Ir mal no teste lógico significa ser um programado ruim?
O que vocês acham dos testes aplicados nas entrevistas?
134 Respostas
Significa sim. A característica de um programador é resolver problemas, e não digitar código. Quanto maior o domínio da lógica maior a capacidade de otimizar soluções.
O que vocês acham dos testes aplicados nas entrevistas?Significa sim. A característica de um programador é resolver problemas, e não digitar código. Quanto maior o domínio da lógica maior a capacidade de otimizar soluções.
Mesmo em testes: Maria tinha duas irmãs, maria morreu. Qual o nome da irmã de Maria?
Em uma empresa em que trabalhei o pessoal que fazia a contratação era obcecado pelos resultados do teste psicotécnico.
Achavam que quem fosse mal nesse teste não poderia ser um programador excelente, apenas um mediano.
(Não, o psicotécnico não tinha essas perguntas bobocas que servem apenas para ver se você está prestando atenção. )
Teste,não prova nada…até por que na hora de qualquer teste nunca estamos “normal”,as vezes da um branco mesmo…
Em mim sempre,rsrs…não esquenta…
Em uma empresa em que trabalhei o pessoal que fazia a contratação era obcecado pelos resultados do teste psicotécnico.Achavam que quem fosse mal nesse teste não poderia ser um programador excelente, apenas um mediano.
Só preciso ressaltar que nessa empresa, aqueles programadores “excelentes” ficavam em um departamento separado de consultoria, e realmente tinham tirado notas excelentes nesse tal teste psicotécnico.
Em uma empresa em que trabalhei o pessoal que fazia a contratação era obcecado pelos resultados do teste psicotécnico.Achavam que quem fosse mal nesse teste não poderia ser um programador excelente, apenas um mediano.
Só preciso ressaltar que nessa empresa, aqueles programadores “excelentes” ficavam em um departamento separado de consultoria, e realmente tinham tirado notas excelentes nesse tal teste psicotécnico.
Não entendi sua opnião bezier, você é contra esses teste ou você é um ótimo programador com CNH? 
“psicotécnico eu só fiz na auto-escola.”
Teste,não prova nada…até por que na hora de qualquer teste nunca estamos “normal”,as vezes da um branco mesmo…
Em mim sempre,rsrs…não esquenta…
Bom… de acordo com meus testes eu sou um péssimo programador.
Valeu Anime.
Depende do tipo de teste de lógica.
Se for lógica matemática e computacional, aí sim, faz sentido.
Mas testes de lógica fonética, memória, ou mesmo desses que tem certas pegadinhas, aí não vejo onde possam ajudar tanto assim.
Só um detalhe. Com técnicas pode-se facilmente tirar escores altos em alguns testes de lógica matemática.
e qual a resposta deste teste?
Eu acho que somente um teste lógico não define um bom programador, um bom programador precisa ter diversas outras qualidades além de um bom raciocínio lógico, uma de suas qualidades pode muito bem suprir um deficiência.
Algumas qualidades que considero importante em um bom programador:
- Sempre pensar a respeito do seu trabalho (Em como e no que se está sendo feito)
- Habilidade de Comunicação (Tanto escutar quanto comunicar)
- Conhecimentos específicos de Linguagem e Tecnologia (Arquitetura e LInguagens)
- Curiosidade em relação as novas tecnologias
- Responsabilidade
- Dedicação acima da média
Portanto, considero o teste lógico importante para se ter uma idéia de como aquela pessoa age em um momento de pressão por exemplo.
Mas somente isso não define que tipo de profissional ela é.
Como esse teste é meu e a Maria se chamava Maria do Carmo Miranda da Cunha, os nomes eram Olinda e Carmen.
Depende do tipo de teste de lógica.Se for lógica matemática e computacional, aí sim, faz sentido.
Mas testes de lógica fonética, memória, ou mesmo desses que tem certas pegadinhas, aí não vejo onde possam ajudar tanto assim.Só um detalhe. Com técnicas pode-se facilmente tirar escores altos em alguns testes de lógica matemática.
Concordo.
Eu acho que somente um teste lógico não define um bom programador, um bom programador precisa ter diversas outras qualidades além de um bom raciocínio lógico, uma de suas qualidades pode muito bem suprir um deficiência.Algumas qualidades que considero importante em um bom programador:
- Sempre pensar a respeito do seu trabalho (Em como e no que se está sendo feito)
- Habilidade de Comunicação (Tanto escutar quanto comunicar)
- Conhecimentos específicos de Linguagem e Tecnologia (Arquitetura e LInguagens)
- Curiosidade em relação as novas tecnologias
- Responsabilidade
- Dedicação acima da médiaPortanto, considero o teste lógico importante para se ter uma idéia de como aquela pessoa age em um momento de pressão por exemplo.
Mas somente isso não define que tipo de profissional ela é.
Concordo.
Lembrei de uma discusão que li em um forum…faz tempo…
Era sobre testes,o candidato a uma vada de programador deveria encher uma bexiga,não lembro os detalhes…
A pessoa estava doida da vida,por que não passou neste teste,achei engraçado sua obs:Se eu soubesse que para a
vaga de programador deveria saber encher bexiga,tinha trazido meu filho,para se canditar a vaga… :roll:
Como esse teste é meu e a Maria se chamava Maria do Carmo Miranda da Cunha, os nomes eram Olinda e Carmen.
Se depender dessa lógica até eu sou um péssimo programador.
Mesmo em testes: Maria tinha duas irmãs, maria morreu. Qual o nome da irmã de Maria?e qual a resposta deste teste?Como esse teste é meu e a Maria se chamava Maria do Carmo Miranda da Cunha, os nomes eram Olinda e Carmen.
(rsrr) Um dos testes que eu fiz tinha essas perguntas:
TESTES DE LÓGICA
1. Um senhor, olhando para um retrato, diz:
- O pai deste homem é o pai de meu filho.
Ele está olhando para:
1. ? retrato de seu filho
2. ? seu próprio retrato
3. ? retrato de seu pai
4. ? retrato de seu avô
5. ? retrato de seu neto
2. No segundo domingo do mês de Maio, comemora-se o dia das mães. Este dia, poderá cair:
1. ? de 8 a 14 de Maio
2. ? de 7 a 14 de Maio
3. ? de 7 a 13 de Maio
4. ? de 6 a 15 de Maio
5. ? de 8 a 15 de Maio
3. Certa bactéria se multiplica tão rapidamente que seu número dobra a cada minuto. Num caco de vidro ela se multiplica de tal maneira que, em 60 minutos enche a metade do mesmo. Em quanto tempo estará cheio totalmente?
1. ? 61 min
2. ? 90 min
3. ? 240 min
4. ? 120 min
5. ? 180 min
4. Numa jarra cabem um litro mais meia jarra. A capacidade da jarra é:
1. ? 1,5 litros
2. ? 1 litro
3. ? 2 litros
4. ? 2,5 litros
5. ? 3 litros
5. Uma pessoa que gosta somente das pessoas que não gostam de si mesmas:
1. ? gosta de alguém.
2. ? não existe.
3. ? não gosta de si mesma.
4. ? gosta de si mesma.
5. ? não gosta de ninguém.
Mesmo em testes: Maria tinha duas irmãs, maria morreu. Qual o nome da irmã de Maria?e qual a resposta deste teste?Como esse teste é meu e a Maria se chamava Maria do Carmo Miranda da Cunha, os nomes eram Olinda e Carmen.
TESTES DE LÓGICA 1. Um senhor, olhando para um retrato, diz: - O pai deste homem é o pai de meu filho. Ele está olhando para: 1. ? retrato de seu filho 2. ? seu próprio retrato 3. ? retrato de seu pai 4. ? retrato de seu avô 5. ? retrato de seu neto 2. No segundo domingo do mês de Maio, comemora-se o dia das mães. Este dia, poderá cair: 1. ? de 8 a 14 de Maio 2. ? de 7 a 14 de Maio 3. ? de 7 a 13 de Maio 4. ? de 6 a 15 de Maio 5. ? de 8 a 15 de Maio 3. Certa bactéria se multiplica tão rapidamente que seu número dobra a cada minuto. Num caco de vidro ela se multiplica de tal maneira que, em 60 minutos enche a metade do mesmo. Em quanto tempo estará cheio totalmente? 1. ? 61 min 2. ? 90 min 3. ? 240 min 4. ? 120 min 5. ? 180 min 4. Numa jarra cabem um litro mais meia jarra. A capacidade da jarra é: 1. ? 1,5 litros 2. ? 1 litro 3. ? 2 litros 4. ? 2,5 litros 5. ? 3 litros 5. Uma pessoa que gosta somente das pessoas que não gostam de si mesmas: 1. ? gosta de alguém. 2. ? não existe. 3. ? não gosta de si mesma. 4. ? gosta de si mesma. 5. ? não gosta de ninguém.
estes testes fazem mais sentido. :)
. . .
O que vocês acham dos testes aplicados nas entrevistas?Significa sim. A característica de um programador é resolver problemas, e não digitar código. Quanto maior o domínio da lógica maior a capacidade de otimizar soluções.
Mesmo em testes: Maria tinha duas irmãs, maria morreu. Qual o nome da irmã de Maria?
Esses não, de maneira alguma. Testes de cálculo e lógica aplicadas a matemática e algoritmos. Em suma, se você é bom em algoritmos com certeza se dá bem em qualquer linguagem de programação.
Um exemplo seria implementar uma codificação para transmissão de determinado tipo de informação. Vídeo, áudio, texto…
Uma boa lógica lhe permite codificar a melhor solução para esse problema, e isso não depende de domínio de sintaxe de linguagem.
Sempre me perguntei quem é que bolava uns testes de lógica com perguntas tão “batidas”. Acabei de descobrir.
(Só pra constar, alguns desses testes de lógica eu fiz em 5 minutos, por maiores que fossem. Isso porque eu decorei as respostas.)
[]´s
Esses esquemas de teste logico e muita besteira, a parte de programação e apenas uma faceta de um profissional. Tem muitas outras coisas mais importantes como empenho, compromisso com a empresa e vontade de trabalhar.
Isso da empresa classificar conforme os testes me lembrou uma empresa em que o plano de carreira era completamente fora da realidade, baseado em coisas subjetivas, eu lembro que brincavamos que se o Linus Trovalds ou o James Gosling entrassem na empresa seriam programadores juniors.
