Intercambio ou pos

48 respostas
L

ae pessoal to com uma duvida e queria "ouvir"as sugestoes da galera mais experiente, o que seria mais valido:

1. fazer um intercambio de 1 mes para o Canada/toronto e durante esse tempo o estudante ficará estudando o idioma em uma universidade durante as 4 semanas
  2. ou fazer um pos aqui no brasil

mim formei em dez/2008 e to com essa duvida o que vai pesar mais para mim, a experiencia de ficar fora do pais e ainda por cima estudando para melhorar o ingles ou fazer uma pos por aqui mesmo.

o que vcs acham que devo optar?

48 Respostas

T

Os dois, por que não?
O tempo de estadia la é curto, da pra voltar com tempo de começar uma pós.
Lógico, se o processo de seleção da universidade permitir(não for durante a viagem).

Vivência no exterior é algo muito considerado, além da língua estrangeira.

Depende também do seu foco, o que vc quer? carreira acadêmica ou mercado? Quital uma pós no exterior? Há vários programas de bolsas, mas depende da universidade a qual vc esta atrelado senão prepare o bolso…

Abraços.

edit: acerto numa conjugação verbal.

L

opa Tchello no momento estou com foco no mercado, uma pos no exterior acredito que nao seria o momento pois $$$ seria altissimo, entao por isso que ia fazer um intercambio para sentir o idioma durante esses 30 dias, e alem disso estudar durante esse tempo ja que de seg a sexta terei aula de manha e de tarde e final de semana alguns passeios turiscos ja programados.

Assim eu sei que dar para fazer os dois, porem queria saber qual deve receber o primeiro start. E assim tb em saber se uma valorizacao no mercado nacional com a vivencia fora, mesmo sendo curta, porem acredito que 30 dias vivendo em um pais de lingua estrageira, onde tarei fazendo e todo tempo pensando no segundo idioma isso eh pode ser bastante relevante etc…

T

Se você puder extender essa estadia por pelo menos 2 meses seria mais interessante.
Te daria mais tempo de aprender bem a língua e principalmente a cultura.

Se seu foco é mercado, realmente, esse start seria bem mais rápido, mas ainda assim não discarte a pós.

Abraços!

L

Tchello:
Se você puder extender essa estadia por pelo menos 2 meses seria mais interessante.
Te daria mais tempo de aprender bem a língua e principalmente a cultura.

Se seu foco é mercado, realmente, esse start seria bem mais rápido, mas ainda assim não discarte a pós.

Abraços!

assim eu nao vou discartar a pos, apenas to confuso da ordem de execucao… mas pretendo a curto prazo fazer a pos no brasil mesmo… estudar fora por longo tempo, agora eh algo que está longe dos meus planos $$ hehe, quem sabe daqui a 2 ou 3 anos… mais por agora so um pequeno intercambio mesmo…

entao o start com o intercambio para o mercado seria mais produtivo que dar o da pos certo? Pq eu penso em pegar um intercambio se eu tiver com sorte em periodo de ferias tipo jan/fevereiro ou jun/julho que sao os meses que as faculdades entram em recesso ai faria o intercambio e quando retornasse iniciava a pos. Mas tb pensei o contrario em iniciar pos e nas ferias fazer o intercambio, mas acho que isso nao pode dar certo, posso ficar com muitas tarefas da pos e acabar nao fazendo… :S…

o que me diz?

A

Se fosse eu, faria intercâmbio, mas só ano que vem. Vai economizando. Até lá, quem sabe você pode bacar não 1, mas sim 2 meses. Além do mais, você pode até arranjar um emprego por lá, podendo ficar mais que 2 meses. Isso sim vai ser valorizado no mercado (isso se você voltar pra cá). Se Deus quiser, a crise vai estar amenizada, podendo até surgir algumas vagas de emprego. Vai praticando o inglês até lá que você pode trabalhar e até mesmo fazer um pé de meia por lá.

L

opa Andre,

É isso que quero, mas é para ano que vem, porem a decisao tenho que tomar agora pq vou juntando a grana com um foco hehe. Eu ja venho fazendo curso de ingles a 1 ano na modalidade particular q eh bem carinho, mas ta valendo apena e muito… senao nao taria na ibm hj… eu pretendo inicialmente de ir estudar por 1 mes pq vou pegar minhas ferias do trabalho para fazer isso. 2 meses ai teria que sair do trabalho aqui no brazil ai nao sei se faria isso a curto prazo.

