser ou não relacionado à área de TI é muito subjetivo. Eu acredito que tenha total relação. Há muitas pessoas que usam fones de ouvido no trabalho, para fazer pareamento remoto por exemplo. A discussão estava indo para um lado saudável, e podemos perceber que alguns usuários ficaram sem entender o porquê.

Não tenho nenhum exemplo pra mostrar agora, mas se a gente procurar deve encontrar algum tópico que violou muito mais as regras de conduta e não foi trancado.

E não quero aqui ir contra as regras de uso fórum nem levantar bandeira contra os moderadores. Essa é uma opinião estritamente relacionada com essa atitude isolada.

J

Pelo que eu entendi, ela trancou porque quis. E foi assim.

Viva o Stackoverflow.

L

Moderadores em sua maioria sao pessoas inuteis e pessimos profissionais, so prestam pra trancar topicos.

T

jaboot:

Viva o Stackoverflow.

Mas também devemos dar a nossa opinião com calma. Mudar de fórum não beneficiará o GUJ em nada, tampouco menosprezar a atitude do moderador. O que podemos fazer é conversar e expor as idéias com tranquilidade e esperar que a moderação reconheça o erro, se ele tiver existido.

L

– Os comentários deste fórum devem conter algo construtivo para o aprimoramento do conhecimento. By Lina –

P

este é mais um tópico entre tantos outros parecidos, que poderia ser evitado criando um outro forum off-topic que as “pessoas” podem comentar de coisas diversas e não somente sobre tecnologia, que é a finalidade deste forum off-topic.

T

Mesmo sendo “off-topic”, a Lina deve ter trancado o tópico para que o GUJ não fique “off-topic” demais (se virem antigos tópicos do “off topic” vão ver que a situação era demais… agora está bem melhor. Obrigado, Lina)

E de qualquer maneira, uma coisa que recomendo a quem vá comprar alguma coisa é ver nos comentários dos usuários da Amazon o que eles acham sobre um determinado produto. Normalmente os comentários costumam ser bem explicados e embasados, às vezes um pouco quilométricos demais (será que os americanos têm mais tempo que nós?)

Por exemplo, http://www.amazon.com/Sennheiser-MK-II-Precision-Enhanced/product-reviews/B001EZYMF4/ref=dp_top_cm_cr_acr_txt?ie=UTF8&showViewpoints=1 para quem quer ver comentários sobre um determinado fone da Sennheiser ( http://www.amazon.com/Sennheiser-MK-II-Precision-Enhanced/dp/B001EZYMF4/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=[telefone removido]&sr=8-3&keywords=sennheiser ).

T

thingol:
E de qualquer maneira, uma coisa que recomendo a quem vá comprar alguma coisa é ver nos comentários dos usuários da Amazon o que eles acham sobre um determinado produto. Normalmente os comentários costumam ser bem explicados e embasados, às vezes um pouco quilométricos demais (será que os americanos têm mais tempo que nós?)

Por exemplo, http://www.amazon.com/Sennheiser-MK-II-Precision-Enhanced/product-reviews/B001EZYMF4/ref=dp_top_cm_cr_acr_txt?ie=UTF8&showViewpoints=1 para quem quer ver comentários sobre um determinado fone da Sennheiser ( http://www.amazon.com/Sennheiser-MK-II-Precision-Enhanced/dp/B001EZYMF4/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=[telefone removido]&sr=8-3&keywords=sennheiser ).

Acredito que se o moderador tivesse trancado o tópico justificando e postando essa mensagem que você postou agora, teria tido uma atitude muito mais louvável.

J

thingol:
Mesmo sendo “off-topic”, a Lina deve ter trancado o tópico para que o GUJ não fique “off-topic” demais (se virem antigos tópicos do “off topic” vão ver que a situação era demais… agora está bem melhor. Obrigado, Lina)

Faça o seguinte, remova o off topic. Do jeito que foi sem nenhuma justificativa ficou feio mesmo, mesmo sendo um assunto de shoping center. Realmente não foi justo.

L

tnaires:
thingol:

Acredito que se o moderador tivesse trancado o tópico justificando e postando essa mensagem que você postou agora, teria tido uma atitude muito mais louvável.

Oi,

Falha minha. Se puderes observar, todo tópico trancado por mim (com exceção deste citado) coloquei uma justificativa. Por outro lado, pensei que todos tinha acesso e sabiam sobre o Moderation Log.

