Iniciante em J2Me ... da um força ai galera

28 respostas
X

koeh galera

Bem ja tenho bom conhecimento de java J2se … porem sou analfabeto em J2Me

tem como passar tutoriais, dicas ou os primeiros passos pra dominar J2me

vlws a todos q vierem a me ajudar

xau

28 Respostas

F

Tem um artigo que fiz para a faculdade aqui
Espero que ajude vc.
Depois tem mais no google

J

O tutoria do cara ai em cima e Bom viu.
Leia ele.

É um bom começo.

So que tem Muito mais pela frente.
As api’s parecem seinple e pequenas mas nao é.
:roll: :roll: :cry:

:smiley:

X

vlws pela ajuda jah to no caminho certo

abraços

W

po furutani, nao to conseguindo abrir sua apostila. axo q ta off

Q

ae wolf, o tuto ta ‘on’ sim, mas ele é um link pra um arquivo pdf, pode ser q seu navegador esteja demorando a carrega-lo

W

era pau do meu navegador mesmo :frowning:
valeu ai !

D

Bem entrei em vários grupos de discuções e eles recomendão CORE JAVA 2 ME como uma ótima referencia.
Bem há a JAVA MAGAZINE desse mês que começou com um “MINI CURSO” de J2ME e a matéria esta explêndida parabéns para Osvaldo Pinali Doederlein por essa matéria.
A web ta cheinha de materiais de J2ME alguns são bons outros não, o importante é vc pegar um que vc entenda.

Eu não sei se vc entende de inglês mas posterei alguns links de livros logo abaixo:

[color=blue][/color]Core J2ME Technology:
http://www.flazx.com/ebook1696.php
Wireless J2ME Platform Programming:
http://www.flazx.com/ebook1777.php
Sams Teach Yourself Wireless Java with J2ME in 21 Days:
http://www.flazx.com/ebook4085.php
Beginning J2ME: From Novice to Professional, Third Edition (Novice to Professional):
http://www.flazx.com/ebook7067.php
Enterprise J2ME: Developing Mobile Java Applications:
http://www.flazx.com/ebook7130.php

[color=#444444][/color]
Qualquer coisa procure artigos como do nosso amigo a cima e em outros grupos de discuções ok? não fique limitado a apenas um material de pesquisa e procure o que mais lhe agrada com uma linguagem atrativa e que vc possa enterder o máximo o possivel até mais.

D
  • Material

Tutorial por Juliano Carniel e Clóvis Teixeira
http://www.engcomp.ufrn.br/~evebat/tutorialj2me1.pdf

Tutoriais e Artigos do Guj:
http://www.guj.com.br/artigos.jsp#2255040

Official Page J2ME da Sun:
http://java.sun.com/javame/downloads/index.jsp

Tutoriais e Artigos do Portal Java
http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Content&pa=list_pages_categories&cid=16

S

muito bom este tópico!!

D

Se é bom não deixem ele morrer se não ele se afunda nesse marzão de tópicos e os iniciantes depois não o encotrarão. Postem mais material ai galera pro povão que ta bem no inicio pra ajudar a eles a desenvolver algo mesmo que seja um helloword.

// crie um pacote aki

import java.io.IOException; // pacote para tratação da IOException
import javax.microedition.midlet.*; // pacote para exportação dos componentes midlet
import javax.microedition.lcdui.*; // pacote para exportação dos componentes lcdui

// classe pública herdando de MIDlet e implementando a interface CommandListener
public class HelloWorldAdvanced extends MIDlet implements CommandListener { 

// os objetos estão em estado default eles não são nem public nem protected nem private
    // então eles são do modo package

// instancia o objeto display necessário para saber qual display o celular irá
    // estar em modo operante
    Display display; 
    // instancia um form que é uma espécie de frame para o celular todo objeto será adicionado nele
    // atraves de form.append(item);
    Form form = new Form("HelloWorldAdvanced");
    // instancia do ticker. É uma barra que dispõe informações ela fica deslizando como 
    // aquelas barras que vemos em paginas de internet
    Ticker ticker = new Ticker("HELLO WORLD!!!! HELLO");
    // instancia do StringItem que básicamente mostra uma mensagem na tela e pode ter uma url ou não
    StringItem stringItem = new StringItem("Hello Label:","HelloWord String");
    // instancia de um objeto command, no caso aqui um commando para 
    // Sair para podermos fechar nossa aplicação
    Command commandSair = new Command("Sair", Command.EXIT, 1);
    //instanciamento de uma String para colocarmos no nosso ChoiceGroup
    String[] stringElements = {"Primeiro Item", "Segundo Item", "Terceiro Item"};
    //instanciamento do objeto Choice group que basicamente é um grupo de elementos cujo qual
    //se deve escolher uma opção
    ChoiceGroup choiceGroup = new ChoiceGroup("Label:", Choice.POPUP, stringElements, null);

