html5

30 respostas
L

Amigos, estava navegando no site do terra tecnologia e me deparei com a seguinte noticia:

Conheça o HTML5, a linguagem que vai mudar a internet.
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,OI4419350-EI4802,00-Conheca+o+HTML+a+linguagem+que+vai+mudar+a+internet.html

Que além de falar sobre a briga da apple x adobe referencia para outros links como:
-Google pode liberar Codec para estimular HTML5.
-Celular da LG terá navegador HTML5.
-Nova plataforma leva HTML5 para o iPad.
-YouTube testa vídeos em HTML5.

Então pergunto aos amigos.

Qual o impacto do HTML5 no JAVA?
Bom ou Ruim?
o que serão dos applets?
qual será as novas tendencias, frameworks como richfaces que são geralmente desenvolvidos em xhtml, existira um xhtml5?
será necessário instalar jre para rodar no browser?

O que vocês acham?

30 Respostas

L

leandrokjava:
Amigos, estava navegando no site do terra tecnologia e me deparei com a seguinte noticia:

Conheça o HTML5, a linguagem que vai mudar a internet.
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,OI4419350-EI4802,00-Conheca+o+HTML+a+linguagem+que+vai+mudar+a+internet.html

Que além de falar sobre a briga da apple x adobe referencia para outros links como:
-Google pode liberar Codec para estimular HTML5.
-Celular da LG terá navegador HTML5.
-Nova plataforma leva HTML5 para o iPad.
-YouTube testa vídeos em HTML5.

Então pergunto aos amigos.

Qual o impacto do HTML5 no JAVA?
Bom ou Ruim?
o que serão dos applets?
qual será as novas tendencias, frameworks como richfaces que são geralmente desenvolvidos em xhtml, existira um xhtml5?
será necessário instalar jre para rodar no browser?

O que vocês acham?

Primeiramente, interessante a sua dúvida, acho que dá para o pessoal fazer uma conversa legal.

1 - Acredito que o HTML 5 no Java nao vai impactar tanto, ou quase nada. O que pode acontecer com Java, por exemplo, é queda de suas aplicações ricas, por exemplo, Player de Video em JavaFX, ou galeria de imagem, etc. Devido a ascenção do HTML5 e do CSS3 (e o Javascript que cada dia mais se torna gigante.).

2 - Não acredito que o HTML 5 impactará para o bem ou mal do Java, mas para o bem dos desenvolvedores em geral.

3 - Applets pode continuar. Apesar do seu uso ser pouco difundido agora.

4 - A parte dos frameworks, como richfaces, acredito que será o mais beneficiado. Penso que os desenvolvedores devem ter tido dificuldade com, por exemplo, a diferença na renderização nos browsers. O HTML 5, e os browsers que terá seu suporte, ficará mais padronizado (espero…).

Bom, é opinião pessoal.

R

um pouco off, mas alguem viu o remake de quake2 feito em HTML5?

J

Html não é linguagem de programação. É uma linguagem de montagem.
Java e Html tem escopos completamente diferentes. A única coisa que estão fazendo é aumentar a iteratividade do html, que agora passa ter suporte multimedia.

R

Suporte a multimedia + sockets… banco de dados local… worker (pra rodar javascript mais rápido numa thread separada)… localizacao geoespacial…

Dá pra fazer muita coisa bacana nas aplicacoes com esses recursos novos…

J

rogelgarcia:
Suporte a multimedia + sockets… banco de dados local… worker (pra rodar javascript mais rápido numa thread separada)… localizacao geoespacial…

claro. para competir com o flash e o silverlight, que tem tudo isso.

T

Pô, a discussão tava bacana!

Vou dar um UP aqui.

Eu sou novo em desenvolvimento, então me corrijam se eu estiver falando asneiras!

É o seguinte, na verdade, pelo que estou vendo aqui, o Flex não disputa com o html5 (RIA) e sim com o html todo.
Acabei de ver um vídeo da Adobe mostrando a construção de um pequeno aplicativo e não vi 1 código html.

A impressão que tenho desde o início do meu estudo de desenvolvimento web é que parece que o html não foi feito pra suportar sistemas mais complexos como vemos os de hoje. Na verdade usa-se um kctão de frameworks para gerar uma sopa de javascript e html… Como disse anteriormente, me corrijam!

Não quero defender nenhuma tecnologia, mas gosto da publicidade (público) do html, mas tb achei interessante o pouco que vi do Flex (tem o Silverlight tb, mas ainda não vi).

T

Acho que será ótimo para todos.
Imaginem GWT com HTML5 e CSS3 que animal que vai ficar!

