iReport com JavaBeans Set Datasource ----URGENTE----

10 respostas
D

fala galera…
estou com dúvidas na geração de relatórios no iReport com o tipo de conexão JavaBeans Set Datasource, na verdade não tenho idéia de como implementar a classe (factory) que forneça um método estático para gerar a coleção ou um array de JavaBeans. E tambem a configuração da conexão no proprio iReport nao estou conseguindo. Todos os exemplos e tutoriais que encontrei são de conexoes JDBC com o banco.
Alguem já passou por esse problema ou já implementou algo parecido utilizando esse tipo de conexão e teria um exemplo pra mim, preciso de uma solução urgente pois meu prazo para entrega do projeto esta apertada.

PS: Para um melhor entendimento do meu problema.
Preciso que minha aplicação faça o seguinte: tenho um questionario onde varios alunos preenchem as questões, eu teria que popular uma bean com os respectivos campos(nome, questao1, etc) e envia-los sucessivamente para o relarotio sem perder os dados anteriores já existentes no relatório exemplo(o nome e as questoes preenchidos pelo aluno anterior).

10 Respostas

N

Olá…

Você já deu uma olhada no tutorial sobre IReport aqui do GUJ?..senão viu, segue abaixo o link:

http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.151.1.guj

Até mais

Patty

D

Pois é Patty eu tenho esse tutorial, mas nele só tem exemplo de conexão via JDBC com o banco o que eu preciso é configurar uma conexão com JavaBeans

A

O que você precisa é na sua aplicação mandar uma coleção de JavaBeans para o relatório.
Já no relatório, em datasource você digita o nome da classe desse JavaBean com o nome totalmente qualificado, mas esta classe tem que estar no classpath do iReport para funcionar, ok ?
Assim que você termina de digitar o nome da classe, os atributos dela já aparecem embaixo na mesma tela e ficam disponíveis como campos para serem usados no relatório.
Daí quando você rodar a aplicação, o relatório será executado para cada objeto da coleção passada.
Não sei se consegui explicar direito, mas não sei o que você já tem feito para poder ajudar mais…

D

Eu estou com o mesmo problema do nosso amigo e tb, não entendi como configurar o JavaBeans DataResource, na minha versao do iReport (1.2.5) tem um form com um btão (Read Attributes), só que ele não encontra a classe quando coloco o caminho.

tnks.

R

Estou com uma problema parecido…

estou precisando de uma conexão, onde minha alimentação do relatorio receberá meus objetos que meu sistema que já estão agrupados…

Valeu!!!

R

Alguem sabe me dizer onde eu encontro ou qual a melhor tipo de conexao do datasource no ireport onde eu possa alimentar o relatorio apatir dos objetos do meu sistema…
Valeu!

P

estou com esse problema tb na versão iReport 3.0.0 …

alguém pode ma ajudar …abs

M

Também estou com o mesmo problema. Estou usando o netbeans com o plugin do iReport… mas na hora de adicionar o Datasource como um JavaBean Datasource, coloco o caminho para a minha classe bean assim ., clico em “Read atributes” mas ele não consegue encontrar a classe, diz que não está no classpath… mas além de ser uma classe do meu projeto, eu tenho que incluir ela em algum outro lugar???

Agradeço pela atenção!!

R

http://my.opera.com/renatobach/blog/2009/09/29/javabeans-datasource-no-ireport-3-6-0

V

esse link ai de cima me ajudou completamente.

vlws geral soh um adendo apartir da versão 3.5.3 um erro pode ocorrer então uma série de jars tem que ser colocados dentro da aplicação.

commons-beanutils-1.8
commons-collections-2.1.1
commons-digester-1.7
commons-logging-1.0.4
groovy-all-1.5.5
iText-2.1.0
jasperreports-3.6.2

Criado 9 de maio de 2006
Ultima resposta 13 de abr. de 2010
Respostas 10
Participantes 9