Zoom em parte da imagem conforme posicionamento do mouse

3 respostas
F

Estou com um problema, espero que possam me ajudar…

Tenho uma imagem que abre em um JLabel, preciso que quando o usuário passe o mouse por cima da imagem, seja feito um zoom daquela parte da imagem em que o mouse está posicionado.

Como posso fazer isso?

3 Respostas

V
  1. Peça para seu usuário usar a lupa do Windows (mais fácil, prático e não exige programação), ela está entre as opções de acessibilidade;
  2. Pesquisa sobre AffineTransform. Não existe o comando “zoom” no JLabel, então você será obrigado a implementa-lo no braço usando Java2D.
F

Me corrija se estiver errado, pesquisei sobre AffineTransform, mas parece que só funciona com formas geométricas do Java2D.
Inclusive tem um tópico aqui sobre isso, que no final o ViniGodoy respondeu que pode ser feito com imagem também:
http://www.guj.com.br/posts/list/227635.java

Mas eu consigo fazer isso com imagens inteiras e não pedaços da imagem, correto? Preciso que funcione como efeito de lupa(ao passar o mouse por cima da imagem, dar zoom SOMENTE naquela parte da imagem), algum exemplo ou idéia de como posso modificar o tamanho de parte da imagem?

Cliente é chato, não quer usar lupa do Windows e sim que esse recurso esteja na aplicação.

V

Pode fazer com qualquer método de desenho do Java 2D.

E existem desenhos de método drawImage na classe Graphics2D, que incluem desenhar partes de imagens também.

Criado 16 de dezembro de 2010
Ultima resposta 22 de dez. de 2010
Respostas 3
Participantes 2