Concerteza essa crise vai passar logo logo, e as coisas vao estabilizar, por lado a crise está gerando muitos empregos aqui no brasil, porem eu vejo eles como temporario acredito que qdo estabilizar a coisa eles retornam a contratacao la fora, ate pq as multinacionais nao vao querer deixar muito capital de mao-obra na mao de outros paises…isso eh fato… enfim crise nao eh bom para ninguem…

:smiley: obrigado pela dica.

E

LPJava,

[i]Estou indo para Toronto no ano que vem!!!

É algo maravilhoso mesmo, tanto pelo aprendizado da lingua como a experiência de vida.
Eu no seu lugar não pensaria duas vezes e iria pra fora, além do que uma pós você pode fazer
em qualquer faculdade por ai em 6 meses se for necessário ou se você realmente quiser
no futuro.

Quem sabe não nos encontramos por lá
:smiley:

Good luck[/i]

L

opa! hehe quem sabe ne? eh to agora mais que decido em ir e fazer esse intercambio, vc vai para morar ou fazer intercambio tb?

eu to querendo fazendo pela http://www.bil.com.br

A

Oi Camilo, eu embarco daqui a duas semanas para Toronto, vou passar um mês lá fazendo intercâmbio. Caso queira algumas dicas, me manda um MP!

[]'s

Adriano

M

Porque não ambos? Poderia fazer uma Pós no exterior, e aproveitar para se aprimorar seu inglês, conhecer a cultura local, etc.
Seria juntar o útil ao agradável. :wink:

A

Se vc nao possui um ingles ja avançado, em 1 mes nao da pra sair fluente.

W

++

Um amigo meu foi um mes pros USA pra estudar a primeira vez eles nao aproveitou nada. Voltou pro Brasil entrou num curso de ingles e depois foi de novo.

Talvez seja melhor investir numa pos e um curso de ingles. Talvez seja suficiente.

//Daniel

L

Eu vou pro Canadá agora em julho, pretendo ficar 2 meses lá

Ps.: Eu sequer tenho curso superior, eu desisti em 2006 rsrs então, tu já deve saber qual é a minha opinião entre as duas opções ;p

V

Camilo a IBM tem filiais nos EUA até onde eu sei…rsrs, e você trabalha em Home Office, fala com eles desde agora, monta um esquema para quem sabe fazer uma pós lá e assim você já vai até com o emprego garantido! Se não der ano que vem, quem sabe no próximo! Pelo meno verifica se existe essa possibilidade.

E

LPJava:
opa! hehe quem sabe ne? eh to agora mais que decido em ir e fazer esse intercambio, vc vai para morar ou fazer intercambio tb?

eu to querendo fazendo pela http://www.bil.com.br/

[i]
Estou indo para estudar durante 1 ou 2 meses no máximo!!!

Não vou fazer pacote com agências porque já tenho onde ficar lá.
[/i]

L

opa galera, ja vi que o intercambio tera mais valor de imediato que uma pos de 18 meses hehe…
opa Veronnica boa ideia, bora ver o que dar, ainda to 3 meses de casa aqui e mim adaptando, como vc sabe a compania é muito grande e leva tempo para digerir e se situar e fazer os contatos certos… se ate ano q vem eu nao conseguir pela ibm a pos faco o intercambio e quem sabe consiga algo em 2011. Mas eu queria ir primeiro para eu senti o idioma e a cultura e nao estar preso ao trabalho, ja que estaria de ferias, ia aproveitar o dia para estudar e o final de semana as visitas turisticas. E no me retorno poderia ja me planejar para no ano seguinte conseguir a pos com a ibm etc ai o intercambio poderia ajudar ja q fiquei X tempo estudando etc. vamos deixar rolar… e vc qdo volta ao team?

