GUJ - O que ocorre?

46 respostas
L

Boa noite a todos os usuários do fórum GUJ.

Pessoal, vou falar coisas agora que podem parecer grosseria ou falta de educação minha, mas acreditem, falarei por me sentir na obrigação como usuário de GUJ, por ser alguém que precisa de ajuda e por tentar dar ajuda para meus colegas daqui.

O que acontece com este fórum? Existem muitos tópicos presentes neste fórum que não estão tendo a devida atenção de seus usuários. Eu mesmo por exemplo, abri 3 tópicos recentemente para falar sobre assuntos diferentes e esperai mais de 5 dias para alguém se quer dar sinal de vida. Vejam bem, eu não estou aqui só, unica e exclusivamente para “reclamar” da desatenção comigo (que seria hipocrisia eu dizer que não), mas quero saber, conhecer e entender, o que se passa nesse fórum.

Muitas pessoas me dizem que nem sempre se tem resposta para tudo. Nem sempre existem respostas para todos os problemas de todos os usuários. Eu acho interessante isso. “GUJ -MAIOR FÓRUM BRASILEIRO DE JAVA”, e o curioso é que eu sinto um escassez gigantesca de conhecimento, de ajuda, solidariedade e sabedoria. Nossa, temos aqui professores de várias “ramificações” do universo Java e vários que trabalham nas insituições mais famosas deste país. Devo pensar que nosso conhecimento brasileiro sobre Java é mínimo? Nosso conhecimento se limita por aí?

Aí vocês falariam - “Rapaz, não é todo professor ou usuário Java que tá disponível sempre para te ajudar quando você quer” - CONCORDO! “Em gênero, número e grau”! Mas existem tantos usuários com tantos conhecimentos diferentes. Existe tanta gente aqui, e o pior, tem mais gente perguntando do que gente ajudando! Tá faltando conhecimento nesse país assim? Poxa, de novo, fiz 3 tópico com assuntos diferentes e somente 1 foi meio respondido (Sem contar em outros tópicos passados que penei feito um cavalo para poder se quer, achar algo na internet):

Veja, não reclamo só por mim! Tente perceber isso. Tente perceber que tem alguma coisa acontecendo aqui no fórum. Talvez o fórum seja grande de mais para ter uma organização como o fórum tem. Olha só o seguinte, eu crio um tópico na sessão de Java Avançado por exemplo. Em menos de 24 horas(dependendo do dia), o tópico já some da primeira página. Como eu não sou besta, sei que a grande maioria dos usuários só lêem a primeira página. Mas não o fazem por má vontade! As vezes é falta de tempo, e outras pode ser outras coisas mais grave, eu não sei. O que me faz pensar muito. Será que um fórum seria a maneira ideal de juntar a comunidade brasileira de Java? Eu não sei vocês, mas seria interessante inventar algo que atualizasse um fórum. Talvez um novo tipo de fórum, um novo passo na evolução de fórums.

Para os ignorantes nos dois sentidos da palavra que vinherem falar - “Ah, quer um fórum melhor? Quer uma evolução do fórum? Que algo acima do que um fórum pode ser? FAZ VOCÊ um então!” - não é bem assim. Eu sozinho não posso fazer um fórum. Eu juro que se soubesse e tivesse criatividade, eu poderia até fazer um fórum melhor e, acredite, iam me valorizar muito por isso. Pois é uma coisa que não apenas eu, mas eu sinto que muitos precisam. Ajuda, atenção e conhecimento são coisas que sinto que realmente estão faltando nesse país.

Acha mesmo um absurdo eu exigir ajuda? Acha absurdo eu exigir educação e fontes para eu poder ter meus estudos e meu futuro? Acha mesmo hipocrisia isso? Puts…

Peço perdão se estou sendo grosseiro. Mas noto que existe uma certa “falha” no sistema deste fórum. Existe uma certa necessidade maior de conhecimento. Quem disser que o GUJ não é lugar de estudo e sim de tirar dúvidas ou de pesquisa, pode apostar que essa pessoa tá errada. Pessoal, esse fórum é nosso, é conhecimento Brasileiro Java. Cadê o que tô pedindo? Cadê fonte de conhecimento? Eu não posso só ficar lendo os artigos do fórum!

Eu não sei vocês, mas acho que a educação hoje em dia era para ser uma coisa grátis e estar a mão de qualquer pessoa quando ela quisesse. Todos sabem disso, todos esquecem isso. É notável ver o quão somos inteligentes

Mais uma vez, perdoem-me minha grosseria. Mas estou exigindo (se possível) uma melhora do fórum. Eu mesmo não tenho todo o conhecimento do mundo. Mas já tive a oportunidade de ajudar alguém aqui do fórum. Coisa besta, eu sei, mas ajudei o cara e, talvez a minha ajuda besta, não tenha sido besta para ele… Vai saber né…

Hoje em dia a gente tem internet, não é? “Ah, internet acha e tem de tudo” - Será? Não, de boa mesmo, será mesmo? Faça essa pergunta a si mesmo e tente pensar em quantas coisas você já procurou na internet e não achou. Claro que não se pode procurar TUDO na internet. Devo concluir que não se pode procurar tudo sobre Java num fórum do mesmo? Será? Que limite ein… Será mesmo?

De qualquer forma, obrigado a todos pela atenção e me desculpem por talvez, fazer vocês perderem seus preciosos tempos aqui no fórum.

Litium.

46 Respostas

V

Eu mesmo não vi seus tópicos. A maioria dos de Swing eu poderia ajudar. Mas eu tenho estado bastante ocupado nos últimos dias, e reduzi muito meus acessos ao fórum.

Uma coisa que sinto falta nesse fórum, e que já vi em vários, é uma lista só com tópicos com o contador de respostas em 0.

L

Nooossa cara. Sem sarcasmo, eu acho essa idéia brilhante!

Acho que seria uma coisa sensacional no fórum devido ao grande número de tópicos com nenhuma resposta. Mas, não sei você, mas já vi tópicos que só tiveram uma única resposta e, infelizmente, para o autor do tópico, a resposta não foi satisfatória. Não vamos ser crianças, mas isso acontece. Talvez seria bacana fazer com que o próprio autor do tópico decida se a única resposta foi aproveitadora. Eu não sei. Não sou o administrador desse fórum e não sei as limitações do mesmo.

Mas acho que isso não é uma coisa que caiba a mim e a um ou dois usuários decidirem. Afinal, o GUJ é um fórum brasileiro e deve (em minha opinião) funcionar de forma democrática.

Litium.

R

Cara, até acho justo a sua posição. Mas não é novidade para ninguém que o fórum é aberto. Inclusive o seu fonte. Assim, você tem toda a liberdade de sugerir alguma melhoria. Talvez o problema seja justamente a visibilidade dos tópicos. Se você tem alguma idéia que possa melhorar o fórum, tenho certeza que se for boa o pessoal acata e implementa.

