Galera quero fazer uma levantamento de áreas onde o java está presente, poderiam contribuir?
Quais softwares swing vcs conhecem?
Existem vários p/ o próprio desenvolvimento java, feitos pela oracle, ibm… Tem o jude uml, squirrel e muitos outros.
Se não me engano o uTorrent é java, ou algum outro cliente torrent…
Também não lembro qual, mas teve um jogo de pc “primeiro nivel” que foi feito em java, mas não lembro qual foi (chuto que foi um harry potter).
Podem acrescentar mais?
Tem o javaDb e o HSQLDB como gerenciadores de banco de dados, este segundo sendo usado no open office.
E os applets?
Normalmente usado pelos bancos (conhecem algum que não use?) e também pelo site nintendo8.com
Tem também java nos smart cards. Alias existe alguma outra alternativa ao java nos smart cards?
Java está presente em todos os bluerays.
Tem o java na tv digital
Java em tempo real. Só não sei citar alguma aplicação que o utilize…
Java em diversos dispositivos móveis, inclusive a plataforma android utiliza java (ok, bem alterada, mas é java).
Java naqueles legos MindStorms.
Java SPOT (esse descobri mês passado)
Obviamente java nas aplicações web, acho que aqui não precisamos comentar muito 
Enfim, queria que me ajudassem com um apanhado geral de tudo que o java é capaz e faz. Acho que muita gente nem tem conhecimento dessas coisas. Eu sei que muitas vezes ele não é o melhor em cada uma dessas áreas, mas não deixa de ser interessante que faça tanta coisa.
Se puderem, vão falando ai o que lembrarem