F

rogelgarcia:

Acho estranho tudo isso. Essas coisas não deveriam ser competência do HTML e do Navegador mesmo. Contudo é verdade que estamos muito dependentes da Adobe, essa empresa diz defender o SL mas não o faz na prática, seus padrões são fechados e seu software sequer é lançado para SOs abertos como Linux. Se a Adobe for a bancarrota nao devemos ter saudade nenhuma dela.

M

Os maiores beneficiados acredito que vão ser os frameworks JSF e talvez o próprio JSF, que vai poder utilizar os recursos na renderização dos seus componentes. Mas isso quando o HTML5 conseguir ficar mais padronizado.

Pro Java mesmo não muda muita coisa, porque ele sempre foi mais server side. Aliás, talvez até ajude o mercado dele, já que tende a impulsionar as aplicações desenvolvidas no browser.

T

marcosalex:
Os maiores beneficiados acredito que vão ser os frameworks JSF e talvez o próprio JSF, que vai poder utilizar os recursos na renderização dos seus componentes. Mas isso quando o HTML5 conseguir ficar mais padronizado.

Pro Java mesmo não muda muita coisa, porque ele sempre foi mais server side. Aliás, talvez até ajude o mercado dele, já que tende a impulsionar as aplicações desenvolvidas no browser.

Como falei acima, o GWT deve ficar animal com HTML5 e CSS3.
Também não tinha uma nova spec de JS saindo do formo?

G

Cuma??? :shock:

Totalmente em HTML5? Isso é possível? :shock:

G

theodrums:
Pô, a discussão tava bacana!

Vou dar um UP aqui.

Eu sou novo em desenvolvimento, então me corrijam se eu estiver falando asneiras!

É o seguinte, na verdade, pelo que estou vendo aqui, o Flex não disputa com o html5 (RIA) e sim com o html todo.
Acabei de ver um vídeo da Adobe mostrando a construção de um pequeno aplicativo e não vi 1 código html.

A impressão que tenho desde o início do meu estudo de desenvolvimento web é que parece que o html não foi feito pra suportar sistemas mais complexos como vemos os de hoje. Na verdade usa-se um kctão de frameworks para gerar uma sopa de javascript e html… Como disse anteriormente, me corrijam!

Não quero defender nenhuma tecnologia, mas gosto da publicidade (público) do html, mas tb achei interessante o pouco que vi do Flex (tem o Silverlight tb, mas ainda não vi).

O Flex é uma tecnologia para criação de sistemas e sites em cima da plataforma Flash, ele não utiliza HTML, a sua linguagem é constituída de dois recursos, os actions scripts e os MXML (que seriam tipo os HTMLs). Um MXML nada mais é do que uma arquivo XML, que serve para criação da estrutura física e apresentável do Flex, enquanto os AS servem para criação de classes (não obrigando necessáriamente a isso).

Quando estava estudando um pouco de RIA, tinha me interessado muito por Flex, tinha visto um pouco de GWT, mas as questões de incompatibilidades de browser foi um saco, então parti para o estudo do Flex mesmo, Silverlight vi alguns demos e fiquei bem impressionado.

T

O Flex é uma tecnologia para criação de sistemas e sites em cima da plataforma Flash, ele não utiliza HTML, a sua linguagem é constituída de dois recursos, os actions scripts e os MXML (que seriam tipo os HTMLs). Um MXML nada mais é do que uma arquivo XML, que serve para criação da estrutura física e apresentável do Flex, enquanto os AS servem para criação de classes (não obrigando necessáriamente a isso).

Quando estava estudando um pouco de RIA, tinha me interessado muito por Flex, tinha visto um pouco de GWT, mas as questões de incompatibilidades de browser foi um saco, então parti para o estudo do Flex mesmo, Silverlight vi alguns demos e fiquei bem impressionado.

Mas e aí !?

Tá desenvolvendo em Flex?
O que eu estou querendo dizer é que o Flex PARECE ser uma plataforma mais interessante para criar sistemas.
Vi muuuuuito pouco sobre ele. Mas achei bacana o pouco que vi.
Ele despensaria o JSF?

G

theodrums:

Mas e aí !?

Tá desenvolvendo em Flex?
O que eu estou querendo dizer é que o Flex PARECE ser uma plataforma mais interessante para criar sistemas.
Vi muuuuuito pouco sobre ele. Mas achei bacana o pouco que vi.
Ele despensaria o JSF?

Não sei como está o HTML 5, mas ele veio também para suprir essa falta de interatividade nativa que tinha na camada visual - já que os frameworks RIAs fazem isso -. Se o Flex é mais interessante ou não do HTML 5 realmente não sei lhe dizer por carência minha das novas opções dentro do HTML 5.