Particularmente, eu mesmo leio só a primeira página e o off. Estou evitando ao máximo acessar no trabalho, e quando chego não tenho paciência de ler código e stack-trace muito longos. Assim, minha participação é maior em discussões conceituais e debates de opinião. Geralmente eu ajudo em coisas que bato o olho e vejo o erro.

L

Olha…

Sinceramente, eu tanto no google, youtube e aqui, tô achando a ferramenta de pesquisa muito fraca. Todos reclamam com um usuário que posta algo, que ele deve pesquisar antes no fórum para poder só então resolver postar sua dúvida. Seria legal melhorar a ferramenta de pesquisa. Seria legal, ao criar um tópico, exigir que o usuário que criar o tópico, coloque tipo… pelo menos umas 3 palavras para servirem como marcadores para o tópico, assim que pesquisasse, poderia realizar uma pesquisa mais precisa.

Não sei se é surto meu, pois não estou pensando em outra coisa que seja criativa, mas o fórum precisa mesmo ter seus tópico organizados em lista? E outra, precisam ter 3000 ou mais páginas com tópicos? Seria interessante guardar tópicos bem resolvidos em uma categoria. Assim, o usuário não teria de pesquisar dúvidas em página e em criar um tópico, ele iria numa (por exemplo) sessão de tópicos bem resolvidos. Esses tópicos poderiam ser cuidadosamente alterados. Por exemplo, se o tópico foi resolvido, passam 2 anos e um outro usuário pergunta outra coisa no tópico. PRA QUE JOGAR O INFELIZ DO TÓPICO PARA “FECHADO”?!?! Isso é mesmo a melhor coisa de se fazer? Quanto mais dúvidas e resposta aparecerem no tópico sobre o mesmo assunto, melhor, não?! Assim, o próprio tópico iria se incrimentando e evoluindo com o decorrer dos anos, por nós, próprios usuário.

Também poderia ser organizado de outra forma, mas isso é um princípio de idéia. Mas enfim, não posso ficar opinando sozinho por isso e aquilo. Lembre, não faço isso só por mim, o fórum não é só meu!

Litium.

E

Posso dizer que já senti o mesmo sentimento que você está sentindo agora. Porém tentei me consolar levando em conta que muitas pessoas não tem tempo para responder devido aos problemas que devem estar envolvidas no dia a dia.
Mas isso também ja aconteceu comgio, em 4 topicos criados, praticamente nenhuma resposta. E sabe o que decidi? Simplesmente não criar mais topicos e apenas pesquisar se a minha dúvida já não foi resolvida antes.
Mesmo sendo dessa forma esse forum já me ajudou muito e não o deixo de ler um dia sequer (sou outro que só lê o que está na pagina inicial, realmente ter tempo hoje em dia é um luxo)…

Mas é isso!

M

O que ocorre é que o GUJ é um fórum de discussão e não um site de perguntas e respostas.

E

infelizmente cara nem todo mundo tem tempo para ajudar e os que tem nem sempre sabem resolver determinado problema. eu mesmo já tentei ajudar aqui no guj com o meu limitado conhecimento, porém eu saio para trabalhar as 5:40 da manha e chego em casa 01:00 (faculdade). fica complicado prestar auxilio.

L

É interessante dizer que o que ocorre nesse fórum é que ele é um lugar “de discussão e não de perguntas e respostas”.

marcosvinicius.rj, rapaz, eu concordo com isso. Rapaz, eu sei disso. Os usuários já sabem disso e eu, como um deles, quero algo melhor, algo mais completo e que chame a atenção - de forma positiva. Quero algo grandioso que atraia pessoas. Um lugar que não seja só mais um lugar no meio de tantos. Quero “O LUGAR”, aquele em que as coisas são tão grandiosas e completas, que você TEM de participar daquilo por ser uma coisa tão incrível. Sou muito criança ainda, mas um dia, nossa, quero conhecer o grande soldador e fazer parte daquilo.

E nisso, eu digo por ter conteúdo, por ter conhecimento. Hoje, o GUJ talvez seja um lugar para “discussão e não de perguntas e respostas”. Mas é isso que o GUJ tem a oferecer? SÓ ISSO? É lamentável ver o quanto temos a oferecer e a demonstrar para nossos semelhantes. A idéia de juntar e ajudar a comunidade Java brasileira não é ruim. Mas o GUJ não deveria parar por aí. “Ah, ele começou como um fórum” - Puxa vida, começou mesmo, mas vai parar por aí? Ele não pode virar algo maior? Nossa, tem tanta gente capacitada aqui de fazer isso crescer e virar algo “de outro mundo”. Algo que estaria a frente do nosso tempo. Pense nisso, por que estamos tão parados assim ainda fazendo fóruns de discussão? Por que estamos querendo mais atenção? Por que queremos educação e conteúdos mais completos? Nós estamos evoluindo e, como conseqüência, não estamos sabendo evoluir nossas “ferramentas”.

Pode parecer (e é!) drama meu, mas acredite, eu quero ter algo melhor. Não quero um cantinho para discussão. Quero (assim como acredito que vocês também desejam isso) um canto que seja grandioso e inacreditável. Como alguns diriam, a “méca” de tal coisa (em nosso caso, Java).

Não sei vocês, mas eu não quero ficar parado no meu tempo, quero fazer coisas inovadoras para o mundo e que ajude não só a mim, mas outras pessoas. Acho que os criadores desse fórum não estão percebendo que é possível fazer algo grandioso. Você, desenvolvedor, tem tanto conhecimento que esquece disso. O GUJ pode ser algo maior. Algo além de um fórum. Algo que traga tanto conteúdo e educação como nenhum outro site ou espaço no mundo traz.

GUJ? Nossa… para mim… isso é… passado. Será? Para tanto… tem poucos. Somos especiais por isso? Será mesmo?

E

exatamente!

A

litium… o GUJ já é um lugar assim cara… O problema é que aqui é mais um ponto de encontro dessa galera que está envolvida no mundo Java e ultimamente tem se tornado em mais um lugar de consultoria grátis sobre exercícios da faculdade do que um lugar onde os profissionais vêm pra conseguir auxílio dos seus iguais.

Você teve o azar de chegar em uma época onde são tantos exercícios de faculdade rolando, que ao ler toda e qualquer dúvida, a galera já fica com o pé atraz… Enfim, o GUJ é esse lugar que você está imaginando e não somente um fórum, aqui você encontra a comunidade Java, você encontra propostas de projetos Open Source, você encontra comunidades fantásticas como o Ponto V que o Viny e o Mark fazem parte, o Mentawai do Saoj, os Projetos da Caelum e até o próprio GUJ é open… Tem o o educassauros de um amigo nosso que tem tocado esse projeto, o Towel do Marky Vasconcelos e as apostilas de android do mesmo, etc… etc…

Essa comunidade é bem ativa e já está há anos luz de um simples fórum de Java…

Quanto ao que o marcosvinicius lhe falou… sei não, discordo. Não vejo o GUJ como somente um lugar de discussão, vejo um lugar que ajuda, porém ajuda quem quer ser ajudado e infelizmente a qualidade dos que andam pedindo ajuda por aqui tem caído bastante…

Abs []

L

adriano_si

Nossa Adriano, então o que acontece? Por que estou achando o fórum assim desse jeito? Será que (sem brincadeira) tô doido? Tô exagerando? Não, porque talvez seja eu o problemático (sem sarcasmo). Talvez seja eu que não saiba usar/usufruir do fórum. Tô falando sério mesmo. Talvez o problema seja eu?