Obrigado pela dica :wink:

Tchauzin!

D

jaboot:

Viva o Stackoverflow.

Esta, definitivamente, é uma opinião infundada.
O que está sendo discutido neste tópico, aliás, é infundado.
Por que digo isso?
Vá ao stackoverflow e procure por tópicos como o que foi motivo desta atitude, no meu ver, infantil: “qual headphone comprar?”.
O guj só tem ditadores, os moderadores são todos cruéis, vamos migrar todos para o sof.
Por favor, está na hora de crescer.

O SOF não é o SOF por que os moderadores são “bonzinhos”.
É por ter gente realmente interessada em progredir, em aprender e em ajudar.
O GUJ, pelo contrário, está cheio de usuários que não tem a mínima vontade de nada.

Alguém aí disse algo sobre o conceito de comunidade/fórum.
O conceito de comunidade da maioria dos usuários do guj, pelo meu entender, está equivocado.
O que acontece aqui mais parece o conceito de religião. Os usuários colocam suas orações, súplicas, lamúrias e esperam que os santos usuários que respondem os atendam, fazendo milagres ou dando soluções miraculosas sem que seja preciso se esforçar. Se não for o que esperam, apelam para os deuses moderadores.
A maioria não entende que deixar a preguiça de lado e por a mão na massa é o que faz milagres. Pesquisar por conta própria, ninguém quer.

Se o SOF atender à requisição e disponibilizar uma filial brazuca, de nada adiantará.
Os trolls continuarão existindo, ou vocês esquecem que o jeitinho brasileiro é o que impera?

Se a lina errou ou não, se fez certo ou não, isso, pelas regras do fórum, não deve ser discutido aqui. Siga as regras do fórum e envie MP para a moderação. Mostre-se inteligente.

Senão, daqui a pouco, vai ter gente postando aqui coisas como “Camaro SS ou Dodge Viper, qual o melhor?”, “Compro um punto ou um grand siena?”

T

drsmachado:
jaboot:

Viva o Stackoverflow.

Esta, definitivamente, é uma opinião infundada.
O que está sendo discutido neste tópico, aliás, é infundado.
Por que digo isso?
Vá ao stackoverflow e procure por tópicos como o que foi motivo desta atitude, no meu ver, infantil: “qual headphone comprar?”.
O guj só tem ditadores, os moderadores são todos cruéis, vamos migrar todos para o sof.
Por favor, está na hora de crescer.

O SOF não é o SOF por que os moderadores são “bonzinhos”.
É por ter gente realmente interessada em progredir, em aprender e em ajudar.
O GUJ, pelo contrário, está cheio de usuários que não tem a mínima vontade de nada.

Alguém aí disse algo sobre o conceito de comunidade/fórum.
O conceito de comunidade da maioria dos usuários do guj, pelo meu entender, está equivocado.
O que acontece aqui mais parece o conceito de religião. Os usuários colocam suas orações, súplicas, lamúrias e esperam que os santos usuários que respondem os atendam, fazendo milagres ou dando soluções miraculosas sem que seja preciso se esforçar. Se não for o que esperam, apelam para os deuses moderadores.
A maioria não entende que deixar a preguiça de lado e por a mão na massa é o que faz milagres. Pesquisar por conta própria, ninguém quer.

Se o SOF atender à requisição e disponibilizar uma filial brazuca, de nada adiantará.
Os trolls continuarão existindo, ou vocês esquecem que o jeitinho brasileiro é o que impera?

Se a lina errou ou não, se fez certo ou não, isso, pelas regras do fórum, não deve ser discutido aqui. Siga as regras do fórum e envie MP para a moderação. Mostre-se inteligente.

Senão, daqui a pouco, vai ter gente postando aqui coisas como “Camaro SS ou Dodge Viper, qual o melhor?”, “Compro um punto ou um grand siena?”

De tudo o que você falou, eu só concordo com a parte de tentar resolver via MP.

Eu poderia expor justificativas de porque discordo de você, mas a atitude da Lina em reconhecer o erro já vai contra muita coisa que você postou aí.

J

Jaba:

Claro que não vai, você percebeu que meu comentário tem fundamento. Tem o direito de fechar, mas tem o dever de analisar as situações.

O fórum é gratuito, portanto ninguém te deve nada.

Muito menos os moderadores que até onde sei não são seus funcionários.

