Olá pessoal do GUJ,
Sou novo aqui no fórum e não tenho certeza se é o local correto para postar a minha dúvida. Estou iniciando o meu TCC esse semestre e estou com um problema, eu trabalho com roteamento de veículos e estou querendo levar o problema para um lado mais prático. Para isso eu preciso desenvolver uma forma de calcular a matriz distância para o problema utilizando dados de locais reais. O problema é como automatizar esse calculo sem ter que fazer tudo “na mão”. O google maps possui a api Directions que poderia me auxiliar a resolver o meu problema, porém, os limites de acesso que ele impõe vão “quebrar minhas pernas” pra resolver o meu problema. O que eu necessito é alguma ferramenta que eu possa, dada as coordenadas geográficas de vários clientes, saber a menor distância entre cada um deles para que eu possa rodar o meu algoritmo de roteamento e calcular a menor rota. Por exemplo:
Eu tenho 29 clientes e o depósito. Então eu preciso saber a distância entre:
depósito e 1º cliente,
depósito e 2º cliente,
…
depósito e 29º cliente,
…
1º cliente e depósito (obs: ainda pode ser diferente da distância entre depósito e 1º cliente, devido a questões de mão e contra-mão da via)
1º cliente e 2º cliente,
…
29º cliente e 28º cliente
Através dessa informação que eu iria gerar a matriz de distâncias e colocar no meu algoritmo para calcular as rotas de acordo com o numero de veículos. Se alguém tiver uma opinião
à respeito disso eu fico agradecido.
Desde já obrigado pela atenção.