Sempre me perguntei quem é que bolava uns testes de lógica com perguntas tão “batidas”. Acabei de descobrir.(Só pra constar, alguns desses testes de lógica eu fiz em 5 minutos, por maiores que fossem. Isso porque eu decorei as respostas.)
[]´s
Te juro que não fui eu.
A grande maioria desses testes não servem para nada… pois um programador tem a terefa de criar algoritimos para resolver os problemas e não resolver ele os problemas pois se não nem precisaria de programador e nem algoritimos e nem processadores… apenas um neguinho que faz o papel do computador processando la as informações não concordam… alguem que resolva testes de logica isto não serve pra nada… não significa q seja um bom programador… pode ser um lixo… a capacidade de um bom desenvolvedor e criar soluções para resolver problemas e não resolver problemas… em um exemplo bem simples e grotesco seria:
Quanto é dois mais dois: vc não precisa saber que é 4 mas tem que saber que (2+2) é a um das expressões que pode resolver este problema…
a grande maioria destes testes retardados fazem você fazer a tarefa do algoritimo que vc deveria fazer para resolver isto…
o ideal seria dar o problema e pedir para vc implementar um algoritimo para resolver tal problema em um computador com algum compilador e não fazer vc calcular isto manualmente para obter a resposta…
na faculdade qdo tinha calculo 4,estatistica, probrabilidade e algebra linear eu sempre me ferrava nas provas e ia bem nos trabalhos pq? pq nos trabalhos eu podia usar um compilador para resolver meus problemas… já nas provas infelizmente era proibido o uso de compiladores e ate mesmo de simples calculadoras :? …
quem fez as inscrições no Google days e fez os testes sabem muito bem o que estou falando… aquele tipo de teste sim avalia seu conhecimento…
e não testes imbecis de logica…
TESTES DE LÓGICA 1. Um senhor, olhando para um retrato, diz: - O pai deste homem é o pai de meu filho. Ele está olhando para: 1. ? retrato de seu filho 2. ? seu próprio retrato 3. ? retrato de seu pai 4. ? retrato de seu avô 5. ? retrato de seu neto 2. No segundo domingo do mês de Maio, comemora-se o dia das mães. Este dia, poderá cair: 1. ? de 8 a 14 de Maio 2. ? de 7 a 14 de Maio 3. ? de 7 a 13 de Maio 4. ? de 6 a 15 de Maio 5. ? de 8 a 15 de Maio 3. Certa bactéria se multiplica tão rapidamente que seu número dobra a cada minuto. Num caco de vidro ela se multiplica de tal maneira que, em 60 minutos enche a metade do mesmo. Em quanto tempo estará cheio totalmente? 1. ? 61 min 2. ? 90 min 3. ? 240 min 4. ? 120 min 5. ? 180 min 4. Numa jarra cabem um litro mais meia jarra. A capacidade da jarra é: 1. ? 1,5 litros 2. ? 1 litro 3. ? 2 litros 4. ? 2,5 litros 5. ? 3 litros 5. Uma pessoa que gosta somente das pessoas que não gostam de si mesmas: 1. ? gosta de alguém. 2. ? não existe. 3. ? não gosta de si mesma. 4. ? gosta de si mesma. 5. ? não gosta de ninguém.
Estes problemas pode ser facilmente resolvidos com prolog... http://www.swi-prolog.org/Download.html
A grande maioria desses testes não servem para nada… pois um programador tem a terefa de criar algoritimos para resolver os problemas e não resolver ele os problemas pois se não nem precisaria de programador e nem algoritimos e nem processadores… apenas um neguinho que faz o papel do computador processando la as informações não concordam… alguem que resolva testes de logica isto não serve pra nada… não significa q seja um bom programador… pode ser um lixo… a capacidade de um bom desenvolvedor e criar soluções para resolver problemas e não resolver problemas… em um exemplo bem simples e grotesco seria:
Quanto é dois mais dois: vc não precisa saber que é 4 mas tem que saber que (2+2) é a um das expressões que pode resolver este problema…a grande maioria destes testes retardados fazem você fazer a tarefa do algoritimo que vc deveria fazer para resolver isto…
o ideal seria dar o problema e pedir para vc implementar um algoritimo para resolver tal problema em um computador com algum compilador e não fazer vc calcular isto manualmente para obter a resposta…
na faculdade qdo tinha calculo 4,estatistica, probrabilidade e algebra linear eu sempre me ferrava nas provas e ia bem nos trabalhos pq? pq nos trabalhos eu podia usar um compilador para resolver meus problemas… já nas provas infelizmente era proibido o uso de compiladores e ate mesmo de simples calculadoras :? …
quem fez as inscrições no Google days e fez os testes sabem muito bem o que estou falando… aquele tipo de teste sim avalia seu conhecimento…
De vez em quando eu penso que, da mesma maneira que lógica é um pré-requisito pra ser programador, saber português deveria ser também um pré-requisito pra postar em fóruns (e inclusive ser programador, já que também é necessário escrever documentações etc)
Quanto é dois mais dois: vc não precisa saber que é 4 mas tem que saber que (2+2) é a um das expressões que pode resolver este problema…a grande maioria destes testes retardados fazem você fazer a tarefa do algoritimo que vc deveria fazer para resolver isto…
Você pode resolver isso? Ou pelo menos me dizer o que é?
É o básico da ciência da computação. Um algoritmo.
Eu creio que existe um paradoxo entre as escolas de sistemas de informação e ciência da computação ou engenharia.
Para escrever determinados tipos de sistemas, talvez a lógica e o cálculo não sirvam para nada, porque já existem ferramentas, como você mesmo disse, mas para criar tecnologia de computação isso é essencial.
Eu penso:
Somos a geração Y, não sabemos fazer prova mas nos dê acesso ao Google e resolveremos qualquer questão.
http://www.tfedu.com.br/blog/Lists/Posts/Post.aspx?List=4a73a436-67fb-4acd-b86d-3f7229a38e95&ID=9
Eu penso:
Somos a geração Y, não sabemos fazer prova mas nos dê acesso ao Google e resolveremos qualquer questão.http://www.tfedu.com.br/blog/Lists/Posts/Post.aspx?List=4a73a436-67fb-4acd-b86d-3f7229a38e95&ID=9
então resolva essa acima.
(Numa boa claro. É apenas um debate)
Você pode resolver isso? Ou pelo menos me dizer o que é?É o básico da ciência da computação. Um algoritmo.
Eu creio que existe um paradoxo entre as escolas de sistemas de informação e ciência da computação ou engenharia.
Para escrever determinados tipos de sistemas, talvez a lógica e o cálculo não sirvam para nada, porque já existem ferramentas, como você mesmo disse, mas para criar tecnologia de computação isso é essencial.
Eu sou de Sistemas mas adoraria saber o suficiente para responder a pergunta.
Defino assim:
Faça sistemas se quiser usar a ferramenta, faça ciência se quiser criar a ferramenta. (acrescentei) Faça engenharia se quiser projetar uma ferramenta para outros criarem.
Você pode resolver isso? Ou pelo menos me dizer o que é?É o básico da ciência da computação. Um algoritmo.
Para escrever determinados tipos de sistemas, talvez a lógica e o cálculo não sirvam para nada, porque já existem ferramentas, como você mesmo disse, mas para criar tecnologia de computação isso é essencial.Eu sou de Sistemas mas adoraria saber o suficiente para responder a pergunta.
Defino assim:
Faça sistemas se quiser usar a ferramenta, faça ciência se quiser criar a ferramenta. (acrescentei) Faça engenharia se quiser projetar uma ferramenta para outros criarem.
Bem, eu pensaria que a lógica é essencial em qualquer uma delas.
Digamos:
Pode ser que algum cliente precise de um protoco “específico” de comunicação, ou um formato de imagem “proprietário”. É ae que entra o nosso diferencial(Como profissionais).
Aquele algoritmo que postei é esse aqui:
http://graphics.stanford.edu/courses/cs178-10/applets/convolution.html
É amplamente usado em filtros de imagens digitais que trabalham no domínio espacial da imagem - O funcionamento:
Apenas um somatório de uma máscara de pixels pelos da imagem digital.
Manda as resposta ai manolo
E se eu quiser ser jogador de futebol americano?
Cara isso é a maior furada… Essas coisas de um curso faz uma coisa e outro curso faz outro se enquadra raramente. Tem gente de Física, Matemática e Engenharia Elétrica programando e tem gente de Computação sendo bancário. Serio cara, não vá nessa de um curso faz uma coisa e outro curso faz outra. Tenha em mente só uma coisa: você vai acabar programando de qualquer jeito, portanto seja bom nisso que desempregado você não fica.
E se eu quiser ser jogador de futebol americano?Cara isso é a maior furada… Essas coisas de um curso faz uma coisa e outro curso faz outro se enquadra raramente. Tem gente de Física, Matemática e Engenharia Elétrica programando e tem gente de Computação sendo bancário. Serio cara, não vá nessa de um curso faz uma coisa e outro curso faz outra. Tenha em mente só uma coisa: você vai acabar programando de qualquer jeito, portanto seja bom nisso que desempregado você não fica.
A intenção não foi gerar flame. Não foi isso que eu quis dizer. Tanto é que eu postei logo abaixo que considero a logica e a matemática essenciais nesses cursos. Vamos voltar a falar de lógica, cálculo, etc…, e se eles servem ou não para nós.
Se alguém entendeu como flame, me desculpe.
TESTES DE LÓGICA - RESPOSTAS
1. Um senhor, olhando para um retrato, diz:
Ele está olhando para:
1. Certo :-) retrato de seu filho
2. ? seu próprio retrato
3. ? retrato de seu pai
4. ? retrato de seu avô
5. ? retrato de seu neto
2. No segundo domingo do mês de Maio, comemora-se o dia das mães. Este dia, poderá cair:
1. Certo :-) de 8 a 14 de Maio
2. ? de 7 a 14 de Maio
3. ? de 7 a 13 de Maio
4. ? de 6 a 15 de Maio
5. ? de 8 a 15 de Maio
3. Certa bactéria se multiplica tão rapidamente que seu número dobra a cada minuto. Num caco de vidro ela se multiplica de tal maneira que, em 60 minutos enche a metade do mesmo. Em quanto tempo estará cheio totalmente?