D

tnaires:

De tudo o que você falou, eu só concordo com a parte de tentar resolver via MP.

Eu poderia expor justificativas de porque discordo de você, mas a atitude da Lina em reconhecer o erro já vai contra muita coisa que você postou aí.

Esteja a vontade.
A atitude da lina em admitir o erro mostra que ela é mais sensata que o autor dos dois tópicos.
Admitir que errou é um ato de nobreza. Embora todos cometam erros, poucos são aqueles que admitiem ter errado.
O maior problema é que pela internet todo mundo é rico, bonito e machão.
Quando alguma coisa sai fora do que se espera, xinga muito no twitter, reclama no face, postando aquelas fotos com frases de livro de auto ajuda, com o comentário/hashtag #fato!
Vocês que estão reclamando do que a lina fez (e, consequentemente, do que os moderadores fazem) lembram quem foi o vereador/deputado estadual/deputado federal/prefeito/etc em quem votaram nas últimas eleições?
Cobram deles ética, decoro, seriedade, afinco ao que fazem?

Até uns 10 anos atrás eu não entendia por que existiam cargos e títulos e demais coisas afins.
Só que você vai crescendo e percebe que se cada um for seu próprio juiz, a lei será diferente para cada um.
O meu será muito maior que o nosso. O eu, muito mais sagrado que o nós.
E é esse conceito de comunidade que vocês não estão entendendo.
Um exemplo real, tire a polícia das ruas. O que vai acontecer? A criminalidade aumentará.
Pode ser que um cidadão comum pense “não tem ninguém vendo, não fará mal nenhum eu pegar esses alimentos aqui”.
Em prol do bem de todos e, na teoria, não de alguns, que existem leis e regras.

T

drsmachado:
Esteja a vontade.
A atitude da lina em admitir o erro mostra que ela é mais sensata que o autor dos dois tópicos.
Admitir que errou é um ato de nobreza. Embora todos cometam erros, poucos são aqueles que admitiem ter errado.
O maior problema é que pela internet todo mundo é rico, bonito e machão.
Quando alguma coisa sai fora do que se espera, xinga muito no twitter, reclama no face, postando aquelas fotos com frases de livro de auto ajuda, com o comentário/hashtag #fato!
Vocês que estão reclamando do que a lina fez (e, consequentemente, do que os moderadores fazem) lembram quem foi o vereador/deputado estadual/deputado federal/prefeito/etc em quem votaram nas últimas eleições?
Cobram deles ética, decoro, seriedade, afinco ao que fazem?

Até uns 10 anos atrás eu não entendia por que existiam cargos e títulos e demais coisas afins.
Só que você vai crescendo e percebe que se cada um for seu próprio juiz, a lei será diferente para cada um.
O meu será muito maior que o nosso. O eu, muito mais sagrado que o nós.
E é esse conceito de comunidade que vocês não estão entendendo.
Um exemplo real, tire a polícia das ruas. O que vai acontecer? A criminalidade aumentará.
Pode ser que um cidadão comum pense “não tem ninguém vendo, não fará mal nenhum eu pegar esses alimentos aqui”.
Em prol do bem de todos e, na teoria, não de alguns, que existem leis e regras.

Isso é verdade.

Não falo por todos, mas eu não estou dizendo que o fórum não deva ter regras, e até já concordei com o fato de o tópico ter sido trancado, desde que uma satisfação maior tenha sido dada.

O fórum do GUJ não é composto só de moderadores. Faça todos os usuários irem embora e não haverá mais nada para moderar.
Da mesma forma que não é composto apenas de usuários, e aí entra a validade do seu argumento. Se não houver moderadores cada um vai fazer o fórum do seu jeito.

J

JoseIgnacio:
Jaba:

Não deve mesmo, e em nenhum momento eu afirmei isso, preste atenção. Eu perguntei porque ela fechou não para cobrar, mas para perguntar. Se um fórum é disponibilizado, mesmo que gratuitamente, e existem moderadores para “moderar”, eu acho que eu posso perguntar sim sobre esse tipo de atitude. E se uma pessoa se predispõe a ser um moderador, ela deve usufruir dos seus direitos, mas também deve cumprir com seus deveres.

Como você generalizou esse comentário, eu estou reclamando e lembro muito bem em quem votei, e cobro dentro do possível.