O Flex é bem interessante, mas confesso que tenho um pouco de medo de futuro - por questões de mercado, etc. - mas por enquanto, ele anda com um mercado muito bom. É uma ferramenta com boa produtividade. Como a sua preocupação é camada de apresentação, ele se atêm nessa problemática, deixando a camada de dados e negócio por conta de outras tecnologias e linguagens. Eu gostei da sua sintáxe, tanto na parte do seu “html” (mxml) quanto do seu “java” (as), não é muito difícil de começar a produzir algo útil nele. E mesmo se você não tive uma IDE completa (leia-se atual Flash Builder), você consegue ter ainda uma boa produtividade.

Olha, eu trabalho há um tempo com JSF, porém mesmo sendo um framework baseado em componentes, leva-se um tempo considerável para pegar a sua manha, e há coisas banais que o JSF complica. Mas com a versão 2.0 algumas coisas foram melhoradas, porém ainda só estou usando a 1.2 nos projetos daqui. Creio que para uma pessoa que não trabalhou nem com JSF e nem com Flex, conseguirá aprender mais rápido no Flex, mas mesmo assim, isso é relativo.

Espero que o post tenha sido útil e um pouco esclarecedor.

T

Foi ótimo.

G

É possível. Teremos o Canvas 3D, que poderá usar recurso da placa de video do Client.

G

HTML5 vai dar um up muito show nas possibilidades de sistemas WEB.

Imagina tu poder ter um banco local? Threads? Canvas 3D e 2D? Localization?

Com isso vai dar pra fazer até pipoca no Client…

M

giulianocosta:

Voce pode fazer pipoca em um web cliente usando hypermedia e transferencia de documentos por meio de uma interface uniforme. HTML5 é apenas uma tentativa de imitar o Flash em recursos (portanto não há nada inovador aqui certo?) mas até agora sem uma implementação consistente entre diferentes combos de Browsers/SO.

Sinceramente, só quem vejo animado com HTML5 são pessoas que não aprenderam nem a distinção entre sistemas WEB e sistemas com interfaces WEB, porque convenhamos, não é dificil perceber que existem varias apps nativas, para desktop e iphone por exemplo, que fazem parte da web.

T

O que significa isso (hypermedia, interface uniforme) ?

G

mochuara:
giulianocosta:

Voce pode fazer pipoca em um web cliente usando hypermedia e transferencia de documentos por meio de uma interface uniforme. HTML5 é apenas uma tentativa de imitar o Flash em recursos (portanto não há nada inovador aqui certo?) mas até agora sem uma implementação consistente entre diferentes combos de Browsers/SO.

Sinceramente, só quem vejo animado com HTML5 são pessoas que não aprenderam nem a distinção entre sistemas WEB e sistemas com interfaces WEB, porque convenhamos, não é dificil perceber que existem varias apps nativas, para desktop e iphone por exemplo, que fazem parte da web.

A onde eu disse que não dava pra se fazer uma interface rica com outras ferramentas?

Cara, quando falo de HTML5, estou comparando-o com outras versões do HTML…

M

O problema maior que eu vejo no HTML5 é o mesmo que a versão 4 enfrentou: cada browser implementa de um jeito, suporta uma coisa e não suporta outra, cada versão tem um tipo de acesso e próprio padrão como não é final está mudando…

Estamos voltando à época de encher de IF’s nos sistemas pra tratar cada navegador, plataforma e cada resolução de tela.

Se os navegadores não conseguirem acertar essas diferenças acho difícil conseguirem substituir as app RIA em Flex e JavaFX por HTML5.

T

marcosalex:
O problema maior que eu vejo no HTML5 é o mesmo que a versão 4 enfrentou: cada browser implementa de um jeito, suporta uma coisa e não suporta outra, cada versão tem um tipo de acesso e próprio padrão como não é final está mudando…

Estamos voltando à época de encher de IF’s nos sistemas pra tratar cada navegador, plataforma e cada resolução de tela.

Se os navegadores não conseguirem acertar essas diferenças acho difícil conseguirem substituir as app RIA em Flex e JavaFX por HTML5.

Taí uma coisa que as pessoas dificilmente conseguem entender: HTML5, CSS3 e etc não vieram para substituir Flash, JFX ou o escambal, mas para incrementa-los, somando recursos, não substituindo.
Como disse acima, imaginem gwt que maneiro que vai ficar usando os recursos das novas tecnologias citadas acima? E JFS… e RichFaces, PrimeFaces, JFX, etc etc etc tec…
É tão difícil assim?
Iremos sempre conviver com essas tecnologias em conjunto.

M

Tchello:

Taí uma coisa que as pessoas dificilmente conseguem entender: HTML5, CSS3 e etc não vieram para substituir Flash, JFX ou o escambal, mas para incrementa-los, somando recursos, não substituindo.
Como disse acima, imaginem gwt que maneiro que vai ficar usando os recursos das novas tecnologias citadas acima? E JFS… e RichFaces, PrimeFaces, JFX, etc etc etc tec…
É tão difícil assim?

