Idéias para TCC - JAVA

24 respostas
G

Boa tarde pessoal do GUJ.
Primeiramente gostaria de pedir desculpas caso este tópico não esteja de acordo com as normas do site.
Sou iniciante, procurei por este assunto no fórum, porém não encontrei algum que me ajudasse.

Bem vamos lá…

Estou concluindo o curso de técnico em informática e para receber o diploma do mesmo é necessário eu apresentar um TCC à banca.
Pois então,ultimamente, minha criatividade anda meio baixa, hahahahahaha.

Gostaria de ler as sugestões de vocês.

Lembrando que o software deve contemplar além da linguagem JAVA, também algum banco de dados (no meu caso, creio que será o MYSQL).

Como meu notebook possui leitor biométrico e câmera, estava pensando em utilizar as funcionalidades do mesmo.

Ahhhh, softwares para bibliotecas ou agendas de contatos estão “manjados” onde eu estudo. Gostaria de algo diferente.

Abraçãoo pessoal,
conto com a ajuda de vocês.

Obrigado pela atenção.

24 Respostas

H

Faça um autenticador utilizado os recursos acima uai, para bater ponto, ou abrir a porta da empresa. :twisted:

A

cara o leitor biometrico deve ser meio complicado vc faze alguma validação com ele…

• a câmera digital vc pode usar por exemplo para cadastrar produtos…

outra idéia legal é você conectar o celular no notebook e fazer o sistema enviar sms (fiz isso no meu tcc)
se precisar de ajuda pode ficar a vontade em enviar uma MP ou e-mail ou perguntar no fórum

se vc quiser, podemos montar um projeto um pouco maior e fazer um sistema para web (e continuar com ele) rsrs, eu estou parado nas férias e preciso me oculpar ^^

vlw =)

O

o finger print sdk da griaule deve te ajudar bastante nessa empreitada:

http://www.griaulebiometrics.com/page/pt-br/fingerprint_sdk

G

Valeu pelas idéias pessoal.
Estou analisando-as

Aceito mais idéias também
E alandiniz, não quero explorar ninguém. hahahaha
até porque meu conhecimento de java deve ser bemmmm menor que o de vocês, sou um iniciante.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda pessoal

P

Se vc quiser algo desafiador que vai arregalar os olhos dos avaliadores da banca é criar um projeto pra rodar no Android.
Voce programa em java, usando a SDK do android. Muito legal.
É bem atual.

Vc pode criar uma app para buscar vagas de emprego…sei lah…

boa sorte

A

ai eh top mesmo… android eh a sensação do momento =)

H

Então amigo, da pra fazer um sistema de controle de consumo nas baladas, ao invés do cliente usar cartão, usa sua digital para identificar-se, deve ter bastante material para consulta sobre o tema.

M

Seria bom vc conhecer alguns projetos sociais proximo a sua casa e criar um sistema que ajude os processos deles.

G

Gostei bastante da ideia do controle de consumo de bebidas; e do aplicativo para android, até porque eu possuo um galaxy 5.

Muito obrigado pessoal
Estão ajudando muito mesmo =)

M

cria um framework MVC baseado em REST.

M

Viajou Agora… !!!

G

Mais ideias? =)

L

Cara, na boa…

acho que primeiramente fazer um trabalho de algo que conheça pelo menos os conceitos, não queira aprender algo agora que pode se enrolar e comprometer seu curso.
Considerando que seu curso foi bom e que vc aproveitou isso, seria interessante que nesse trabalho vc demonstrasse isso, tudo que aprendeu durante o curso. Essa é a forma de provar para seus professores e para o mercado que vc aprendeu todos os conceitos.

Assim, não acredito que um tcc de Java seria interessante, e sim um tcc que tratasse de um conceito e utilizasse Java para demonstrar isso. Mas considerando que é um curso técnico vamos parar com essas teorias e partir para a prática.

