To querendo fazer um programa para ajudar a afinar um violão, guitarra, ou similar.
Eu vou ligar o violão na entrada da placa de som e ao tocar uma corda, o programa vai me dizer qual é a nota e a frequencia…
Agora as dúvidas…
Como “pego” o som da placa de som ?
Como vou “transformar” esse som em uma frequencia ?? (desse jeito saberei a nota musical…)
beeiii… cara, eu nunca vi nada parecido em Java, eu não faço nem idéia de como fazer isso, mas uma coisa eu sei, é trabalho digno de conclusão de curso! … pra trabalhar com som, existe a JMF (Java Media Framework), q é uma API, agora… não sei te dizer se ela é tão boa assim quanto tu precisa… :roll:
H
hipersoftPJ
Talvez no link abaixo c ache algo de interessante.
vários tutoriais legais para usar a API Java Sound… (o link acima é para o tutorial introdutório)
não vai ser tão difícil fazer o programa… conforme eu for tendo minhas “releases” vou avisando vocês (só vai demorar um pouco porque estou com algumas coisas pendentes para fazer…).
D
DanielBadawiPJ
eu acho q a parte mais dificil será a de “pegar” o som da placa…
pq reconher a nota musical vai depender da frequencia q o som vai emitir…
por exemplo… um som de frequencia 440 Hz corresponde a nota Lá…
me interessei nesse projeto… vou da uma pesquisa…
tb toco violão/guitarra e nunca vi algum afinador pra Linux… e se fizesse um pra java, rodaria em qualquer lugar… se pá até num celular!! hahaha… nossa… viajei! hehehe
flw!
S
Samuel_PessorrussoPJ
pegar o som da placa é facil, isso eu já consegui…
o problema é descobrir a frequencia, a API Java Sound não tem nada que faça isso, para eu descobrir a frequencia eu preciso implementar um algoritmo de FFT (Fast Fourier Transform) sobre a entrada para descobrir a frequencia…
ja consegui o algoritmo… so falta implementar tudo. (nunca pensei que faria algo relacionado a processamento de sinais digitais)
R
Rubem_AzenhaPJ
aki na escola um cara fez em PASCAL um tocador de arquivo .MIDI em pc speaker, com o procedimento SOUND
tem algum procedimento que apita alguma coisa no PC SPEAKER?
S
Samuel_PessorrussoPJ
no speaker eu nao sei…
veja o link que postei e vc vai ver como usar a placa de som…
capturar e tocar um som é muito facil… o difícil é fazer o DSP em cima desse som.