Jar + netbeans + absoluteLayout

8 respostas
R

Oi Gente…

Olha só: tenho uma aplicação que fiz inteira no netbens;
Essa aplicação usa o AbsoluteLayout;

Estou então me aventurando em criar o .jar dessa aplicação.

Fiz o manifest:
Manifest-Version: 1.0
Created-By: NetBeans IDE
Specified-By: SwarmSystem.jarContent
Main-Class: SwarmSystem
(essa é minha classe principal, ela tem o main)

Mapeei o diretorio com o jar do AbsoluteLayout, e inclui o próprio no jar

Compilei o jar

Tentei rodar via execute do netbeans, mas não rolou. Tentei então via console:
$ ~/j2sdk_nb/j2sdk1.4.2/bin/java -jar ~/diretorio-da-aplicacao/SwarmSystem.jar

Aí ganhei o erro:
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: org/netbeans/lib/awtextra/AbsoluteLayout

O que estou fazendo de errado?

Obrigado!

8 Respostas

J

Oi

robertoneto, o que está acontecendo é que a classe AbsoluteLayout que vc está usando é uma classe proprietária do NetBeans, vc pode resolver o problema colocando o caminho da classe no teu CLASSPATH, aí fica blz. Mas esta não é uma boa prática de programação, isto pq, se vc passar tua classe pra alguém e esta pessoa não tive ro NetBeans instalado ou mesmo que o tenha mas não tiver a classe AbsoluteLayout no CLASSPATH não irá funcionar.

T+

R

E como eu faço para distribuir programas que usem o Absolute layout?

J

Oi

robertoneto, uma alternativa é vc incluir a classe dentro do teu jar.

T+

L

Simplifique: use o null layout. É semelhante ao Absolute, é padronizado inter-IDEs, e ainda só com ele você pode alterar o tamanho do form no NetBeans.

O

amm… posso estar sendo redundante… mas sou realmente nada experiente nisso… tive que fazer um trabalho pra facul… comecei fazendo no jcreator e depois incrementei tudo no netbeans… o LZ89 disse pra por no null layout… soh q qdo poe nesse soh aparece os botoes da barra de titulo do windows… tem q puxar novamente a tela pro tamanho desejado… dai usei o absolute que até agora foi o unico que me deixou (alem do null, mas tem o problema q falei) colocar os componentes onde desejo… dai como faço pra nao ficar escravo de soh funcionar onde o NB esta instalado?

A

faz tempo que esse topico tá parado…

offender pra resolver esse problema do null layout vc tem que setar o setBounds
o netBeans inicializa as aplicacoes assim

pra ficar do tamanho que vc quer faça isso:

nomeclasse nomeobjeto = new nomeclasse(); nomeobjeto.setBounds(int posX, int posY, int largura, int altura); nomeobjeto.show();

espero ter ajudado

até mais

B

vai por mim meu querido
eu perdi a tarde inteira com esse pesadelo
useo null layout e eskece o absolute

H

Estou enfrentando o mesmo problema do nosso amigo, tanto usando o absolute layout, quanto outras que não me lembro agora… como faço para resolver este problema na prática… alguém tem um exemplo?

Criado 24 de fevereiro de 2004
Ultima resposta 23 de mar. de 2005
Respostas 8
Participantes 7