1. Certo :-) 61 min
2. ? 90 min
3. ? 240 min
4. ? 120 min
5. ? 180 min
4. Numa jarra cabem um litro mais meia jarra. A capacidade da jarra é:
1. ? 1,5 litros
2. ? 1 litro
3. Certo :-) 2 litros
4. ? 2,5 litros
5. ? 3 litros
5. Uma pessoa que gosta somente das pessoas que não gostam de si mesmas:
1. ? gosta de alguém.
2. Certo :-) não existe.
3. ? não gosta de si mesma.
4. ? gosta de si mesma.
5. ? não gosta de ninguém.
E se eu quiser ser jogador de futebol americano?Cara isso é a maior furada… Essas coisas de um curso faz uma coisa e outro curso faz outro se enquadra raramente. Tem gente de Física, Matemática e Engenharia Elétrica programando e tem gente de Computação sendo bancário. Serio cara, não vá nessa de um curso faz uma coisa e outro curso faz outra. Tenha em mente só uma coisa: você vai acabar programando de qualquer jeito, portanto seja bom nisso que desempregado você não fica.
A intenção não foi gerar flame. Não foi isso que eu quis dizer. Tanto é que eu postei logo abaixo que considero a logica e a matemática essenciais nesses cursos. Vamos voltar a falar de lógica, cálculo, etc…, e se eles servem ou não para nós.
Se alguém entendeu como flame, me desculpe.
Opa Julio. Também não foi minha intenção! E eu não vi que você tinha postado, só vi depois que postei. Esqueci de quotar a mensagem do bzy. E vamos voltar a falar de lógica e cálculo que ganhamos mais mesmo

TESTES DE LÓGICA - RESPOSTAS 1. Um senhor, olhando para um retrato, diz: - O pai deste homem é o pai de meu filho. Ele está olhando para: 1. Certo :-) retrato de seu filho 2. ? seu próprio retrato 3. ? retrato de seu pai 4. ? retrato de seu avô 5. ? retrato de seu neto 2. No segundo domingo do mês de Maio, comemora-se o dia das mães. Este dia, poderá cair: 1. Certo :-) de 8 a 14 de Maio 2. ? de 7 a 14 de Maio 3. ? de 7 a 13 de Maio 4. ? de 6 a 15 de Maio 5. ? de 8 a 15 de Maio 3. Certa bactéria se multiplica tão rapidamente que seu número dobra a cada minuto. Num caco de vidro ela se multiplica de tal maneira que, em 60 minutos enche a metade do mesmo. Em quanto tempo estará cheio totalmente? 1. Certo :-) 61 min 2. ? 90 min 3. ? 240 min 4. ? 120 min 5. ? 180 min 4. Numa jarra cabem um litro mais meia jarra. A capacidade da jarra é: 1. ? 1,5 litros 2. ? 1 litro 3. Certo :-) 2 litros 4. ? 2,5 litros 5. ? 3 litros 5. Uma pessoa que gosta somente das pessoas que não gostam de si mesmas: 1. ? gosta de alguém. 2. Certo :-) não existe. 3. ? não gosta de si mesma. 4. ? gosta de si mesma. 5. ? não gosta de ninguém.
Cara, não entendi a ultima, foi a que eu errei, fazendo aqui...
Se não for bem em um teste lógico,isso não significa que é um programador ruim.
Saber lógica de programação é essencial para ser um programador,independente da linguagem a ser escolhida. 
A discussão está ficando longa…
Para escrever determinados tipos de sistemas, talvez a lógica e o cálculo não sirvam para nada, porque já existem ferramentas, como você mesmo disse, mas para criar tecnologia de computação isso é essencial.Eu sou de Sistemas mas adoraria saber o suficiente para responder a pergunta.
Defino assim:
Faça sistemas se quiser usar a ferramenta, faça ciência se quiser criar a ferramenta. (acrescentei) Faça engenharia se quiser projetar uma ferramenta para outros criarem.Bem, eu pensaria que a lógica é essencial em qualquer uma delas.
Digamos:
Pode ser que algum cliente precise de um protoco “específico” de comunicação, ou um formato de imagem “proprietário”. É ae que entra o nosso diferencial(Como profissionais).Aquele algoritmo que postei é esse aqui:
É amplamente usado em filtros de imagens digitais que trabalham no domínio espacial da imagem - O funcionamento:
Apenas um somatório de uma máscara de pixels pelos da imagem digital.
O problema é que isso gera uma nova discução.
Imagina eu cujo a maioria dos sistemas foi do tipo “cadastro de cliente”.
Não utilizaria esse conhecimento. Existe uma diferença profissional, mas diria na área de atuação e não no cargo “programador”.
TESTES DE LÓGICA - RESPOSTAS 1. Um senhor, olhando para um retrato, diz: - O pai deste homem é o pai de meu filho. Ele está olhando para: 1. Certo :-) retrato de seu filho 2. ? seu próprio retrato 3. ? retrato de seu pai 4. ? retrato de seu avô 5. ? retrato de seu neto 2. No segundo domingo do mês de Maio, comemora-se o dia das mães. Este dia, poderá cair: 1. Certo :-) de 8 a 14 de Maio 2. ? de 7 a 14 de Maio 3. ? de 7 a 13 de Maio 4. ? de 6 a 15 de Maio 5. ? de 8 a 15 de Maio 3. Certa bactéria se multiplica tão rapidamente que seu número dobra a cada minuto. Num caco de vidro ela se multiplica de tal maneira que, em 60 minutos enche a metade do mesmo. Em quanto tempo estará cheio totalmente? 1. Certo :-) 61 min 2. ? 90 min 3. ? 240 min 4. ? 120 min 5. ? 180 min 4. Numa jarra cabem um litro mais meia jarra. A capacidade da jarra é: 1. ? 1,5 litros 2. ? 1 litro 3. Certo :-) 2 litros 4. ? 2,5 litros 5. ? 3 litros 5. Uma pessoa que gosta somente das pessoas que não gostam de si mesmas: 1. ? gosta de alguém. 2. Certo :-) não existe. 3. ? não gosta de si mesma. 4. ? gosta de si mesma. 5. ? não gosta de ninguém.Cara, não entendi a ultima, foi a que eu errei, fazendo aqui...
Uma pessoa que gosta somente das pessoas que não gostam de si mesmas, não gosta de sí mesma mas gosta de pessoas que não gostam se sí então ela gosta de sí pois não gosta de sí mesmas. Isso non ecziste! (Padre Quevedo)
TESTES DE LÓGICA - RESPOSTAS 1. Um senhor, olhando para um retrato, diz: - O pai deste homem é o pai de meu filho. Ele está olhando para: 1. Certo :-) retrato de seu filho 2. ? seu próprio retrato 3. ? retrato de seu pai 4. ? retrato de seu avô 5. ? retrato de seu neto 2. No segundo domingo do mês de Maio, comemora-se o dia das mães. Este dia, poderá cair: 1. Certo :-) de 8 a 14 de Maio 2. ? de 7 a 14 de Maio 3. ? de 7 a 13 de Maio 4. ? de 6 a 15 de Maio 5. ? de 8 a 15 de Maio 3. Certa bactéria se multiplica tão rapidamente que seu número dobra a cada minuto. Num caco de vidro ela se multiplica de tal maneira que, em 60 minutos enche a metade do mesmo. Em quanto tempo estará cheio totalmente? 1. Certo :-) 61 min 2. ? 90 min 3. ? 240 min 4. ? 120 min 5. ? 180 min 4. Numa jarra cabem um litro mais meia jarra. A capacidade da jarra é: 1. ? 1,5 litros 2. ? 1 litro 3. Certo :-) 2 litros 4. ? 2,5 litros 5. ? 3 litros 5. Uma pessoa que gosta somente das pessoas que não gostam de si mesmas: 1. ? gosta de alguém. 2. Certo :-) não existe. 3. ? não gosta de si mesma. 4. ? gosta de si mesma. 5. ? não gosta de ninguém.Cara, não entendi a ultima, foi a que eu errei, fazendo aqui...
Uma pessoa que gosta somente das pessoas que não gostam de si mesmas, não gosta de sí mesma mas gosta de pessoas que não gostam se sí então ela gosta de sí pois não gosta de sí mesmas. Isso non ecziste! (Padre Quevedo)
Ah, agora entendi, valeu...
Sempre que posso, faço alguns jogos de raciocinio lógico online, ou jogo xadrez...
Defino assim:
Faça sistemas se quiser usar a ferramenta, faça ciência se quiser criar a ferramenta. (acrescentei) Faça engenharia se quiser projetar uma ferramenta para outros criarem.Bem, eu pensaria que a lógica é essencial em qualquer uma delas.
Digamos:
Pode ser que algum cliente precise de um protoco “específico” de comunicação, ou um formato de imagem “proprietário”. É ae que entra o nosso diferencial(Como profissionais).Aquele algoritmo que postei é esse aqui:
Apenas um somatório de uma máscara de pixels pelos da imagem digital.O problema é que isso gera uma nova discução.
Não utilizaria esse conhecimento. Existe uma diferença profissional, mas diria na área de atuação e não no cargo “programador”.
Imagino diferente. Olha só:
Quantos posts aqui no guj de pessoas tentando resolver problemas de leaks e desempenho de aplicação com banco de dados. Exemplo a velocidade ou consumo de memória em consultas. Isso é lógica pura. Um bom algoritmo pode reduzir uma consulta que dura uma dezena de mins para alguns segundos.
A minha dúvida era se os testes do tipo acima podem dizer se você é um bom ou não programador.
Eu fui mal em um destes pois não estava preparado e nervoso.
Percebi pelas mensagens que a maioria reprova este tipo de teste.
Era isso que eu queria saber.
Grato pessoal!
Observação, não falei que não precisava ter lógica mas perguntei se esses testes avaliam a lógica.
Cara não viaja… não tem nada a ver uma coisa com a outra,
sulito… sempre direto. Ótima resposta.
Dependendo do teste,pode ter TUDO a ver
Você tem que aprender Ciência e isso é pesquisar e aplicar, sobre o resto é vendas.
Cara, esse papo de saber lógica matemática eu acho lindo na teoria, mas na prática acho que as coisas funcionam de outra forma.
Resolver uma derivada ou integral ou saber até para que serve depende muito da área de computação escolhida e mesmo assim não só isso faz alguém um programador.
Eu fiz engenharia até o começo do quarto ano e também fiz cálculo no curso de sistemas e sinceramente nunca precisei resolver uma integral na minha vida profissional.
