IBM negocia compra da Sun Microsystems

112 respostas
F

As ações da Sun despencaram…

BANGALORE - A IBM planeja adquirir a Sun Microsystems por cerca de 6,5 bilhões de dólares, segundo reportagem do Wall Street Journal.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI364174…+compra+da+Sun+diz+jornal.html

112 Respostas

M

F?io Henrique:
As ações da Sun despencaram…

BANGALORE - A IBM planeja adquirir a Sun Microsystems por cerca de 6,5 bilhões de dólares, segundo reportagem do Wall Street Journal.

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=imb+compra+sun&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=f&oq=

Já imagina que ia ter uma noticia dessa aqui logo em primeira mão, mas eu não sei não se a Sun vai ceder nessa negocioação, mas o que poderia vir a ocorrer, talvez seja uma vantagem até maior para o consultor java uma fusão dessa, acho que outras empresas devem fazer propostas, é esperar pra ver.

B

nao vejo isso acontecendo, pois o carro chefe dessas duas empresas eh a venda de servidores, se eles se juntarem a HP morre … os caras nao vao permitir que isso aconteca, ainda mais na merda que a economia anda …

M

:shock: vc postou uma noticia que tem um link para uma pesquisa do google ( que ainda está errada, é ibm e não imb… moderação, sejam mais exigentes :wink: ), não encontrei nada que fala exatamente disso, mas concordo plenamente com oque o balrog disse, qq outra empresa poderia comprar, menos a IBM, se a ibm comprar vai monopolizar a venda de servidores e com isso vai matar a HP.

abs

Q

O que vale é a noticia, como ele conseguiu pouco importa! valeu pela informação.
A SUN é uma gigante, vai ser difícil quebrar.
t+

A

oi

parece que a notícia é verdadeira sim, só o link estava errado

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3641745-EI4803,00-IBM+estaria+negociando+compra+da+Sun+diz+jornal.html

G

mcbarsotti:
:shock: vc postou uma noticia que tem um link para uma pesquisa do google ( que ainda está errada, é ibm e não imb… moderação, sejam mais exigentes :wink: ), não encontrei nada que fala exatamente disso, mas concordo plenamente com oque o balrog disse, qq outra empresa poderia comprar, menos a IBM, se a ibm comprar vai monopolizar a venda de servidores e com isso vai matar a HP.

abs

encontrei uma materia no terra …
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,OI3641745-EI4803,00-IBM+estaria+negociando+compra+da+Sun+diz+jornal.html

qnd vc clica no link op google automaticamente corrige para IBM … dai ele encontra este link do terra !

vlw

L

IBM está negociando a possível compra da Sun Microsystems, afirma reportagem do Wall Street Journal desta quarta-feira (18/03).

A IBM está negociando a possível compra da Sun Microsystems, afirma reportagem do Wall Street Journal desta quarta-feira (18/03).

A gigante azul teria oferecido 6,5 bilhões de dólares em dinheiro, diz a reportagem, sem citar fontes. Este valor é quase o dobro do que valiam os papéis da Sun no fechamento do mercado de ações, na terça-feira (17/03), quando cada ação valia 4,97 dólares.

Ainda segundo a reportagem, enquanto as empresas negociam, a compra não deve ser concretizada.

Em janeiro, a IBM pagou 18,5 milhões de dólares pela compra de participação da maior fabricante de TVs da China, a Changhong Electric. Ainda em janeiro, a IBM demitiu, sem alarde, 2,8 mil funcionários, mas não atrelou - na época - as demissões a qualquer processo de reestruturação em curso

Ta ai com algun link. Bem isso envolve toda a sun ou apenas a parte de servidores? puts, pq a Sun education é bem mais desenvolvida.

O

tomara que compre !
:smiley:

O

Todo ano alguém acha uma notícia dessas. Se fossem todas verdade, a Sun já teria sido vendida umas 37 vezes…

L

Mas é que a Sun tá tão barata que até os programadores sêniors de hoje podem comprar ela

Olha o preço das ações hahaha é uma piada

R

Leozin:
Mas é que a Sun tá tão barata que até os programadores sêniors de hoje podem comprar ela

Pois é, a comunidade java do Brasil deveria se reunir e comprar a Sun…

V

quebrado:
O que vale é a noticia, como ele conseguiu pouco importa! valeu pela informação.
t+

Foi a coisa mais ridicula que eu já vi alguem dizer!

A propósito quebrado, sabia que a Microsoft comprou a JCP e o Java agora vai ser Java.net?

P

Eu gostaria de debater as possíveis consequências dessa compra, na prática, para o mercado, empresas e programadores… :wink:

O quê vocês acham?

L

pcassiano:
Eu gostaria de debater as possíveis consequências dessa compra, na prática, para o mercado, empresas e programadores… :wink:

O quê vocês acham?

também isso que eh interessante… Bom a compra vai efetuar ou nao, nao sei, mas acabei de ouvir na foxnews, sobre a compra…

Nao podemos esquecer que a sun nao deve o ano de 2008 excelente, ficou uma epoca no vermelho…

aogra a pergunta do nosso colega que é interessante quais os efeitos?

L

Descontinuidade do MySQL e do Glassfish :cry: ?? Será? Para quem tem DB2 e Websphere …

Editando: Aproveitando o gancho, para aqueles que trabalham em Baixa x Alta com o Websphere, Enxergam possiveis melhorias/vantagens nessa possivel compra ?? :?:

C

Um dia eles conseguem…

D

Saiu essa reportagem no site da EXAME. As coisas ainda estão muito incertas:

http://portalexame.abril.com.br/agencias/reuters/reuters-tecnologia/detail/ibm-negocia-compra-sun-microsystems-diz-jornal-314002.shtml

R

Nada, só vai mudar o nome DB2 e WebSphere Community Edition

M

ramilani12:
Leozin:

Uma oferta de 6,5 Bilhões de Dollares é simplesmente irrecusável, e agora então mais ainda pela crise financeira, a Sun iria até tentar comprar a Novell mas a IBM já tem planos para o Linux Suse e não vejo que não seja negócio, acho que em apenas alguns meses pode rolar essa venda sim da Sun Microsystems.

L

acho que foi esse link aqui que vc quis postar

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/032009/18032009-1.shl

L

pcassiano:

O quê vocês acham?

Acho que dai sim, definitivamente, o Java viraria o Cobol do futuro! hehehehe

R

Nada, só vai mudar o nome DB2 e WebSphere Community Edition

MySQL acho difícil morrer, porque é uma operação com alguns clientes importantes que a IBM vai querer manter pra poder vender as suas “soluções”, agora Glassfish talvez e NetBeans com certeza dançam nessa. Além deles, existe uma série de projetos menores, como o JRuby, que são bancados pela Sun e que ficam ameaçados.

É inevitável, a Sun está muito mal das pernas já não é de hoje, mas essa concentração de fornecedores Java não é boa para os desenvolvedores. Por um lado, com menos concorrência, existe menos interesse em inovar. Por outro, os grupos de trabalho do JCP vão se tornar cada vez mais polarizados e politizados.

A

Espero sinceramente que não compre, ou o mercado java irá desmoronar, isso sem comentar a qualidade dos produtos da SUN que provavelmente irá despencar.

P

Apesar de tudo, antes a IBM do que a Microsoft!

Ainda assim gostava que a empresa que comprasse a SUN não destruí-se o que a SUN construiu.

Mas na verdade quase tudo é opensource

Se matarem a comunidade ainda se pode juntar e continuar

R

Marcio Duran:
ramilani12:
Leozin:

Uma oferta de 6,5 Bilhões de Dollares é simplesmente irrecusável, e agora então mais ainda pela crise financeira, a Sun iria até tentar comprar a Novell mas a IBM já tem planos para o Linux Suse e não vejo que não seja negócio, acho que em apenas alguns meses pode rolar essa venda sim da Sun Microsystems.

A maior furada da SUN foi aquisição do mysql, até agora não rendeu frutos para empresa :stuck_out_tongue:

D

A noticia procede…

http://idgnow.uol.com.br/mercado/2009/03/18/ibm-negocia-compra-da-sun-microsystems/

W

pcassiano wrote:Eu gostaria de debater as possíveis consequências dessa compra, na prática, para o mercado, empresas e programadores…

O quê vocês acham?

Acho que dai sim, definitivamente, o Java viraria o Cobol do futuro! hehehehe

Faz sentido.

