Java vs oracle forms

13 respostas
S

pessoal eu queria ouvir a opinião de voces sobre o seguinte. queria que comentassem sobre
qual é melhor oracle forms ou java??
vantagens e desvantagens de usar java dentro de oracle??

13 Respostas

F

Oi Sulito!

Vamos a sua primeira pergunta:

Trabalhei com forms quando o Oracle estava na versão 9, e percebi que se sua plataforma é Oracle e o que você precisa é apenas desenvolver sistemas que envolvem cadastros e retirada de relatórios no velho “estilo” client x server o melhor é utilizar o forms e o report; eles são muito práticos extremamente entegrados ao banco de dados, a produtividade é muito alta também. É claro que tem lá os seus problemas e detalhes que atormentam os desenvolvedores, como a invalidação dos formulários que alguma procedure associada sofre alteração por exemplo (acredito que já tenham consertado isto).

Acredito que deveriam evitar ao máximo produzir sistemas que poderiam ser feitos utilizando outras linguagens de forma eficiente. Sistemas client x server por exemplo, utilizando java geralmente irá dar mais trabalho e poderá não compensar o esforço dependendo dos objetivos.

Resumindo é aquela velha história, dependendo do que você precisa fazer escolhe-se a ferramenta mais adequada.

A principio vejo mais vantagens pelo seguinte: A Oracle sempre investiu na plataforma Java, o que não falta é componentes feitos em Java na plataforma Oracle; quanto mais o profissional Oracle entender de Java melhor irá se posicionar no mercado desta plataforma, irá trabalhar com sistemas bem mais robustos do que aqueles que “simplesmente” fazem cadastros.

A desvantagem pode ser a complexidade, os riscos do seu sistema virar um monte de coisas coladas umas nas outras de forma desordenada pode ser grande.

Espero ter ajudado…

Aquele abraço,
fantomas

S

Qualquer opinião é bem vinda, e ja notei uma coisa aqui no guj, quando se faz uma pergunta um pouco complexa muita gente le mas ficam com medo de responder ( medo de errar), eu acho isso um pouco errado, devemos errar mas opinar, assim vamos perder o medo de errar, eu pelo menos opino em quase tudo sem medo de errar. :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile:
Ai galera não pensem duas vezes dão a vossa opinião para aprendermos uns com os outros

M

sulito:
Qualquer opinião é bem vinda, e ja notei uma coisa aqui no guj, quando se faz uma pergunta um pouco complexa muita gente le mas ficam com medo de responder ( medo de errar), eu acho isso um pouco errado, devemos errar mas opinar, assim vamos perder o medo de errar, eu pelo menos opino em quase tudo sem medo de errar. :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile:
Ai galera não pensem duas vezes dão a vossa opinião para aprendermos uns com os outros

ou mesmo não sabem responder a pergunta… acho que a maioria dos casos se encaixam ai (eu por exemplo que não conheço bulufas de oracle forms)…

F

sulito:
Qualquer opinião é bem vinda, e ja notei uma coisa aqui no guj, quando se faz uma pergunta um pouco complexa muita gente le mas ficam com medo de responder ( medo de errar), eu acho isso um pouco errado, devemos errar mas opinar, assim vamos perder o medo de errar, eu pelo menos opino em quase tudo sem medo de errar.

Em grande parte concordo com você.

Mas neste caso acredito que seja falta de conhecimento mesmo. A atuação da Oracle no mercado brasileiro é bem grande e me parece que pagam bem, em muitos casos até mais que o mercado Java fazendo com que quem trabalha com Java dificilmente irá migrar para Oracle e quem trabalha com Oracle dificilmente irá migrar para Java, sem falar que o perfil do profissional é bem diferente.

Então temos 2 pontos: um é o econômico e o outro o perfil os profissionais que trabalham / estão aprendendo. Quem se interessa por Java restrigem-se em aprender apenas o necessário das bases de dados e Java logo participam apenas de foruns Java e o mesmo acontece com os profissionais Oracle que participam de foruns quentes como este aqui.

No meu caso, trabalhei com a plataforma Oracle durante um tempo antes de iniciar em Java (faz bastante tempo); o meu perfil está mais de acordo com esta plataforma.

flws

F

Olá

Java e Oracle forms tem propósitos diferentes, o propósito do Oracle Forms é ser uma ferramenta de alta produtividade (e realmente é) para criar aplicativos principalmente as baseadas em tabelas de banco.
É muito rápido você criar um CRUD com Oracle Forms, em 1 hora você faz algo bem feito sem usar o wizard já no java com swing demoraria um dia ou mais.
O ruim é que só vai funcionar com banco Oracle.
A vantagem em usar as JSP (java stored procedures) no Oracle (o banco de dados) é pode reutilizar algum componente seu que existe já em Java ou usar uma API que não existe em PL/SQL como as collections (Map, Set e List).

A

Oracle Forms e muito ruim e sem flexibilidade, porém devo concordar que e uma ferramenta RAID meia boca, faço esta avaliação por experiencia propria pois sou programador Delphi/Lazarus, xharbour/clipper , Visual Basic, java e logico Oracle Forms

L

Oracle form morreu, vai morrer ou vai prevarecer??

L

Aproveitando a discussão…

O Oracle Developer Suite está sem suporte?

S

não sei nem faço a minima idea.

N

Pessoal desculpe a falta de conhecimento! é que tenho que aprender Oracle forms imediatamente ! Alguém sabe me informar qual a IDE utilizada para desenvolver nesta linguagem? Alguém tem material sobre o assunto ou um livro pra indicar ?

Desde já muito obrigado.

A

Bom dia!

Pessoal eu também to na mesma situação do nogueiravix: alguém pode postar aqui um link informando a versão da do Banco que usa Forms? Achei algumas coisas mas muito superficial e esta relacinado ao oracle 6.0…

Att. :smiley:

N

Bom Dia AJC,

Bem, já consegui me entender com o Forms, então la vai ! você não vai consegui encontrar material sobre Forms em português mais no site da Oracle tem manuais em inglês disponíveis. Estou usando a versão 9.0 do Forms, mas já a versão 10. Forms é muito simples pois é muito limitado, você acaba fazendo tudo no banco mesmo, se vc já programa em uma linguagem desktop vai ser fácil a migração. A IDE usando para desenvolvimento é a FORMS BUILDER.

Espero ter ajudado, qualquer duvida mais específica é só posta ai ou me mandar um e-mail
Até mais!

A

Entendi. Obrigado pela dica.
vlw!

Criado 12 de janeiro de 2010
Ultima resposta 27 de jan. de 2011
Respostas 13
Participantes 8