Será que o fórum não pode melhorar? Será que ele não pode ser melhor? Talvez os usuários que ajudam aqui, não sintam-se na obrigação de ajudar. O fórum é livre e ajuda quem quiser, não é? E se o fórum começasse a render dinheiro? PERAÊ, eu sei que tem gente que vai reclamar por eu ter falado isso. É ótimo que o fórum seja livre e ajuda quem quiser e tal. Mas, vamos analisar essa minha maluquice…

E se os “donos” do fórum começassem a lucrar com o fórum? E se o fórum tivesse um preço absurdamente barato em relação a muitas coisas que muitos podem estar pensando? Se existisse isso, talvez os usuários por estarem pagando, pudessem exigir e ter mais direito a uma ajuda. Talvez os que ajudam poderiam lucrar em cima disso. O fórum teria de trabalhar de forma mais organizada e séria para manter sua integridade e seus usuários satisfeitos. Talvez o fórum acabasse se tornando uma instituição online, com direito a discussão, dúvidas e respostas, artigos, conteúdo e etc. Eu não sei se transformar o fórum numa “empresa”, seria ideal. Mas teria de ser algo acessível para todos os usuários de todos os campos. Seria um lugar onde todos teriam pouca perda (de tempo para tirar dúvida e dinheiro para investir), e muito a ganhar (em ajudar o outro, seria remunerado? Em poder absorver conteúdo do próprio site). Eu sinceramente não sei. Mas não pensem nisso como perda de dinheiro e perda de tempo. A gente pode tirar proveito do captalismo (mesmo sendo uma das piores coisas do mundo hoje) para ter investimento. Ao meu ver, investir difere de gastar dinheiro, entende?

Mas isso não cabe a mim. É só uma idéia que acho que se fosse bem administrada, poderia dar certo.

Eu não sei mais o que fazer… Só quero estudar… Só quero ser alguém na vida… Só quero que o mundo se torne mais acessível e melhor para cada tipo de pessoa nesse planeta. Tô pedindo muito? Nossa…

Até…

A

não é questão de estar errado, ser doido, ou qualquer outra coisa… é que (como lhe falei anteriormente) você entrou em uma era meio “negra” do fórum que está para passar. Basta ter calma.

Quanto às consultas serem cobradas, as MPs existem para isso… ou ao pedir ajuda o usuário pode muito bem dizer que está disposto à pagar… Porém isso como default no fórum ??? Não… perderíamos a identidade… Enfim, é a minha opnião…

Abs [] e sucesso no fórum.

V

Bom, tem o lado de quem responde também.

Por exemplo, eu estou começando a ficar bastante cansado de pedir pro pessoal não usar o DefaultTableModel. Está escrito não só na minha assinatura, mas na de diversas pessoas do fórum. Eu realmente iniciei uma campanha contra esse troço. Mas aí, vem alguém com uma dúvida, e o que o sujeito está usando? DefaultTableModel. Por que? Em 90% dos casos, pq ele nota que estudar um TableModel diferente do Default, exige esforço (tá certo que ele nem sequer nota que os problemas que o model gera exigem mais esforço, mas é mais fácil fazer tentativa e erro do que realmente sentar para entender algo).

Tem outros tópicos, que você nota claramente que a pessoa nem sequer parou para pensar antes de perguntar. Um mínimo de raciocínio ela chegaria a resposta do problema. Não estou negligenciando a dificuldade das coisas para os iniciantes. Eu sou professor de faculdade, lido com pelo menos 40 iniciantes por ano, ha anos tenho como um dos principais fóruns aqui o de Java Básico, e sei bem do potencial deles.

Mas a geração google não está disposta a pensar. Ela está disposta apenas a receber coisas prontas, que a internet dá para ela. Consumir conteúdo, mas jamais produzir conteúdo.

Além disso, tem gente que você responde indicando links, e a pessoa posta em seguida a famosa frase:
“Pode me dar um exemplo?”

Na maior parte das vezes, essa pergunta vem tão rápido que vc nota claramente que o cara nem sequer leu o que você indicou.

Agora, já pararam para pensar que raios de pedido é esse? Primeiro, geralmente nos links tem exemplos, mas obviamente não serão exatamente iguais ao que a pessoa pede. Mas esse pedido está implícito um “desenvolve um programa aí para mim, que seja exatamente igual ao que eu preciso.” Sorry, mas pouquíssimas pessoas vão parar seu trabalho para escrever para você um exemplo funcional.

Quem pede isso não está afim de apenas de um exemplo, ela está afim do problema resolvido. Ela não lê os tópicos que vc indica, não pergunta dúvidas sobre eles. Eu geralmente espero, quando indico um tópico para alguém e esse alguém não entende, que ele responda algo como: “Olha, no link que vc passou diz isso e isso, mas não entendi bem essa parte. O que o autor quis dizer com esse e esse termo?”

Boa parte da frustração é reflexo do que outro tópico, chamado melhorar o nível técnico, já observou. Que muitos usuários atuais não estão dispostos a ajudar também quem responde. E olha que nem citei aqui o pessoal que simplesmente é mal educado, que pede lição de casa, que não escreve com um mínimo de concordância ou que escreve usando miguxês.

Finalmente, tem o fato de muita gente não saber ler em inglês. Amigo, se esse é o seu caso, você tem duas alternativas.
a) Aprender inglês;
b) Não continuar na informática.

Desculpe, mas inglês na nossa profissão, no longo prazo, é mais importante que uma certificação. E nós vamos indicar livros e material em inglês, pois é onde os bons conteúdos estão. O javadoc, documentação básica da linguagem Java, é em inglês. Os tutoriais da Oracle, que indicam boas práticas, também estão em inglês. Hoje existem ferramentas que podem te ajudar, como o google translator. Mas se não aprender a se virar com uma língua com poucos verbos irregulares, tempos verbais simples, e sem acentuação, é melhor repensar se quer mesmo uma carreira na área.

Mas claro, só aprender a lingua não serve, é preciso também ler a documentação. Quantas vezes vi gente no fórum usando métodos que o javadoc diz, de cara, que não devem ser usados? (Aliás, tem gente que responde também com métodos que não deveriam ser usados). O code-completion sugere qualquer coisa pública, mas vc tem que ler a documentação! Já repeti aqui umas 300 vezes: Entendam o que estão fazendo e não programem por tentativa e erro.