Também penso por aí. Mas muita gente tem a visão “highlander” de que só pode ter um e o que é novo tem todas as qualidades pra matar o que veio antes. Vide o tanto de posts inflamados estilo “x versus y”, “Qual é o melhor x ou y?” ou “x vai morrer, y é o futuro” que existem no Guj e em outros fórums de tecnologia.

T

marcosalex:
Tchello:

É tão difícil assim?

Também penso por aí. Mas muita gente tem a visão “highlander” de que só pode ter um e o que é novo tem todas as qualidades pra matar o que veio antes. Vide o tanto de posts inflamados estilo “x versus y”, “Qual é o melhor x ou y?” ou “x vai morrer, y é o futuro” que existem no Guj e em outros fórums de tecnologia.

Postei isso por que seu post deu exatamente a entender o pensamento highlander.

Como exemplo podemos ver a quantidade de “Iphone Killers” que surgiram nos ultimos anos. O Iphone morreu por causa deles? Não, e nem por isso eles deixaram de existir (não todos).

O que me deixa fulo com isso tudo é o pensamento binário e tapado de que só pode haver um, de que se surgir algo novo significa a morte de tudo que existia antes. Basta ver as intermináveis discuções de ruby matou java, scala matou java, brainfuck matou java… oras, isso não foi um assassinato, foi um linchamento então!?

Tão ruim quanto é quem se sente ofendido e sai em movimento contrário a tudo que é de diferente ao que ele pensa.

O que as pessoas raramente conseguem perceber(muito poucos realmente vêem, outros fingem, outros trollam) é que não há unidade, mas sim uma coleção de soluções, linguagens, etc que sempre coexistirão.

Não estou me referindo a este tópico, mas ler porcarias de gente estúpida de mente binária (possível candidato a troll) me gera tamanha repulsa que prefiro ignorar. Todos perdem com isso, pois garanto a vocês que tem muita gente com opinião realmente relevante que deixa de expô-la por conta de uma minoria barulhenta e incômoda.

G

Concordo com Alex,

Até eu tinha pensado em algo meio inviável, da W3C pudesse distribuir uma toolkit para implementação nos browsers e então de certa forma, obrigar uma unicidade no padrão.

Porém isso é utópico, infelizmente vamos continuar com os mesmos problemas de compatibilidade das versões anteriores.

T

Grinvon:
Concordo com Alex,

Até eu tinha pensado em algo meio inviável, da W3C pudesse distribuir uma toolkit para implementação nos browsers e então de certa forma, obrigar uma unicidade no padrão.

Porém isso é utópico, infelizmente vamos continuar com os mesmos problemas de compatibilidade das versões anteriores.

Mas notem que há uma tendência cada vez mais forte e evidente em seguir as especificações W3C.
Talvez na próxima geração de navegadores não os tenhamos 100% W3C compliance, mas creio que estamos cada vez mais a caminho disso.
Basta observarmos que é muito melhor desenvolver para IE8 do que para IE6, concordam? Não só pelas bizarrices do IE6, mas pela implementação (mesmo que parcial) da spec.

M

Tchello:

Mas notem que há uma tendência cada vez mais forte e evidente em seguir as especificações W3C.
Talvez na próxima geração de navegadores não os tenhamos 100% W3C compliance, mas creio que estamos cada vez mais a caminho disso.
Basta observarmos que é muito melhor desenvolver para IE8 do que para IE6, concordam? Não só pelas bizarrices do IE6, mas pela implementação (mesmo que parcial) da spec.

Não sei. Pelo menos por agora, o HTML5 está muito mais bagunçado entre os browsers do que o HTML4. Sem falar o CSS, já vi código assim:

mozilla-border-radius
webkit-border-radius
border-radios
ie-border-radius

:cry:

G

Os fabricantes podiam no minimo deixar online as engines para testar. Também seria interessante poder ter varias engines instaladas no mesmo micro para podermos testar. É brabo construir HTML que funcione corretamente em vários browsers.

Mas pra falar a real mesmo, o maior problema que tive até agora foi com o IE. Estou fazendo uma página que executa no Opera, Safari, Chrome, Firefox e Namoroka perfeitamente. Bem como os efeitos do jQuery funciona em todos estes. Já no IE, fica diferente. É Soda!

D

http://code.google.com/p/quake2-gwt-port/

G

http://code.google.com/p/quake2-gwt-port/

É interessante o recurso do canvas, permite criar jogos e tudo. Estava vendo um “port” de Wolfenstein.

Criado 8 de maio de 2010
Ultima resposta 3 de ago. de 2010
Respostas 30
Participantes 13