R

Acho que vai ser ruim para comunidade Java. Produtos semelhantes vão deixar de concorrer um com o outro (ex: Glassfish/Websphere), a “guerra” Eclipse/Netbeans vai perder o sentido e a evolução das IDEs vai desacelerar (isso se o NB não for “abandonado”, nenhuma empresa vai se esforçar pra manter produtos paralelos nessa situação que o mundo anda), a IBM não tem lá uma relação com o open source que me empolgue muito, etc… etc…

Mas apesar da IBM, pelo que dizem, estar cortando custos de tudo que é lado, não duvido que esse desastre aconteça.

M

Deixando o clima de fim do mundo de lado:

• Pro Java acho que seria uma boa… a IBM é uma das empresas que mais gás deu pra plataforma;

• Pro NetBeans acho que seria uma péssima… dúvido que seria mantido com a mesma força que tem hoje… mas acho que a comunidade conseguiria manter…

• Pro MySQL… tenho minhas dúvidas… o DB2 é um produto antigo e poderoso dentro da IBM e o MySQL não deu dinheiro pra Sun ainda… aliás acho que foi uma boa idéia a compra da empresa, mas que não deu frutos…

Enfim, apesar de eu ser partidário do NetBeans e gostar da Sun independente, acho que a IBM tem sim bala na agulha pra fechar o pacote. Acho que a Sun não está tão bem assim das pernas a algum tempo já e que seria uma injeção de ânimos na empresa essa compra…

L

eu nao quero que isso aconteça, pois vai afetar diretamente nossa area de desenvolvimento, concerteza a empresa que vai comprar vai focar nos produtos da mesma e descontinuar aos poucos os produtos da outra, se analisarmos o cenario hj, isso acontece em massa de a companhia incentivar o uso de seus produtos com a comprar ficamos sem para onde correr, kd o glassfish? kd o netbeans? eu prefiro a concorrencia… e outra… pense quanto menos empresa como fica a questao salarial? vc nao vai pode dizer mais olha recebi uma proposta da sun e vou sair daqui, ou o contrario ja que serao a mesma empresa, tera que aceitar o que a empresa acha para sua funcao, senao terá poucas outras opcoes, google, M$ por exemplo…

vejo essa compra tendo mais pontos negativos para desenvolvedores, arquitetos etc… que pontos positivos…

J

É muita inocência imaginar que essa compra não vai acontecer. Com os resultados que a Sun vem apresentando nos últimos anos - independente de crise financeira - eu acredito ser uma questão de tempo até que setores da companhia sejam vendidos para diferentes competidores.

Reforço a opinião de preferir que a IBM ou a Oracle compre, ao invés da Microsoft; não imagino que ambas consigam manter a “tecnologia Java” viva tal qual a Sun o fez; mas definitivamente, são opções melhores que a Microsoft.

E também acredito que uma compra da Sun por parte da IBM pode ter efeitos positivos. Apesar dos conflitos na linha de produtos de software, acredito que a IBM saberá fazer dinheiro com as ferramentas, coisa que a Sun não conseguiu. E para isso, a IBM estaria disposta a tomar medidas que a Sun não foi capaz de implementar; entre elas, o expurgo das APIs antigas/obsoletas da JDK, popularização do Java no client side, etc.

M

Já to teh vendo a vaga:

Java / CICS / DB2 Inglês fluente.
Atuar em hortolândia

H

Vale lembrar que Open Source é muito diferente de Software Livre (GPL, etc)…

Os interesses da empresa são totalmente garantidos pelos termos da licença. Caso seja um software open source e não um software livre (numa licença compatível com a GPL, por exemplo) a comunidade não terá a devida autonomia para continuar o projeto.

Se o Netbeans e MySQL forem softwares livre, sim, creio que a comunidade possa continuar a manter. Isso é uma alternativa.

Pra plataforma Java sem dúvidas será ótimo.

O

aleck:
Espero sinceramente que não compre, ou o mercado java irá desmoronar, isso sem comentar a qualidade dos produtos da SUN que provavelmente irá despencar.

Que previsão mais apocalíptica!

A propósito,acho que nenhuma empresa fez mais pelo java que a IBM.
Essa compra tá demorando muito…

K

marcelocastellani:

• Pro Java acho que seria uma boa… a IBM é uma das empresas que mais gás deu pra plataforma;

• Pro NetBeans acho que seria uma péssima… dúvido que seria mantido com a mesma força que tem hoje… mas acho que a comunidade conseguiria manter…

• Pro MySQL… tenho minhas dúvidas… o DB2 é um produto antigo e poderoso dentro da IBM e o MySQL não deu dinheiro pra Sun ainda… aliás acho que foi uma boa idéia a compra da empresa, mas que não deu frutos…

Enfim, apesar de eu ser partidário do NetBeans e gostar da Sun independente, acho que a IBM tem sim bala na agulha pra fechar o pacote. Acho que a Sun não está tão bem assim das pernas a algum tempo já e que seria uma injeção de ânimos na empresa essa compra…

A Sun é que nem a Borland, só fez cagada, a divisão de software não sei se vai continuar do jeito que está sendo assim grátis pra sangue sugas como na maioria pega as coisas prontas, falam de comunidade e coisa aberta, mas é raro que a maioria que se beneficia disso contribui lá com manutenção e expansão da mesma, o open source é só o nome, por trás disso tem empresas que financiam o desenvolvimento, isto não vem sendo mantido só por boa vontade e fé na idéia do open source, por isso a maioria das empresas que insistiram em open source quebraram, o negócio não se sustenta, a Sun não lucra com Java, isso é fato, quem daqui dessa comunidade abre os fontes do seu sistema para os clientes? deixa aberto? na maioria são sangue sugas que só tiram proveito mesmo e o resultado é a morte do Java, lenta, mas certa, estava começando a aprender, mas vou partir pro .NET e usar Visual Studio, tem que pagar, tem, mas só assim pra ter evolução e produtos de qualidade, fiquem aí proseando, achando que isso é bom e tals, nem sabem o que rola nos bastidores.

Falowz.

Knowledge

L

Com a IBM comprando a Sun quase nada vai mudar. Ser refem da Sun não é muito melhor que ser da IBM.

Talvez, quem saiba, as coisas passem até andar mais rapidamente.

M

Cada uma…

Falou o cara que sabe tudo… se pagar é a única maneira de ter um produto de qualidade por que o Windows tem tantos problemas? Acorda meu…

Sobre os bastidores, é pouco provável que IBM esteja preocupada agora com Java e outros softwares. O que importa pra eles é o mercado de servidores. A IBM, com essa compra, torna-se líder absoluta e disparada nesse mercado. Veja o link:

http://computerworld.uol.com.br/negocios/2009/03/18/juntas-ibm-e-sun-ocupariam-42-do-mercado-de-servidores/

F

Salve-mos a Sun,

Em parte concordo com knowledgebr, muita gente utiliza a plataforma Java e a Sun não tem o devido retorno, esta na hora da comunidade se juntar e somar forças para manter a Sun independente. Uma boa sugestão seria pagarmos royaltys para Sun por utilização da tecnologia, este valor entraria no caixa da empresa para ajuda-la financeiramente.

Oque vocês acham ?

C

Refem da Sun louds ? Por que diz isso ?

C

knowledgebr:
marcelocastellani:

A Sun é que nem a Borland, só fez cagada, a divisão de software não sei se vai continuar do jeito que está sendo assim grátis pra sangue sugas como na maioria pega as coisas prontas, falam de comunidade e coisa aberta, mas é raro que a maioria que se beneficia disso contribui lá com manutenção e expansão da mesma, o open source é só o nome, por trás disso tem empresas que financiam o desenvolvimento, isto não vem sendo mantido só por boa vontade e fé na idéia do open source, por isso a maioria das empresas que insistiram em open source quebraram, o negócio não se sustenta, a Sun não lucra com Java, isso é fato, quem daqui dessa comunidade abre os fontes do seu sistema para os clientes? deixa aberto? na maioria são sangue sugas que só tiram proveito mesmo e o resultado é a morte do Java, lenta, mas certa, estava começando a aprender, mas vou partir pro .NET e usar Visual Studio, tem que pagar, tem, mas só assim pra ter evolução e produtos de qualidade, fiquem aí proseando, achando que isso é bom e tals, nem sabem o que rola nos bastidores.

Falowz.

Knowledge

Não lembro se já li tanta besteira junta na minha vida. Com certeza é um partidário da M$ tentando rachar a comunidade. .NET? Visual Studio? Bala de prata? M$ melhor para tudo!?!?!?! Inacreditável!!

fernandojsjr:
Salve-mos a Sun,

Em parte concordo com knowledgebr, muita gente utiliza a plataforma Java e a Sun não tem o devido retorno, esta na hora da comunidade se juntar e somar forças para manter a Sun independente. Uma boa sugestão seria pagarmos royaltys para Sun por utilização da tecnologia, este valor entraria no caixa da empresa para ajuda-la financeiramente.

