Olá Pessoal,
Estou pensando em estudar para valer e usar o Hibernate.
Tem possibilidade de ele entrar em desuso? E estudar a toa?
Ou vale a pena estudar?
Grato
Olá Pessoal,
Estou pensando em estudar para valer e usar o Hibernate.
Tem possibilidade de ele entrar em desuso? E estudar a toa?
Ou vale a pena estudar?
Grato
A possibilidade sempre existe, mas não creio que a curto prazo…
Concerteza vale a pena estudar, hoje em dia ainda é uma das melhores opções para a camada de persistência…
Sem duvida alguma é o melhor investimento que voce faz: estudar hibernate. É um framework quase que onipresente nas empresas. Alem de ser divertido de se trabalhar.
:PTodo conhecimento é válido!!! Nunca é em vão!
Quanto mais estudar, mais vai descobrir que não sabe nada!! 
Hhuahuhauhaua hj to inspirado na filosofia… :lol:
Abraços
Wanderson
Concordo com o Paulo.
estuda estuda estuda muito q é bão… … com certeza vc vai precisar dele…
O Hibernate é um framework de persistência muito usado hoje, mas é MUITO complicado.
Acho válido aprender. Mesmo que ele deixe de ser padrão de mercado, o que você aprendeu pode te ajudar a avançar no aprendizado de um próximo.
O que eu acredito é que algum framework mais simples de usar vai tomar o lugar do hibernate. Ou o próprio hibernate será simplificado (O que já vem acontecendo).
Não acho o Hibernate tão complicado assim não. Pra quem nunca lidou com mapeamente O/R no início pode parece um pouco estranho, mas depois acostuma.

De fato pode. A resposta da Sun com relação ao hibernate é a JPA.
tudo, de fato, tem ou terá um fim :roll:
Exatamente
???
São coisas diferentes, voce poderia dizer que o Toplink é uma ameaça ao hibernate mas nao a JPA, inclusive usamos hoje JPA com Hibernate! A JPA define apenas as interfaces e annotations, é a mesma coisa da API JDBC, cada vendor faz o seu driver seguindo o contrato, no caso da JPA temos Hibernate e Toplink, nao conheço outros.
Com relação ao tópico, estude sem medo, o fim nao chegara tao cedo.
ou não!
quem sabe… as tecnologias estão sempre evoluindo talvez surge algo melhor e que facilite mais ainda mas realmente a curto prazo acho que não
O que seria o fim??? Todo fim é seguido de um inicio !!!
Por que estamos aqui???
No céu tem internet???
kkkk :twisted:
Em desuso eu não diria, mas sem dúvida banco de dados relacionais de forma geral tem seu papel reduzido na medida que migramos nossos sistemas para web.
Por trás de aplicativos web não existem bancos de dados?
Oracle, SQL Server, MySQL, Postgre, HSQLDB estão aí pra mostrar o contrário…
Oracle, SQL Server, MySQL, Postgre, HSQLDB estão aí pra mostrar o contrário…
Creio que ele quis dizer que agora usam bancos OO. Eu pessoalmente discordo, os banco OO ainda estao muito atras dos relacionais. Se for pra fazer portal ok, mas aplicaçoes de peso, acho que os OO ainda nao dao conta!!
Nunca usei um banco OO profissionalmente… :shock:
De qual aplicativo web?
Tb não. Alias faz tempo que não ouco falar banco de dados OO. rsrs
Estava me referindo mesmo a banco de dados schema-free.
Com certeza cara, vale muito a pena.
Eu ouvi muitas criticas ao Hibernate, porque é pesado, fica lenta as aplicações, mas eu to trabalhando com ele num projeto muito grande (não mecho nas configurações dele, mas posso analisar o desempenho) e de fato ele facilita N coisas.
Além do fato que estamos cada vez mais com hardwares evoluidos, servidores muito rápidos.
Concordo com o fato de que o desuso um dia é invitável, nada é eterno, mas por hora da pra você ganhar uma grana e conhecimento =]
"
Bem lembrado. A JPA é um especificação, o Hibernate e o Toplink implementam essa especificação.
De qual aplicativo web?
Eu não acredito que o Gmail guarde cada uma das minhas 23.000 mensagens num arquivo num diretório com o nome da minha caixa postal! 
Da mesma forma o Google Docs, Reader, o fórum do GUJ, o blog de qualquer um…
De qual aplicativo web?
Eu não acredito que o Gmail guarde cada uma das minhas 23.000 mensagens num arquivo num diretório com o nome da minha caixa postal!
Da mesma forma o Google Docs, Reader, o fórum do GUJ, o blog de qualquer um…
E aonde eu falei que ele faz isso? Apenas falei que banco de dados relacional não é o mais apropriado para armazenar a estrutura de dados existente na web.
Mas se pra vc banco de dados se resume ao modelo relacional e arquivos, paciência. 
Eu também boto a maior fé nos bancos de dados OO, não sou perito no assunto mas já dei uma estudada em paradigma objeto/relacional e achei mto massa as idéias.
não acredito que o hibernate caia em desuso nem a curto prazo, nem a medio…
hoje eu diria que é oframework que masi se vale a pena estudar, por que normalmente usa-se algum framework MVC, e ORM, ORM quase sempre seusa o hibernate, a maioria esmagadora das aplicações usam banco de dados, ele implementa JPA, tem inclusive sua versão para .net…
não acredito que o hibernate caia em desuso nem a curto prazo, nem a medio…hoje eu diria que é oframework que masi se vale a pena estudar, por que normalmente usa-se algum framework MVC, e ORM, ORM quase sempre seusa o hibernate, a maioria esmagadora das aplicações usam banco de dados, ele implementa JPA, tem inclusive sua versão para .net…
a maioria usa, não usam.