Primeiro talvez escolher, Web ou Desktop ou Mobile. Sabe algum desses???

Uma idéia interessante usar como base a sugestão dada acima:

mas ao invés disso faça algo para sua escola técnica. Algo que eles possam utilizar mesmo depois de vc sair do curso.

• Controle de alunos, controle de professores, matérias, testes, etc. Algum sistema, aplicação ou ferramenta que ajudasse no controle acadêmico ou outro processo interno de sua escola.

Para isso poderia contemplar diversos níveis; web, desktop e até mobile ou somente um deles. Importante: Defina o escopo de forma que vc não se perca e tente dar um ‘passo maior que a perna’.

Sucesso nessa empreitada!

G

Valeu pela dica Khadi, com certeza vou pensar a respeito do que falaste.

Com certeza terei bem mais facilidade de algo para desktop do que para web ou mobile.

Valeuu pela ajuda =)

A

Se precisar utilizar a base dos CEP´s, use este web service: http://grepcep.com

Boa sorte!

A

guileeng:
Boa tarde pessoal do GUJ.
Primeiramente gostaria de pedir desculpas caso este tópico não esteja de acordo com as normas do site.
Sou iniciante, procurei por este assunto no fórum, porém não encontrei algum que me ajudasse.

Bem vamos lá…

Estou concluindo o curso de técnico em informática e para receber o diploma do mesmo é necessário eu apresentar um TCC à banca.
Pois então,ultimamente, minha criatividade anda meio baixa, hahahahahaha.

Gostaria de ler as sugestões de vocês.

Lembrando que o software deve contemplar além da linguagem JAVA, também algum banco de dados (no meu caso, creio que será o MYSQL).

Como meu notebook possui leitor biométrico e câmera, estava pensando em utilizar as funcionalidades do mesmo.

Ahhhh, softwares para bibliotecas ou agendas de contatos estão “manjados” onde eu estudo. Gostaria de algo diferente.

Abraçãoo pessoal,
conto com a ajuda de vocês.

Obrigado pela atenção.

Kra, a minha opinião sobre TCC é q ela deve estar totalmente alinhada com a área a qual vc pretende ingressar ou já está e quer se especializar… Ex: qdo eu queria fazer estágio em Java optei por fazer sobre Java escolhí qlq coisa sobre Java…

Java é sinônimo d Web, no sentido de “muitas” oportunidade… No entanto, há nichos de mercado como GingaJ (TV Digital) dentre outros…

A

Viajou Agora… !!!

Viajou pq?

V

Faz uma App para Android capaz de monitorar servidores a distancia, por exemplo a sua app pode receber uma mensagem caso a temperatura do servidor esteja muita alta, ou se o trafico de dados estiver maior que o normal isso pode ser um ataque e vc fica sabendo na hora, no meu ponto de vista isso vai ser util para muita gente, não sei se existe alguma coisa parecida no mercado, se existe eu não vi.

M

Viajou Agora… !!!

Nao entendi o seu “viajou” eu particularmente acho uma boa ideia, visto que ainda nao existem frameworks mvc utilizando rest com java, pelo menos nunca vi um que mereça respeito!

A

Viajou Agora… !!!

Nao entendi o seu “viajou” eu particularmente acho uma boa ideia, visto que ainda nao existem frameworks mvc utilizando rest com java, pelo menos nunca vi um que mereça respeito!

VRaptor?

M

Viajou Agora… !!!

VRaptor?

nao conheço vraptor e não tenho opnião sobre ele. retiro oq eu disse sobre mvc rest de respeito.

é claro que pra um tcc seria algo mais simples, apenas fazer um crud com pretty urls e nenhum xml ja seria o maximo e vai dar um conhecimento enorme.

D
R

Acabou o ano meu jovem…

A

Kanin Dragon é vc?

Criado 16 de dezembro de 2011
Ultima resposta 21 de dez. de 2011
Respostas 24
Participantes 16