// Método de Iniciação da Aplicação do celular, este é o estado onde o celular esta rodando
    // uma aplicação.
    public void startApp()  {            
        // pega o display corrente
        display = Display.getDisplay(this);
        // seta o ticker no display corrente (form)
        form.setTicker(ticker);    
        // seta o stringItem
        form.append(stringItem);
        // seta o choiceGroup
        form.append(choiceGroup);
        // seta o commandSair
        form.addCommand(commandSair);
        // aqui setamos o commandListener que espera a ação necessária de cada command
        form.setCommandListener(this);
        // seta a tela "corrente" no caso nosso form como a tela
        display.setCurrent(form);
    }

// Método de pausa do celular que serve para quando nossa aplicação estiver rodando
    // e o celular tocar, não iremos implementar ele aki
    public void pauseApp() {
    }

// método que destroi a aplicação "finaliza" e diz ao AMS(Aplication Manager Sistem)
    // que a aplicação não esta mais corrente e que ele pode retornar ao OS do celular
    public void destroyApp(boolean unconditional) { // recebe um boolean (false) não destruido
        // true destruido
        display.setCurrent(null); // seta o display para nulo apagando qualquer objeto que haja
        // ainda no display
        this.notifyDestroyed(); // notifica a AMS que a aplicação foi destruida

}

// Método que deve ser implementado mediante a interface CommandListener
    // recebe 2 parâmetros o command e sua tela corrente
    public void commandAction(Command command, Displayable displayable) {
        if(displayable == form) {
            if(command == commandSair) {
                destroyApp(true); // aqui setamos o método destroy para true destruindo
                // assim nossa aplicação
            }
        }
    }

}
Ai foi um código de um HelloWord um pouquinho diferente espero que vc's tenham gostado. Eu indico vc's a pegarem a IDE NetBeans juntamente com seu plugin MOBILITY PACK. [url]http://www.netbeans.org[/url] Até mais galera.
S

cara, estou iniciando no j2me e começando com o eclipse/eclipseme e gostaria de saber o motivo da indicação do netbeans.Já é costume seu usar a IDE ou tem mais algum detalhe ?

observação: Muito legal o código que mandou!

D

Bem muitos dizem que mexer com NetBeans é mais complexo que Eclipse ou que o NetBeans é uma ferramenta apenas para profissionais… bem nenhuma dessas é verdade, primeiro o NetBeans não é complexo assim e tbm ele pode ser usado por profissionais, mas geralmente esses não utilizam apenas com esse e sim com outras ferramentas gerais.
Posso lhe dizer que não tenho costume em nenhuma IDE pois eu utilizo Eclipse tbm para programação normal mas prefiro o NetBeans para programação em J2ME pela organização da IDE, e pela facilidade total da debugação, complição e utilização com SDK’s e emuladores de celular.
Por isso que eu prefiro NetBean … mas não importa a ferramenta que vc cria o importante é criar, utilize a IDE que vc estiver melhor familiado e se vc estiver mais familiarizado com a eclipse então continue com essa.
Além disso tudo o NetBeans tem uma ferramenta grafic drag&drop para J2ME que é muito boa fazendo assim Visual MIDlets e diminuindo muito o tempo na hora de vc criar seus MIDlets, bem eu não utilizo essa ferramenta mas tudo bem… como estou aprendendo acredito que é melhor saber oque os componentes fazem o mais próximo deles o possivel!
Até mais… porém teste o NetBeans, faça alguns projetos e me diga oque vc acha, nada como a experiência para te dizer qual delas vc irá gostar mais!!!

A

Galera…
Tem um blog, muito bacana, que comecou a tratar exatamente disso…

A linguagem e’ bem simples… mto legal o texto…

Eu recomendo!

D

Noticia legal pra quem quer começar mas não sabe se deve:

http://wiki.java.net/bin/view/Games/J2ME

M

Ótimo tópico galera.

Eu também estou iniciando agora…

E achei MUITA COISA interessante aki viu…

parabéns a galera do GUJ :wink:

D

:-o Novamente devo fazer o mesmo apelo se gostou não deixe esse tópico morrer apenas isso, muitos iniciantes entram aqui e podem pegar esse tópico como base, realmente é muito legal poder ajudar as pessoas que estão iniciando.
Bem se vc’s quiserem que eu passe mais aplicações de nivel inicial para todos aqui utilizarem posso passar sem problemas seria um prazer ajudar.