Oque vocês acham ?

Entrevista de Tom Goguen, vice-presidente para softwares de sistema da Sun
Entrevista com o CEO da Sun, também postado nesse tópico aqui no GUJ.

Enfim, coloquem “Como a Sun ganha dinheiro” ou “how sun makes money” no google.

Voltando ao tópico, como já disseram, isso já foi anunciado e discutido 7482089784950 vezes.

Também prefiro a IBM, Oracle que a M$.

Só vejo vantagens nessa fusão, para nós, desenvolvedores. Acho que as releases andariam muito mais rápido (como já dito por alguém aqui também).

L

Eu não estou muito preocupado, não. Quem quer que compre a Sun, não está interessado no Java, mas sim em outros mercados, como os servidores. E a IBM já investe no Java, através da Apache e do Eclipse. Por que seria diferente depois da compra?

Vai ser ruim se a Sun se definhar lentamente, pois isso sim irá causar lentidão no avanço do Java (se é que isso já não está acontecendo).

M

bom…talvez os releases andassem mais rapido, porém e a concorrencia?

a concorrencia que faz certas coisas evoluirem… o proprio netbeans é um exemplo disso…

veja o quanto ele evoluiu nos ultimos anos… veja quantas pessoas começaram a usar netbeans…

em relação ao proprio eclipse, quem vai ganhar é a mantenedora em si mesmo, pq para os desenvolvedores… bom a concorrencia é uma coisa que estimula o desenvolvimento, se o eclipse perder seu maior rival, não vai ter concorrencia e vai diminui a evolução…

o glasfish acredito que teria ± o mesmo problema…

bom…essa é a minha opinião

C

maior_abandonado:
bom…talvez os releases andassem mais rapido, porém e a concorrencia?

<especulando>
Pode ser que alguém apareça e ocupe esse lugar.
</especulando>

maior_abandonado:

a concorrencia que faz certas coisas evoluirem… o proprio netbeans é um exemplo disso…

veja o quanto ele evoluiu nos ultimos anos… veja quantas pessoas começaram a usar netbeans…

em relação ao proprio eclipse, quem vai ganhar é a mantenedora em si mesmo, pq para os desenvolvedores… bom a concorrencia é uma coisa que estimula o desenvolvimento, se o eclipse perder seu maior rival, não vai ter concorrencia e vai diminui a evolução…

o glasfish acredito que teria ± o mesmo problema…

bom…essa é a minha opinião

Concordo com tudo, sem tirar e nem por.

Talvez o que apareça seja um concorrente de peso para o próprio Java. Isso, creio eu, faria o Java e suas ferramentas, evoluirem.

R

Talvez o quê aconteça seja que, com um boato desses, as ações da Sun disparem…

ihhh… olha lá…

M

Se isso se concretizar a IBM+Sun vão deter uma boa fatia do mercado de servidores.

Mas e o Java? O que aconteceria com o GlassFish, MySQL e NetBeans?

Será que teríamos um NetClipse? :lol:

Ou a comunidade iria continuar seu dsenvolvimento?

De qualquer forma prefiro que outra empresa fora a IBM, M$ e Oracle compre a Sun, talvez o RedHat ou o Google. :lol:

Só resta esperar pra ver o que acontece.

B

Vi a noticia no Terra, o bom é que a IBM apóia o software Livre e acho que o que poderia ser feito, é lançamento de novos produtos e soluções para o mercado…
Principalmente na área de celular e web services…
Tomare que aconteça isso mesmo, melhor que a empresa do Bill Gates, se ela fizesse isso, com certeza muitos programadores Java estariam de cabelo em pé…
Vamos esperar os próximos capitulos dessa novela… e que tenha um final feliz para todos…
:lol:

D

Torço para que alguém tire a SUN da lama. Mas se a IBM comprar, não acho que mudará algo. Ela teria o excelente Eclipse o o NetBeans nas mãos, oq mais poderia querer?
Mas falando sério, Java não é o interessante nos negócios. O que mais interessa é o mercado de servidores. Java é algo que dá pouco lucro e, provavelmente, como a IBM já é bem inteligente em descartar o que não lhe dá dinheiro de verdade, vai é deixar a evolução do Java nas maos de fundação e pronto.

F

celso.martins wrote:

Enfim, coloquem “Como a Sun ganha dinheiro” ou “how sun makes money” no google.

Pelo andar da carruagem o modelo atual de gestão não esta dando muito certo…

djemacao wrote:
Torço para que alguém tire a SUN da lama. Mas se a IBM comprar, não acho que mudará algo. Ela teria o excelente Eclipse o o NetBeans nas mãos, oq mais poderia querer?
Mas falando sério, Java não é o interessante nos negócios. O que mais interessa é o mercado de servidores. Java é algo que dá pouco lucro e, provavelmente, como a IBM já é bem inteligente em descartar o que não lhe dá dinheiro de verdade, vai é deixar a evolução do Java nas maos de fundação e pronto.

Java não ser interessante nos negócios. Como uma linguagem que tem milhões de linhas de código desenvolvido e talvez algumas milhares de aplicações desenvolvidas, que roda em aplicações desktop, web, pdas, celulares. etc. pode “não ser interessante nos negócios”. Java é o motor que esta por de baixo de varias aplicações, como se quantifica o valor de tal legado ?

S

Se isto acontecesse de verdade acredito que a plataforma java só teria a ganhar. Java e Linux sempre apoiados abertamente pela IBM.

Eu estaria mais preocupado com relação ao MySQL que acredito não ser do interesse da IBM e poderia perder muita força.

M

louds:
Com a IBM comprando a Sun quase nada vai mudar. Ser refem da Sun não é muito melhor que ser da IBM.

Talvez, quem saiba, as coisas passem até andar mais rapidamente.

Concordo, isso é o que penso também, tenho certeza que pode melhorar muito e isso vai reforçar mais a tecnologia pois a IBM é também uma empresa de inovação acho que aquele perfil de empresa quadrada é coisa do passado, a Microsoft ensinou muito isso e a Apple ensinou e ainda ensina para o mundo, inovar é preciso.

L

Os dois produtos mais afetados seriam NetBeans e Solaris/OpenSolaris.

NetBeans porque, óbvio, a IBM patrocina a Eclipse Foundation. Mas mesmo assim, poderia haver uma convergência, e as idéias e pessoas presentes no NetBeans participassem de melhorias do Eclipse.

Solaris/OpenSolaris porque a IBM já tem o AIX e patrocina o Linux. Um terceiro na jogada seria demais. Talvez o Solaris desapareça mas fique o seu legado, como o DTrace e o ZFS, para as outras duas plataformas UNIX.

Quem ficaria em situação incerta seria o MySQL e o Glassfish.

MySQL porque a IBM já tem um outro gerenciador banco de dados, o DB/2. Porém, meio mundo dos negócios da Web 2.0 rodam sobre MySQL, e ninguém seria besta de jogar esse produto no lixo. Sem falar que a Sun planeja usar o MySQL na sua plataforma de Cloud Computing, que é o banco de dados perfeito pra isso. Mas tudo isso dependerá de gente iluminada na IBM.

Glassfish porque a IBM já investe no Websphere. Porém, o Glassfish é uma espécie diferente. Este servidor é usado como implementação de referência e é o que adota mais cedo as inovações do Java EE. Pode ser que a IBM “recoloque” o Glassfish como um servidor para startups ou early adopters, e o Websphere para departamentos de TI que exigem estabilidade e segurança. Mas é claro, pode ser que não.

Quem ficaria na boa é o Java e o OpenOffice.

Java porque essa plataforma/linguagem é mantida um tanto pela Sun, outro tanto pela JCP, que a própria IBM faz parte. Mesmo a IBM comprando a Sun, o Java seguiria seu caminho normal, pois não é a única interessada na sua manutenção e evolução.

OpenOffice porque a Sun mantém o controle tão esdrúxulo sobre sua manutenção, que qualquer coisa que chacoalhe a Sun, deixa essa suíte em melhor situação.

É isso.
Faltou mais um produto da Sun na lista?

K

Leonardo3001:

NetBeans porque, óbvio, a IBM patrocina a Eclipse Foundation. Mas mesmo assim, poderia haver uma convergência, e as idéias e pessoas presentes no NetBeans participassem de melhorias do Eclipse.