A maioria dos algorítimos usados na computação também são muito bem descritos explicados, honestamente acredito que em casos onde fórmulas matemáticas altamente complexas são nescessárias um matemático/engenheiro sempre é solicitado.
Cálculo somente não cria soluções para o mundo real, saber como aplica-lo sim. (Cálculo também depende de álgebra e métodos).
Ao meu ver o papel do programador é destilar/refinar o conhecimento e o transforma-lo em programa e para fazer isso não é necessário saber tudo a respeito de um domínio.
e não testes imbecis de logica…De vez em quando eu penso que, da mesma maneira que lógica é um pré-requisito pra ser programador, saber português deveria ser também um pré-requisito pra postar em fóruns (e inclusive ser programador, já que também é necessário escrever documentações etc)
olha o trololo ai… uma das coisas q os trolls costumam fazer e corrigir português dos outros em forums… se tivesse alguma pérola absurda no meio dai ate vai…
ainda mais vc não faz idéia o tão ruim que e o teclado do meu notbook… aqueles teclados duros e ruim de digitar… pra por acentuação então é péssimo…
então para ser breve… prefiro postar algo rápido e que as pessoas consigam entender… pois este não é um forum literário ou de letras e sim de tecnologia…
e muito menos uma documentação… então pare de dar uma de professor Pasqual e comece a prestar atenção no conteúdo da informação e não na gramática dela…
a menos e claro que vc queira trolar o forum…
e não testes imbecis de logica…Você pode resolver isso? Ou pelo menos me dizer o que é?
este algoritimo não me é estranho se não me engano é um algoritimo para desenhar algo… acho q é uma elipse… de cabeça não lembro direito…
e não tem como resolver isto… isto é um algoritimo algo para resolver alguma coisa… e eu não citei ferramentas para isto… estava me referindo a algoritimos…
dando um exemplo mais claro se tem uma questão: ordene os números em ordem decrescente e é dado a vc 500 números para vc ordena-los… vc pode fazer isto levando um bom tempo… porem é estupidez já que vc pode fazer um algoritimo para ordena-los para vc… muitos testes exigem de vc o que é tarefa da maquina…
e realmente até hoje nunca me deparei com um sistema que use coisas de Calculo IV… talvez lá na NASA deva ter… :roll:
Defino assim:
Digamos:
Apenas um somatório de uma máscara de pixels pelos da imagem digital.O problema é que isso gera uma nova discução.
Não utilizaria esse conhecimento. Existe uma diferença profissional, mas diria na área de atuação e não no cargo “programador”.Imagino diferente. Olha só:
Quantos posts aqui no guj de pessoas tentando resolver problemas de leaks e desempenho de aplicação com banco de dados. Exemplo a velocidade ou consumo de memória em consultas. Isso é lógica pura. Um bom algoritmo pode reduzir uma consulta que dura uma dezena de mins para alguns segundos.
é verdade… um grande exemplo disto são os algoritimos de ordenação… pegue um bubblesort que é o mais comum que qualquer codemonkey faz… e ordene 1000 registros… e veja o tempo que ele demorou… depois disto pegue o QuickSort e faça a mesma coisa… vc vai ver a diferença colossal de tempo de um mero algoritmo para outro… ou tente fazer uma busca em amplitude em uma arvore com vários filhos e depois faça o mesmo com o A* vc vai ver a diferença colossal de tempo…
e não testes imbecis de logica…Você pode resolver isso? Ou pelo menos me dizer o que é?
Para escrever determinados tipos de sistemas, talvez a lógica e o cálculo não sirvam para nada, porque já existem ferramentas, como você mesmo disse, mas para criar tecnologia de computação isso é essencial.este algoritimo não me é estranho se não me engano é um algoritimo para desenhar algo… acho q é uma elipse… de cabeça não lembro direito…
e não tem como resolver isto… isto é um algoritimo algo para resolver alguma coisa… e eu não citei ferramentas para isto… estava me referindo a algoritimos…
dando um exemplo mais claro se tem uma questão: ordene os números em ordem decrescente e é dado a vc 500 números para vc ordena-los… vc pode fazer isto levando um bom tempo… porem é estupidez já que vc pode fazer um algoritimo para ordena-los para vc… muitos testes exigem de vc o que é tarefa da maquina…e realmente até hoje nunca me deparei com um sistema que use coisas de Calculo IV… talvez lá na NASA deva ter… :roll:
Aquele cálculo descreve um algoritmo. Convolução espacial, que é um simples somatório entre uma máscara e os pixels de uma imagem digital. No exemplo postado acima existe um exemplo de aplicação usando flash, criando uma variedade de filtros.
Todo o sistema que você vai desenhar vai usar lógica incondicionalmente e cálculo, mesmo que esteja dentro de uma api ou ferramenta, porque computação é isso. Não necessáriamente você vai se deparar com determinadas equações complexas no dia a dia, mas elas podem lhe oferecer ferramentas importantíssimas para realizar algo.
Defino assim:
Digamos:
Não utilizaria esse conhecimento. Existe uma diferença profissional, mas diria na área de atuação e não no cargo “programador”.Imagino diferente. Olha só:
é verdade… um grande exemplo disto são os algoritimos de ordenação… pegue um bubblesort que é o mais comum que qualquer codemonkey faz… e ordene 1000 registros… e veja o tempo que ele demorou… depois disto pegue o QuickSort e faça a mesma coisa… vc vai ver a diferença colossal de tempo de um mero algoritmo para outro… ou tente fazer uma busca em amplitude em uma arvore com vários filhos e depois faça o mesmo com o A* vc vai ver a diferença colossal de tempo…
Isso mesmo. É dessa maneira que lógica e cálculo influenciam na qualidade do profissional. Quando digo lógica, não é resolver um problema linguístico como esses postados e que são usados no show do milhão, mas a capacidade de resolver um problema da melhor maneira possível. Uma boa lógica e conhecimento de cálculo te possibilitam vislumbrar isso.
Meus 2 cents no tópico.
NÃO EXISTE NÍNGUEM SEM LÓGICA!
Se existisse tal pessoa talvez ela não conseguiria vestir a roupa em seu próprio corpo.
A computação não é a única àrea que se utiliza a lógica, aliás quando utiliza eu diria que na maioria dos casos é de forma bem simplória.
Conheci um excelente matemático que éra bem ruim em programação, claro que quando precisava de uma fórmula ele éra o cara.
O próprio Einstein declarou ser muito ruim em matemática; alguem aqui tem dúvida do senso lógico que este tiozinho possuia?
Você já pensou sobre a capacidade lógica de um promotor, um juiz criminal ou médico?
Observe que quando vc está realmente enteressado em alguma coisa tudo em você melhora. A memória, lógica e a criatividade são as que mais se sobressaem (fica aí a dica).
Boa lógica não é privilégio de quem trabalha com a computação, muito pelo contrário.
flws
Para escrever determinados tipos de sistemas, talvez a lógica e o cálculo não sirvam para nada, porque já existem ferramentas, como você mesmo disse, mas para criar tecnologia de computação isso é essencial.este algoritimo não me é estranho se não me engano é um algoritimo para desenhar algo… acho q é uma elipse… de cabeça não lembro direito…
dando um exemplo mais claro se tem uma questão: ordene os números em ordem decrescente e é dado a vc 500 números para vc ordena-los… vc pode fazer isto levando um bom tempo… porem é estupidez já que vc pode fazer um algoritimo para ordena-los para vc… muitos testes exigem de vc o que é tarefa da maquina…e realmente até hoje nunca me deparei com um sistema que use coisas de Calculo IV… talvez lá na NASA deva ter… :roll:
Aquele cálculo descreve um algoritmo. Convolução espacial, que é um simples somatório entre uma máscara e os pixels de uma imagem digital. No exemplo postado acima existe um exemplo de aplicação usando flash, criando uma variedade de filtros.
Todo o sistema que você vai desenhar vai usar lógica incondicionalmente e cálculo, mesmo que esteja dentro de uma api ou ferramenta, porque computação é isso. Não necessáriamente você vai se deparar com determinadas equações complexas no dia a dia, mas elas podem lhe oferecer ferramentas importantíssimas para realizar algo.
Como imaginava este é um velho conhecido meu… este algoritimo de convolução é realmente incrivel… e as regras são simples… a mascara de convolução tem que ser sempre uma matriz quadrada… quanto maior a matriz mais definido ele fica, se a soma de todos os elementos da matriz der 1 permanece a claridade original, se der negativo a imagem fica mais escura e positivo mais claro… uso isto no meu tcc até… tem o link ai dos exemplos em Flash?
Ai vai um teste de lógica baba para animar a galera:
Qual são os próximos 6 números da sequencia?
1,2,3,6,3,3,18,108,3,3…
e ai alguém sabe? este é baba… acabei de bolar aqui…
Meus 2 cents no tópico.NÃO EXISTE NÍNGUEM SEM LÓGICA!
Se existisse tal pessoa talvez ela não conseguiria vestir a roupa em seu próprio corpo.
A computação não é a única àrea que se utiliza a lógica, aliás quando utiliza eu diria que na maioria dos casos é de forma bem simplória.
Conheci um excelente matemático que éra bem ruim em programação, claro que quando precisava de uma fórmula ele éra o cara.
O próprio Einstein declarou ser muito ruim em matemática; alguem aqui tem dúvida do senso lógico que este tiozinho possuia?
Você já pensou sobre a capacidade lógica de um promotor, um juiz criminal ou médico?
Observe que quando vc está realmente enteressado em alguma coisa tudo em você melhora. A memória, lógica e a criatividade são as que mais se sobressaem (fica aí a dica).
Boa lógica não é privilégio de quem trabalha com a computação, muito pelo contrário.
flws
Concordo… 
Como imaginava este é um velho conhecido meu… este algoritimo de convolução é realmente incrivel… e as regras são simples… a mascara de convolução tem que ser sempre uma matriz quadrada… quanto maior a matriz mais definido ele fica, se a soma de todos os elementos da matriz der 1 permanece a claridade original, se der negativo a imagem fica mais escura e positivo mais claro… uso isto no meu tcc até… tem o link ai dos exemplos em Flash?
Depende da máscara. A mascara pode representar vários filtros isotrópicos ou não. Detecção de bordas, como o sobel ou laplace, atenuação de frequências ou o contrário.
Exatamente, a geração atual é consumidora de informação, mas geralmente precisamos é de produtores de conhecimento.