A

Com o fórum nada…

Mas entendo você, acho que quem participa do Guj passa por algumas fases, também passei por essa que você está passando e ficava indignada. Conforme vamos acessando mais percebemos que nem tudo são flores, inclusive alguns usuários, que estão aqui só para resolver um problema do momento e não se preocupam em aprender a programar muito menos Java.
Já cheguei a tirar duvidas com códigos comentados linha por linha, não faço mais isso, ultimamente só indico algum link, o que me deixa envergonhada às vezes, por que sempre estou indicando o mesmo link em tópicos diferentes, uma noite cheguei a indicar esses links três vezes ao mesmo usuário em tópicos diferentes, a duvida era a mesma, ele só mudou o jeito de perguntar.

L

Vini.

Cara, eu mesmo uso uma classe que estende de DefaultTableModel. Mas aconte que uso pois o livro que estou lendo no momento, está dando um exemplo de como funciona esta classe. Eu que nunca trabalhei com isso comercialmente, não tenho como saber isso isso e aquilo. Não tenho crença que só por uma pessoa usar DefaultTableModel, significa que ela não pode apreender nada. Não negue conhecimento para seus alunos, por mais que eles queiram saber o que estão fazendo de errado. Aí aparece uma pessoa usando esta classe e você fica triste com isso? Vini, tenha paciência. Você mesmo diz que todo ano tem 40 novos alunos. Eu entendo pelo que você passa. Talvez um pouco mais de calma… talvez algo mais sério resolva isso. As vezes vem até alguém novo aqui que nunca te viu.

Sabem, o Vini tem muita razão em dizer que a geração do google está assim hoje em dia. Mas não acredito que adianta ficar reclamando e negando assuntos e ajuda para as pessoas. Acho que por mais que a gente seja tratado de forma grosseira - “QUERO QUE ME DÊ UM EXEMPLO URGENTE POIS TENHO QUE ENTREGAR TAL COISA!” - a gente tem que ter calminha nessas horas. Se não é mais uma pessoa perdida no mundo. Também não devemos dar de cara a coisa para a pessoa. Mas talvez devêssemos (no meu ver) ensinar a elas a pescarem. Peixe pronto é uma coisa, ensinar a pescar, mesmo que demore… depois o cara tá ensinando outro a pescar e, olha que coisa bonita, temos gente ensinando gente. Mas falar assim, do jeito que eu falo então, é fácil, né?

Vini, concordo com você em muita coisa. Mas rapaz, eu discordo de você exigir que alguém apreenda algo de que talvez, não precisasse apreender. Vem alguém aqui no fórum e pergunta algo, você sugere um link em inglês. E se o cara não ler inglês? E se ele não souber? - “Ah, paciência… Eu não vou ler pelo cara”. E o cara vai passar 2 anos e meio apreendendo inglês num cursinho sempre em um turno no, por exemplo, SENAC para poder só então tirar uma dúvida?! Cara, não só eu, mas outros usuários aqui falaram que não tem tempo hoje em dia. A situação tá apertada. É que nem…

O que é melhor? Importar um produto da China para cá, ou ir comprar lá?

Rapaz… puts…

PENSA! E o que seria melhor? Importar, comprar lá, ou ter O NOSSO produto aqui a um preço estupidamente acessível e de qualidade? Não sei se você nota isso, mas o Brasil hoje em dia tá MUITO dependente de outros países. Como, me diga, como nós brasileiro vamos conseguir as nossas coisas, quando vamos fazer nossas coisas se insistimos tanto assim em pedir dos outros países?! Tá entendendo a jogada? É ridículo isso! Tenho vergonha as vezes de pedir as coisas pros outros. Tenho vergonha de ser brasileiro as vezes com coisas que vejo nos jornais e coisas que tenho que enfrentar lá fóra, na nossa própria sociedade. Então que que eu tenho/devo fazer? FUGIR!!! NUNCA! Pois sei que isso nunca vai adiantar. Se eu fugir e quiser continuar tendo que depender dos outros países eu nunca vou conseguir ter a minha liberdade e me tornar independente… Hehehe, cês acham mesmo que o Brasil declarou independência 1822??? Pfff… É patético isso… Eu aqui num fórum pedindo para sermos independentes e auto-suficientes e… e ainda vêm dizer essas coisas… Meu Deus. Jesus, vê o que meus semelhantes querem?

Drama/exagero? Cara… Me enterre então se quero algo melhor… Por Deus…

E

concordo com o que o vinny falou, eu mesmo estou dando um jeito de aprender ao menos a “ler” de forma eficiente o inglês. o idioma é simples, a maior dificuldade parece ser na pronuncia das palavras.
ainda não tive tempo de verificar a procedência, mas a 2 dias encontrei o seguinte site:
http://www.inglescurso.net.br/

se quiserem dar uma olhada…

W

Ola, eu concordo em parte com voce… mas quando voce pergunta alguma coisa num forum, pode acontecer varias coisas:

• Ninguem tem uma resposta para a sua pergunta.
  • As vezes o titulo da pergunta nao da nenhuma dica do que a se trata a pergunta (nao estou falando que seja o seu caso).
  • Pode acontecer que apos o seu topico, outros topicos foram adicionados e a sua pergunta perdeu a visibilidade.
  • Como ja foi falado, as vezes as pessoas que ate poderia ajudar nao estao com tempo pra escrever uma resposta bem elaborada com code snippets e etc.

litium:
Vini.
Cara, eu mesmo uso uma classe que estende de DefaultTableModel. Mas aconte que uso pois o livro que estou lendo no momento, está dando um exemplo de como funciona esta classe. Eu que nunca trabalhei com isso comercialmente, não tenho como saber isso isso e aquilo. Não tenho crença que só por uma pessoa usar DefaultTableModel, significa que ela não pode apreender nada.

Eu acho isso chato tb, eu entendo que o ideal eh nao usar o DefaultTableModel, mas se alguem quer usar e fazer uma pergunta sobre o mesmo, acho que nao tem problema nenhum em ajudar. Pra quem ja um desenvolvedor com experiencia nao faz muita diferenca, mas para quem esta aprendendo e quer aprender bit-por-bit da API, porque nao ajudar???

//Daniel

A

Desculpa, mas isso tá meio dramático… =/
Vou explicar da minha parte.

Eu geralmente posto em tópicos que a dúvida ainda não foi respondida totalmente, porém, como eu só acesso o GUJ enquanto eu tenho um tempo livre no trabalho não é sempre que dá para responder.
Além de que, eu só acompanho os posts do Java Básico, pq não teria condições de me concentrar no trabalho e ainda ter que acompanhar 5 “sub-fóruns” (?).