Solaris/OpenSolaris porque a IBM já tem o AIX e patrocina o Linux. Um terceiro na jogada seria demais. Talvez o Solaris desapareça mas fique o seu legado, como o DTrace e o ZFS, para as outras duas plataformas UNIX.

MySQL porque a IBM já tem um outro gerenciador banco de dados, o DB/2. Porém, meio mundo dos negócios da Web 2.0 rodam sobre MySQL, e ninguém seria besta de jogar esse produto no lixo. Sem falar que a Sun planeja usar o MySQL na sua plataforma de Cloud Computing, que é o banco de dados perfeito pra isso. Mas tudo isso dependerá de gente iluminada na IBM.

Glassfish porque a IBM já investe no Websphere. Porém, o Glassfish é uma espécie diferente. Este servidor é usado como implementação de referência e é o que adota mais cedo as inovações do Java EE. Pode ser que a IBM “recoloque” o Glassfish como um servidor para startups ou early adopters, e o Websphere para departamentos de TI que exigem estabilidade e segurança. Mas é claro, pode ser que não.

Java porque essa plataforma/linguagem é mantida um tanto pela Sun, outro tanto pela JCP, que a própria IBM faz parte. Mesmo a IBM comprando a Sun, o Java seguiria seu caminho normal, pois não é a única interessada na sua manutenção e evolução.

OpenOffice porque a Sun mantém o controle tão esdrúxulo sobre sua manutenção, que qualquer coisa que chacoalhe a Sun, deixa essa suíte em melhor situação.

É isso.

Rsss, tudo é lindo, só otimismo, o open source provou que não se sustenta, se o Java desse tanto dinheiro assim, como a Sun está nesta situação terrível? só vejo sangue suga dizer que está na boa com o Java e ganhando muito, e a Sun nessa história, ninguém dá nada pra ela? Sendo negociada e até esnobada pela IBM, o cara ainda lá na matéria falou, que a Sun não é de longe a melhor escolha para eles, mas que por estar barata, compensa comprar, bom a IBM vai impor o produto deles e que não der lucro vai doar ou matar.

L

“Unknowlegde”, a JBoss está no prejuízo?

L

knowledgebr:
Leonardo3001:

É isso.

Rsss, tudo é lindo, só otimismo, o open source provou que não se sustenta, se o Java desse tanto dinheiro assim, como a Sun está nesta situação terrível? só vejo sangue suga dizer que está na boa com o Java e ganhando muito, e a Sun nessa história, ninguém dá nada pra ela? Sendo negociada e até esnobada pela IBM, o cara ainda lá na matéria falou, que a Sun não é de longe a melhor escolha para eles, mas que por estar barata, compensa comprar, bom a IBM vai impor o produto deles e que não der lucro vai doar ou matar.

A diferença é que o Java pode caminhar independente de uma empresa, diferente do seu amado Delphi, que é totalmente dependente da Borland. Alias, Delphi ainda existe?

F

mcbarsotti:

abs

Pois é… vc não assiste Jornal? Isso saiu no Jornal da “Grobo” de manhã… :wink:

A Sun ofereceu-se para HP, mas a HP não quer comprar… é IBM mesmo… erro de quem digitou rápido.

Dá uma lida no seu post, para ver que escreveu com “pressa” também :lol:

F

mario.fts:
Já to teh vendo a vaga:

Atuar em hortolândia

:D

kkkkkkl :lol:

Olhem isso pessoal:

“Com o anúncio da negociação, as ações da Sun subiram 65,3% em um dia, abrindo o mercado nesta quarta-feira (18/03) a 8,23 dólares.”

e isso:

“European System Infrastructure Soluctions da IDC, Nathaniel Martinez. Com relação ao MySQL, ?trazendo a IBM para o cenário, com sua ajuda em serviços, em um futuro as licenças poderiam se transformar em dólares de verdade?, diz o diretor.”

more…

"Pedro Bicudo, da TGT, concorda e alerta: “quem tem equipamentos Sun deve tomar cuidado com seus investimentos e se preparar, porque a tendência é de descontinuidade em longo prazo” "

“sobreposição de portfólio”

L

Acho que não impactará nas vagas e nos projetos!
A linguagem já está madura, não é nada novo, e sim linguagem de mercado, tanto se a Sun ou a IBM for a “dona” não vai mudar nada no mercado.
Creio que se a IBM comprar a sun, o desenvolvimento da linguagem java será ainda maior, mas o netbeans vai para o saco rsrsr
Salve o Eclipse!!!
abs

M

"

R

marcosalex:
knowledgebr:

Bom, se você se informar vai ver que a unidade Java é lucrativa pra Sun. O grande prejuízo vem da unidade de hardware, que são máquinas caras de comprar e vêm perdendo merdado pra servidores baratos.
Outras empresas que ganham lucro com open source: IBM, RedHat, Novell, HP, Apache Foundation, Mozilla, Google. hehehehe
Nem Open Source nem Software Livre não querem dizer software grátis. Acho que você está confundindo os conceitos ou então quer dar uma de troll e gerar flames. Ou então perdeu o emprego pra algum software livre e quer “se vingar”. hehehehe

Particularmente, ganho dinheiro com Open Source arrancando Windows por aí e migrando plataformas. heheheh :lol: :x

Apache a Mozilla são organizações sem fins lucrativos, não empresas que lucram com o open-source. Acho que você também está confundindo, ou misturando.

L

O fim pode não ser o lucro, mas se essas organizações estivessem no vermelho, elas não se sustentariam. Em tempo, Apache e Mozilla estão no azul.

M

lelodois:
… mas o netbeans vai para o saco rsrsr
Salve o Eclipse!!!
abs

bom… não sei se vc leu/penso no q eu tinha falado… até pq quando tem mta gente comentando não vamos ler todos…

isso é ruim inclusive para o eclipse em si, ou ao menos para os usuarios do eclipse, novamente por causa da concorrência

é ela que muitas vezes faz alguma coisa evoluir, sem ela, os motivos para essa evolução diminuem… até por que o motivo pra alguém usar ou deixar de usar o eclipse não é por ele ser melhor do que o concorrente, mais sim por ele não ter concorrente… ou seja… os desenvolvedores ficam sem opção nenhuma…

como eu tinha dito… em relação as IDEs seria bom apenas pra quem mantem o eclipse em si… não para quem usa

P

Qualquer empresa gigante (Google, IBM, SAP, HP, M$) comprando a SUN traz medo, principalmente quando não é obvio o que acontecera com os produtos da Sun em detrimento do Status Quo da empresa.

D

Cá entre nós a oferta é rídicula se comparado ao que a Microsoft ofereceu ao Yahoo US$ 44,6 billhões!

Mas essa negociação realmente traz uma espécie de medo, fica a incerteza sobre o que pode acontecer com os produtos da Sun.

S

galera o link correto da reportagem é este:

[color=red]http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://online.wsj.com/article/SB123735970806267921.html&ei=X0PCSfivFs-MtgfnvfnsCg&sa=X&oi=translate&resnum=3&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dimb%2Bcompra%2Bsun%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG[/color]

S

pessoal o link em ingles: [color=blue]http://online.wsj.com/article/SB123735970806267921.html[/color]

M

"

F

Excelente noticia.

IBM > Sun

X

knowledgebr:

Open-source não se sustenta? Java não da dinheiro?

Cara a SUN é INCOMPETENTE. Red Hat, IBM, SpringSource, Oracle e tantos outros contribuem para o java e open-source e ganham muito dinheito com isso.

Muito antes do open-source, empresas sem bons planos de négocios falhavam. Hoje com open-source isso não é diferente.

R

Possível união entre IBM e Sun afeta Oracle e SAP

http://computerworld.uol.com.br/negocios/999/12/31/possivel-uniao-entre-ibm-e-sun-afeta-oracle-e-sap/

K

Imagino se a Oracle não está correndo pra fazer uma “contra-proposta” …

C

Se a Oracle tiver Java como um fator determinante ela deve estar correndo atras sim.

L

é verdade tudo depende de quanto a oracle $$ com o java que ela vai correr atras… mas mesmo assim nao acho essa compra uma boa coisa para os profissionais de TI, para as empresas excelente negocio.

xymor perdoa ele, pois nao sabe o que diz. Eu tinha um chefe que dizia o seguinte: “se estou com minha empresa aberta é pq dar lucro, nao pode dar como eu queria mas dar, no dia que comecar a tomar prejuizo baixo as portas”.

e o cara diz que open source nao sustenta, coitado, vejo no meu trabalho projeto de milhoes, sendo sustentando pelo open source…

W

Já to teh vendo a vaga:

Atuar em hortolândia

haahaaha… brilhante, não dúvido nada isso acontecer.