MUITO PELO CONTRÁRIO… com a API padrão da Sun para persistência (JPA), as empresas ficaram ainda mais seguras em usar o HIBERNATE… caso algum dia o framework fique descontinuado, com JPA, não seria uma tragédia mudar a engine de implementação (topLink, iBatis, etc…)
Ola
Apenas tenho a concordar com os colegas, mas acho que nao devemos ter uma visao de que nada é insubstituivel... pois o pessoal que pensava assim na época do clipper e pascal... ou talvez ainda do c que ainda tem seus suspiros no mercado, mas acho que nao apenas o hibernate pode entrar em desuso como Java pode entrar em desuso. mas nao acredito de maneira alguma que isso acontecera em curto prazo, somos programadores e nao devemos nos amarrar a ferramentas, devemos encara-las como elas sao : ferramentas, hoje o mercado esta usando hibernate e ainda ira o usar por um grande periodo de tempo, entao é um bom investimento, estude a fundo e conheça a tecnologia, se daqui a alguns anos o hibernate entrar em desuso, voce ja tera um excelente conhecimento de mapeamento objeto relacional e com certeza este conhecimento nao sera perdido na proxima implementacao, ainda mais com a sun deixando cada vez mais as coisas padronizadas, nenhum conhecimento é perdido, e na vida de programador, conhecimento é um investimento necessario!
Abraços
André Martins
Banco OO? Postgre?
Pessoal o postgre é um banco OO.
O novo paradigma que ta surgindo é o Banco de Dados Orientado a Documentos, ainda não é muito usado, existem vários projetos já, o CouchDB é o mais famoso coordenado pela Apache e escrito em erlang. E existe o Voldermort escrito em java 
Eu acredito que os bancos relacionais ainda vão existir por um bom tempo então o hibernate vai continuar em uso.
Banco OO? Postgre?Pessoal o postgre é um banco OO.
O novo paradigma que ta surgindo é o Banco de Dados Orientado a Documentos, ainda não é muito usado, existem vários projetos já, o CouchDB é o mais famoso coordenado pela Apache e escrito em erlang. E existe o Voldermort escrito em java
Eu acredito que os bancos relacionais ainda vão existir por um bom tempo então o hibernate vai continuar em uso.
Concordo.
Quando bancos de dados OO começarem a ficar populares é que esta questão poderá ter certa relevancia.
Até lá quanto mais souber sobre hibernate melhor.
flws
Banco OO? Postgre?Pessoal o postgre é um banco OO.
Calma ae, ele é object-relacional, voce pode sim fazer uma classes/tabela e estender ela e tals, mas de fato ele usa algebra relacional
para trabalhar com os dados e possui relacionamentos.
Não é o banco pure OO sendo discutido aqui! A exemplo do db4o
O PostgreSQL OO? Sério? Não sei não, acho que ainda é relacional.
Nao sei se tu sabia mas… JPA eh uma especificacao e a proposito, o Hibernate possui uma implementacao da JPA
Nao sei se tu sabia mas… JPA eh uma especificacao e a proposito, o Hibernate possui uma implementacao da JPA
O Hibernate NÃO possui uma implementação da JPA, ele É a implementação de referência da JPA… 
Nao sei se tu sabia mas… JPA eh uma especificacao e a proposito, o Hibernate possui uma implementacao da JPAO Hibernate NÃO possui uma implementação da JPA, ele É a implementação de referência da JPA… ;)
TopLink Essentials [1] is the Reference implementation of the EJB 3.0 Java Persistence API (JPA) and the open-source community edition of Oracle’s TopLink product.
Nao sei se tu sabia mas… JPA eh uma especificacao e a proposito, o Hibernate possui uma implementacao da JPAO Hibernate NÃO possui uma implementação da JPA, ele É a implementação de referência da JPA… ;)
TopLink Essentials [1] is the Reference implementation of the EJB 3.0 Java Persistence API (JPA) and the open-source community edition of Oracle’s TopLink product.
Entre um link da wikipedia e uma evidência, prefiro acreditar que o Hibernate foi a referência.
Sorry, mas o hibernate só depois do toplink!! Toplink é a implementação de referencia!!
Oracle TopLink is a leader in the JPA community delivering the JPA 1.0 reference implementation with TopLink Essentials and now developing the JPA 2.0 reference implementation with EclipseLink.Referencia
E pelo jeito vai ser da JPA 2.0 tambem!!!
E agora acredita Sr. WikiSético??? :lol: Brincadeira, mas tu sempre ta duvidando da wikipedia, nao aguentei!!
Entre um link da wikipedia e uma evidência, prefiro acreditar que o Hibernate foi a referência.
coloquei o link somente porque foi o primeiro que encontrei… em qq publicação da época em que saiu o Java EE 5 estava escrito isso.
Aí Brandão, fala pra ele como usamos mto o Hibernate aí
:twisted:
Brincadeiras a parte, vale sim mto a pena estudar o Hibernate e também comece a estudar JPA, são tecnologias que levarão mtooooo tempo pra cair em desuso 
"
Banco OO de verdade é o DB4O.