Muitas pessoas postam no Java Básico, pq sabem que lá tem uma visibilidade maior, mesmo que o assunto não seja básico, e mesmo sendo relacionado a tela (sub-fórum Interface Gráfica).

Eu reparei que você postou no Java Avançado, eu não olho nada lá.
Eu mesmo posto minhas dúvidas no Java Básico, mesmo quando eu acho que elas são avançadas, pois as vezes o que é avançado para mim, poderia ser básico para outros usuários mais experientes, logo eles poderiam nem notar meu post no Avançado.

Se você acessar meu perfil e verificar os tópicos que criei com dúvidas técnicas, eles foram respondidos por uma quantidade mínima de pessoas. Meu último tópico foi respondido apenas pelo Paulo Silveira, será que mais ninguém sabia? Ou será que de quase 200 visitas ninguém teve tempo de elaborar uma resposta que me pudesse ser útil?

Não podemos cobrar nada de ninguém.

A

alucardeck:

Desculpa, mas isso tá meio dramático… =/

Não podemos cobrar nada de ninguém.

++

A

++

E conforme já foi falado aqui mesmo neste tópico, a maioria das dúvidas já tem as respostas prontas, com o mínimo de vontade da pessoa a mesma já consegue resolver, mas em muitos casos preferem algo já pronto para não ter nem que pensar.

Lembrando tambem o objetivo do forum é a troca de informação e experiência, mas se você reparar são quase sempre os mesmos que respondem, ou seja a pessoa utiliza do seu tempo livre para vim ajudar aqui e tem como ganho quase nenhum, mas sempre está aqui disposto a ajudar.
Você por exemplo, quantas vezes entrou no forum sem nenhuma dúvida, mas resolveu perder 10 min do seu dia para ver se poderia ajudar alguem?

Acho complicado “cobrar” que as suas dúvidas sejam resolvidas.

Att

L

Dificilmente não se encontra uma solução para dúvida técnica aqui no GUJ (e no StackOverflow) ou procurando no Google, tem o próprio JavaDoc que sempre pode ajudar bastante, leiam mais que vão resolver com certeza seus problemas.

Melhorais são sempre bem vindas: https://github.com/caelum/guj.com.br

Tem vários tópicos no Java Básico sem repostas, q tal uma boa ação?

[]s

M

Bom, não posso falar por todos, mas pelo menos no meu caso: quando comecei com informática ou mesmo com java, escrevia muito sobre dúvidas, respondia dúvidas técnicas e adorava passar o tempo com isso.

Com o passar dos anos, meu foco profissional foi mudando, hoje programo menos, estou mais em projetos, coordenação de equipe e não tenho tanto contato com as últimas novidades, já esqueci muita coisa e me desatualizei um pouco (tá bom, bastante). Fico mais preocupado em levantar problemas de clientes e tentar resolver da melhor forma, do que no nível técnico.

Por causa disso, minhas participações tendem a ficar cada vez menores e nos tópicos de discussões do que nos tópicos de perguntas e respostas. Esses eu deixo pra galera nova que está entrando, muito mais atualizada e mais rápida que eu.

Talvez isso seja tendência da nossa área, a medida que o pessoal se torna mais maduro, se afasta das discussões mais técnicas e se aproxima das discussões de negócio, enquanto a nova geração ocupa o lugar deles, até o dia que também vão se afastar e dar lugar aos ainda mais jovens.

L

Pessoal.

Entendo a opinião de todos. Está na cara também que a gente não tá falando o mesmo idioma. Existem certas situações em que temos que analisar mais profundamente aqui. Eu sabia que ia ter um ou outro criticando tais objetivos deste tópico. Mas veja só, você que está aqui no GUJ a tempos. Eu não estou apenas, unica e exclusivamente (de novo falo isso e vocês não notam) reclamando que existe uma certa desatenção, não só comigo, mas com os usuários, mas estou reclamando e acreditando que o fórum poderia se tornar uma coisa melhor. Não se trata de mim, cara, isso nunca foi sobre mim, trata-se de todos nós.

Enquanto um vem falando que eu nunca ajudei e etc. Rapaz, isso é algo complicado de se falar de alguém. Enquanto eu não faço questão que tal pessoa ajude, você diz que eu tenho que ajudar. De fato, eu não vou negar a vocês, eu mesmo só consegui ajudar uma pessoa que estava com dúvida na criação de um jogo de forca. Mas, abram mais seus olhos. Sou estudante de Java, vocês não sabem nada da minha vida e eu não estou falando da vida de ninguém. Estou falando do próprio fórum em si. Puxa vida, criticar a vida dos outros virou mania mesmo nos dias hoje? Cês nem param para pensar: “Poxa, o que será que acontece na vida dessa pessoa? Será que essa pessoa tem a vida igual a minha? Será que ela é privilegiada igual a mim?”. Caramba, é muita ignorância. Mas não vou começar a fugir do assunto pois eu não quero desviar do foco do tópico. Mas não esqueçam, tenho sido um estudante de Java e não tenho e extrema sabedoria e experiência de vocês. Sou novo aqui e caso não tenham notado, só postei umas 60 vezes. Ao ivés de virem atacar um novato querendo apreender, por que não atacar uma maneira melhor de ter ensino?

É isso que eu falo tanto para as pessoas. Elas esquecem de olhar para os outros e pensam só em si. - “MAS VOCÊ NUNCA AJUDOU NINGUÉM NO FÓRUM” - ah, dá um tempo vai. Eu nos meus 19 anos de idade deveria por certo ser um professor de faculdade e vir aqui dar aula para todos com meu vasto conhecimento de 1 ano de Java, não é? Quem que vai querer a ajuda em certas coisas de um cara com 1 ano de experiência em Java cujo não entende totalmente o funcionamento de muitas coisas como, classes, componentes, tarefas e etc… “Ah, vamos julgar o carinha ali que quer ser alguém e não sabe nada. Vamos tirar proveito e reclamar dele pois ele tá querendo ensino melhor. Vamos reclamar dele já que conhecemos tudo da vida do cara”. É triste… É muito triste ver como tem gente aqui que ainda não pensa um pouco nos outros.

Eu devo dizer, eu tenho inveja de vocês. Morro de inveja por vocês terem muito mais sabedoria e, talvez, muito mais oportunidade do que eu tenho. No final das contas, estarei em aguardo de mais gente falando mal de mim, ok?

Obrigado pela atenção e pelo tempo de vocês por julgarem de tão boa forma mais uma pessoa.

Não vou mais postar aqui, tô vendo que não vai adiantar nada eu tentar chegar onde eu quero pois as pessoas já vão levar para outro lado. Portanto, sintam-se a vontade de me criticar sem saber da minha vida o quanto quiserem, mesmo eu não tendo citado o nome de ninguém aqui.

Até mais.