J

Sun dispara 80% com notícia de possível venda para IBM

alguém ai já comentou que isso poderia acontecer…

R

O fim pode não ser o lucro, mas se essas organizações estivessem no vermelho, elas não se sustentariam. Em tempo, Apache e Mozilla estão no azul.

O que eu quis dizer foi que você não pode justificar o sucesso ou o fracasso de um com base no outro. São modelos totalmente diferentes: Apache e Mozilla tem como objetivo pagar as contas recebendo doações e contribuições de associados, que acreditam que o trabalho deles tenha como propósito o bem comum. O lucro de uma empresa vai para os proprietários comprarem carrões novos, já em uma NPO o saldo não pode servir pra aumentar a riqueza de ninguém e sim para financiar projetos novos ou guardar pras vacas magras, isso até onde eu sei (mas já estive enganado antes). Me parecem tipos de azul e vermelho bem diferentes.

:slight_smile:

L

Não vejo como uma coisa ruim essa venda, caso ela ocorra. A linguagem Java com certeza não será abandonada, descontinuada como muitos acham. Haverá com certeza uma melhora nos produtos da IBM e a concorrencia continuará, não existe so Eclipse e NetBeans, temos o jdeveloper da Oracle por exemplo, que de presente ganharia espaço visto a possibilidade da extinção do netbeans. Porem e perigoso dizer que tal produto vai acabar e/ou ser descontinuado. Pode ser vantajoso continuar com ambos produtos, acelerando as inovações.
Por exemplo como a AMBEV fez. Teoricamente pelo que dizem aqui, deveria acabar as cervejas (skol, antartica, etc) e existir so a cerveja AMBEV, mas nao é o que acontece no mercado.

Uma compra dessas so tende a “refrescar” a concorrencia, surgindo outras aplicações para competir com as fundidas pela IBM, caso aconteça.

O novo sempre traz consigo o medo e a revolta do abandono do antigo. Sempre foi assim.

abraços.

R

lellis:
Não vejo como uma coisa ruim essa venda, caso ela ocorra. A linguagem Java com certeza não será abandonada, descontinuada como muitos acham. Haverá com certeza uma melhora nos produtos da IBM e a concorrencia continuará, não existe so Eclipse e NetBeans, temos o jdeveloper da Oracle por exemplo, que de presente ganharia espaço visto a possibilidade da extinção do netbeans. Porem e perigoso dizer que tal produto vai acabar e/ou ser descontinuado. Pode ser vantajoso continuar com ambos produtos, acelerando as inovações.
Por exemplo como a AMBEV fez. Teoricamente pelo que dizem aqui, deveria acabar as cervejas (skol, antartica, etc) e existir so a cerveja AMBEV, mas nao é o que acontece no mercado.

Uma compra dessas so tende a “refrescar” a concorrencia, surgindo outras aplicações para competir com as fundidas pela IBM, caso aconteça.

O novo sempre traz consigo o medo e a revolta do abandono do antigo. Sempre foi assim.

abraços.

Nem sempre é assim não, e nem sempre foi. Desculpe a sinceridade, mas eu acho essa última frase um clichê entre os que normalmente são os portadores de alguma “boa nova” em discussão, que eu nunca consegui assimilar. Já tive várias ressalvas pertinentes a projetos ditos “inovadores” e tive que aguentar seus defensores mandando essa pros gerentes como forma de justificar todas as críticas. Não encare como uma máxima do jeito que você está fazendo. Muitas vezes quem desconfia está certo, principalmente quanto tem critérios. Opinião minha.

Eu concordo com você quando diz que o overlap não é condição suficiente pra dizer que algum produto vai ser descontinuado. Isso porquê existe mercado pra NB e Eclipse e algum cliente pode, por exemplo, preferir ficar com o JDeveloper como segunda opção ao NB (ou outras combinações). Eu não sei como é o market-share, mas desconfio que ambos tem boa presença.

abraços.

M

"

L

A frase não quer dizer que o novo é melhor ou pior que o antigo, ela apenas reflete a pura verdade, que o novo traz consigo o medo e a luta para abandonar o antigo, abandonar o antigo nao quer dizer mudar radicalmente para o novo, mas por exemplo unir o antigo ao novo, caso isso seja melhor para o seu caso. O antigo por ja estar dominado, acomoda e te traz a ideia que é o melhor, as vezes.
A história nos mostra que mudanças sempre são severamente criticadas quando anunciadas, porem, se tornam padrões após algum tempo, até chegar algo novo e gerar novamente o mesmo sentimento.

No mais concordo com voce, sempre temos que analisar se o novo é melhor ou não para nós e não aceita-lo passivamente.

abraços.

M

ramilani12:
Marcio Duran:
ramilani12:
Leozin:

A maior furada da SUN foi aquisição do mysql, até agora não rendeu frutos para empresa :stuck_out_tongue:

Algumas estratégias não visam uma colaboração visam sim comprar uma tecnologia e depois não avançar ou então para espalhar soluções baratas com pouco investimento, tecnologia é um jogo de ações , como uma bolsa de valores, você comprar e vende papéis e assim é com as tecnologias e empresas que fazem fusão para não morrem. A IBM pode sim comprar a Sun Microsystems e isso pode sim ser um ótimo negócio , pois o nível de qualidade e investimentos serão de grande escala, quem sabe um nova versão de IDE unindo o bom do NetBeans com o bom do Eclipse.

abrsss…

C

Acho que a Oracle nao tem condicoes de assimilar uma Sun. Nao pela Sun ser uma empresa de hardware, mas pq a Oracle é uma empresa de banco de dados.

T

Acho que a Oracle nao tem condicoes de assimilar uma Sun. Nao por causa que a Sun seja uma empresa de hardware, mas pq a Oracle é uma empresa de banco de dados.

Não é questão de “condições”.
É questão de dinheiro em caixa, posicionamento estratégico e discussão com os acionistas.
Se a Oracle não quer perder o foco, não vale a pena comprar a Sun (talvez apenas um ativo, como o MySQL); mas se o posicionamento estratégico indicar que é interessante comprar a Sun para entrar em determinados mercados - por exemplo, de servidores - então vale a pena comprá-la.
Como foi dito pelo cmoscoso, nada leva a crer que a Oracle repentinamente mude seu foco e compre a Sun só porque tem alguns centavos sobrando no fundo do porquinho…

M

"

T

O Lotus Symphony hoje em dia é a versão da IBM para o OpenOffice, conforme vocês podem ter visto.

Da mesma forma que a linha Alpha foi assassinada pela HP quando ela adquiriu a Compaq (e a linha PA-RISC da própria HP também, por causa da aposta no Itanium ), se a IBM comprar a Sun provavelmente a linha Sparc acabará sendo assassinada - a Fujitsu pode continuar a fabricá-la, mas a Fujitsu também fabrica servidores Itanium. Que pena.

Talvez seja usada alguma expertise do Solaris no AIX para que o AIX possa rodar em ambiente X64.
Mas é mais provável que o Solaris seja desossado já que não há muito interesse de rodar o AIX em máquinas que não sejam PowerPC, já que o que a IBM usa em máquinas X64 é Windows ou Linux.

K

Bom, desenvolvedor de verdade não fica com medo dessas negociações, está provado que mesmo que o Java seja open source, ele só irá avançar mais rápido com uma ou mais empresas por trás para bancar o custo do desenvolvimento, claro que algum voluntário vai postar a sua contribuição lá, mas é pouco, quem lucra com Java são os sangues sugas que tiraram e tiram proveito dela, pode dizer sobre o JBoss e outros projetos de sucesso, mas a Sun ganha quanto em cima disso?, a Sun tem vocação para Hardware, não querendo puxar pro lado da Microsoft, mas ela sempre foi boa em fazer negócios e nunca ouvi dizer até hoje alguém dar uma oferta pela Microsoft, é rídiculo e deprimente ver como a Sun está valendo pouco e ainda sendo esnobada pela IBM como não ser nem de longe a melhor escolha para eles.

Como discutido antes aqui, ser pago não significa ter produto de melhor qualidade, tudo depende do modelo de negócio e o modelo de trabalho, a Microsoft é corajosa porque impõe mudanças para melhor, mesmo que quebre a compatibilidade, pode acontecer bugs nesse meio termo, claro que pode, nenhum software é livre de bugs, convenhamos, não vamos ficar falando de Linux, ele já está há muito tempo no mercado e ainda não dominou o mundo como esperavam, pergunte a 10 usuários comum, o que ele prefere usar, Windows ou Linux? Broffice ou Office 20xx, exclui aí os “nerds”.