Realmente ir para la sem um ingles upper-intermediate pode ter prejuizo pq ficar 30 dias e nao aproveitar o idioma, antes ficasse no brasil fazendo um curso de ingles para aprimorar… bem eu ja venho estudando 1 ano o idioma como falei na modalidade particular e ainda tenho mais esse ano para aprimorar ate o intercambio e o melhor que trabalho em projeto internacionais aqui na ibm, toda semana tenho reuniao com os americanos fora as conversas via chat etc… quase nao uso o portugues… entao creio que estarei mais preparado para fciar 1 mes ou mais la…

L

el_loko:
LPJava:

[i]

[/i]

e saiu mais barato?

E

LPJava:
el_loko:
LPJava:

[i]

[/i]

e saiu mais barato?

[i]
Vai sair mais barato sim, uma vez que só terei gastos com a passagem…

Mesmo assim é sempre bom levar um dinheiro pra trazer alguma coisa de lá,
os notebooks, por exemplo, estão num preço muito bom!!!

www.bestbuy.ca
[/i]

V

LPJava:
opa Veronnica boa ideia, bora ver o que dar, ainda to 3 meses de casa aqui e mim adaptando, como vc sabe a compania é muito grande e leva tempo para digerir e se situar e fazer os contatos certos… se ate ano q vem eu nao conseguir pela ibm a pos faco o intercambio e quem sabe consiga algo em 2011. Mas eu queria ir primeiro para eu senti o idioma e a cultura e nao estar preso ao trabalho, ja que estaria de ferias, ia aproveitar o dia para estudar e o final de semana as visitas turisticas. E no me retorno poderia ja me planejar para no ano seguinte conseguir a pos com a ibm etc ai o intercambio poderia ajudar ja q fiquei X tempo estudando etc. vamos deixar rolar… e vc qdo volta ao team?

Eu ainda não posso voltar às atividades e mesmo que eu pudesse eu não voltaria pra IBM nem por todo ouro do mundo!

A

Você vai ficar em casa de família ou na universidade?

L

bem se vc perguntou para mim ainda nao sei, vai depender do intercambio e recomendacoes de colegas…

http://www.bil.com.br/ veja ai opcoes… se eu fosse ia para esse de toronto que está ate em promocao. …

W

Acho que eh o contrario, a IBM Brasil que eh filial :smiley:

V

Acho que eh o contrario, a IBM Brasil que eh filial :D
Sim, por isso a ironia! rsrs

J

Será que vale a pena passar 1 mes no Canada?

Dá tempo pra aprender alguma coisa, ou na hora que o ingles ta começando a se soltar já ta na hora de voltar?

Também gostaria de passar 1 mes la…esse ano…trabalho em projetos internacionais entao falo ingles constantemente…mas ainda ta meio travado…sera que vale a pena ir pra la pra ficar 1 mes?

M

Veronicaaa:
LPJava:

Eu ainda não posso voltar às atividades e mesmo que eu pudesse eu não voltaria pra IBM nem por todo ouro do mundo!

q q aconteceu!? o.O

L

jdeveloper:

Dá tempo pra aprender alguma coisa, ou na hora que o ingles ta começando a se soltar já ta na hora de voltar?

Também gostaria de passar 1 mes la…esse ano…trabalho em projetos internacionais entao falo ingles constantemente…mas ainda ta meio travado…sera que vale a pena ir pra la pra ficar 1 mes?

eu acredito que sim, sera 4 finais de semana, vc será forçado a se comunicar em ingles com todos e se ficar em casa de familia, sera "obrigado"usar bastante os termos formais… e no mais sera o dia a noite vc vivenciado o idioma, acredito que o speaking e o listening terá o salto bastante grande se comparar 30 dias aqui no brasil tendo aula de ingles, por exemplo. Por que quero sentir apenas 1 mes, e unir custo X beneficio.

S

LPJava:
jdeveloper:

eu acredito que sim, sera 4 finais de semana, vc será forçado a se comunicar em ingles com todos e se ficar em casa de familia, sera "obrigado"usar bastante os termos formais… e no mais sera o dia a noite vc vivenciado o idioma, acredito que o speaking e o listening terá o salto bastante grande se comparar 30 dias aqui no brasil tendo aula de ingles, por exemplo. Por que quero sentir apenas 1 mes, e unir custo X beneficio.

Eu fiz isso. Passei 4 semanas lá e valeu muito a pena.

É ideal para dar aquela “destravada”.