Depende da máscara. A mascara pode representar vários filtros isotrópicos ou não. Detecção de bordas, como o sobel ou laplace, atenuação de frequências ou o contrário.
Cara tu achou uma mina de ouro pra minha velho… mas como executo este applet? faz tempo que procuro algo assim mas não acho…
tem o fonte dele?
Meus 2 cents no tópico.NÃO EXISTE NÍNGUEM SEM LÓGICA!
flws
concordo que “lógica não é privilégio de quem trabalha com a computação”, porém, a maioria destes testes são aplicados aos canditatos nesta área.
Exatamente, a geração atual é consumidora de informação, mas geralmente precisamos é de produtores de conhecimento.
Eu precisava ler algo como isso ae. Obrigado.
Cara tu achou uma mina de ouro pra minha velho… mas como executo este applet? faz tempo que procuro algo assim mas não acho…
tem o fonte dele?
ele já está sendo executado. coloque os parâmetros para você montar o filtro. Fonte não tem, mas existem muitas fontes ae.
Dá uma olhada aqui.
http://homepages.inf.ed.ac.uk/rbf/HIPR2/wksheets.htm
Nossa…não tinha reparado nessa frase…Se uma pessoa está preparada para uma prova,ela não só “sabe”,como vai se sair muito bem… 
obs:não estou me contradizendo,uma coisa é vc ter um teste “surpresa”…outra é dizer “não sabemos fazer prova”…
Vou citar duas mensgens em uma só.
1 - Eu estava falando de ser avaliado como bom programador com base nos teste tipo este:1. Um senhor, olhando para um retrato, diz:
Ele está olhando para:
1. ? retrato de seu filho
2. ? seu próprio retrato
3. ? retrato de seu pai
4. ? retrato de seu avô
5. ? retrato de seu neto
2 - Quando falei da geração Y, não me referia a mim mesmo e sim aos mais novos, que já nascem com a Intenet.
Eu ainda fui em bibliotecas fazer pesquisa.
Mas como tudo que vem fácil vai fácil, o poder de obter rapidamente uma informação acaba com o poder te reter a informação.
Eu não me preocupo tanto em saber algo à ponto de fazer sozinho sem nenhuma ajuda, já que venhamos, como programadores temos que fazer tanta coisa e saber tanta coisa.
Me preocupo em conhecer a tecnologia intimamente e saber em que livro ou em qual site ou em qual caderno fiz minha anotação daquilo.
Ex.: Não sei configurar o XML do Hibernate do zero, mas sei que tem que faze-lo e sei onde devo coloca-lo e como mapear as classes e o que as tags fazem.
Acho que é isso.
Você acabou de responder sua pergunta…viu como esses testes na sua maioria foge do real.
Fico imaginando esse pessoal de agora indo a biblioteca…Eu fiquei sabendo o que era internet com 21 anos e só fui usar mesmo depois de anos…rsrs "falando assim"parece que sou tão velha rsrs 
A lógica que vendem é uma mentira, uma verdadeira ilusão o que existe é voce fazer pesquisa e experimentos com a tecnologia, isso que se propoe destes testes muita disso nada tem fundo cientifico ou mesmo de verdade, e algo como lhe pergunta-se quem pensa melhor voce ou uma calculadora.
Calculadora pensa ?
Vou citar duas mensgens em uma só. 1 - Eu estava falando de ser avaliado como bom programador com base nos teste tipo este:Que procurei no Google depois de faze-lo. Mas o juliocbq veio com uma coisa surreal de Stanford que eu nunca vi. Isse gera uma outra pergunta: Sou um programador ruim por não conhecer tais algorítimos ou não conheci pois meu curso não abrange isto?1. Um senhor, olhando para um retrato, diz: - O pai deste homem é o pai de meu filho. Ele está olhando para: 1. ? retrato de seu filho 2. ? seu próprio retrato 3. ? retrato de seu pai 4. ? retrato de seu avô 5. ? retrato de seu neto2 - Quando falei da geração Y, não me referia a mim mesmo e sim aos mais novos, que já nascem com a Intenet.
Mas como tudo que vem fácil vai fácil, o poder de obter rapidamente uma informação acaba com o poder te reter a informação.
Eu não me preocupo tanto em saber algo à ponto de fazer sozinho sem nenhuma ajuda, já que venhamos, como programadores temos que fazer tanta coisa e saber tanta coisa.
Me preocupo em conhecer a tecnologia intimamente e saber em que livro ou em qual site ou em qual caderno fiz minha anotação daquilo.
Ex.: Não sei configurar o XML do Hibernate do zero, mas sei que tem que faze-lo e sei onde devo coloca-lo e como mapear as classes e o que as tags fazem.Acho que é isso.
O que eu quis passar é o seguinte: Um bom programador não é aquele que domina hibernate, linguagem java, c++, c#, toolkits web como jsf etc...
O bom programador é aquele que consegue visualizar e transpor soluções de problemas, fazendo isso de forma ótima.
Não adianta eu querer programar um foguete usando um especialista em java, c++, ou qualquer linguagem que seja. Eu precisaria de um profissional que tivesse know how em processamento de imagens e inteligência artificial para isso, e que não deveria ser difícil de ser encontrado, porque são conceitos simples e básicos, e como são abstratos(teóricos) podem ser aplicados usando qualquer linguagem.
Todo o conceito computacional é referente à logica da programação que são algoritmos e calculo.
Agora, sobre esse teste de lógica apresentado, realmente ele não prova qualidade de ninguém, porque são apenas pegadinhas lingüísticas.
O que importa é como você visualiza e resolve o problema em questão. Essas qualidades são adquiridas com estudo de matemática computacional, algoritmos, cálculo, Ia, compiladores... as coisas básicas mesmo.
Vou citar duas mensgens em uma só. 1 - Eu estava falando de ser avaliado como bom programador com base nos teste tipo este:Que procurei no Google depois de faze-lo. Mas o juliocbq veio com uma coisa surreal de Stanford que eu nunca vi. Isse gera uma outra pergunta: Sou um programador ruim por não conhecer tais algorítimos ou não conheci pois meu curso não abrange isto?1. Um senhor, olhando para um retrato, diz: - O pai deste homem é o pai de meu filho. Ele está olhando para: 1. ? retrato de seu filho 2. ? seu próprio retrato 3. ? retrato de seu pai 4. ? retrato de seu avô 5. ? retrato de seu neto2 - Quando falei da geração Y, não me referia a mim mesmo e sim aos mais novos, que já nascem com a Intenet.
Ex.: Não sei configurar o XML do Hibernate do zero, mas sei que tem que faze-lo e sei onde devo coloca-lo e como mapear as classes e o que as tags fazem.Acho que é isso.
O que eu quis passar é o seguinte: Um bom programador não é aquele que domina hibernate, linguagem java, c++, c#, toolkits web como jsf etc...
O bom programador é aquele que consegue visualizar e transpor soluções de problemas, fazendo isso de forma ótima.
Não adianta eu querer programar um foguete usando um especialista em java, c++, ou qualquer linguagem que seja. Eu precisaria de um profissional que tivesse know how em processamento de imagens e inteligência artificial para isso, e que não deveria ser difícil de ser encontrado, porque são conceitos simples e básicos, e como são abstratos(teóricos) podem ser aplicados usando qualquer linguagem.Todo o conceito computacional é referente à logica da programação que são algoritmos e calculo.
Agora, sobre esse teste de lógica apresentado, realmente ele não prova qualidade de ninguém, porque são apenas pegadinhas lingüísticas.
O que importa é como você visualiza e resolve o problema em questão. Essas qualidades são adquiridas com estudo de matemática computacional, algoritmos, cálculo, Ia, compiladores... as coisas básicas mesmo.
juliocbq, quero ser um profissional como você. :shock: :D
O que eu quis passar é o seguinte: Um bom programador não é aquele que domina hibernate, linguagem java, c++, c#, toolkits web como jsf etc…O bom programador é aquele que consegue visualizar e transpor soluções de problemas, fazendo isso de forma ótima.
Não adianta eu querer programar um foguete usando um especialista em java, c++, ou qualquer linguagem que seja. Eu precisaria de um profissional que tivesse know how em processamento de imagens e inteligência artificial para isso, e que não deveria ser difícil de ser encontrado, porque são conceitos simples e básicos, e como são abstratos(teóricos) podem ser aplicados usando qualquer linguagem.Todo o conceito computacional é referente à logica da programação que são algoritmos e calculo.
O que importa é como você visualiza e resolve o problema em questão. Essas qualidades são adquiridas com estudo de matemática computacional, algoritmos, cálculo, Ia, compiladores… as coisas básicas mesmo.
Concordo.
As respostas de vocês, Javart, Anime e dos outros me ajudaram bastante.
Eu primeiro achei ridículo ter que fazer isso, queria saber se achavam também.
No final é ridículo mesmo mas vou ter que faze-los até conseguir um emprego.
Mas agora vou fazê-lo com menos ódio no coração, seguindo o conselho do asaudate.
juliocbq, quero ser um profissional como você. :shock:
![]()
:shock:
As respostas de vocês, Javart, Anime e dos outros me ajudaram bastante.
Eu primeiro achei ridículo ter que fazer isso, queria saber se achavam também.
No final é ridículo mesmo mas vou ter que faze-los até conseguir um emprego.Mas agora vou fazê-lo com menos ódio no coração, seguindo o conselho do asaudate.
Elas te ajudaram porque vão de acordo com seu pensamento. Na verdade acho que as pessoas estão confundindo as coisas. Ir mal em um teste de lógica não significa ser um programador ruim, mas não ser bom em lógica implica, sim, em ser um mau programador.
O problema aqui foi a confusão entre o teste de lógica e a lógica em si. O teste te avalia em uma determinada condição do tempo, e pode ser que você não esteja bem naquela hora (esse pode ter sido o motivo pelo qual você não foi bem no teste que fez).
Acho que quando ao fato do teste ser ridículo… bom, esse teste, desse jeito, todos foram unanimes em dizer que é ridículo sim.
Para produzir você precisa consumir, a menos que você aprenda a psicogragar 
Voltando ao tópico:
IMHO, lógica é sim importante, mas estes testes são muito ruins, sou um excelente enxadrista e mesmo assim não me dou bem nestas provas de lógica, seja por falta de atenção ou paciência.
Acho que existem qualidades mais importantes como bom senso, saber trabalhar em equipe, saber escutar, dedicação, etc.