Quer coisa boa, vai ter que pagar, quer mulher bonita? vai ter que bancar, nada nessa vida é dado, tudo tem um preço, se o principal negócio da Sun é Hardware, porque investir alto em software se ele não dá o retorno pra levantar a empresa? Java não sofre de ineficiência tecnologica e sim de um modelo de negócio sustentável para quem criou ele, para os sangues sugas, esse modelo está ótimo. Essa bolha encheu e está pra estourar. IBM também é um gigante impressionante, ela consegue mudar as direções dos negócios rapidamente, fez certo abandonar a divisão desktop e investe em negócios rentáveis, cabeças estão rolando, executivos que só atrapalham as empresas com as suas idéias mirabolantes, acabou a folga, já era, e não fiquem triste, o Java não vai acabar tão cedo.

F

Bom, eu particulamente nao tenho muita opniao, mas fico pensando em Netbeans e Glassfish, o que seriam deles?

Mas será que vão deixar??
ANÁLISE-Acordo entre IBM e Sun pode despertar surto antitruste

L

knowledgebr:
…Java … open source … sangues sugas … Microsoft … boa … Linux … não dominou … quer mulher bonita? vai ter que bancar … IBM … negócios rentáveis … executivos … atrapalham as empresas com as suas idéias mirabolantes …

Isso acima é uma versão reduzida do que você disse. Enfim, ainda gostaria que você provasse que, quem se aproveitou do Java era sangue-suga. Detalhe: será que nenhum dos milhares de funcionários e ex-funcionários da Sun perceberam os sangue-sugas?

Para refletir: Chris Anderson, o mesmo do livro “A Cauda Longa”, introduziu em seu artigo “Free!” a invenção da lâmina de barbear descartável, por Gillete, que foi um dos primórdios do produto grátis. O cabo do aparelho era o que, para o industrial, tinha o maior custo de produção, só que era distribuído de graça! Um homem, de posse do cabo do aparelho, teria que continuamente comprar lâminas de barbear descartáveis da Gillete, cuja margem de lucro compensava o prejuízo da distribuição de cabos.

É assim com o Open Source também! O Linux ou o servidor Java são o cabo do aparelho Gillete, caros de se fazer mas distribuídos de graça. As empresas retiram sua margem de lucro através da venda de lâminas, ou seja, serviços de suporte ou algum outro serviço agregado. (Não é apenas a única forma, claro! Pode-se dizer que gigantes como Google, Yahoo, Facebook e outras invistem no Open Source como decisão estratégica de não ficarem reféns de fornecedores, que poderiam cobrar fortunas ou até participação no lucro, para continuarem com os produtos desses clientes em pé.)

No caso da Sun, se ela distribuiu o cabo pra todo mundo, mas ninguém quis comprar a lamina dela; não é problema do cabo, nem desse modelo de negócio. Muito menos são dos “sangue-sugas”, pois os clientes não tem a obrigação de comprar serviços da Sun, depois de usar sua JVM. (Ou você acha que quem compra cartucho de impressora “remanufaturado” é sangue-suga? Não é, né? Ninguém é obrigado a comprar os cartuchos originais.) No fundo, no fundo, é problema da Sun mesmo.

F

É verdade.
Red Hat, IBM, Oracle, entre outras, estão consolidadas em determinados mercados; é natural que seus produtos, suportados em suas tecnologias estejam a frente no mercado.

:lol: Compre um oracle e ganhe um TopLink JPA… :lol:

E para não cometermos injustiças, vamos lembrar do JCP. Varias tecnologias relacionadas ao Java, nasceram nessas empresas parceiras.

Marcas de cervejas têm: gostos diferentes, mas servidores têm: desempenhos diferentes.

O ser humano é resistente a mudanças, e tenho medo sim; medo de voltar para o “prézinho” para aprender tudo novamente (outra tecnologia) porque o custo é menor para as empresas parceiras ou não. Que dureza! (cerveja ou pinga) ai… :roll: :lol: :wink:

K

Acho que a Oracle nao tem condicoes de assimilar uma Sun. Nao pela Sun ser uma empresa de hardware, mas pq a Oracle é uma empresa de banco de dados.

Opa opa, a Oracle FOI uma empresa de banco de dados. Hoje ela é um conglomerado de múltiplas empresas que foi adquirindo ao longo do tempo, com diferentes equipes e nichos. Uma delas é a BEA, que possui um enorme expertise no meio java e possui a melhor máquina virtual e application server do mercado.

K

marcosalex:
knowledgebr:

Bom, se você se informar vai ver que a unidade Java é lucrativa pra Sun. O grande prejuízo vem da unidade de hardware, que são máquinas caras de comprar e vêm perdendo merdado pra servidores baratos.
Outras empresas que ganham lucro com open source: IBM, RedHat, Novell, HP, Apache Foundation, Mozilla, Google. hehehehe
Nem Open Source nem Software Livre não querem dizer software grátis. Acho que você está confundindo os conceitos ou então quer dar uma de troll e gerar flames. Ou então perdeu o emprego pra algum software livre e quer “se vingar”. hehehehe

Particularmente, ganho dinheiro com Open Source arrancando Windows por aí e migrando plataformas. heheheh :lol: :x

Nem de longe perdi emprego para algum open source, não sou tapado em não usar tecnologia de acordo com o requisito especificado, pode ser open source ou proprietário, o que tem que ser feito é resolver o problema do cliente, não fique triste porque a Sun está quebrada, pra provar como a comunidade é traíra, falam que o Java não corre risco de nada porque corre independente da empresa, sendo a Sun a mãe da plataforma e a que mais investe no seu desenvolvimento, porque está quebrando falam que ela não é necessária pro Java, isso é muita falta de consideração e prova como sugam sem pagar nada por isso, se a Sun promove o Java para fomentar algum produto seu, então este modelo não vem dando certo, o pessoal não compra suas máquinas, mal agradecidos.

K

lavh:
knowledgebr:
Leonardo3001:

É isso.

A diferença é que o Java pode caminhar independente de uma empresa, diferente do seu amado Delphi, que é totalmente dependente da Borland. Alias, Delphi ainda existe?

Isso prova o quanto você é ignorante, como a empresa está mal nos negócios, é tão apaixonado por Java que agora rejeita a mãe do Java dizendo que ela não é necessária caso venha quebrar totalmente, muito mal agradecido, eles dispensaram grandes recursos para alavancar esta plataforma e é assim que você agradece, um sangue suga como você nunca contribuiu com um código se quer pra melhorar a tecnologia Java, só chupou até o caroço da Sun e depois cospe no prato que comeu, Java caminhar independente da Sun? quem vai tocar o código? Você?

Sobre Delphi, Borland está em outro nicho e não tem mais nada a ver com Delphi, vai se atualizar, não vamos ficar fazendo comparação aqui, nem tem como comparar, se um dia você usou isso, deve ter sido muito dos amadores que já usaram esta ferramenta que continua ativa para um nicho específico que o Java nunca conseguiu dominar, não vamos comparar, como já repetiram, java não é pra tudo e não é forte no Desktop. Se um dia usou mesmo o Delphi deve ter sido um dos muitos coladores de componentes e sem iniciativa para criação de algo funcional, com certeza no Java não deve ser diferente, deve ser mais um dependente de framework pra tudo, por isso que agora o salário anda caindo, os frameworks são bom para as empresas porque barateia o custo do desenvolvimento, isso é ótimo.

O Java não vai acabar, fique tranquilo, agora não fale mal da Sun, você suga dela o seu sustento sem pagar nada por isso, Java e Sun caminham juntos, Java sem a Sun não é Java.

K

Leonardo3001:
knowledgebr:
…Java … open source … sangues sugas … Microsoft … boa … Linux … não dominou … quer mulher bonita? vai ter que bancar … IBM … negócios rentáveis … executivos … atrapalham as empresas com as suas idéias mirabolantes …

Isso acima é uma versão reduzida do que você disse. Enfim, ainda gostaria que você provasse que, quem se aproveitou do Java era sangue-suga. Detalhe: será que nenhum dos milhares de funcionários e ex-funcionários da Sun perceberam os sangue-sugas?

Para refletir: Chris Anderson, o mesmo do livro “A Cauda Longa”, introduziu em seu artigo “Free!” a invenção da lâmina de barbear descartável, por Gillete, que foi um dos primórdios do produto grátis. O cabo do aparelho era o que, para o industrial, tinha o maior custo de produção, só que era distribuído de graça! Um homem, de posse do cabo do aparelho, teria que continuamente comprar lâminas de barbear descartáveis da Gillete, cuja margem de lucro compensava o prejuízo da distribuição de cabos.

