Gnome 3.6 foi lançado há alguns dias

20 respostas
J

Pessoal, o gnome 3.6 foi lançado á alguns dias atras. Entre as novidades está o OpenBox que se tornou padrão. O desktop se tornou muito rápido, consome muito pouca memória e funciona em placas de vídeo fracas. O design está muito simples, bonito e sem frecsuragens.

Fiz o test drive a achei incrível. Vale a pena testar.

http://www.gnome.org/gnome-3/

20 Respostas

K

Tá mais leve que o 3? Instalei o 3 na minha maquina e ficou mais lento que lesma depois do almoço.

J

Se você se refere ao 3.4 este 3.6 está bem mais rápido. Eles implementaram compatibilidade com diversas outras placas de vídeo que não dispões de alguns recursos de aceleração.

J

Se está mais leve devo testar, pois meu note é um lixo.

A

Pelo o que eu li neste post abaixo:

http://sejalivre.org/finalmente-gnome-3-6-foi-liberado-confira/

Só é possível no unbuntu 12.10 e estamos na versão 12.04, correto?

J

anderson.bonavides:
Pelo o que eu li neste post abaixo:

http://sejalivre.org/finalmente-gnome-3-6-foi-liberado-confira/

Só é possível no unbuntu 12.10 e estamos na versão 12.04, correto?

Se você estiver usando o “ubuntu” 12.04 os repositórios irão conter a versão anterior que é o gnome 3.4. Vai precisar esperar a release do dia 18 que é a 12.10.
Por enquanto pode usar o live cd que está disponível no site da fundação. Mas é questão de dias ou semanas para disponibilizarem nos repositórios do 12.04 e outras distros mais antigas.

J

Engraçado aquela controvérsia sobre o novo náutilus ser muito ruim. Para mim agora é que acertaram a mão nele. Sempre preferi o dolphin ao antigo nautilus.

J

Tem esse video aqui fazendo uma apresentação do Gnome 3.6 rodando no Ubuntu.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uMfg7Jsnmg4[/youtube]

J

Penso que o visual 2d, ficou tanto tempo parado baseado naquele modelo horrível do windows, que os designers cansaram de verdade,
ainda bem que acordaram com ótimas idéias e ambientes.

Uso o unity e não troco tão fácil assim por outro, no entanto este gnome 3.6, tá bem legal.

J

j-menezes:
Penso que o visual 2d, ficou tanto tempo parado baseado naquele modelo horrível do windows, que os designers cansaram de verdade,
ainda bem que acordaram com ótimas idéias e ambientes.

Uso o unity e não troco tão fácil assim por outro, no entanto este gnome 3.6, tá bem legal.

Pelo que eu testei o gnome-shell tá mais leve que o unity do 12.04. Vamos ver no 12.10 pois vai usar o os mesmos recursos do gnome 3.6, já que unity rodará em cima dele.

J

Gostava demais do gnome 2… e até uso o 3 de vez em quando… mas nessa troca acabei me acostumando com o KDE e XFCE e acho dificil voltar pro gnome novamente.
Mesmo assim ele continua instalado… vou esperar atualizar no repo oficial do arch e vou dar uma verificada novamente…

J

jmmenezes:
Gostava demais do gnome 2… e até uso o 3 de vez em quando… mas nessa troca acabei me acostumando com o KDE e XFCE e acho dificil voltar pro gnome novamente.
Mesmo assim ele continua instalado… vou esperar atualizar no repo oficial do arch e vou dar uma verificada novamente…

estou na mesma situação. O kde hoje é muito eficiente. Não só pelo desktop, mas pelas aplicações. O Calligra Studio 2.5 é muito bom.

V

Gnome 3 é o que irá vir no Debian7, já tem um beta2 ae pra galera do próximo Debian…
to só esperando a Canonical parar com o suporte pra ubuntu 10.04 e esperar sair o Debian7 e pronto! Só espero não ter dor de cabeça com compatibilidade de hardware rsrs

K

Victor Neves:
Gnome 3 é o que irá vir no Debian7, já tem um beta2 ae pra galera do próximo Debian…
to só esperando a Canonical parar com o suporte pra ubuntu 10.04 e esperar sair o Debian7 e pronto! Só espero não ter dor de cabeça com compatibilidade de hardware rsrs

Até onde eu sei o debian 7 viria com o Xfce, tomara que venha, pq o gnome 3 tá muito pesado.

J

kmunga:
Victor Neves:

Até onde eu sei o debian 7 viria com o Xfce, tomara que venha, pq o gnome 3 tá muito pesado.

Na minha máquina carrega somente 350 mb de ram.

V

kmunga:
Victor Neves:

ainda não decidiram oficialmente… até semana passada nos repositórios do Debian7 estava o Gnome3, não houve atualização envolvendo o XFCE

K

Victor Neves:
kmunga:
Victor Neves:

ainda não decidiram oficialmente… até semana passada nos repositórios do Debian7 estava o Gnome3, não houve atualização envolvendo o XFCE

vou ter que dar um jeito de comprar um pc novo.

M

kmunga:
Victor Neves:
kmunga:

Por que? Instala o xfce e passa a usar como default. Uma vantagem do Linux é poder escolher qualquer gerenciador de janelas, não precisa ficar preso no default.

J

Aqui um screencast com opensuse 12.2 usando gnome 3.6

Achei a interface do shell dessa vez muito bem trabalhada. Remodelaram alguns componentes e estão portando a maioria das aplicações para vala, gtk3 e clutter(api de interfaces ricas baseada em html5)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Q0C4uaz6wgg[/youtube]

K

marcosalex:
kmunga:
Victor Neves:
kmunga:

Por que? Instala o xfce e passa a usar como default. Uma vantagem do Linux é poder escolher qualquer gerenciador de janelas, não precisa ficar preso no default.

concordo, mas pelo que falaram, o gnome 3.6 só roda na ultima versão do ubuntu, o debian provavelmente não terá as mesmas versões de arquivo.

Mas se pá até a nova versão do debian ser lançada já seja possivel.

J

kmunga:
marcosalex:
kmunga:
Victor Neves:
kmunga:

concordo, mas pelo que falaram, o gnome 3.6 só roda na ultima versão do ubuntu, o debian provavelmente não terá as mesmas versões de arquivo.

Mas se pá até a nova versão do debian ser lançada já seja possivel.

Ele só roda na última versão do ubuntu porque este é o único que possui o repositório do gnome 3.6. Se você encontrar outro repo vai poder instalar sem problemas.

Criado 3 de outubro de 2012
Ultima resposta 10 de out. de 2012
Respostas 20
Participantes 9