Quando tento complicar ele me apresenta este erro:
Exception in thread “main” java.lang.NullPointerException
at javax.swing.ImageIcon.(Unknown Source)
at projeto.sde.usuario.viewLogin.(viewLogin.java:41)
at projeto.sde.executa.sdeExecuta.main(sdeExecuta.java:23)
Pelo que pesquisei, deveria dar certo, inclusive a minha imagem está dentro de uma pasta imagem e dentro do diretório src.
Alguém poderia me dizer o que pode está acontecendo ?
Amigo, testei e deu o mesmo erro, alguma outra dica ?
Obrigado
L
leandrofaria
será que alguém pode me ajudar ???
obrigado
L
leandrofaria
Pessoal,
Resolvi o problema tirando a imagem do método construtor e inserido direto no objeto JLabel
obrigado
V
ViniGodoy
Pq vc está usando duas barras // no lugar de uma só?
Só é necessário fazer escape para a outra barra \
Outra coisa. O caminho é relativo ao seu classpath. Você não deveria estar colocando “src” nele a menos que isso faça parte de um nome de pacote. Verifique se seu classpath está apontando para o lugar certo, nas suas configurações de projeto.
W
wanderley.drumond
Estou com um problema com isso também. Eu uso o NetBeans e quando mando executar o programa por ele dá certo, mas quando mando gerar o .jar e o executo a imagem não aparece.
Para inserir a imagem no JLabel eu fiz isso:
Alguém poderia me dar uma ajuda?
V
ViniGodoy
E o caminho do user.dir está certo? A imagem está lá? Pq esse seu comando não busca dentro do .jar
E
Eric_Yuzo
Está sobrando barras aí.
Aliás, você pode colocar a imagem no seu projeto e chamá-lo assim:
l_background.setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass.getResource("/nomeDoPacote/Tela.jpg"));Desta forma sua imagem fica dentro do seu jar e não obriga o usuário a manter a imagem em seu diretório pessoal.
W
wanderley.drumond
Ae Vini
O caminho está certo sim (CiaDaPiscina\Telas)tanto é que consigo fazer a imagem aparecer quando executo pelo NetBeans, só não consigo quando executo o .jar mesmo.
Eric:
Cada barra tem quer ser feita por duas, assim: “//Telas//Tela.jpg”, se for assim: “/Telas/Tela.jpg” a imagem não aparece.
e deu erro nesse código:
cannot find symbol
variable: getClass
ou seja ele está pensando que getClass é uma variavel.
E se eu colocar a imagem dentro do .jar. Como deveria ficar a minha referência?
E
Eric_Yuzo
wanderley.drumond:
ou seja ele está pensando que getClass é uma variavel.
E se eu colocar a imagem dentro do .jar. Como deveria ficar a minha referência?
Foi mal, erro meu. Esqueci dos parênteses, sem eles o compilador pensa mesmo que é variável.
l_background.setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/nomeDoPacote/Tela.jpg"));Esta já é a forma de carregar a imagem de um pacote dentro do seu jar.
W
wanderley.drumond
Cara foi mal mas continua dando erro. Dessa vez foi erro de execução.
A String passada para o método getResource deve conter um caminho válido, se não ocorre um NullPointerException.
W
wanderley.drumond
Valeu irmão, sucesso total!!
Muito obrigado!
M
Marcos2000
Direcionado ao ViniGodoy
estou iniciando no mundo java, utilizo o netbeans… um exexricio q o professo pediu para pesquisae é como inseri uma imagem na Jlabel, estou vendo muito artico mais nao esta claro vc pode ajudar-me a enteder ?