Convenhamos que qualquer pessoa com um QI mediano consegue ser programador, ainda mais no mercado em que vivemos, de aplicações WEB feitas com frameworks pré-configuradas e uma quantidade infinita de informações na internet. Elitizar a área de TI dizendo que só existem gênios programando não cola mais, qualquer um que se dedique um pouco a aprender as ferramentas e conceitos de mercado vai se dar bem.
Claro que a área acadêmica é outra história, mas acho que o foco não é este.
Acho que quando ao fato do teste ser ridículo… bom, esse teste, desse jeito, todos foram unanimes em dizer que é ridículo sim.
Verdade.
Eu estava lendo há tempos um livro sobre as perguntas usadas pela Microsoft nas entrevistas de emprego (Como Mover o Monte Fuji) e o autor afirma que algumas perguntas inclusive não tem unicamente a resposta dada como correta. O que o entrevistador muitas vezes avalia é exatamente o raciocínio lógico do candidato para dar uma resposta e não a resposta em si.
Isso mesmo. Para produzir você começa consumindo, mas não se resume a isso.
Você consome informação. Processa, analisa e gera conhecimento. Note que propositalmente coloquei duas palavras que expressam conceitos distintos, justamente porque para se ter conhecimento você precisa entender, analisar, comparar e processar a informação.
Verdade.
Eu estava lendo há tempos um livro sobre as perguntas usadas pela Microsoft nas entrevistas de emprego (Como Mover o Monte Fuji) e o autor afirma que algumas perguntas inclusive não tem unicamente a resposta dada como correta. O que o entrevistador muitas vezes avalia é exatamente o raciocínio lógico do candidato para dar uma resposta e não a resposta em si.
Sim, o objetivo é como mover o monte fuji. A avaliação está na maneira mais prática de movê-lo, e não se moveu ou não.
A resposta que tinha no livro “The zen of palm” era:
“Você leva os diamantes e não move a montanha”.
A resposta que tinha no livro “The zen of palm” era:
“Você leva os diamantes e não move a montanha”.
Bom seu eu encontrasse diamantes lá, com certeza iria embora com eles. 
Elas te ajudaram porque vão de acordo com seu pensamento. Na verdade acho que as pessoas estão confundindo as coisas. Ir mal em um teste de lógica não significa ser um programador ruim, mas não ser bom em lógica implica, sim, em ser um mau programador.
Não explicou e nem justificou o que é ser de acordo com o pensamento, e mais ainda falar pelos outros como se aqui todos tivessem que aceitar demagogia, algo como as porcarias que a SUN fez quando vendia certificações e agora a Oracle fazendo o mesmo golpe, um entulho de perguntas esdrúxulas pra ninguém botar defeito, certificando um bando de cavalos ignorantes.
O problema aqui foi a confusão entre o teste de lógica e a lógica em si. O teste te avalia em uma determinada condição do tempo, e pode ser que você não esteja bem naquela hora (esse pode ter sido o motivo pelo qual você não foi bem no teste que fez).
Lógica é algo empírico e que lhe permite condições na melhor das suas intuições ter melhor associatividade , teste de lógico já diz é uma aproximação mas não uma certeza de ser lógico.
Segue o teste
:arrow: :arrow: :arrow: :idea: :idea: qual é o próximo símbolo Emoticons
Elas te ajudaram porque vão de acordo com seu pensamento. Na verdade acho que as pessoas estão confundindo as coisas. Ir mal em um teste de lógica não significa ser um programador ruim, mas não ser bom em lógica implica, sim, em ser um mau programador.Não explicou e nem justificou o que é ser de acordo com o pensamento, e mais ainda falar pelos outros como se aqui todos tivessem que aceitar demagogia, algo como as porcarias que a SUN fez quando vendia certificações e agora a Oracle fazendo o mesmo golpe, um entulho de perguntas esdrúxulas pra ninguém botar defeito, certificando um bando de cavalos ignorantes.
:?:
Qual são os próximos 6 números da sequencia?1,2,3,6,3,3,18,108,3,3…
Agora para divertir um pouco a galera… alguem ja sabe a solução deste teste?
Alguém ficará admirado se eu disser que não sei?
…
Seria?
3,3,3,3,1944,209952?
Eu ainda não achei a lógica na sequencia… Qual usaste Vinny ?? não consegui enxergar a tua tbm…
NÃO, é :arrow: Era só olhar na Tabela Emoticons do seu lado esquerdo.
Só a observação de
2x3 = 6
18x6 = 108
Aí por consequencia:
108x18=1944 e
1944x108=209952
Agora, pq justamente o número três se repete, aí não entendi mesmo.
Uma vez vi isso aqui:
J, D, F, S, M, T, A, Q, M, Q, J…
E pedia os três próximos valores da sequência. Levei muito tempo para descobrir.
Uma vez vi isso aqui:J, D, F, T, M, Q, A, Q, M…
E pedia os três próximos valores da sequência. Levei muito tempo para descobrir.
J, D, F, T, M, Q, A, Q, M, T, F, D ?
Seria?
3,3,3,3,1944,209952?
Chegou perto… mas começa assim: 1,2,3,6,3,3,18,108,3,3,3,3,54…
dica: leve em consideração a posição dos números… e não apenas o valor deles…
J, D, F, T, M, Q, A, Q, M, T, F, D ?
Também pensei de cara em voltar na sequencia…
Foi mal a sequencia estava errada. O correto é essa aqui:
J, D, F, S, M, T, A, Q, M, Q, J…
Aposto que não ajudou muito, heheheeh…
J, D, F, S, M, T, A, Q, M, Q, J…Aposto que não ajudou muito, heheheeh…
Eu pensei nisso da primeira vez, mas não encaixou, agora que corrigiu a questão, talvez seja isso:
JANEIRO - DOMINGO - FEVEREIRO - SEGUNDA - MARÇO - TERÇA - ABRIL - QUARTA - MAIO - QUINTA - JUNHO
Eu pensei nisso da primeira vez, mas não encaixou, agora que corrigiu a questão, talvez seja isso:
JANEIRO - DOMINGO - FEVEREIRO - SEGUNDA - MARÇO - TERÇA - ABRIL - QUARTA - MAIO - QUINTA - JUNHO
É isso mesmo.
JANEIRO - DOMINGO - FEVEREIRO - SEGUNDA - MARÇO - TERÇA - ABRIL - QUARTA - MAIO - QUINTA - JUNHOÉ isso mesmo.
Eu gosto de achar padrões. 
Isso faz de mim um bom programador… kkkkk
Segue o teste:arrow: :arrow: :arrow: :idea: :idea: qual é o próximo símbolo Emoticons
NÃO, é :arrow: Era só olhar na Tabela Emoticons do seu lado esquerdo.
Não foi uma resposta. Era só olhar o conteúdo do seu post.
Eu podia jurar que era algo relacionado a isto:
Janeiro
Domingo
Fevereiro
Terça
Março
Quarta
Abril
Quinta
Maio
O problema aí foi só o pulo de domingo pra terça, se fosse Segunda em vez de Domingo eu diria que os outros três seriam S, J, S (Sexta, Junho, Sábado).
[edit]
Agora que vi os outros posts com a sequencia…heheh
[/edit]
E tinha essa também:
2, 10, 12, 16, 17, 18, 19…
Qual é o próximo número da sequência?
Outra dica… percebam que o primeiro elemento na sequencia e sempre 1… e a multiplicação de algum elemento
da sequencia gera ele mesmo… e percebam que os números que se repetem são sempre impares…
e que a multiplicação de um numero par com o ultimo da posição vc otem um numero q não se repetem…
com isso não tem como errar 
E tinha essa também:2, 10, 12, 16, 17, 18…
Essa normalmente aparece também com o 19… Para adivinhar então o seguinte.
2, 10, 12, 16, 17, 18, 19…
E tinha essa também:2, 10, 12, 16, 17, 18, 19…
200
Fiquei empolgado e fiz uma app para responder esses testes.
Chamei de JIATeste (Java IA Teste…)
São três classes e uma Interface.
Main: inicia aplicação
JIAJAnela: recebe a entrada do problema e devolve a resposta
JIATeste: recebe e analiza o problema utilizando as IAs criadas.
Inteface:
JIAModelo: Fornece um modelo para criação de uma IA.
Já vem com duas IAs. A primeira para achar números ou letras em sequência.
A segunda para achar a fóruma de Fibonacci.
Se quiser participar, implemente o JIAModelo e mande sua solução. 
Cara, esses testes de adivinhar a sequencia sempre me ferrei. hehehehe
Não consigo nem imaginar qual seria o próximo das sequencias apresentadas, mas acho interessante esse tipo de teste nas seleções, pra identificar se a pessoa tem um raciocínio lógico, que é uma qualidade pra quem desenvolve sistemas.
É óbvio que classificar um programador de ruim ou que não é apto apenas por esse critério não é legal. Mas do conjunto de qualidades, não deixa de ser um fator importante.
Querem um teste de lógica de programação que seja válido para avaliar isso?!?
Resolvam este:
http://www.guj.com.br/posts/list/219535.java
na minha opinião esses testes não dizem nada.
pq eu já fiz esses testes por duas vezes na mesma empresa num período de 2 anos, era o mesmo teste, e no primeiro de 50 exercicios fiz 38 dos 50 e acertei todos. Na segunda vez fiz 10 e nem recebi o score, se acertei a metade foi muito…
Isso depente de vários fatores, abilidade em cálculos matemáticos, macetes, concentração do momento, se dormiu bem, sua motivação em fazer aquilo …etc …
Ué, e o teu trabalho como desenvolvedor não depende desses fatores também?
Sim dependem.
Redesenhando. Eu posso ir mal em um teste desse e nem por isso ser mal programador, analista…
na minha opinião esses testes não dizem nada.
pq eu já fiz esses testes por duas vezes na mesma empresa num período de 2 anos, era o mesmo teste, e no primeiro de 50 exercicios fiz 38 dos 50 e acertei todos. Na segunda vez fiz 10 e nem recebi o score, se acertei a metade foi muito…
Isso depente de vários fatores, abilidade em cálculos matemáticos, macetes, concentração do momento, se dormiu bem, sua motivação em fazer aquilo …etc …
Eu tinha dormido mal e estava sem nenhuma motivação.
O problema é que o teste nos avalia uma vez, você está bem ou mal, faz toda diferença.
Como programadores podemos ser avaliados durante um período maior.