É assim com o Open Source também! O Linux ou o servidor Java são o cabo do aparelho Gillete, caros de se fazer mas distribuídos de graça. As empresas retiram sua margem de lucro através da venda de lâminas, ou seja, serviços de suporte ou algum outro serviço agregado. (Não é apenas a única forma, claro! Pode-se dizer que gigantes como Google, Yahoo, Facebook e outras invistem no Open Source como decisão estratégica de não ficarem reféns de fornecedores, que poderiam cobrar fortunas ou até participação no lucro, para continuarem com os produtos desses clientes em pé.)

No caso da Sun, se ela distribuiu o cabo pra todo mundo, mas ninguém quis comprar a lamina dela; não é problema do cabo, nem desse modelo de negócio. Muito menos são dos “sangue-sugas”, pois os clientes não tem a obrigação de comprar serviços da Sun, depois de usar sua JVM. (Ou você acha que quem compra cartucho de impressora “remanufaturado” é sangue-suga? Não é, né? Ninguém é obrigado a comprar os cartuchos originais.) No fundo, no fundo, é problema da Sun mesmo.

Se você ajudou a Sun com alguma coisa no código do Java para melhorá-lo, então você não é um sangue suga e sim um cara que acredita na causa open source, do contrário é também mais um chupim, sangue suga.

Não é culpa do modelo de negócios? A Sun realmente não obriga comprar os produtos dela porque usam o Java dela, foi aí que ela errou, a bolha estorou cara, você ia manter um negócio que não lhe renderia lucros? Não compare o Linux com Java, o Linux não foi feito por empresa alguma, você com certeza já sabe disso, aliás o Linux é o que menos sofre de especulação, ele anda sozinho mesmo desde o início, as empresas viram nele uma oportunidade de lucrarem mais e estão aí, veja a Novell como exemplo, mas o Linux não sofre nem de longe especulações sobre o seu fim ou atraso no desenvolvimento por causa de empresas, o Java recentemente foi declarado open source, a Sun deveria criar uma super IDE ou algo assim e cobrar por ela, fornece apenas a JVM como a Microsoft faz com o .NET, isso é só cagada que fizeram, mas não quero aqui afirmar que foi o Java que trouxe prejuízo a Sun, é o modelo de negócio deles que anda ruim. O processo de abrir o código do Java já era esperado, melhor dar o código e não gastar muito com isso se o retorno é baixo se comparado ao mercado de Hardware, não conseguiram atrelar o uso do JVM para usarem seus outros produtos, como diz o ditado prove agora a dose do seu próprio veneno.

M

"

B

Se a compra pela IBM fizer a Sun tirar a coleira que ela coloca em todos os seus projetos de código aberto, eu aprovo com muito gosto.

M

"

M

[size=18]"IBM VAI COMPRAR A SUN MICROSYSTENS !!!"[/size]

Q

volnei:
quebrado:
t+

A propósito quebrado, sabia que a Microsoft comprou a JCP e o Java agora vai ser Java.net?

Primeiro a microsoft PODE compra a SUN facilmente. e a noticia que o colega postou é verdadeira. Então pq vc ta estressado?
Não vou descambar o post.
e a historia acaba aqui.

K

quebrado:
volnei:
quebrado:
t+

Primeiro a microsoft PODE compra a SUN facilmente. e a noticia que o colega postou é verdadeira. Então pq vc ta estressado?
e a historia acaba aqui.

Estão muito apaixonados por Java que não veem a situação, a casa caiu, e agora tem gente querendo comprar, pegar o que dá lucro e jogar fora o que não dá, é assim os negócios.

J

volnei:
quebrado:
t+

Vamos falar um pouco mais sério? Onde você viu esse absurdo?

M

Fico muito triste em saber que a SUN não está se dando bem no mercado. E ao contrário de muitos aqui eu torço para uma empresa que me permiti ganhar meu salario. Inclusive a Microsoft a qual ja fui muito grato por causa do VB, e que tem se mostrado sempre um porto seguro, tanto para clientes como para desenvolvedores. Mesmo com seu modelo absurdamente fechado e autoritario do qual sou totalmente contra. Mas o motivo real da minha preocupação é que a IBM não é tão diferente assim quando a coisa é lucro e prejuizo. É uma empresa da época da Microsoft e conservadora. Só muda seu estilo quando a ameaça do prejuizo a persegue. Coisa que a SUN parece não saber fazer. Mas exatamente por isso, nenhuma dessas 2 empresas seriam capaz de criar o que a SUN criou (além do java tem muito mais coisa). E é essa parte que me deixa mais triste. Se a a IBM comprar a SUN vamos perder uma empresa criativa e muito competente para tecnologia (e vem se mostrando péssima para negócios). O Java jamais seria o que é hoje sem a SUN. Ela é a garantia de que o java é confiavel e vai continuar avançando para o mercado, assim como a Red Hat é garantia de Linux nos servidores. Sem essas empresas, tais tecnologias não passariam de projetos cientificos de faculdades (no caso do java ia morrer com seu criador), como ocorre com outras linguagens até melhores que o java conceitualmente.
Eu acho que a IBM não vai dar continuidade do java da mesma forma que é feito hoje. Se o lucro ou prejuizo ameaçarem algo, ela vai tomar a decisão que for melhor para ela, e não para a tecnologia. E quem acha que o Java sobrevive sem uma empresa por traz está muito enganado. Clientes gostam de garantia. Não saem por ai usando uma coisa sem contratos, advogados e etc. Todas as tecnologias que usamos com JAVA que são open-source entram na balança como JAVA. E java é SUN. Se desvincular isso todos migram para o .NET porque mais confiável que a Microsoft (aos olhos dos clientes) não tem. Só é bem mais caro que a concorrência.
E não vamos esquecer das pessoas envolvidas nesses projetos. Sempre rola uma antipatia, e se sai os cabeças, aqueles que realmente fazem a coisa andar. As coisas desandam. Imaginem outra pessoa tomando as decisões do kernel do Linux senão o Linus. Tipo o maluco do GNU. Meu ninguem mais ia usar Linux na vida alem dos Nerds.
Portanto eu prefiro que a SUN não seja vendida coisa nenhuma e que se recupere no mercado de hardware onde ela sempre foi boa, mas deu uma vacilada na ultima década.
E espero que o JCP não abandone o projeto caso a venda ocorra. Pois esses java open-sources que estão sainda não rodam direito as coisas feitas na JVM da SUN. Ta fogo.

R

Mais uma notícia relacionada ao assunto:

Analistas afirmam que compra da Sun pela IBM afetará Oracle e SAP

[EDITADO]
Desculpe-me pessoal, não tinha visto que a notícia já tinha sido postada.

[/EDITADO]

K

ranophoenix:
Mais uma notícia relacionada ao assunto:

Analistas afirmam que compra da Sun pela IBM afetará Oracle e SAP

[EDITADO]
Desculpe-me pessoal, não tinha visto que a notícia já tinha sido postada.

[/EDITADO]

Muita coisa vai mudar, os negócios tem que ser impulsionados, a IBM não ficar melhorando o Java pra ter concorrentes de peso contra eles como Oracle e SAP, será que estas empresas irão fazer variantes de Java? Comunidade Open Source vai tocar sozinha? será?

L

Pois é, o Louds tinha comentado isso. Não sei se a IBM seria menos “amarrada”. Todos os projetos Opon Source da Sun os desenvolvedores reclamam desse comportamento dela.

A Sun nunca realmente entendeu como trabalhar com projetos open source. É extremamente difícil para colaboradores externos perseguirem sua agenda em um projeto sob o controle da Sun.
Basicamente ou você segue a cartilha deles e seu trabalho fica completamente travado e dependente dos engenheiros dela ou você faz um fork do projeto.

Pode verificar que é exatamente isso que acontece. O OOO é um exemplo disso. Outros projetos mesma coisa.

R

Disse quase tudo o que eu penso a respeito (eu não tenho dívidas de gratidão com a MS, pelo menos ainda não hehe). Eu só tava com preguiça de escrever tanto. Obrigado. :wink:

J

knowledgebr:
quebrado:
volnei:
quebrado:
t+

e a historia acaba aqui.

Estão muito apaixonados por Java que não veem a situação, a casa caiu, e agora tem gente querendo comprar, pegar o que dá lucro e jogar fora o que não dá, é assim os negócios.

