[JAVA] Web x Desktop

20 respostas
B

Galera,

Acho que este é um assunto que por diversas vezes já foi discutido, mas ainda não tenho certezas…
Java é uma linguagem que abre diversos horizontes, mas qual deles seguir?
As aplicações Web hoje em dia estão crescendo muito, e é uma boa investir, mas o mundo Desktop vai mesmo acabar com o tempo?
Porque, apesar de tudo, um software rodando diretamente no PC ganha muito em estabilidade, além do que é mais rápido…

Enfim, qual seria a melhor área a se seguir? Qual, atualmente, tem mais mercado e paga melhor?

20 Respostas

C

Amigo vc no seu primeiro post fez vários questionamentos no mínimo polêmicos, vou preferir não comentar sobre eles, mas se vc está começando em java recomendo que começe estudando pra desktop, pois é um pouco mais facil de aprender…

A

Bem, pelo que ando vendo ainda tem espaço para tudo. Aqui em Londrina as empresas pedem experiencia nas duas áreas, pois elas desenvolvem o que o cliente pede!!!

EU comecei pelo Desktop e agora, depois ter ter uma boa base, estou aprendendo para Web…A questão é: não vejo problema em aprender as duas coisas. Quanto mais conhecimento, melhor!! :smiley:

abs

E

Java a tempos não é uma simples linguagem de programação, Java é tecnologia.
Mais de 50% dos profissionais na área Java trabalham com Web. Java Desktop não sei se é algo que terá muito futuro.
Não digo que irá acabar, longe disso, mas seu questionamento certamente se deve a fatores financeiros.
Java cliente/servidor é uma boa pedida.
A curva exponencial de aprendizado da tecnologia Java é mesma para todos e para qualquer segmento que você escolher.
Eu estudo Java Web, principalmente JSF 2.
Acredito que esse seja o caminho, já que o movimento cloud vem ganhado espaço cada dia mais, e aplicações web com esse carater seram cada dia mais requisitadas.
Fica a seu critério qual “ramo” oferecido pela linguagem seguir, pois não se limitam a estes 3 que eu citei, o leque é bem maior. A escolha é sua.
Não gostaria de lhe dizer que Destop é melhor, e de certa te influenciar a estudar apenas Desktop, e depois de um tempo você me castigar por ter seguido meu conselho.
Faça uma pesquisa na internet sobre o mercado, garanto que vai achar muita coisa.
Mas algo lhe digo com certeza: Não importa o que se faça dese que se faça bem feito. Se você for vendedor de coxinha, então trabalhe e estude para que a sua coxinha seja a melhor.

Obs: Vá de Java Web.
Rss.

Abraço.

Espero que possa ter lhe ajudado.

I

Hum…ese teu cliente Tê pedir um sistema com interfaces graficas próprias(desktop) que trablhe via web?
Vc vai ficar na mão?
creio que no futuro os 2 podem estar lado a lado…o que poderá mudar será a ideologia apontada para aplicações desktop que ligamos hj em dia automaticamente a aplicações locais rodando em apenas um único pc…

A

Aprenda inicialmente Web, depois é bom conhecer o mundo Desktop… há espaço pra todas as áreas :slight_smile:

I

edu_fernandes:
Java a tempos não é uma simples linguagem de programação, Java é tecnologia.

Ué, e toda linguagem de programação não é tecnologia?

D

O importante é atender as necessidades do cliente, então eu acho que tem mercado pra tudo!

O importante não é fazer o que gosta, e sim, gostar do que se faz

fica a dica,

Diego.

F

Gostei dessa frase =)

D

“Just go with the flow”

seja ele qual for.

L

estude primeiro depois tire suas duvidas , no qual vai kerer usar !!

valeu!!!

H

igor_jua:
Hum…ese teu cliente Tê pedir um sistema com interfaces graficas próprias(desktop) que trablhe via web?
Vc vai ficar na mão?
creio que no futuro os 2 podem estar lado a lado…o que poderá mudar será a ideologia apontada para aplicações desktop que ligamos hj em dia automaticamente a aplicações locais rodando em apenas um único pc…

Nesse caso basta utilizar um RIA por exemplo. Dei uma olhada no Adoble Flex e cara vi que realmente tem como aplicar recursos desktop para web.

Olha só esses exemplos: http://examples.adobe.com/flex3/componentexplorer/explorer.html

Veja que o tipo de gráfico é bem próximo de um desktop. Uma desvantagem é que uma net com uma velocidade boa seria uma necessidade.