D

O que acontece é que seja no guj, seja no javafree ou no boteco da esquina, cada um vai querer, mesmo com moderador, fazer do seu jeito.
Eu participo ativamente do guj há quase 3 anos, mas o acompanho há praticamente 6 (quando comecei a graduação).
Hoje em dia é raro você ter respostas do tipo “veja a API”, “Olhe a documentação”, “O que diz a documentação?”. Acredite, essa era a melhor época.
As dúvidas hoje, sem considerar o dialeto de português (sim, por que aquilo não passa nem perto do português verdadeiro), são superficiais em sua maioria, coisas que com uma pesquisa mais adequada no google se acha em 10 segundos, o pessoal posta aqui.
E é a isso que me refiro, à esta falta de consciência do povo que fo*e com o guj.

R

drsmachado:
O que acontece é que seja no guj, seja no javafree ou no boteco da esquina, cada um vai querer, mesmo com moderador, fazer do seu jeito.
Eu participo ativamente do guj há quase 3 anos, mas o acompanho há praticamente 6 (quando comecei a graduação).
Hoje em dia é raro você ter respostas do tipo “veja a API”, “Olhe a documentação”, “O que diz a documentação?”. Acredite, essa era a melhor época.
As dúvidas hoje, sem considerar o dialeto de português (sim, por que aquilo não passa nem perto do português verdadeiro), são superficiais em sua maioria, coisas que com uma pesquisa mais adequada no google se acha em 10 segundos, o pessoal posta aqui.
E é a isso que me refiro, à esta falta de consciência do povo que fo*e com o guj.

É, não participo do GUJ a tanto tempo porém concordo com você.

Uma coisa que não é difícil de ver no StackOverflow por exemplo é um autor fechar o próprio tópico, pois durante o tempo em que estava aberto, não parou de depurar, pesquisar, olhar alternativas, ler documentação.

Chegou a um ponto onde ele mesmo resolveu o problema e postou a resposta.

Não que isso não aconteça também aqui, eu mesmo já vi. Mas acontece cada vez menos.

D

Jaba:
JoseIgnacio:
Jaba:

Não deve mesmo, e em nenhum momento eu afirmei isso, preste atenção. Eu perguntei porque ela fechou não para cobrar, mas para perguntar. Se um fórum é disponibilizado, mesmo que gratuitamente, e existem moderadores para “moderar”, eu acho que eu posso perguntar sim sobre esse tipo de atitude. E se uma pessoa se predispõe a ser um moderador, ela deve usufruir dos seus direitos, mas também deve cumprir com seus deveres.

Como você generalizou esse comentário, eu estou reclamando e lembro muito bem em quem votei, e cobro dentro do possível.

Sim, generalizar != dizer que todos fazem algo.
Pela tua reação, se aparece um buraco na tua rua, se você não é atendido numa unidade/posto de saúde, hospital, se você é assaltado, se não tem vagas muma creche, na escola não tem merenda, você tem que ir até o sujeito e exigir que ele se retrate.
O que eu quero que fique claro é que o guj está do jeito que está por que os usuários o deixam assim.
Como alguém disse “tire os usuarios e não terá mais nada para moderar”.

J

Que eu saiba o dever do moderador é excluir/trancar tópicos que não condizem com o perfil do fórum.

Aonde esta escrito que o dever do moderador inclui responder à MPs de usuários com explicações e em tempo que você achar hábil?

D

digaoneves:
drsmachado:

É, não participo do GUJ a tanto tempo porém concordo com você.

Uma coisa que não é difícil de ver no StackOverflow por exemplo é um autor fechar o próprio tópico, pois durante o tempo em que estava aberto, não parou de depurar, pesquisar, olhar alternativas, ler documentação.

Chegou a um ponto onde ele mesmo resolveu o problema e postou a resposta.

Não que isso não aconteça também aqui, eu mesmo já vi. Mas acontece cada vez menos.

A questão é que tem muita gente aqui que se acha esperto por conseguir “enganar” os outros membros.
“Para que é que eu vou me esforçar se tem um trouxa que fará isso para mim de graça?”
E quanto aos tópicos do tipo “qual o melhor…”, eles não agregam quase nada à comunidade.
Existem fóruns específicos para isto por aí.

G

Jaba:
Sim, eu vou dar uma de noob e de troll, já que não existe uma seção para falar com a Moderação e não respondem as minhas MP’s.

Hmmm…deixa eu pensar um pouco…hmmmm…

será que foi porque o nome do site é Grupo de Usuários Java, e é claramente voltado a discussões sobre Java e não sobre fones de ouvido ?