Z

litium:
Vini.
Se não é mais uma pessoa perdida no mundo. Também não devemos dar de cara a coisa para a pessoa. Mas talvez devêssemos (no meu ver) ensinar a elas a pescarem. Peixe pronto é uma coisa, ensinar a pescar, mesmo que demore… depois o cara tá ensinando outro a pescar e, olha que coisa bonita, temos gente ensinando gente. Mas falar assim, do jeito que eu falo então, é fácil, né?

de um outro tópico seu

um professor meu (doutor) disse certa feita:

“…algumas vezes devemos repensar se as nossas escolhas foram corretas. Nem sempre o que queremos fazer é o que podemos fazer …”

a solução para seu problema é simples: contrate alguém para fazer o que vc não sabe, já que vc tem pouca paciência para estudar.

ralei muito, mas muito mesmo para aprender o pouco que sei, e nunca culpei ninguém pelo que não sei.

Acostume-se com o mundo, ele é assim mesmo, nada vem de mão beijada. Mas é mais fácil choramingar pela ajuda que não recebeu do que agradecer pelo que recebeu.

Só vi chororô sobre isso, sobre aquilo… na boa, mude de profissão enquanto pode. Se vc está achando ruim agora, não vai acreditar no que ainda há na sua frente …

A

Oi litium,

Ninguém está julgando você, não sei nada sobre sua vida e vc não sabe nada sobre a minha e a dos demais, tem muita coisa feia por ai e aqui no Guj, só vejo um pessoal apaixonado por programação, informática e que dedica seu tempo livre para passar o pouco que sabe aos outros por prazer e não por obrigação, cada um tem seu jeito de fazer isso, ok… :wink:

Não fique chateado e continue postando suas duvidas.

M

Um motivo que tenho de não responder alguns tópicos é porque ao meu ver a pessoa não teve o menor interesse de procurar a resposta.
A pessoa simplesmente quer a solução. Ela não tem dúvida quanto a solução que ela tem.
É isso.
Oque falei não tem nada a ver com os tópicos de quem abriu esse mas sim no geral.

A

Todos nós quem? Pelo contrario já vi em alguns tópicos pessoas iniciantes correndo atras e muitos outros que “faltam” na faculdade, depois vem aqui pedindo para resolverem seus problemas e como ja foi dito no tópico você percebe que a maioria mal quer entender o que aconteceu, o importante afinal é a nota no final do semestre.
Estas pessoas em sua grande maioria das vezes entram no forum apenas quando precisa de ajuda, imaginando que aqui vai ter sempre alguem disponível para resolver seu problema.

Ninguem está te atacando e muito menos tentando te desmotivar, mas acredite se você depender de outras pessoas para achar uma solução para seu problema, esqueça a area de programação, pois a grande maioria das vezes você vai precisar consultar manuais, documentações etc.

Vejo que o único que não está pensando na vida dos demais é você, pois no seu tópico foi apenas murmuração.

Eu nos meus 19 anos de idade deveria por certo ser um professor de faculdade e vir aqui dar aula para todos com meu vasto conhecimento de 1 ano de Java, não é
Porque não pode ajudar? tem muitas outras dúvidas que você pode sim responder, ajudar, ao menos indicar um lugar para ser lido, javadoc, documentação, compartilhar links, etc etc… !!!

OBS: Repare que em momento algum alguem está citando que estas situações de vim aqui no forum é a sua situação, mas isto é o que acontece com boa parte dos usuários do forum, e você ainda vem aqui falar que falta mais “atenção”, isto até é engraçado.

Att

L

Olá

litium:

Litium.

Eu tenho alguns princípios. E um deles é evitar ao máximo responder a anônimos. Já se o cara assina o nome, diz de qual estado posta, mostra link do seu blog ou github, se tiver tempo, terei a maior boa vontade de ajudar.

Abraços
Luca Bastos

A

Você levou o que seus pais disseram muito a sério: “Nunca converse com estranhos” :lol:

L

Eu também percebi que aumentou o número de tópicos sem resposta. Mas baseado em algumas análises e nas opiniões de alguns membros do fórum, eu tenho algumas conclusões, e acho que existem ao menos 3 variáveis importantes que implicam naturalmente no “andar da carruagem” que nosso colega tanto critica:

1. Teoria da Evolução (mutação): as coisas evoluem, as pessoas fazem cursos, terminam cursos e tomam diversas decisões profissionais e pessoais durante suas respectivas vidas. Ora, imagina o que acontece com a rotina de uma comunidade de milhares de usuários durante alguns anos corridos? Tudo acaba se tornando mutável. É a vida. Percebi que você entende um pouco de história. Analise a história e suas críticas.

2. Explosão de cursos e faculdades de TI: pessoas com pouca iniciativa que não gostam de estudar e criticar estão em todos os ramos de atividade. No nosso também. Ora, com um aumento de demanda por cursos de TI, a probabilidade (não estou generalizando) de se ter pessoas com esse perfil também aumenta (também não estou dizendo maioria). Por isso aumentara certas posturas no GUJ também. É normal. E isto implica no seguinte: os mais experientes no fórum que DEDICAM parte de seu precioso tempo pra ajudar, acabam participando menos devido a este decorrente fato.

3. Caixa de pesquisa no GUJ é tímida: eu já citei em outras ocasiões aqui e reitero. Inclusive fiz um fork do projeto do guj e estou trabalhando formas de melhorar a visibilidade e usabilidade para buscas no guj, para depois quem sabe conseguir um commit válido do admin. Mesmo que é possível fazer a busca pelo google, muitos usuários não sabem disso. Fora que a home induz à navegação pelos tópicos, e não a fazer uma busca.

Coloquei estes pontos com o intuito de construir, colaborar e aprender.
Sou moderador e colaborador de um fórum e entendo o quão é importante o feedback dos membros.

Sem querer criticar @litium, mas troque a “inveja” que você citou por superação. Troque também toda a murmuração de tempo por pro-atividade e verá que em pouco tempo aprenderá bem mais, olhará para trás e verá que ainda continua sem saber de nada. Que sempre existirão pessoas geniais com sabedoria tremenda e poderá aprender com elas.

Me fugiu a memória agora o autor desta frase, mas é uma frase que sempre me faz refletir:
“Prefiro estar sempre perto de pessoas mais inteligentes que eu, pois assim serei um eterno aprendiz…”

A

Você levou o que seus pais disseram muito a sério: “Nunca converse com estranhos” :lol:

Na boa? Eu entendo mto bem o Luca, pq já houveram várias situações em que eu mesmo ajudei uma pessoa e a mesma pessoa começou a “trollar”. Só que o curioso é que não-anônimos dificilmente saem por aí trollando…

[]'s

A

Na boa? Eu entendo mto bem o Luca, pq já houveram várias situações em que eu mesmo ajudei uma pessoa e a mesma pessoa começou a “trollar”. Só que o curioso é que não-anônimos dificilmente saem por aí trollando…

[]'s

Certo…
então nunca mais vamos ajudar os usuários novos (que 99,9% são anônimos)…

Não pode generalizar dessa forma… :thumbup:

L

Oi,

Não sei porque tantos tópicos assim ultimamente. Nem sempre a sua dúvida será totalmente respondida.

