SwingX 1.6.1 Liberado

16 respostas
R

Fonte: http://www.java.net/blog/247968
Pelo menos tem gente que não se esqueceu do Swing.

16 Respostas

P

Hehhe Swing, ta ai uma coisa que parou no tempo mesmo, esses dias precisei mexer para um projetinho, e nao achava masi nada que desse um caminho no google, heeh eu tinha ate esquecido do nome do SwingX foi um meio dia mais ou menos pra lembrar.

I

Será que as aplicações desktop com swing morreram ? Será que não existe mais mercado para esse tipo de aplicação ?

Sei que hoje se fala muito de aplicações web, aplicações para dispositivos moveis, também se fala de JavaFx. Mas esse vem a substituir esse tipo de aplicação ?

S

Tb aproveitando o topico: http://griffon.codehaus.org/Griffon+0.3.1

S

Pessoal, apenas para registrar.

http://oswing.sourceforge.net/

é o OpenSwing, projeto que permite desenvolver em java como se tivesse no VisualBasic ou Delphi.

Y

Legal, ótima noticia

C

sei lá, na minha opinião swing não parou no tempo não, e cada caso é um caso, pode ser melhor desenvolver pra web, pra disp móvies, ou pra desktop, swing resolve todos os seus problemas, basta saber usar, e se não souber, é só dar uma fuçadinha que já acha…

G

Boa notícia! pensei que tinham abandonado ele.

A

Interessante as melhorias… atualizando para a nova versão :smiley:

M

Será que o Java 7 vai melhorar a API do Swing?

A

Pelo que vi as melhorias do Java7, em especial o projeto lambda (do closures, etc), vai facilitar muito o desenvolvimento de frameworks… apesar do projeto do Swing estar finalizado talvez reabram para adequar e prover novas funcionalidades. Ah, quem sabe coloquem o suporte a aceleração gráfica :smiley:

Att.

R

Rafael Afonso:

Pelo menos tem gente que não se esqueceu do Swing.

Tem louco pra tudo.

M

icefox:
Será que as aplicações desktop com swing morreram ? Será que não existe mais mercado para esse tipo de aplicação ?

Sei que hoje se fala muito de aplicações web, aplicações para dispositivos moveis, também se fala de JavaFx. Mas esse vem a substituir esse tipo de aplicação ?

Não. Todo tipo de aplicação tem seu lugar, aplicações Web continuam crescendo e melhorando muito mas tem coisa que Desktop ainda é muito superior à Web. Experiência de usuário é uma. E não venham me falar de Flex, GWT e afins que o nível de desenvolvimento deles comparados à tecnologias desktops ainda está muito longe. Só quem precisou fazer coisas realmente “grandes” utilizando tudo isto sabe dizer.

Inté.

C

Aplicações Desktop e Web se complementam.

Eu faço aplicações Desktop com Swing em alto nível e também tenho módulos em WEB que utilizam da mesma base para consulta e outras coisas, assim, criando um sistema único com dupla opção de uso.

Daria pra fazer tudo em WEB, sim, mas algumas ferramentas que tenho no Desktop ficam muito mais avançadas e os clientes até preferem dessa maneira.

Logo, Desktop faz durar por muito tempo e Web irá continuar avançando, isso é natural.

R

Creio que a Oracle já considera o Swing essencialmente completo, pelo menos para prover os recursos básicos, e por isso dá pouca atenção a ele. As únicas novidades que a JDK7 trará para o Swing são janelas transparentes e/ou de formatos arbitrários, e o componente JLayer. Na minha visão, a Sun, seguida da Oracle, simplesmente pôs o Swing de lado para se concentrar em outros mercados mais lucrativos, como as aplicações Web e os dispositivos móveis (JavaFX). Quase toda a inovação para o Swing vem atualmente de terceiros, e não da Oracle (o NetBeans é uma notável exceção). Segue um comentário interessante:

http://www.pushing-pixels.org/?p=1973

Sou um desenvolvedor Swing, e as aplicações que faço simplesmente não têm como ser providas com tecnologias Web. Mas o HTML5 certamente é um passo nessa direção, e não resta muito tempo para que os navegadores possam fazer praticamente tudo que o Desktop faz. Mas creio que as aplicações Desktop sempre terão seu nicho, mesmo que pequeno.

L

Pelo que vi as melhorias do Java7, em especial o projeto lambda (do closures, etc), vai facilitar muito o desenvolvimento de frameworks… apesar do projeto do Swing estar finalizado talvez reabram para adequar e prover novas funcionalidades. Ah, quem sabe coloquem o suporte a aceleração gráfica :smiley:

Att.

Eu realmente gostaria de ver aceleração gráfica na API…
Mas teria que ser bem feito: pra Windows, Linux, Mac OS…

Abraços.

F

Acredito que aplicações desktops continuaram a existir, o problema é que a web esta se tornando cada vez mais importante.
Problema não, porque o mundo vive em constante mudanças, mas o mercado esta migrando para ela.
Logo, com uma boa conexão, vc vai poder rodar quase tudo no browser hehe.

Criado 8 de julho de 2010
Ultima resposta 13 de jul. de 2010
Respostas 16
Participantes 16