G

Não dá pra comparar GUJ com StackOveflow. As propostas são diferentes.
O GUJ é um fórum de discussão, debates. Onde você pode expor sua opinião e discutir com outras pessoas sobre isso.
Stack Overflow é um site de Q&A(Questions & Answers): você abre um tópico com a sua dúvida e posta o seu código, tudo bem claro e escrito e as pessoas respondem somente o que tem que ser respondido, de uma maneira quase formal. É uma comunidade objetiva, onde o conteúdo é filtrado e não espaço para discussões ou opiniões.
Abriu um tópico pedindo pra galera escrever código pra você? Ele vai ser downvoted pelos próprios membros, até uma hora em que é trancado automaticamente. Não gostou? Não sabe porque foi trancado? Leia as regras.

Não sei se era o caso de trancar o tópico, mas que há lugares melhores para pesquisar e discutir sobre fones de ouvido, isso há.

J

Fugindo um pouco do foco do assunto, SIM, AI EU COBRO MESMO. Porque eu pago impostos, e eu tenho meus direitos como cidadão. Roubaram meu carro na rua há três anos atrás e eu já processei o estado por causa disso.

Claro que sim, aonde eu disvirtuei isso?

Por favor, aonde eu citei isso? E realmente mostre, não escreva as impressões do que você leu, mas o que você realmente leu.

J

guilherme.dio:
Jaba:

Hmmm…deixa eu pensar um pouco…hmmmm…

será que foi porque o nome do site é Grupo de Usuários Java, e é claramente voltado a discussões sobre Java e não sobre fones de ouvido ?

Outro que se acha superior, pegou o barco andando e não sabe o que aconteceu no caminho.

L

tnaires:
jaboot:

Viva o Stackoverflow.

Mas também devemos dar a nossa opinião com calma. Mudar de fórum não beneficiará o GUJ em nada, tampouco menosprezar a atitude do moderador. O que podemos fazer é conversar e expor as idéias com tranquilidade e esperar que a moderação reconheça o erro, se ele tiver existido.

<trollando>
E atenção!
Explode a revolução no GUJ!

Milhares de usuarios inocentes fogem para foruns vizinhos enquanto rebeldes tentam conter o bombardeio dos moderadores.
</trollando>

R

Fugindo um pouco do foco do assunto, SIM, AI EU COBRO MESMO. Porque eu pago impostos, e eu tenho meus direitos como cidadão. Roubaram meu carro na rua há três anos atrás e eu já processei o estado por causa disso.

Claro que sim, aonde eu disvirtuei isso?

Por favor, aonde eu citei isso? E realmente mostre, não escreva as impressões do que você leu, mas o que você realmente leu.

Só pra ser justos, os últimos 2 quotes aí estão errados, não foi o drsmachado que escreveu isso.

D
  • vamos discutir lógica -

se o Sex and Drugs tivesse Respondido o tópico http://www.guj.com.br/java/280574-musica-no-trabalho-ajuda-ou-atrapalha-a-produtividade

ao invés de criar um novo.

o mesmo seria trancado ? (ctza que não rs)

• vamos a outra lógica -

se não esta sendo discutindo sobre JAVA, por que este tópico ainda não foi trancado ?

J

Ooooops, valew!

L

Os moderadores do GUJ querem determinar o que deve ser dito ao invés apenas de observar as regras. É uma panela de pessoas que abusam do pouco poder que tem aqui para compensar a sua falta no mundo real. Pessoas inseguras.

Vários já tiveram tópicos trancados e mensagens apagadas pelo motivos mais fúteis. Se você não sabia disso, então bem-vindo ao GUJ.

J

Há 5 anos atrás, comunidade Java era lugar de falar sobre Java. Mas na cabeça da geração Facebook, comunidade é lugar de falar com amigos, com brothers… É lugar de bater papo, conversar, trocar uma idéia… Suspeito que a galera confunde GUJ com Facebook…

A questão é: o que o GUJ (e ao GUJ me refiro à comunidade) vai fazer sobre isso?

Eu mesmo fico triste quando penso no GUJ e em minha relação com ele. Não que o GUJ tenha feito algo de errado, mas é que acabei me afastando muito dele.

De tanto insistirem para que cada um procure suas respostas no Google, aprendi a pesquisar sozinho e, sempre que tenho um problema, acabo achando a solução FORA DO GUJ e não recorro mais ao querido fórum.