O que o Java te fez pra você ter tanta raiva dele, cara? Te deixou desempregado? :stuck_out_tongue:

M

rifag:

Disse quase tudo o que eu penso a respeito (eu não tenho dívidas de gratidão com a MS, pelo menos ainda não hehe). Eu só tava com preguiça de escrever tanto. Obrigado. :wink:

Se você digitou isso usando windows você tem sim. E fique feliz por ela existir. Pois ela foi a primeira a ganhar a confiança das empresas e pessoas comuns, além de inspirar uma legião a se dedicarem tanto ao linux (o qual uso em casa com o maior orgulho). Mas não fico cuspindo para cima pois eu sei que cai na cara. A IBM não age como a microsoft que luta sozinha pelos seus interesses de software fechado, mas ela luta sim pelos interesses dela. E se o java por acaso for uma arma para prejudicar a concorrência (Microsoft ou não), não pense que ela não usaria.
A SUN foi tão copentente no que fez com o java, que não só a IBM mas Oracle, SAP, Comunidades Open source, Universidades, bancos, governo e tantas outras empresas investiram e usaram o java sem a menor preocupação de um dia ela usar isso a seu favor. A Confiança éra tanta que a SAP por exemplo está alterando sua plataforma para linguagem.
Consegue ver essas empresas fazendo isso se fosse a IBM a criadora do java?

E cara de nada. Eu gosto de escrever hehehe.

A

O pior não é o que pode acontecer com Java e sim com o MySQL…

PS: Não tenho qualquer dívida de gratidão com a Sun. Se não fossem nós, desenvolvedores, Java não seria nada hoje…

R

Então, eu uso alguns windows sim, no note e no trabalho. Mas não tem sido nenhum favor da MS. Achei que dívidas de gratidão não se estabeleciam quando você comprava alguma coisa de alguém, ou no mínimo ajudava a popularizar tal produto. Senão, da próxima vez que eu for comprar uma bugiganga qualquer eu vou dizer pro cara: “Fico te devendo essa hein!!”. Bom, talvez você só tenha escolhido uma expressão meio inadequada, achei até que você tinha trabalhado na MS pra dizer isso. Mas se for gratidão mesmo, de coração, heheh, fale por você. Se é assim eu sou ingrato.

Quanto a alguns projetos de SL que tenham como objetivo o bem comum, como eu já disse antes a relação pode ser outra. Esses são trabalhos como a própria denominação diz comunitários: feitos pela comunidade e para a comunidade :shock: .

Não, acho que não consigo.

Abraço! :slight_smile:

J

Iai gente beleza?

Projetos Open Sourse, realmente a Sun não é muito boa nisso, até hoje não é muito bem explicado esse negócio da licensa de uso do java, nos anos 90 houve uma briga feia entre a Sun e a IBM, porque a IBM estava desenvolvendo e vendendo softwares em Java, ai a Sun falou que para o uso comercial a IBM teria que pagar…acho q poucos sabem desssa historia… Atualmente, eu ainda não compreendi muito bem onde encaixar o java, se é pago, se não é, talvez nem a Sun saiba… mas isso é assunto para outro tópico que abrirei logo que os animos desse aqui se acalmarem…

Quanto a continuidade ou não do java. Senhores… o IBM desenvolve muitos softwares em java e vende, aluga, licencia, sabe-se lah o que … mas ganham dinheiro… eles faturam em treinamento com esse softwares, eles treinam muitos funcionários com java, a IBM faz contratos confaculdades para que eles possam dar cursos de pós em java, FATECs e ETECs (faculdades e cursos tecnicos presentes do estado de são paulo) estão cada vez mais fechando acordos com a IBM para que eles deem pós graduação e pós tecnico, gratuitamente, em Programação para computadores de grande porte e Desenvolvimento de sistemas em java. Olha o DINHEIRO que eles estão investindo nisso ai. tem que dar treimamento pros professores, tem que disponibilizar material, tudo isso para formar mão de obra capacitada…

Na IBM sobram vagas … isso mesmo… para trabalhar ccom java … (eles exigem ingles fluente)

Investem muitoo dinheiro no desenvolvimento do eclipse

Investem muitoo dinheiro em treinamento de funcionarios para que eles aprendam e desenvolvam em java

Desenvolvem Muitooos aplicativos em java …

ou seja … eles ganham muitooo dinheiro com o java … e conforme o barco vai andando … vão ganhar muitooo mais …

Nunca eles vão comprar a Sun, achar que o java não dá lucro e corta-lo … seria um tiro de canhão no pé!

Seria muito dinheiro jogado fora, por tudo o que eles investem e investiram no java…
O que eu falei acima gente … é pura administração … e covenhamos, administração a IBM sabe, o problema da Sun é que ela sabe demais de informatica e não teve tempo de aprender administração …

Eu tenho certeza que a sun não vai acabar com o desenvolvimento do java, seria burrice… e eles não são burros, pode acreditra!

Agora, um amigo no tópico acima, que falou sobre o Linus está coberto de razão …

Caso a IBM dê continuidade ao java, vai acabar com a “mística” do java, e por mais feio que pareça, muita gente programa pelo o coração do que pelo bolso, tem gente q trabalha com java, e não larga o java, só porque tem NOJO de escrever Console.Write e morre de prazer ao escrever System.out.println … e caso a IBM tome as rédeas da Sun, o destino do java estará nas mãos da rival, e os caras da Sun q desenvolvem o java não vão gostar nada disso, o estilo da linguagem vai mudar, a ideologia da linguagem vai mudar, e muito funcionario da sun não vai gostar … e muito desenvolvedor não vai gostar…

Mas é o seguinte, caros amigos, a IBM também sabe disso … por iso aí é administração … matéria … recursos humanos … motivação … etc etc … eles sabem disso ae …
E sabendo disso, ela irá tomar medidas, ao menos cabíveis … se os caras da IBM entrarem na Sun dizendo …

• Ai pesssoal … vamos lá … a gente tá aqui pra melhorar … éé è java é java éjava
    não vai rolar … ahuhauahu
    Mas se eles adotarem uma boa estratégia humana, eles conseguem … nada de trocar os chefes, nada de trocar o SEO, compre … mas negocie as mudanças, e não imponha … Se a IBM afogar a cultura da Sun … gente … aí sim … já era o java. porque por mais que vocês digam que não … quem desenvolve o Java são pessoas … é é sabiam? auhahauhauhauahu de carne e osso como eu e vcs, e que tem coração, paxoes e ideais …
    Se eles adorarem a estratégia humana correta, eles conseguem levar o java, porque as mentes brilhantes estão lá na Sun, e se a IBM fazer certo, essas mentes continuarão lá e darão frutos, como estão dando até hoje

É isso, não acredito que a IBM irá acabar com o java, tendo em vista que caso iso acontecesse, seria jogar dinheiro pela janela.
Agora, ela pisará em ovos, para poder lidar com a parte humana da empresa, mas se ela conseguir o cara certo para motivar os funcionarios a continuarem criando e trabalhando (acho que Steve Jobs seria perfeito, mas ele tá na Apple :confused: ) eles vão conseguir, manter, melhorar, e lucrar muito com o java …

é isso ae …precisava alguem dar uma parte de ADM pra esse tópico ahuahauhau…

falows

P

@javando disse tudo!

A sun tem bons developers que não são bons administradores.

Uma boa união podia ajudar o java

Apenas temo pelo MySql, virtualBox, Netbeans. Coisas que não vão ter muito interesse para a IBM

K

porfirio:
@javando disse tudo!

A sun tem bons developers que não são bons administradores.

Uma boa união podia ajudar o java

Apenas temo pelo MySql, virtualBox, Netbeans. Coisas que não vão ter muito interesse para a IBM

Bom, a SUN ditou o ditado deles pro pessoal da Mysql e alguns já vazaram de lá por não gostarem do estilo da Sun, se a IBM é paciente e dá beijo na cabecinha de funcionário que não concorda com o estilo deles, então deve ser algo revolucionário, tipo, trabalhe como você quiser.

Eu acho que o Google seria ideal para desenvolver melhor o Java, assim o Java iria se libertar dessas empresas com vocação para Hardware que não sabe o que faz com o que tem na mão, a IBM já fez isso com MS-DOS no passado, lembras? Bill Gates que o diga, já foi orelha da IBM e depois assombrou o mundo, rsss.

J

não é pra dar beijo na cabecinha, e sim adotar a estratégia humana correta para minimizar as perdas de capital intelectual, tudo uma questão de tato, e de gente que saiba fazer isso.

Criado 18 de março de 2009
Ultima resposta 25 de mar. de 2009
Respostas 112
Participantes 60