Galera, sei que já foram criados [telefone removido] tópicos com esse mesmo tema, mas pelamordedeus.
O GUJ é um tremendo portal para quem quer falar sobre tecnologia. Acredito ser o maior portal Java em português. No entanto, a política pra manutenção desse portal anda deixando muito a desejar.
Não é de hoje que aparecem trolls e mais trolls aqui. Na verdade, por ser um portal tão acessado, é de se esperar que surjam vários. O problema está, na verdade, com o tratamento que se dá a eles. Enquanto outros portais expulsam rapidamente os trolls (ou, no mínimo, bloqueiam os tópicos onde estes aparecem), o GUJ tem sido muito tolerante com estes. Moral da história: usuários que tinham longo histórico de contribuições por aqui acabam deixando de postar.
Reflitam e vejam qual é a melhor saída: ser condescendente com os trolls, deixando que eles permaneçam por aqui falando o que bem entendem (e provocando a saída de outros usuários que realmente estão aqui para ajudar), ou começar a banir mais e com mais frequencia?
Há um tempo atrás, eu deixei de participar do GUJ. Parei de postar porque não aguentava mais, em vários tópicos em que eu participava, apareciam trolls. Voltei porque, de uns tempos pra cá, o problema tinha sido amenizado, e eu pensei que a política de trolls tinha sido enrijecida. Na verdade, me parece que só aconteceu dos trolls serem sazonais.
[]'s