L

opa conte ai sua experiencia, la,

• casa de familia?
  • os estudos?
  • qual empresa de intercambio?
  • qdo investiu incluindo tudo…

hehe o meu objtivo eh destrava (ctrl + del) :slight_smile:

P

Estudar no Canadá é uma ótima opção. Tb estive lá por 01 mês, há alguns anos, e não me arrependo.
Na minha opinião, em 30 dias só dá pra melhorar o listening mesmo convivendo 24h em inglês. Claro que isto tb depende do nível de cada um.
O investimento vale a pena e recomendo para quem tiver condições.

V

Michel_Sancovich:
Veronicaaa:
LPJava:

q q aconteceu!? o.O

Bom, não seria ético eu falar abertamente aqui…

C

Tenho que discordar da tua opinião em relação a isso. Pode simplesmente citar os prós e contras da tua passagem pela empresa, até mesmo para quem pretende um dia trabalhar lá ter uma noção de onde vai estar se enfiando, sem “baixar o nível” ou “meter o pau”. Eu sou um deles hehe e sou de Porto também, por falar nisso :slight_smile:

L

nao ser etico nao vai mudar na vida do profissional pelo contrario, manter a etica eh sempre uma boa postura de um bom profissional.

Entao concordo com a veronicaa quando ela nao quis falar em um forum publico o problema que ela teve com a compania onde a mesma citou que nao voltaria a trabalhar. Mostrou que apesar dela nao ter uma relacao de amor pela empresa, ela se manteve em seu lugar de uma boa profissional.

C

Depende do que tu chama de anti-ético…

L

nao sou eu q defino a etica, vc sair de uma empresa e amanha sair falando isso e aquilo com o objetivo de "ferir"a empresa onde as vezes que foi um problema especifico isso eh nao ser etico, ja que se trata de algo entre vc e a empresa. Agora isso tem dois lado da moeda ne? normalmente vemos ai empresas grandes com materias: “CIO foi demitido por fazer isso e aquilo” e talz.

V

Olha eu simplesmente não acho legal falar abertamente aqui pois eu vou acabar levando para o lado pessoal, pois antes de tudo eu sou humana não?
Se eu gostei de trabalhar lá? Sim gostei, como em todo lugar existem pessoas muito legais, pessoas com quem eu mantenho contato até hoje inclusive dos EUA, pessoas indiferentes e pessoas cruéis, no final aconteceram coisas desagradáveis e essas coisas foram mal conduzidas por despreparados também. Só digo que provavelmente o tratamento dispensado aos funcionários da IBM seja bem diferente ao tratamento dispensado ao pessoal das consultorias, quem disser que não existe diferença, estará mentindo! É isso, alguns nunca terão problemas, outros sim. E acabo por aqui…

C

Blz, já deu tua contribuição em relação a isso. Podemos voltar ao assunto inicial do tópico heuheueh

L

entao http://www.stb.com.br/cursos/cursos_desc_centro.asp?cod_centro=50

o que acham de londres?

T

Veronicaaa:
LPJava:

Caramba meu, tenho vários colegas que trabalham ou trabalharam na IBM e todos dizem a mesma coisa.
DUMAL aquela empresa.

T

LPJava:
entao http://www.stb.com.br/cursos/cursos_desc_centro.asp?cod_centro=50

o que acham de londres?

Vi no jornal que ta nevando pra caramba por la.
Alguns colegas foram pro Canadá e falaram muito bem de lá (exceto a irmã de um colega).

A

Oi LPJava, bom esse lance da casa de familia pode ser estranho. Você pode pegar tanto uma familia desencanada, um casal de velhinhos ou pessoas chatas.

W

Pode acontecer, mas na maioria das vezes sao pessoas que estao interessadas em conhecer outras culturas, pessoas de outros paises por isso eles disponibilizam um lugar pra ficar.
UK eh legal, fui pra la uma vez a trabalho. O problema eh que eh uma cidade extremamente cara. Fora o clima que tambem nao eh o dos melhores, eu fui pra la no verao, sai daqui da Suecia com 25 graus quando cheguei em Londres a temperatura nao passou dos 16, 17 graus e soh ficou chovendo e nublado a semana inteira (tipico clima londrino). Eu fui a trabalho entao nao me importei tanto, mas pra quem vai pra fazer intercambio eh legal ter um tempo bom pra sair de casa, dar um role, sair a noite pra interagir com as pessoas.
Minha irma vez intercambio pros USA (Illinois) ela gostou bastante ficou 1 ano por la, voltou falando ingles igual nativo, tirou todos esses certificados internacionais de proficiencia em ingles de olhos fechados. Mas ela tb estudou um bom tempo ingles no Brasil.
Ela foi por essa empresa STB (foi caro) mas valeu a pena e nao tivemos nenhum problema.