Sinceramente, eu não tive muito tempo nesses últimos meses (assim como grande maioria), ou simplesmente não vi sua pergunta ou simplesmente eu não soube responde-la.

Porém não espere sentado, vá em busca da solução. Estude… Estude e Estude.

Tchauzin!

A

[]'s

Certo…
então nunca mais vamos ajudar os usuários novos (que 99,9% são anônimos)…

Não pode generalizar dessa forma… :thumbup:

Que o Luca leva a sério demais a política de não falar com estranhos, leva. Mas tem os motivos dele.

Pros usuários novos, até dou um desconto. Pra usuários antigos, nem tanto.

[]'s

J

Voces podem ver que cada um tem um motivo para querer ajudar ou nao .

Mas uma coisa que esta influenciando e muito o comportamento hoje em dia: é que somos uma geração imediatista. Tudo é no automático, logo, muita gente nao tem paciência(é um erro claro) para correr atras de entender a lógica das coisa, como funciona, de onde vem…para que…etc

Tudo bem vai, o mercado pede isso (rapidez), mas não da para ignorar que o tempo passou, ou seja, a pessoa que antes era solteira, hoje esta casada, o que não estava estudando, hoje esta numa pós…faculdade etc

Então, vai se juntando N fatores para a “indisposição” em responder certas duvidas.

Agora tem o outro lado. Existem pessoas que de fato nao querem aprender, isso não é fato novo, sempre vai acontecer isso, e nao é um “privilegio” da area de informatica.

O problema é taxarmos esse ou aquele por desinteressado. Ainda mais porque é anônimo…alias, classificar alguém por anônimo porque não coloca o estado de origem ou o nome?? é muito pouco não galera? tem gente que casa e nem conhece a mulher direito rsss(essa é para descontração)

Eu penso que: Se eu posso, eu ajudo, independe se o “cara” é real ou não. Eu passo a metade de informação para ele, e dai em diante ele tem que correr atras…

Abraçao a todos

A

++

isso é o fundamental… pelo menos deveria ser o pensamento de todos aqui…

L

Muito mimimi ultimamente no GUJ, fazer fork do forum no github e implementar melhorias ninguém faz.

[]s

B

O GUJ está longe de ser um help desk, a coisa funciona apenas se além de colocar suas dúvidas, vocês responderem dúvidas de outros colegas… ajudar pra ser ajudado e não o contrário…

L

Muito mimimi ultimamente no GUJ, fazer fork do forum no github e implementar melhorias ninguém faz.

[]s

Oi,

Exatamente.

https://github.com/caelum/guj.com.br

Tchauzin!

E

marcosalex:
Bom, não posso falar por todos, mas pelo menos no meu caso: quando comecei com informática ou mesmo com java, escrevia muito sobre dúvidas, respondia dúvidas técnicas e adorava passar o tempo com isso.

Com o passar dos anos, meu foco profissional foi mudando, hoje programo menos, estou mais em projetos, coordenação de equipe e não tenho tanto contato com as últimas novidades, já esqueci muita coisa e me desatualizei um pouco (tá bom, bastante). Fico mais preocupado em levantar problemas de clientes e tentar resolver da melhor forma, do que no nível técnico.

Por causa disso, minhas participações tendem a ficar cada vez menores e nos tópicos de discussões do que nos tópicos de perguntas e respostas. Esses eu deixo pra galera nova que está entrando, muito mais atualizada e mais rápida que eu.

Talvez isso seja tendência da nossa área, a medida que o pessoal se torna mais maduro, se afasta das discussões mais técnicas e se aproxima das discussões de negócio, enquanto a nova geração ocupa o lugar deles, até o dia que também vão se afastar e dar lugar aos ainda mais jovens.

Concordo, uma hora você larga um pouco o código e vai indo para áreas de coordenação e gerencia, isso atrapalha muito o tempo livre, no meu caso trabalho 8:30 hrs/dia como desenvolvedor, nem sempre há tempo hábil para pegar um código, rodar, testar, arrumar e ajudar, requer tempo e quanto mais tempo você trabalha menos tempo livre.

Quando você trabalha seu dia todo numa empresa, sai e tem um freela, ou tem família, filhos, etc, fica difícil se dedicar sempre ao forum, costumo responder quando estou com tempo vago e as dúvidas são coisas que já passei, que sei e que não vão me tomar horas para responder.

Nem toda dúvida é trivial ao ponto de você simplesmente dizer, olha a linha X,Y,Z estão erradas, faz assim…
Há casos e casos.

V

Mas é justamente o contrário. Não estou negando conhecimento a ninguém. Estou pedindo para a pessoa entender o que diabos é um TableModel, para que ele funciona, e que faça seu próprio TableModel. Muitas vezes, explico tintim por tintim pq a pessoa está tendo problemas com o Default, explico as deficiências dele, mas ela, ainda assim, insiste no erro. Estamos aconselhando ha tempos o fato do DefaulTableModel não ser bom, de ter diversos problemas, de trazer muitos inconvenientes. Mas acontece que a maioria das pessoas “não tem tempo”, ou “tem medo” de aprender. Não pesquisa no fórum, não lê os exemplos (que estão ali, na minha assinatura). Simples assim, eles não querem sentar suas bundas na cadeira e estudar.

Aliás, o Default foi só um exemplo. Outro exemplo clássico são os gerenciadores de layout. É a parte do JDBC, as classes de I/O. Não basta falar pro sujeito que ele está errado, mostrar os links para o caminho certo, pq na sequencia ele pede “um exemplo”, ou então simplesmente ignora solenemente o que você falou.

Mas a reclamação é essa mesmo. As pessoas não querem aprender a pescar, elas “não tem tempo” para isso.
Elas não querem ler documentação, não querem aprender inglês, não querem raciocinar.

Se não souber e não quiser aprender. Saia da área.

Qualquer faculdade mequetrefe, ou qualquer um que passe alguns meses estudando em programação deve ter notado que toda a documentação está em inglês. Não se acham javadocs em português, o mercado de livros em português é extremamente escasso. Você normalmente acha conteúdo básico, pois tem apelo de compra em faculdades, e conteúdo antigo. Sem falar em traduções mal feitas, cheias de erros.

Ninguém falou em cursar dois anos. Em menos de um ano, com um curso de inglês básico, você já conseguirá ler a documentação. Ninguém está falando em ser fluente, e sim em se virar. Em pegar o google translator, dicionários, e para para ler com atenção a documentação. Simples assim. Quer aprender a pescar? O inglês é sua vara, o javadoc a linha, sua leitura o anzol e o java será o peixe

P

Fatality !
ViniGodoy Wins !

