IReport + hora + formatacao

14 respostas
A

Como faco para colocar hora, mes, ano no IReport ??
Como faco tb para formatar um campo que vem do banco antes de exibi-lo no relatorio ? Tipo assim : A consulta retorna M, mas eu nao quero mostrar M e sim Masculino.

valeu !!

14 Respostas

R

bom, qto a data/hora, vc pode usar um campo String e nesse campo chamar uma funcao normal de uma classe sua q formate a data no formato q vc quer…lembrando q esse metodo deve ser static e deve retornar String…eh um modo…

qto a outra duvida, vc pode usar o famoso “comparador ternario” (acho q o nome eh esse mesmo)…
use assim:

$F{sexo}.equals("M") ? "Masculino" : "Feminino"

ele testa se o campo eh igual a M…se for atribui Masculino, se nao for atribui Feminino…vc pode aninhar qtos comparadores quiser…

falow

A

Cara dava para vc da uma explicada melhor nessa sua sugetao ai !! Eh pq eu comecei a mexer a pouco tempo com IReport ! Explica so a primeira sugestao, pois a segunda eu entendi.

valeu !!

R

bom, vc tem um campo q vai receber a data/hora no relatorio, certo??

entao crie uma classe qq e nessa classe faca um metodo static…formataData, por ex…
dentro do metodo formate a data no formato q vc quiser e faca ele retornar uma String…

no seu campo do relatorio, ao inves de colocar o valor da data, coloque a chamada do metodo…

minhaClasse.formataData(dataAserFormatada)

(nao lembro se tem ponto-e-virgula agora…

se essa classe estiver dentro de pacotes, coloke o caminho dos pacotes tb…

ficou mais claro??

A

“rbarioni”:

O problema eh q eu nao recupero esse campo data e hora do banco . Eu quero informar em qual horario o relatorio foi impresso !!

R

“Apolo”:
“rbarioni”:

O problema eh q eu nao recupero esse campo data e hora do banco . Eu quero informar em qual horario o relatorio foi impresso !!

entao fica ate mais simples…
coloke o codigo direto no campo, nem precisa usar uma classe a parte…

W

Coloca isso no FIELD…

new java.text.SimpleDateFormat(“dd/MM/yyyy HH:mm”).format(new Date())

A

Valeu galera aqui deu blz !! Me digao uma coisa: Depois que eu gerar meus relatorios, agora eu quero chamar da minha classe chamada principal. Eu fiz o seguinte, pegeui todos os arquivos xml´s mais os arquivos .java gerados pelo IReport e coloquei no mesmo local da minha classe principal. Mandei executar e deu esse erro :
java.io.InvalidClassException: dori.jasper.engine.base.JRBaseReport; local class incompatible: stream classdesc serialVersionUID = 502, local class serialVersionUID = 503

O que eh q ta errado na maneira que eu fiz !!

R

cara, parece q vc gerou os .jasper com uma versao do Jasper e tah tentando executar com outra versao…

dah uma arrumada nas coisas ae…

A

“rbarioni”:
cara, parece q vc gerou os .jasper com uma versao do Jasper e tah tentando executar com outra versao…

dah uma arrumada nas coisas ae…

Cara eu acho q nao eh isso nao !! Ate mesmo pq eu ja conseguir chamar outros relatorios feitos nessa mesma versao do IReport. A unica diferenca eh que esse relatrio que eu estou tentando chamar agora , esta manipulando su-relatorios.

R

vc compilou o sub-relatorio pelo IReport tb??

esse erro q vc teve eh problemas de versao, compilacao com outra versao…
eh chatinho mesmo… :lol: :lol: :lol:

A

Estou compilando o principal.xml da minha aplicacao. E estou deixando os XML´ s dos subrelatorios no mesmo diretorio do principal.xml. Coloquei tb os .jasper, mas tb nao deu certo !!

R

tente compilar tb os sub-relatorios e na aplicacao usar apenas os .jasper…

seus relatorios ficam um pouco mais rapidos pq nao vai precisar compila-los…e talvez resolva esse problema tb…

A

Ja tentei !! . Coloquei apenas a linha : JasperPrint print = JasperFillManager.fillReport(“Principal.jasper”,null, connection); Ou seja, usando o .jasper logo direto, sem compilar na minha aplicacao, mas tb nao deu certo !!

R

cara, q estranho…

qdo tinha esse problema, eu compilava tudo de novo e dava certo…

vc nao alterou a versao do IReport ou do Jasper nao, neh??

Criado 6 de julho de 2004
Ultima resposta 11 de jul. de 2004
Respostas 14
Participantes 3