M

claro que sim :smiley:

vai la chefe

D

[size=18]Configurando um Ambiente de Programação NETBEANS para Iniciantes(VERSÃO WINDOWS):[/size]

Bem Galera não sei se é todos que sabem fazer mas tudo bem não tem problema, se souberem deixe isso de lado se estiverem com dúvidas o processo é muito simples vamos lá:

Primeiramente se vc não possui o JDK 6.0(ou inferior) instalado em sua máquina vc deve instala-lo, bem se não me engano a versão 5.5 do NETBEANS funciona melhor com o JDK 6.0 porém é compativel com o 5.0, tente não utilizar JDK inferior a isso pois vc pode ter uma queda de desempenho na hora de escrever algum programa e se for utilizar alguma API nova vc terá alguns problemas, então utilize a 6.0 afinal é a ultima versão.

De um Accept no site se não estiver selecionado e escolha a versão mais apropriada para vc (DEFAULT: Windows Offline Installation, Multi-language jdk-6u1-windows-i586-p.exe)

Versão integrada do NETBEANS COM O JDK 6.0 https://sdlc1e.sun.com/ECom/EComActionServlet/DownloadPage:~:com.sun.sunit.sdlc.content.DownloadPageInfo;jsessionid=FD3604052F35CECDC6144F927BDF2264;jsessionid=FD3604052F35CECDC6144F927BDF2264

Novamente escolha a versão apropriada para sua instalação, se sua plataforma for Windows(a visada aki), então provavelmente será a ultima opção:

Java SE Development Kit and NetBeans IDE Cobundle (JDK 6u1 / NB 5.5) for Windows, Multi-language jdk-6u1-nb-5_5-win-ml.exe

Vc tem uma opção de baixar diretamente do site da Sun o JDK 6.0 com o NETBEANS 5.5, se vc quiser o download é um pouco maior porém vc terá as duas ferramentas já integradas no mesmo download.
Se fizer isso só será necessário baixar o Mobility Pack afinal o NetBeans estará junto no download do JDK, mas caso tenha feito o download do JDK separado vc ainda necessitará baixar e instalar o NETBEANS normalmente…

https://sdlc3b.sun.com/ECom/EComActionServlet/DownloadPage:~:com.sun.sunit.sdlc.content.DownloadPageInfo;jsessionid=B2038A834A16AE82E93832EA1403A657;jsessionid=B2038A834A16AE82E93832EA1403A657

[color=green]Baixe a Versão 5.5 do NETBEANS o link abaixo é a versão em PT:[/color]

http://us1.mirror.netbeans.org/download/5_5/mlfcs/200612070100/netbeans-5_5-windows-pt_BR.exe

Após baixa-lo vc necessitará do pacote Mobility Pack do NETBEANS cujo qual contem o WTK(WIRELESS TOOLKIT mais novo de acordo com a versão do MP(MOBILITY PACK)):

[color=olive]Existem 2 versões a: NetBeans Mobility 5.5 Installer que por default é a CLDC(CONECTED LIMITED DEVICE CONFIGURATION) , e a segunda NetBeans Mobility CDC Pack 5.5 Installer(CONECTED LIMITED DEVICE) que é para dispositivos com maior capacidade de memória e processamento. [/color]

http://us1.mirror.netbeans.org/download/5_5/mlfcs/200612070100/netbeans-mobility-5_5-windows.exe

Infelizmente o Mobility Pack 5.5 não tem versão em inglês mas tudo bem.

Após fazer todos os downloads necessários é só instalar, a instalação é um processo normal e praticamente intuitívo não tem nada fora do comum nela então acredito que vc’s possam instala-lo normalmente.

D

[size=18]Continuação…[/size]

Agora vamos a mão na massa, vá em Arquivo, Novo Projeto.
(Se o seu caso for igual ao meu será FILE, NEW PROJECT, pois tenho o Netbeans em Inglês)

Ou a as teclas de atalho Ctrl+Shift+N

Vá em Categorias e escolha, MOBILE, em Projetos(do lado direito de Categorias, escolha Aplicação Móvel(ou MOBILE APLICATION).
Dê um Próximo(NEXT).

Sem o MOBILITY PACK instalado o Netbeans não tem a Opção de projetos MOBILE.

Após Dê um Nome para o Projeto, marque a checkbox Configurar como Projeto Principal(Set as Main Project).
[color=green]Nota: Agora iremos marcar a checkbox Criar HelloMidlet pois queremos uma aplicação básica de Hello como uma “helloWorld” em outros projetos essa check box será descessária e deve ser desmarcada. [/color]

Dê um Próximo(NEXT).

