Java Desktop morto?

31 respostas
S

Boa noite pessoal,

Atualmente sou programador Cobol (Não, não sou muito velho, tenho 21 anos ! kkk) e estou estudando Java para aprimorar meus conhecimentos na linguagem, pois meu conceito em OO decaiu muito depois que parei de praticar.
Bom minha duvida é a seguinte, alguns amigos meus me falaram que java para desktop é uma tecnologia morta, que o forte de Java é a WEB/Mobile. Isso me desmotivou um pouco nos meus estudos e gostaria de saber se é
realmente fato que java é uma tecnologia morta para Desktop, ou ainda são desenvolvidos grandes projetos em Java para o Desktop.

Obrigado.

31 Respostas

L

Java pra Desktop não está morto, não dê ouvidos aos anunciadores da morte.

A verdade é que muitos aplicativos hoje, fica muito mais adequado se for feio em web. Na verdade não so em Java, mas em qualquer aplicativo, a tendencia é se tornar web.

Voce deve fazer um software pra desktop só se precisar de recursos de hardware, ou integração direta com alguma porta, utilização de recursos gráficos avançados, 2d, 3d, etc. Sicenramente, tirando esses fatores, nao tem porque devenvolver, hoje, pra desktop.

S

Bom, apimentando um pouco a discussão… e porque um aplicativo desktop não pode ser Web? Parece que desenvolver para web é somente via browser…
isso é um absurdo… você pode criar um aplicativo cliente/servidor que se conecta via web, e somente seus clientes possuem a aplicação desktop…
não entendo porque limitar, claro, pode existir vantagens ou desvantagens em cada abordagem… ai são outras questões… dependendo do contexto
um ou outro pode ser mais atrativo…

essa claro, somente minha opinião sobre o assunto…

O

Não o java desktop não está morto no java 7, por exemplo, houve uma pequena melhoria no swing.
Umas das promessas para o java fx 2.0 é que ele seja totalmente compatível com o swing.
Em fim existe alguns projetos para o java desktop, pode ficar tranquilo.