Quando quero bater papo sobre informática ou qualquer assunto, uso mensageiros, redes sociais, falo com o povo do UAIJUG… E mais uma vez, fico longe do GUJ…

Após certo tempo descobri que a função que o GUJ cumpria em minha vida profissional agora é feita por outras ferramentas, muitas delas impessoais demais. O GUJ faz mais falta, mas não pelas respostas. Como muitos insiste, em quase todos os tópicos de perguntas, elas estão lá fora! O GUJ faz falta pelos debates, pelo batepapo, pelo contato.

E agora a situação tem avançado em direção a um novo patamar: se antes mandavam que buscássemos as respostas la fora, agora temos que buscar esse batepapo lá fora…

Eu sou apenas um usuário e não sei com quantas pessoas esse comportamento se repete. Sinceramente, espero ser exceção e não a regra.

W

lina:
Oi,

Primeiro. Tenha paciência. Eu tenho um fórum inteiro para moderar e muitas MP para responder. Inclusive já respondi a sua.

Segundo. Eu dei uma justificativa: http://www.guj.com.br/moderation/showActivityLog.java

Terceiro. Na minha opinião, isso é pergunta que se faz no MSN, GoogleTalk, Facebook, AskMe e outras ferramentas do tipo.

Tchauzin!

Eu nao vejo problema nenhum em perguntar sobre algum tipo de equipamento. Hoje em dia com tantos jogos online, perguntar sobre um headphone ou headset eh a mesma coisa do que perguntar sobre monitor, laptop.
Alem disso, o rapaz nao disse nada ofensivo, soh fez uma simples pergunta.

Eu acho que se o topico nao for ofensivo e nao estiver rolando nenhum tipo de briga, nao tem nada demais. Eu prefiro ver um topico desse tipo do que ver um topicos discutindo qual eh melhor Java ou .NET, que por sinal tem varios, sempre acaba em merda e os moderadores nao fazem nada.

PS: Tem varios moderadores nesse forum que sao verdadeiros noobs. Dificil de entender o porque eles estao moderando um forum sobre tecnologia.

//Daniel

T

windsofhell:

Eu nao vejo problema nenhum em perguntar sobre algum tipo de equipamento. Hoje em dia com tantos jogos online, perguntar sobre um headphone ou headset eh a mesma coisa do que perguntar sobre monitor, laptop.

Eu acho que se o topico nao for ofensivo e nao estiver rolando nenhum tipo de briga, nao tem nada demais. Eu prefiro ver um topico desse tipo do que ver um topicos discutindo qual eh melhor Java ou .NET, que por sinal tem varios, sempre acaba em merda e os moderadores nao fazem nada.

Putz, nessas horas é que sinto falta de um botão LIKE no GUJ hehe

+++1

D

josenaldo:
Há 5 anos atrás, comunidade Java era lugar de falar sobre Java. Mas na cabeça da geração Facebook, comunidade é lugar de falar com amigos, com brothers… É lugar de bater papo, conversar, trocar uma idéia… Suspeito que a galera confunde GUJ com Facebook…

A questão é: o que o GUJ (e ao GUJ me refiro à comunidade) vai fazer sobre isso?

Eu mesmo fico triste quando penso no GUJ e em minha relação com ele. Não que o GUJ tenha feito algo de errado, mas é que acabei me afastando muito dele.

De tanto insistirem para que cada um procure suas respostas no Google, aprendi a pesquisar sozinho e, sempre que tenho um problema, acabo achando a solução FORA DO GUJ e não recorro mais ao querido fórum.

Quando quero bater papo sobre informática ou qualquer assunto, uso mensageiros, redes sociais, falo com o povo do UAIJUG… E mais uma vez, fico longe do GUJ…

Após certo tempo descobri que a função que o GUJ cumpria em minha vida profissional agora é feita por outras ferramentas, muitas delas impessoais demais. O GUJ faz mais falta, mas não pelas respostas. Como muitos insiste, em quase todos os tópicos de perguntas, elas estão lá fora! O GUJ faz falta pelos debates, pelo batepapo, pelo contato.

E agora a situação tem avançado em direção a um novo patamar: se antes mandavam que buscássemos as respostas la fora, agora temos que buscar esse batepapo lá fora…

Eu sou apenas um usuário e não sei com quantas pessoas esse comportamento se repete. Sinceramente, espero ser exceção e não a regra.