Agora iremos configurar qual MIDP e CLDC iremos utilizar em nosso projeto, vc’s podem deixar essa opção como veio em default ou seja CLDC 1.1 e MIDP 2.0 aqui isso não irá interferir tanto, mas em outros projetos sim, eu aconselho vc’s procurarem os tutoriais aqui no GUJ e no PortalJava para maior compreensão dos Profiles(MIDP) e configurations(CLDC).

Podemos deixar o dispositivo no modo default e o WTK(Wireless Toolkit) tbm.

Dê um Próximo(Next).

E Na proxima janela ele perguntará quais configurações de emulação adicionais vc quer em seu projeto, vc pode dar um Finish agora, não necessita marcar nenhuma opção.

Após isso aperte F6 para Rodar o Projeto.

Vale resaltar que o NetBeans como esta em modo de Midlet Grafico, polui muito o código com os seus padrões, se vc já estiver acostumado conseguirá ler o código normalmente, porém eu não indico que vc faça isso, eu indico que vc utilize o NetBeans como uma plataforma de desenvolvimento por linha de texto e o utilize posteriormente quando vc estiver em um nível melhor de aprendizado, espero ter ajudado quem não sabia desses simples passos para a criação de um HelloMidlet automático do NetBeans…

Agora tente o Seguinte, inciar outra aplicação, desmarcando o check box Criar HelloMidlet, e tente criar um projeto com um código que eu postei nessa seção…

Para inserir uma nova Midlet em um projeto em branco é só ir em Arquivo, Novo Arquivo, Categoria MIDP, MIDLET.

Espero ter ajudado em algo até mais…

D

Para quem curte Criação de Games:

J2ME GAME PROGRAMMING
http://www.chmpdf.com/archives/ebooks/course%20ptr/?file=Course.Technology.PTR.J2ME.Game.Programming.eBook-TLFeBOOK.pdf

E vá em: click on this (link) to download file

É bem legal mas está em inglês quem puder ler eu recomendo 100%

M

vamo dividir em outros tópicos…

e depois criar um tópico FIXO que tenha os links de todos os tópicos “importantes”

D

É kkk pensei nisso ontem mesmo, era muita informação disperça em um tópico só, mas depois pensei novamente… hummm é uma ótima oportunidade para os iniciantes se depararem com um certo tipo de pesquisa afinal o tópico ta crescendo, e algumas vezes fica só no “debate” e conversa ou até mesmo agradecimento a todos que fizeram parte dele, bem se houver outro tópico eu posso até continuar postando mas sou fiel a esse pois ajudou muitas pessoas, estou pensando hj em postar uns códigos fontes sobre a High-Api, coisas básicas, acredito que são conseitos que todos irão gostar pois são muito fáceis…
Vamos nessa deixando o Tópico na Ativa.
[i](Gostou do mini Tutorial NetBeans ? ou de Algum post meu, simples mande-me uma mensagem privada com criticas construtivas, ou ideia de tópicos para iniciantes que se eu tiver tempo disponível ficaria honrado em ajudar.)[/i]

M

Acho que você não intendeu…

Este aki vai continuar existindo…

Vamo criar um tópico… que vai ser só indice…

e depois criamos outros tópicos… que são “sequencias” deste aqui…

Este seria por exemplo

J2ME iniciantes parte 1

ai esse seu post ai seria
J2ME iniciantes parte 2

e no tópico de índices… ficaria os links pra todos os tópicos deste tipo…

intende?

mas acho que pra isso precisariamos de algum ADM ou MODERADOR do fórum nos ajudar a organizar…

S

migrar de ActionScript pra J2ME é muito sufoco? ou nem deveria migrar(flashlite)??