Concordo com todo que disse.
Tem muita gente que não quer ter trabalho, quer tudo pronto e acha que o GUJ é help-desk.
Meu, eu ajudo aqui se:

• Eu sei a resposta
  • Se eu estou com vontade
  • Se vale a pena responder para aquela pessoa
  • Se ela realmente extinguiu a possibilidade sozinha e precisa de auxílio ou direcionamento de outra pessoa

Aprendi muito aqui e continuo ajudando, mas não dou nada beijado não.

ViniGodoy, obrigado pelos links na assinatura. Eles me levaram a entender melhor estes problemas.

E

olha o Godoy disparando sua metralhadora cheia de mágoas contra raios e céus!!
heheheeeee

G

litium:
Boa noite a todos os usuários do fórum GUJ.

Pessoal, vou falar coisas agora que podem parecer grosseria ou falta de educação minha, mas acreditem, falarei por me sentir na obrigação como usuário de GUJ, por ser alguém que precisa de ajuda e por tentar dar ajuda para meus colegas daqui.

O que acontece com este fórum? Existem muitos tópicos presentes neste fórum que não estão tendo a devida atenção de seus usuários. Eu mesmo por exemplo, abri 3 tópicos recentemente para falar sobre assuntos diferentes e esperai mais de 5 dias para alguém se quer dar sinal de vida. Vejam bem, eu não estou aqui só, unica e exclusivamente para “reclamar” da desatenção comigo (que seria hipocrisia eu dizer que não), mas quero saber, conhecer e entender, o que se passa nesse fórum.

Muitas pessoas me dizem que nem sempre se tem resposta para tudo. Nem sempre existem respostas para todos os problemas de todos os usuários. Eu acho interessante isso. “GUJ -MAIOR FÓRUM BRASILEIRO DE JAVA”, e o curioso é que eu sinto um escassez gigantesca de conhecimento, de ajuda, solidariedade e sabedoria. Nossa, temos aqui professores de várias “ramificações” do universo Java e vários que trabalham nas insituições mais famosas deste país. Devo pensar que nosso conhecimento brasileiro sobre Java é mínimo? Nosso conhecimento se limita por aí?

Aí vocês falariam - “Rapaz, não é todo professor ou usuário Java que tá disponível sempre para te ajudar quando você quer” - CONCORDO! “Em gênero, número e grau”! Mas existem tantos usuários com tantos conhecimentos diferentes. Existe tanta gente aqui, e o pior, tem mais gente perguntando do que gente ajudando! Tá faltando conhecimento nesse país assim? Poxa, de novo, fiz 3 tópico com assuntos diferentes e somente 1 foi meio respondido (Sem contar em outros tópicos passados que penei feito um cavalo para poder se quer, achar algo na internet):

Veja, não reclamo só por mim! Tente perceber isso. Tente perceber que tem alguma coisa acontecendo aqui no fórum. Talvez o fórum seja grande de mais para ter uma organização como o fórum tem. Olha só o seguinte, eu crio um tópico na sessão de Java Avançado por exemplo. Em menos de 24 horas(dependendo do dia), o tópico já some da primeira página. Como eu não sou besta, sei que a grande maioria dos usuários só lêem a primeira página. Mas não o fazem por má vontade! As vezes é falta de tempo, e outras pode ser outras coisas mais grave, eu não sei. O que me faz pensar muito. Será que um fórum seria a maneira ideal de juntar a comunidade brasileira de Java? Eu não sei vocês, mas seria interessante inventar algo que atualizasse um fórum. Talvez um novo tipo de fórum, um novo passo na evolução de fórums.

Para os ignorantes nos dois sentidos da palavra que vinherem falar - “Ah, quer um fórum melhor? Quer uma evolução do fórum? Que algo acima do que um fórum pode ser? FAZ VOCÊ um então!” - não é bem assim. Eu sozinho não posso fazer um fórum. Eu juro que se soubesse e tivesse criatividade, eu poderia até fazer um fórum melhor e, acredite, iam me valorizar muito por isso. Pois é uma coisa que não apenas eu, mas eu sinto que muitos precisam. Ajuda, atenção e conhecimento são coisas que sinto que realmente estão faltando nesse país.

Acha mesmo um absurdo eu exigir ajuda? Acha absurdo eu exigir educação e fontes para eu poder ter meus estudos e meu futuro? Acha mesmo hipocrisia isso? Puts…

Peço perdão se estou sendo grosseiro. Mas noto que existe uma certa “falha” no sistema deste fórum. Existe uma certa necessidade maior de conhecimento. Quem disser que o GUJ não é lugar de estudo e sim de tirar dúvidas ou de pesquisa, pode apostar que essa pessoa tá errada. Pessoal, esse fórum é nosso, é conhecimento Brasileiro Java. Cadê o que tô pedindo? Cadê fonte de conhecimento? Eu não posso só ficar lendo os artigos do fórum!

Eu não sei vocês, mas acho que a educação hoje em dia era para ser uma coisa grátis e estar a mão de qualquer pessoa quando ela quisesse. Todos sabem disso, todos esquecem isso. É notável ver o quão somos inteligentes

Mais uma vez, perdoem-me minha grosseria. Mas estou exigindo (se possível) uma melhora do fórum. Eu mesmo não tenho todo o conhecimento do mundo. Mas já tive a oportunidade de ajudar alguém aqui do fórum. Coisa besta, eu sei, mas ajudei o cara e, talvez a minha ajuda besta, não tenha sido besta para ele… Vai saber né…

Hoje em dia a gente tem internet, não é? “Ah, internet acha e tem de tudo” - Será? Não, de boa mesmo, será mesmo? Faça essa pergunta a si mesmo e tente pensar em quantas coisas você já procurou na internet e não achou. Claro que não se pode procurar TUDO na internet. Devo concluir que não se pode procurar tudo sobre Java num fórum do mesmo? Será? Que limite ein… Será mesmo?

De qualquer forma, obrigado a todos pela atenção e me desculpem por talvez, fazer vocês perderem seus preciosos tempos aqui no fórum.

Litium.

Desculpe abordar esse bacana no seu tópico, mas chega de menosprezar os demais.

Quanto ao seu ponto… É extremamente normal que isso aconteça, enquanto a sua dúvida não seja sanada através do fórum, procure consultar outras fontes.

Se ainda não conseguiu resolver o seu problema, pode postar aqui, eu tenho certeza que a solução aparecerá.

[]'s

A

Aff getAdicted… imagino o tanto que você está stressado com o cara já…

mas na boa… retrate-se pois usaste expressões agressivas que acho que não condizem com o fórum…

Se já chegou a uma conclusão sobre o cara, simplesmente o ignore. Não te preocupa que o Vini não vai se matar por causa desse tipo de comentário.

abs [] e mais paciência… rsrsrs :slight_smile:

M

Quem quer resposta em tempo hábil e no seu idioma procura um curso de java.

Criado 16 de abril de 2011
Ultima resposta 25 de abr. de 2011
Respostas 46
Participantes 24