Foi isso que você quiz dizer everjava?
O problema é que o teste nos avalia uma vez, você está bem ou mal, faz toda diferença.
Como programadores podemos ser avaliados durante um período maior.Foi isso que você quiz dizer everjava?
Só que uma empresa não pode ficar avaliando tudo que é candidato por um motivo maior, portanto a avaliação tem de ser uma única vez. Como o colega acima falou, todos esses fatores citados podem acontecer no dia a dia do seu trabalho. Pra quem está tentando entrar na empresa, o dia de entrevista e avaliação como é único, é o mais importante. Se no seu dia mais importante na empresa não puderem confiar no seu trabalho se você não durmiu bem, se está mal, etc. então é um ponto negativo do profissional mesmo.
Daí, se o cara quer a vaga, tem de se recuperar nas outras etapas do processo e na entrevista.
Como programadores podemos ser avaliados durante um período maior.Foi isso que você quiz dizer everjava?
Só que uma empresa não pode ficar avaliando tudo que é candidato por um motivo maior, portanto a avaliação tem de ser uma única vez. Como o colega acima falou, todos esses fatores citados podem acontecer no dia a dia do seu trabalho. Pra quem está tentando entrar na empresa, o dia de entrevista e avaliação como é único, é o mais importante. Se no seu dia mais importante na empresa não puderem confiar no seu trabalho se você não durmiu bem, se está mal, etc. então é um ponto negativo do profissional mesmo.
Daí, se o cara quer a vaga, tem de se recuperar nas outras etapas do processo e na entrevista.
vc não escolhe qdo esta com sono… se vai ou não ficar nervozo… qdo estará estressado…
vc não controla suas emoções… deve agir pela lógica, tem poder sobre suas ações mas não em suas emoções as quais podem interferir para bem ou mau em um desafio… e vc não tem controle sobre isto… sendo o dia mais importante ou não, vc não tem poder sobre suas emoções…
por isto dizer que é um ponto negativo para o profissional é irrelevante… já que o fato de não termos poder sobre nossas emoções ser uma fraqueza humana e não profissional…
por isto avaliar um candidato em um só dia é besteira… ao meu ver a melhor forma de avaliar e mandar o cara fazer um pequeno projeto e dar a ele uma semana por exemplo… dai se pode analisar de maneira bem mais detalhada…
acredito que evitar o sono durante uma entrevista é perfeitamente possível… durma direito, tome um red bull… nada do outro mundo…
apesar de você não controlar suas emoções, você tem que aprender a lidar com elas.
se você não consegue raciocinar por que está nervoso/estressado o que acontecerá quando tiver que trabalhar sob pressão?
por isto avaliar um candidato em um só dia é besteira… ao meu ver a melhor forma de avaliar e mandar o cara fazer um pequeno projeto e dar a ele uma semana por exemplo… dai se pode analisar de maneira bem mais detalhada…
e o que irá garantir que ele não pedirá para outra pessoa fazer o projeto?
se a pessoa tem conhecimento mas não consegue demonstrar quando precisa, este é um ponto fraco dela… precisa aprender a lidar com isso.
eu já fiz o mesmo teste duas vezes, fui bem na primeira e péssimo na segunda. Eu nao era um programador bom e virei um programador ruim. avaliar se alguém é ou vai ser bom em programacao apenas com esses testes de logica nao me convencem.
nao vejo relacao em eu nao ter motivacao pra fazer esses testes com ter motivacao em trabalhar, sao coisas totalmente distintas.
vc não escolhe qdo esta com sono… se vai ou não ficar nervozo… qdo estará estressado…
vc não controla suas emoções… deve agir pela lógica, tem poder sobre suas ações mas não em suas emoções as quais podem interferir para bem ou mau em um desafio… e vc não tem controle sobre isto… sendo o dia mais importante ou não, vc não tem poder sobre suas emoções…
por isto dizer que é um ponto negativo para o profissional é irrelevante… já que o fato de não termos poder sobre nossas emoções ser uma fraqueza humana e não profissional…
acredito que evitar o sono durante uma entrevista é perfeitamente possível… durma direito, tome um red bull… nada do outro mundo…
apesar de você não controlar suas emoções, você tem que aprender a lidar com elas.
se você não consegue raciocinar por que está nervoso/estressado o que acontecerá quando tiver que trabalhar sob pressão?
sono e possivel evitar… com um bom cafe… redbull não serve pra nada…
mas sobre o projeto…e so questiona-la sobre o projeto horas… pra tirar a certificação de arquiteto vc faz isto… qdo ta trampando sobre pessão vc esta fazedo algo q vc esta acostumado a fazer e geralmente nao tera problemas em fazer… isto e diferente de fazer provas de matematica q e algo q vc faz na faculdade e em algumas entrevistas… ou seja raramente…
Mas então será que aqui so tem programado ruim q não é capaz de resolver meu simples desafio de logica? :twisted:
ate agora ninguem resolveu…
qual são os proximos 6 numeros da sequencia?
1,2,3,6,3,3,18,108,3,3,3,3,54…?
Dificil.
Olha o chute.
1,2,3,6,3,3,18,108,3,3,3,3,54,504,3,3,3,3,3,3,3,3,162
3
33
3333
33333333
3333333333333333
23 = 6
36=18 ( 108 )
318=54 ( 504 )
354=162
Olha o chute.1,2,3,6,3,3,18,108,3,3,3,3,54,504,3,3,3,3,3,3,3,3,162
3
33
3333
33333333
333333333333333323 = 6
36=18 ( 108 )
318=54 ( 504 )
354=162
Chutou longe… como falei leve em consideração não só os valores da sequência mas tmb a posição dos números na sequencia…
observe que alguns numeros se repetem… isto e pq estes numeros são multiplicados por um valor unico na sequencia… q não altera seu valor…
observe tmb que estes mesmos numeros no caso o 3… é impar… e os valores que não são 3 são resultantes de uma multiplicação por um numero par nesta mesma sequência em uma determinada posição dela… bem com isto não tem como errar… praticamente dei a resposta…
Estou tentando aqui Luis, mas mesmo com suas dicas não está saindo muita coisa não hehehe.
[]´s
Lá vai um chute sem noção. hehe
1,2,3,6,3,3,18,108,3,3,3,3,54,648,3,3,3,3,3,3,3,3,175…
Segui a lógica do davidbuzatto quanto a sequência de repetição do número 3. E peguei os números pelo valor de posição (iniciando do zero) conforme a dica do luistiagos.
Não sei não, mas mesmo que esteja certo, continuo sem entender o que tem haver os números 1 e 2. :?
Falou…
Mais um pouco e vão estar exigindo controle dos 5 elementos…
Lá vai um chute sem noção. hehe1,2,3,6,3,3,18,108,3,3,3,3,54,648,3,3,3,3,3,3,3,3,175…
Segui a lógica do davidbuzatto quanto a sequência de repetição do número 3. E peguei os números pelo valor de posição (iniciando do zero) conforme a dica do luistiagos.
Não sei não, mas mesmo que esteja certo, continuo sem entender o que tem haver os números 1 e 2. :?
Falou…
ainda não é isto não…
hehehee
Já imaginava…
Falou…
eu já fiz o mesmo teste duas vezes, fui bem na primeira e péssimo na segunda. Eu nao era um programador bom e virei um programador ruim. avaliar se alguém é ou vai ser bom em programacao apenas com esses testes de logica nao me convencem.nao vejo relacao em eu nao ter motivacao pra fazer esses testes com ter motivacao em trabalhar, sao coisas totalmente distintas.
Bom o @AbelBueno já respondeu tão bem os argumentos, que nem tenho muito o que falar. Ninguém está defendendo ‘apenas’ esse teste, mas que é um dos testes usados e muito válido, é fato. Se você foi ruim nele, vai ter de trabalhar melhor nos outros pra compensar.
eu já fiz o mesmo teste duas vezes, fui bem na primeira e péssimo na segunda. Eu nao era um programador bom e virei um programador ruim. avaliar se alguém é ou vai ser bom em programacao apenas com esses testes de logica nao me convencem.nao vejo relacao em eu nao ter motivacao pra fazer esses testes com ter motivacao em trabalhar, sao coisas totalmente distintas.
Bom o @AbelBueno já respondeu tão bem os argumentos, que nem tenho muito o que falar. Ninguém está defendendo ‘apenas’ esse teste, mas que é um dos testes usados e muito válido, é fato. Se você foi ruim nele, vai ter de trabalhar melhor nos outros pra compensar.
então resolva o meu ai… se o meu caisse em uma entrevista pelo jeito td mundo rodava… :roll:
Lá vai um chute sem noção. hehe1,2,3,6,3,3,18,108,3,3,3,3,54,648,3,3,3,3,3,3,3,3,175…
Falou…
ainda não é isto não…
ta certo darei a resposta…
a sequência começa na 3 numero… depois de 1,2,3 ele sempre pega o numero do meio da sequência ou seja o 2 neste caso, verifica se o valor é par. se for par multiplica pelo ultimo numero da sequencia neste caso o 3 gerando o próximo numero da sequência, neste caso o 6.