//Daniel

L

é ja pensei nisso, nao dar para escolher nao ne com o pessoal do intercambio…??

S

LPJava:

1500 CAD? Isso não dá nem 3000 reais.
http://www.bil.com.br/promocoes_passo2.html?Id=2

Ali diz que não inclui taxa de embarque… isso quer dizer que a passagem está inclusa? Acho que não, né? Fica barato demais.

A

o ideal seria no você dizer o perfil, hehe

mas nao sei como funciona direito
eu sei isso pq andei pesquisando ano passado

o que me disseram é que eles fazem uma entrevista para conhecer o seu perfil tbm

L

Schuenemann:
LPJava:

1500 CAD? Isso não dá nem 3000 reais.
http://www.bil.com.br/promocoes_passo2.html?Id=2

Ali diz que não inclui taxa de embarque… isso quer dizer que a passagem está inclusa? Acho que não, né? Fica barato demais.

esse ta sem passagem area, mas esse nao:

http://www.bil.com.br/em_alta.html

C

ta ai meu assunto preferido… :D…kkkkk

deixa eu dar meu pitaco aki…

se fosse eu, e é oq eu farei, pós no EUA…no BRASIL nem a pau…

acabei de voltar do EUA, as coisas não estao mto boas, pelo mótivo obvio CRISE…ta mto complicado o negócio la, ainda mais se o plano possa a vir ser trabalhar la. Espera uns 2 anos se esse for o caso, eu farei isso…em 2011 creio que estarei fazendo minha pós. Até la da pra juntar uma grana, ver oq é necessario…e tudo mais.

Se tem um ingles intermediario, vai apanhar pra cacete mas nenhum bixo de sete cabeças, vai demorar mais pra se adaptar. Se for avançado sem grilo, em pouco tempo seu ingles ta ótimo, entendendo a maioria das girias e tudo mais…se for qualquer coisa abaixo de intermediario estuda antes, senao vai ficar feio o negocio.

D

bom… antes de mais nada, pense bem aonde você quer chegar…
o que vai te trazer de benefício fazer um intercambio e uma pós… salário, prestígio, possibilidades de crescimento profissional…tudo depente…
se a pós for no Brasil, dá uma garimpada que tem boas opções sim.

L

opa! Pessoal,

Bem hj to com o intermediario mais ganho fizer o intercambio nao estarei mais, como é algo para meados de 2010, entao tenho um pouco mais de 1 ano para trabalhar em cima disso, sei que se for agora vou apanhar muito hehe, de vez em quando nos meetings que tenho no trabalho tomo umas chutes na canela :). E tb a questao da crise que vai defnir, com fé em deus 2010 acredito que as coisas vao esta se normalizando por la…

Bem delegada_ti vc fez boa pergunta q estou estudando quais dos dois tenho retorno e em que area, por isso que abrir o topico para saber como o nosso mercado ta aceitando profissionais que ja teve pelo menos o minimo de experiencia fora do brasil como vou para estudar mais ainda o ingles acredito que o retorno estarei com o idioma melhor do que quando fui. A respeito da pos farei no Brasil, fora do pais seria um investimento muitoooooo alto, quem sabe o mestrado com a empresa bancando heheh. A questao de se fazer a pos é que para cargos mais altos na empresa e nao muito tecnico como o de programado exige uma especializacao, e até o salario eh um pouco mais gordo, exemplo ser um arquiteto é necessario ter experiencia + especializacao, ou o cara ja ser um verterano como arquiteto que nem precisa de especializacao.

Ai bateu essa duvida de qual primeiro e sera que o intercambio me traz retorno… mas pelo visto e opiniao da galera realmente será valido eu investir no inter. :smiley:

Criado 11 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 13 de fev. de 2009
Respostas 48
Participantes 19