Este tópico veio na hora certa para iluminar as minhas idéias!
De uns tempos para cá, comecei a fuçar os Ícones Mágicos do Kurumin Linux, tentando separar a construção da interface dos scripts de instalação. Tão logo eu me manifestei a respeito, descobri o SGP, implementado no Kalango Linux, que já fez a “modularização” (não sei se este é o termo adequado) que eu imaginei. Então comecei a explorar a interface em si, tentando construir uma alternativa à implementação atual (que usa aplicações externas como o Xdialog) que interaja diretamente com as toolkits. Para não perder a simplicidade de um script, optei pela linguagem Python, com bindings para GTK+ e Qt.
Com o tempo, como eu venho procurando um pretexto para praticar Java (afinal, tudo o que eu precisei fazer em programação, até agora, eu fiz em modo texto, com C e FORTRAN) e depois de uma discussão no fórum do Kurumin, da qual nasceu a idéia de um remaster do Kurumin com um suporte mais “amplo” a Java e/ou voltado para desenvolvimento, veio-me a idéia de construir esta interface (e outros pequenos utilitários) em Java, possivelmente para suprir este hipotético remaster.
Mas eu me perguntava (e ainda me pergunto): Será que vale a pena? Será que Java se presta bem a este papel de construir utilitários para desktop?
PS: ecarmo, agora você tem certeza de que me viu por aqui
.