Java e VoIP

4 respostas
S

Pessoal,
tenho a impressão, depois de buscar talentos no Brasil para trabalhar com VoIP engineering, que a comunidade Java brasileira ainda não despertou para as possibilidades disponíveis com VoIP.
Estou procurando uma discussão saudável para entender se estou equivocado ou qual é o principal fator ou principais fatores responsáveis pela possível falta de interesse.

Alguém poderia comentar a respeito?

4 Respostas

J

O que é preciso para se trabalhar java e voip ao seu ver?

S

A resposta não é simples, pois o ecossistema VoIP é bastante amplo e Java pode ser utilizado em diversas partes dele.
Exemplos: servidor SIP, softswitch, session border controller, servidor de midia, softphone, etc.

Pensando apenas no “voice over IP” em si já dá pra fazer uma sopa de letrinhas. Falando bem superficialmente, é necessário conhecer os protocolos envolvidos (exemplos: SIP, H.323, TCP, UDP, RTP, RTCP, etc) bem como codecs (pra que servem, como funcionam, como afetam seu sistema, quais e quando utilizar, etc.) e, claro, conhecer as especificações e implementações Java já existentes (exemplos: JSR116, JSR289, JSR309, JSR240, etc.).

O fato é que existem diversas possibilidades, mas eu não vejo, no Brasil, muita gente se interessando pelo assunto.

C

Bem, dessa área eu entendo um pouco.
Meu TCC foi focado em criptografar a comunicação de uma chamada VoIP na plataforma Android.
Peguei o código do SipDroid, “anexei” a biblioteca do Bouncycastle.org e do ZRTP4J. A troca das chaves assimétricas foi através de Diffie-Hellman com curvas elípticas.
Estudei SIP, H.323, Megaco/H.248 e MGCP.
No Brasil, eu só conheço algumas empresas que fazem a implantação de troncos telefônicos VoIPs e cuidado da parte mais “hardware” de tudo. Eu realmente não conheço nenhuma voltada a telefonia VoIP que trabalhe com o software envolvido. Conheço 1 ou outra que usa VoIP dentro dos seus produtos, mas só isso.
Bem, o meu conhecimento sobre VoIP está sumarizado ai. Não sei se posso te ajudar, já que o seu questionamento está muito aberto ainda…

J

clone_zealot:
Bem, dessa área eu entendo um pouco.
Meu TCC foi focado em criptografar a comunicação de uma chamada VoIP na plataforma Android.
Peguei o código do SipDroid, “anexei” a biblioteca do Bouncycastle.org e do ZRTP4J. A troca das chaves assimétricas foi através de Diffie-Hellman com curvas elípticas.
Estudei SIP, H.323, Megaco/H.248 e MGCP.
No Brasil, eu só conheço algumas empresas que fazem a implantação de troncos telefônicos VoIPs e cuidado da parte mais “hardware” de tudo. Eu realmente não conheço nenhuma voltada a telefonia VoIP que trabalhe com o software envolvido. Conheço 1 ou outra que usa VoIP dentro dos seus produtos, mas só isso.
Bem, o meu conhecimento sobre VoIP está sumarizado ai. Não sei se posso te ajudar, já que o seu questionamento está muito aberto ainda…

A única que eu conheço é a leucotron aqui em santa rita do sapucaí. O sistemas deles suporta voip.
Eu acho que não utilizam java por que já possuem um sistema operacional proprietário e utilizam linguagem c. Então não ganhariam em nada adicionar uma máquina virtual no sistema. Só mais trabalho. Pode ser por isso que não se vê profissionais java voltado para voip.

http://www.leucotron.com.br/

Criado 24 de janeiro de 2012
Ultima resposta 25 de jan. de 2012
Respostas 4
Participantes 3