D

Lógica é lógica, então a lógica nunca se perde, quando estamos iniciando um curso de programação ou algo do tipo é fundamental que tenha uma matéria sobre algoritmos e lógica de programação, bem se vc deseja migrar para outra linguagem primeiro nunca perda a lógica dessa que vc tanto gosta, depois quando estiver programando esqueça um pouco a linguagem parecida por mais parecida que essa seja com a atual, e tente aprender a sintaxe nova e ver oque vc pode fazer.
Bem se vc quer aprender J2ME e fazer essa migração de ActionScript+Flash Lite eu te dou o meu apoio, porém vc terá de aprender os conceitos iniciais de java(J2SE) até os considerados intermediários para depois só vc chegar a programar no J2ME.
Bem uma boa pedida é se vc for de algum centro urbano que tenha um curso de java, faça-o e faça o de J2ME, por mais caro que seja é muito gratificante e se vc estiver programando mais pra frente e ganhando dinheiro vc terá o retorno desejado, é logico observe a grade do curso, e veja os mínimos detalhes dele para não entrar em uma furada…
Mas se vc quer uma alternativa Free a internet esta cheia com bons e maus materiáis sobre java, tente ver algo aqui no fórum na sessão de Artigos e Tutoriais, algo lá pode te dar a luz que vc tanto busca.
Eu recomendo muito a Apostila da caelum, a famosa FJ-11, e se possivel tbm faça o curso na caelum(isso não é propaganda). www.caelum.com.br
Se é sufoco ou não só vc pode responder pois a facilidade de certas coisas para certas pessoas depende muito do seu ponto de vista, eu diria que o processo é demorado se vc não tiver empenho, acho que 3 a 4 horas por dia estudando bravamente, em uma semana vc pode estar com todos os conceitos de java para programar em J2ME, lembre-se de fazer os exercícios sempre.
Espero ter ajudado!

S

DEAD:
Lógica é lógica, então a lógica nunca se perde, quando estamos iniciando um curso de programação ou algo do tipo é fundamental que tenha uma matéria sobre algoritmos e lógica de programação, bem se vc deseja migrar para outra linguagem primeiro nunca perda a lógica dessa que vc tanto gosta, depois quando estiver programando esqueça um pouco a linguagem parecida por mais parecida que essa seja com a atual, e tente aprender a sintaxe nova e ver oque vc pode fazer.
Bem se vc quer aprender J2ME e fazer essa migração de ActionScript+Flash Lite eu te dou o meu apoio, porém vc terá de aprender os conceitos iniciais de java(J2SE) até os considerados intermediários para depois só vc chegar a programar no J2ME.
Bem uma boa pedida é se vc for de algum centro urbano que tenha um curso de java, faça-o e faça o de J2ME, por mais caro que seja é muito gratificante e se vc estiver programando mais pra frente e ganhando dinheiro vc terá o retorno desejado, é logico observe a grade do curso, e veja os mínimos detalhes dele para não entrar em uma furada…
Mas se vc quer uma alternativa Free a internet esta cheia com bons e maus materiáis sobre java, tente ver algo aqui no fórum na sessão de Artigos e Tutoriais, algo lá pode te dar a luz que vc tanto busca.
Eu recomendo muito a Apostila da caelum, a famosa FJ-11, e se possivel tbm faça o curso na caelum(isso não é propaganda). www.caelum.com.br
Se é sufoco ou não só vc pode responder pois a facilidade de certas coisas para certas pessoas depende muito do seu ponto de vista, eu diria que o processo é demorado se vc não tiver empenho, acho que 3 a 4 horas por dia estudando bravamente, em uma semana vc pode estar com todos os conceitos de java para programar em J2ME, lembre-se de fazer os exercícios sempre.
Espero ter ajudado!

já guardei a apostila aqui, aparenta ser mesmo sensacional, pretendo devorá-la em breve :lol:

no momento estou focando os estudos em flashlite, com esperanças q num futuro próximo este comece a dar as caras por aqui… mas ainda pretendo aprender algo de j2me também, depois da apostila vo dar uma conferidas em uns cursos, inclusive o da Caelum.

muito obrigado pela atenção! :wink:

D

Após aprender os conceitos sobre J2SE tente buscar algumas apostilas sobre J2ME, aqui no Guj tem umas ótimas, mas uma das melhores referências sobre J2ME que eu achei é o livro CORE J2ME, inclusive tem em português que se não me engano é da editora Pearson, é um pouco caro porém vale apena, porém se vc for fazer cursos na Caelum, faça o curso de J2ME.
Bem agora isso tudo esta em suas mãos, boa sorte e espero nos encontrar novamente tanto no fórum quanto no mercado de trabalho. Até mais!

L

Vou indicar os IDEs p/ teste e programação em jme que eu achei: Netbeans + Mobility Pack, Gex, Eclipse + Antenna, Eclipse + Eclipseme J2ME Wireless, Carbide.j, WebSphere Everyplace Micro Environment, JBlendc Java 3G, Mobile Web Server, Funambol, Javaground, MidpSSH, J2ME Polish, Metrowerks, Elixir, JCreator e Thinlets

P/ programação de alto nível o Netbeans + Mobility Pack é muito bom, Mas tem pessoas que recomendam tambpem o Thinlets e o Eclipse + Antenna

Criado 1 de março de 2007
Ultima resposta 4 de jun. de 2007
Respostas 28
Participantes 11