Caso for ímpar multiplica pelo primeiro numero da sequencia neste caso o 1 (por isto que o 3 se repete tanto assim…)
caso o numero de elementos que tem na sequencia não for impar (ou seja a sequencia não tem meio)
e pego o meio “mais significativo nela”… ex:
1,2,3,6 tem quatro números na sequencia 4 não é impar e não tem um “meio comum” então o calculo para ira pegar o que chamo de “meio mais significativo”
ou seja é expresso por este calculo: abs(n/2 + 1) onde n é o numero de elementos da sequencia, neste caso o 3, 3 é impar então o próximo número será o equivalente produto do elemento do “meio mais significativo” com o primeiro elemento da sequencia, neste caso 3 x 1 que resulta em 3…
e assim por diante… sempre o é pego “meio mais significativo” da sequencia verificado se este é par caso seja este é multiplicado pelo ultimo numero da sequencia senão será multiplicado pelo ultimo numero…
Essa questão foi difícil mesmo. Acho que a maioria ia errar essa.
tem que ter muita falta de bom senso pra dizer q isso é baba…
espero que vc não escreva códigos tão fáceis assim.
ta certo darei a resposta…a sequência começa na 3 numero… depois de 1,2,3 ele sempre pega o numero do meio da sequência ou seja o 2 neste caso, verifica se o valor é par. se for par multiplica pelo ultimo numero da sequencia neste caso o 3 gerando o próximo numero da sequência, neste caso o 6. Caso for ímpar multiplica pelo primeiro numero da sequencia neste caso o 1 (por isto que o 3 se repete tanto assim…) caso o numero de elementos que tem na sequencia não for impar (ou seja a sequencia não tem meio) e pego o meio “mais significativo nela”… ex:1,2,3,6 tem quatro números na sequencia 4 não é impar e não tem um “meio comum” então o calculo para ira pegar o que chamo de “meio mais significativo”
ou seja é expresso por este calculo: abs(n/2 + 1) onde n é o numero de elementos da sequencia, neste caso o 3, 3 é impar então o próximo número será o equivalente produto do elemento do “meio mais significativo” com o primeiro elemento da sequencia, neste caso 3 x 1 que resulta em 3…
e assim por diante… sempre o é pego “meio mais significativo” da sequencia verificado se este é par caso seja este é multiplicado pelo ultimo numero da sequencia senão será multiplicado pelo ultimo numero…só pra constar. vc tinha dito:
Huahauahauhauahua também pensei assim… já ia dizer que o que ele fez não é bem um teste Lógico tão simples assim… é quase uma equação… hauhahauahua
Mas o fato de ser baba ou não, dpeende do QI, vai que o dele é acima da média ???
Falows 
ta certo darei a resposta…a sequência começa na 3 numero… depois de 1,2,3 ele sempre pega o numero do meio da sequência ou seja o 2 neste caso, verifica se o valor é par. se for par multiplica pelo ultimo numero da sequencia neste caso o 3 gerando o próximo numero da sequência, neste caso o 6. Caso for ímpar multiplica pelo primeiro numero da sequencia neste caso o 1 (por isto que o 3 se repete tanto assim…) caso o numero de elementos que tem na sequencia não for impar (ou seja a sequencia não tem meio) e pego o meio “mais significativo nela”… ex:1,2,3,6 tem quatro números na sequencia 4 não é impar e não tem um “meio comum” então o calculo para ira pegar o que chamo de “meio mais significativo”
e assim por diante… sempre o é pego “meio mais significativo” da sequencia verificado se este é par caso seja este é multiplicado pelo ultimo numero da sequencia senão será multiplicado pelo ultimo numero…só pra constar. vc tinha dito:
hehehe… estava sendo ironico quando disse que era baba…
realmente é muito baba não acha? :twisted:
espero que vc não escreva códigos tão fáceis assim.hehehe… estava sendo ironico quando disse que era baba…
realmente é muito baba não acha? :twisted:
tb espero q seus códigos não sejam ironicos assim 
espero que vc não escreva códigos tão fáceis assim.hehehe… estava sendo ironico quando disse que era baba…
realmente é muito baba não acha? :twisted:tb espero q seus códigos não sejam ironicos assim ;)
dai não né… codigo ironico é muita sacanagem… já cansei de pegar vários códigos que chegavam ser ironicos de tanto remendo e gambiarra
para refatorar q pqp… refatorar códigos assim chega ser uma grande ironia…
Eu tive um teste assim e fui mal.
A primeira pergunta era assim:
Se você fosse um lápis e eu picasse você todo e jogasse no lixo o que faria ?
segunda pergunta.
Por que a tampa do boeiro é redonda ?
#terceira
Quantas moedas precisar para fazer a altura do cristo redentor ?
Quarta
6 pessoas comeram 6 chocolates em 6 minutos, quantas pessoas precisaria para comer 80 chocolates em 48 minutos.
Não lembro das outras.
]Eu tive um teste assim e fui mal.A primeira pergunta era assim:
segunda pergunta.
#terceira
Não lembro das outras.
Não sabia que o Hospital Psiquiátrico do Juqueri estava contratando.
]Eu tive um teste assim e fui mal.A primeira pergunta era assim:
segunda pergunta.
#terceira
Não lembro das outras.
Não sabia que o Hospital Psiquiátrico do Juqueri estava contratando.
Por favor, não ressuscite tópicos antigos sem um bom motivo.
Queridos amigos. Não quero abalar suas convicções mas vou dizer as características de apenas um sistema que fiz dos varios que já atuei como programador e arquiteto:
- Desenvolvi 99.9% do sistema que sincroniza, contas de milhares de alunos, professores de diversos sistemas em um active directory.
- O sistema tem auditoria, planejada e desenvolvida por mim, generico o suficiente para auditar vários sistemas simultâneos independente da linguagem que atua.
- O sistema separa cliente e servidor de forma muito bem feita, e utilizar Angular 2 quando o mesmo estava saindo do forno. Antes disso experimentei vários frameworks como aurelia, angulardart, etc…
- Eu aprendi scala, typescript, angular, ldap e akka SIMULTANEAMENTE enquanto fazia o sistema. Começou em java + scala mas terminou 100% em scala por ter gostado das caracteristicas da linguagem.
- Foi criado uma abstração em scala para comunicar com ldap.
- O sistema possui testes de integração e de unidade bem feitos, não completos, mas bem feitos. Nas camadas inferiores (comunicação com ldap) possui 100% de cobertura. E boa cobertura no que interessa.
- O sistema de login é unificado e foi planejado para ser adicinado em TODAS as aplicações.
- O sistema começou em play framework, depois foi para spring por causa do spring security, e porque o pessoal que estava trabalhando comigo não iria acompanhar mais um framework. A migração foi feita EM MENOS DE UMA SEMANA. Isso porque a lógica de negócio estava bem isolada, o que foi migrado foi basicamente os controladores REST, e mesmo a parte principal que era um processamento feito em batch com akka (não precisava mais foi apenas para aprender akka) não teve problemas em ser migrada.
- Foi desenvolvido uma API de envio de emails, que utiliza multi thread para enviar emails simultaneos. Nos testes o servidores de SMTP não foram capazes de aguentar o tranco, se tornando o gargalo, sendo que um aumento para mais de 10 threads simultâneas tem efeito pior (passam a negar requisições). A API pode ser usada por qualquer sistema. Essa é a parte mais simples do sistema.
- Ao todo eram 11 partes independentes (5 de auditoria, 2 bases de dados, servidor principal, servidor de autenticação (keycloak), cliente web, servidor de mensagens). Dos quais desenvolvi 6 e mantive a “cola” dos outros (filas de mensagens base de dados, etc…)
- Levei 1 ano e meio para finalizar tudo, tiveram varias interações e entrequei 6 versões em produção. Isso sendo responsável por outras várias aplicações e com outros desenvolvedores sobre minha orientação. Multi tarefa na veia.
- Todo o trabalho está documentado, planejado e coordenado nas ferramentas Jira, Git, Confluence. Protótipos de interface, requisitos, documentação técnica etc… Foi seguido boas práticas do scrum, as entregas foram sussegadas. Mesmo com mudanças e melhorias, prazos e apoio de outras equipes (responsável pela infra e pelo AD). O Número de defeitos foi controlado e diminuia a cada entrega.
- O objetivo era ter base para transformação de todos os outros sistemas desenvolvidos. Reaproveitando sistemas e código entre os mesmos, tudo centrado em API possibilitando o desenvolvimento de mobile, e melhor manutenção e evolução a longo prazo …
- O pessoal que entrou depois de mim me perguntou se eu tava fumando uma enquanto fazia o sistema, porque não tinha condição o tanto de coisa que foi feita.
- Eu deixei a perspectiva de crescimento e planos para o que fazer depois: Dockenizar tudo, migrar para orquestração em docker com kubernetes, implantar devops no processo, automatizar as coisas e monitorar tudo. Coisa que comecei a fazer pouco antes de sair…
- Não sabia o que era microserviço até ouvir a palavra, mas não fiquei surpreso pois era algo natural de acontece se continuasse naquele ritmo.
- 2 anos depois e um colega meu que ficou lá me disse, que não conseguem achar ninguém que consiga: A) Manter de forma plena o que foi feito. B) Fazer outro. Não to dizendo que é insubstituível, nada é, mas o que poderia entrar no lugar: Custa 25 mil por mes, tem mais de 10 anos de mercado, um monte de gente desenvolvendo, e tem muito mais recursos que o necessário.
- Sério, o sistema se tornou tão critico que o pessoal tem medo até de reiniciar o servidor, como bricou o meu colega. Nesse caso se pecou pelo excesso.
- Funciona liso esse tempo todo, defato algumas proteções até mesmo identificaram problemas com a carga da base de sincronia do sistema (feito por outra equipe muito maior diga-se de passagem) e evitaram interrupção massiça do negócio.
- Eu queria fazer em tempo real, mas o arquiteto da outra equipe não conhecia sistemas de mensagems (rabbitmq etc…)… pena…
Agora, me passe em um teste de lógica, ou de programação baixo nível, coisa que eu detesto por sinal, e pelo resultado você vai achar que sou um RETARDADO MENTAL. KKKK
Outros fatos: Fiz 2/3 de faculdade de matemática antes de formar em sistemas de informação. Dispensei TODAS as disciplinas de matemática por ter feito muito mais na faculdade anterior. Pergunta se me lembro de alguma coisa? Zero, retardamento mental avançado. Agora se eu estudar denovo aprendo mais rápido que o the flash. Ainda vou estudar física na minha velhice para ver se eu entendo um pouco que física quantica e essas parada louca ai, só por hobby mesmo. Não que isso seja sinomimo de inteligencia, mas é algo extremamente difícil que me interessa.
Eu só me dedico no que me traz resultado. E esses testes, são inúteis. Mas tenho que conviver com eles então um dia vou ter que treinar meu cérebro apenas para não ir tão mau neles. Na vida real meu amigo, o buraco é totalmente outro.
Espero ter ajudado, todos os fatos ditos aqui são veridicos e fiéis sem exageros, só depois que sai de la que percebi que tinha feito algo no mínimo difícil de se ver.
E não uso isso como forma nem de me vangloriar, nem de me diminuir. Sou igual a qualquer um, talvéz com um pouco mais de maconha na cabeça por mutação genética (não uso drogas rsrsrs), e com uma dedicação e paixão aflorada por fazer o melhor possível e explorar meu potencial e desperdar o potencial de quem estiver do meu lado.
Eu não vou entrar nesse forum denovo para discutir, não tenho esse tempo.
A moral da história é se isso é ser um programador mediocre. Eu sou o mais mediocre desse mundo.
Um abraço.