Não entendi.
Você espera que o guj seja um lugar para bater papo ou para falar sobre tecnologias, linguagens de programação, buscar respostas para problemas?
Salvas as devidas proporções, é o mesmo que reclamar que um professor não deixa os alunos conversarem em sala de aula ou usarem notebooks e o msn/skype durante a aula.
Ou, indo mais além, do chefe proibir a conversa no ambiente de trabalho.

O que eu vejo no guj é muita reclamação por nada.
O sujeito chega, posta algo como
“Quem faz meu exercício sobre o algoritmo de Huffman, com recursividade? Quero com urgência e bem feito.”
E acha que isso vai resolver seus problemas.
Eu também sou da época em que mandava-se pesquisar na API, na documentação, no google. Por que isso é o mais natural a se fazer.

Quando eu resolvi entrar no guj para ser um respondedor e não um consumidor de informação, eu tinha acabado de começar a brincar com Spring Framework. Foram dois dias de buscas e vi que a idéia do guj era bacana.
Aí, partindo do princípio que, se eu consigo adquirir informação e construir conhecimento, por que não disponibilizar isso?
Até hoje estou tentando criar um blog. Sou preguiçoso demais para isto. Por esta razão, escolhi o guj.

Agora, o que acontece é que as pessoas vão confundindo liberdade com a casa da mãe Joana. Não demora, terá algum post perguntando se a cueca Calvin Klein é melhor que a Dolce & Gabbana.

Como eu disse, quem está reclamando por este tópico ou por outras coisas do guj está sendo imensamente hipócrita.
Provavelmente são os mesmos que respondem e dão o código pronto à quem quer resolvidos os seus trabalhos de faculdade, que respondem quem não formata o tópico de modo adequado, que responde aos trolls que criam flameware e que não sabem usar os mecanismos de busca, como o google ou, pior, são tão preguiçosos que esperam que tudo caia do céu.

É ridículo que vocês estejam achando que o guj é um orkut.
Tópicos de auto ajuda, de trollagem e outras barbáries são vistos aos montes.
As discussões sérias e aqueles que realmente querem ajudar são prejudicados por isto.

Vamos todos pro SOF.
Ok, mude de casa, mas continue morando com as mesmas pessoas e você terá os mesmos problemas.
Certa vez eu ouvi que o problema do Brasil são os brasileiros. Culturalmente nos achamos superiores, mais malandros e mais espertos que todos.
Mas o que é essa malandragem, essa esperteza?
Comprar carros mais caros que qualquer outro povo, só para dizer que tem?
Pagar a internet mais cara do mundo, com uma qualidade ruim?
Criticar e colocar num pelourinho um moderador de um fórum que está tentando manter a ordem na coisa?

Parafraseando alguém que disse “o guj é grátis, você não paga nada, então, não pode exigir”. Se eu vou a uma festa, na faixa, e ela não me agrada, simplesmente vou embora.
É um direito de cada um reclamar, dizer que o atendimento foi ruim. Mas, pare e pense, moderadores não ganham nada. “Ah, mas ele aceitou ser moderador”. E você aceitou ser um membro do guj, com tudo o que isso implica. Portanto, pare de reclamar, tire a bunda da cadeira e vá se virar.
Nunca vi ninguém se negar a responder tópicos em que o autor coloca tudo o que é plausível (descrição detalhada do problema, locais onde pesquisou, possíveis resoluções e qual o ponto onde os exemplos distorcem do entendimento dele).

E a quem está pensando que eu estou defendendo a lina ou tomando as dores dela, de jeito algum.
Já há algum tempo eu estou cansado dessa meia dúzia de pessoas que apenas critica.
Se quer criticar, faça algo melhor.
Tem um monte de tópicos sem resposta. Vão lá e respondam. Todos.
Aí vocês podem começar a pensar em exigir algo.

Sim, sou arrogante.
Sim, não tenho paciência.
Não, não preciso de tratamento.
E, não, não pedi tua opinião.

S

Ao meu ver essa seção do fórum deveria se chamar geral sobre java (o que na verdade é, mas por falta de uma outra off-topic se confundem os assuntos) e uma outra chamada OFF-TOPIC e nela sim nós falaremos de qual cerveja é a melhor, qual carro, qual jogo :lol: isso resolveria 100% dos problemas, sinto falta de uma seção pra falar sobre hardware também mesmo que superficialmente. :frowning:

D

Também acho. Embora seja um fórum sobre Java, é uma boa ter um lugar pra “jogar conversa fora” com o pessoal daqui.

