InitialContext, lookup e exception

8 respostas
G

Boa tarde. Novamente estou cheio de duvidas de iniciante. Bem, tenho o seguinte código:

onde esse codigo me retorna uma exception:

Primeira pergunta: O que é exatamente esse “InitialContext”?
Segunda: E “lookup”?
Terceira: Tenho essa unidade de persistência criada, mas ela não esta sendo encontrada, qual pode ser meu erro?

Já olhei alguns foruns e tal mas continuo “boiando” por ser tudo novo p mim, então quem tiver um pouco de paciência p me explicar, ficarei muito agradecido…

8 Respostas

G

alguém???

S

Você fez o bind dessa classe de persistência antes? Em outras palavras, colocou o objeto no contexto? Ex:

Você pode pensar num Context como uma árvore de objetos que podem ser acessados pelo nome. O “lookup” é uma busca nessa árvore. O “bind”, por sua vez, é o oposto, serve para a adição de um objeto a essa mesma árvore. Se você não adicionar o objeto na árvore, você vai ter uma exceção como a que você obteve.

G

Obrigado por responder.
Provavelmente meu problema sejá justamente esse, vou testar aqui e digo se funcinou.
Mas tenho outro projeto aqui do qual não precisou de fazer o “bind”, será que ele já foi feito em alguma outra parte do projeto, como por exemplo na sessao ou em alguem arquivo d configuração???

S

Se você está usando um container (JBoss, ou mesmo o Tomcat), é bem provável que ele já esteja inicializando pra você através de configuração. Você pode olhar no web.xml se tem algum tipo de entrada como essa:

<resource-ref> <description>DB Connection</description> <res-ref-name>jdbc/TestDB</res-ref-name> <res-type>javax.sql.DataSource</res-type> <res-auth>Container</res-auth> </resource-ref>

Nesse caso, o container já cria e inicializa os elementos automaticamente, bastando você configurar corretamente no web.xml e depois fazer o lookup.

G

Estou usando o hibernate, tomcat e o BD do proprio netbeans. No arquivo web.xml tem apenas referencia a unidade d persistencia:

<persistence-context-ref>
        <persistence-context-ref-name>persistence/NovoPatrimonioPU</persistence-context-ref-name>
        <persistence-unit-name>NovoPatrimonioPU</persistence-unit-name>
    </persistence-context-ref>

em um projeto que peguei pela metade, tudo deu certo, mas esse que comecei do zero esta dando pau quando faz a referencia ao InitalContext. O que pode ser???

S

Ah, sim, esqueci de dizer que no tomcat tem uma configuração adicional a ser feita: criar um context.

Acho que seria legal você dar uma olhada no seguinte documento, ele deve ter resposta pra maioria das suas dúvidas:
http://tomcat.apache.org/tomcat-5.5-doc/jndi-datasource-examples-howto.html

G

Vou tentar aki…
Obrigado pela ajuda…

G

affff… n consegui… vou utilizar o glassfish que com ele não preciso configurar o contexto.

Criado 21 de agosto de 2008
Ultima resposta 27 de ago. de 2008
Respostas 8
Participantes 2