D

mew… nao seria no clube do hardware o melhor forum?
sei que a velocidade la nao é igual a do guj. mas fazer oque?
bora fazer mais um topico sobre hardware??
sobre perifericos?
sobre softwares?
games?
serviços ja feitos por voce?
divulgação de tcc?
pow eu vi em um forum que tem uma pancada de topico e nao acho isso ruim, esta tudo organizado.
algum problema com isso?
isso poderia até mesmo reunir mais pessoas para colaborar com o guj. Automaticamente, mais problemas rs mais trolagens. mais “como fazer um for” (em cobol)
e assim por diante…

D

eu acho que o Guj esta muito agil e forte para ter somente um foco ^^
vamos continuar vendendo agua de coco pra sempre?

J

drsmachado:

Sim, sou arrogante.
Sim, não tenho paciência.
Não, não preciso de tratamento.
E, não, não pedi tua opinião.

Existem tópicos como “tiobe”, “java é melhor que c#”, “moro na inglaterra”, “java morreu”, “c++ é obsoleto” que não são trancados. Todos tópicos que difundem informações falsas e são muito mais nocivos que um simples fone de ouvido.

Quer trancar pode trancar, um forum precisa ser moderado. Mas remover citações(já vi acontecer muitas vezes) e tópicos sem um parecer é uma tremenda falta de educação.
E sim, existem muitos puxa sacos e pessoas que não suportam serem corrigidas aqui.

ps - isso não se aplica a você, meu nobre.

S

.

J

windsofhell:

Então vai perguntar em algum dos milhares de fórum de jogos disponíveis na net.

windsofhell:

Não tem nada demais em fazer uma pergunta inapropriada no fórum, tanto que o tópico foi trancado sem grande alarde por parte da moderação.

O único fazendo alarde é o próprio usuário que cometeu o equívoco, parece que ele acha que alguém lhe deve explicação.

V

Estou trancando esse tópico porque:

1. É duplicado. Já temos gente demais reclamando disso;

2. Os motivos da moderadora já foram explicados, embora não fosse necessário que ela o fizesse. O tópico era mesmo off-topic. Cresçam e aprendam que qualquer tópico off-topic demais pode, sim, ser moderado, sem prévio aviso ou sem qualquer explicação.
    Ficar “putinho” não vai mudar esse fato. Reclame quando tópico for on-topic e, antes disso, também lembre que o moderador é humano e pode errar;

3. Não existe isso de “discussão entre moderadores”. É raro que isso aconteça, afinal, acessamos o fórum de nossas casas ou trabalhos, geralmente com pouco tempo, temos centenas de tópicos por hora. Entendam que ser moderador não é um emprego, não estamos sendo pagos, e não temos todo o tempo do mundo para fazer a moderação. Pense no absurdo que seria a Lina interromper as atividades dela no meio de um dia de trabalho, ligar para mim e para o Mark no Skype (interrompendo também nossas atividades) para discutirmos seriamente se devemos trancar um tópico sobre “fones de ouvido”. Isso no mínimo soa ridículo, não?

4. Está só estressando a comunidade. Afinal, o motivo da abertura do tópico foi infantil, assim como a briga que se seguiu.

5. Viva o stackoverflow? Tente postar um tópico off-topic lá e ele será sumariamente excluído, sem nenhum tipo de explicação.
    Recomendo que antes de falar essa besteira leia o FAQ:
    http://stackoverflow.com/faq

Em especial:

De qualquer forma, se você gosta mais dessas comunidades, saia do GUJ, vá até elas e se torne membro.
Assim você para de incomodar em tópicos como esse.

Ou, se você acha que tópicos super “off-topic” deveriam realmente existir, procure comunidades no Orkut.

1. Gostaria também de lembrar aos senhores que foi um pedido dessa comunidade que fossemos mais rigorosos nos fóruns de off-topic. Também gostaria de ressaltar que há muitos tópicos reclamando da Orkutização do GUJ.
    Desculpe se algum tópico que talvez você estivesse gostando seja trancado de vez em quando. Mas pessoas diferentes tem critérios diferentes para dizer o que é ou não “muito off-topic”.
Criado 30 de agosto de 2012
Ultima resposta 2 de set. de 2012
Respostas 52
Participantes 25