Eu não tenho estudado nada de Desktop por ver que o mercado (RJ pelo menos) tem pedido mais web. É facil de encontrar muito material na net.

J

BSMayer:
Galera,

Acho que este é um assunto que por diversas vezes já foi discutido, mas ainda não tenho certezas…
As aplicações Web hoje em dia estão crescendo muito, e é uma boa investir, mas o mundo Desktop vai mesmo acabar com o tempo?
Porque, apesar de tudo, um software rodando diretamente no PC ganha muito em estabilidade, além do que é mais rápido…

Enfim, qual seria a melhor área a se seguir? Qual, atualmente, tem mais mercado e paga melhor?

Não se preocupe que cada uma tem seu nicho. Todo software básico foi, é e sempre será desktop. As aplicações web tem como objetivo suprir outros tipos de ferramentas.

Um não substituirá o outro nunca, até porque não tem como.

L

juliocbq:
BSMayer:
Galera,

Não se preocupe que cada uma tem seu nicho. Todo software básico foi, é e sempre será desktop. As aplicações web tem como objetivo suprir outros tipos de ferramentas.

Um não substituirá o outro nunca, até porque não tem como.

Concordo plenamente. Até mesmo por que não vemos aplicações web sendo inseridas em cenários de processamento em tempo real, nesse caso todo mundo tem um lugar ao sol :slight_smile:

M

São dois mercados distintos, e o Java se firmou mais pra Web do que pra Desktop.

L

E quem acha que desktop é mais “fácil” pode ter uma surpresa, pois os maiores esforços em se tratando de frameworks nos vemos no mundo web, enquanto no mundo desktop as coisas são mais “puristas ou arcaicas” não tendo alguma facilidades, como um framework mvc (vide jsf).
No final acho que o bom de começar em desktop é que você faz as coisas “na unha” e consegue se aprofundar em principios que são totalmente abstraidos por alguns frameworks.

S

Não acho que se resumi apenas em ser ou não ser mais facil, mas eu acho que seja regra primeiro passar no desktop, para entender melhor os fundamentos do java puro, depois é que se pode passar para o web

F

Ai entram duas questões, mercado de trabalho e o que realmente voce gosta de fazer.

Com relação a mercado de trabalho, realmente no mundo java há mais vagas para Web. Mas tambem nao quer dizer que desktop acabou, o desktop ainda esta ai firme e forte, porem a maioria das apps que se ve por ae são Delphi e etc. Mas tem java tambem.

O pessoal gosta tambem de achar que desktop é sinônimo de offline, funcionando apenas na LAN do cliente, o que é uma completa besteira, nada te impede de ter um cliente swing comsumindo webservices ou fazendo chamadas http de um servidor hospedado na cloud, onde se encontram todas as regras de negocio da app.

Eu acho interessante esta arquitetura, de um lado o servidor contem todas as regras de negocio, que são servidas via webservices ou http, e do outro os clientes, que podem ser mobile, desktop ou web, dependendo da necessidade.

B

Valeu galera, ajudou bastante…

Eu comecei a mexer com Java há pouco tempo. Eu programo em PHP, e antes passei por Visual Basic, e essas linguagens meio que direcionam você, pois não tem como o PHP sair da Web, assim como o Visual Basic é voltado para Desktop. Quando eu comecei a estudar Java, vi um horizonte amplamente aberto, com várias opções a se seguir, e acabei ficando perdido nesse aspecto. Como não sabia o rumo de algumas coisas, fui direto ao Desktop, para entender os conceitos da linguagem e como ela se comportava em relação à Orientação a Objetos. Se comecei errado ou não, talvez seja melhor continuar agora por onde estou, para entender bem o Java em si e depois migrar para Web. Vou me aprofundar em um dos dois, mas não custa nada ter ao menos um conhecimento no outro, pra não ficar perdido, caso eu tenha que realizar algum serviço.
Enfim, agradeço a todos :slight_smile:

M

laudenpower:
E quem acha que desktop é mais “fácil” pode ter uma surpresa, pois os maiores esforços em se tratando de frameworks nos vemos no mundo web, enquanto no mundo desktop as coisas são mais “puristas ou arcaicas” não tendo alguma facilidades, como um framework mvc (vide jsf).
No final acho que o bom de começar em desktop é que você faz as coisas “na unha” e consegue se aprofundar em principios que são totalmente abstraidos por alguns frameworks.

Sim, mas os esforços no “mundo web” só estão tentando trazer as facilidades que existem há anos no desktop e até hoje tem dificuldades porque a web não foi pensada nisso. Frameworks mvc existem aos montes pra desktop também, tanto no Delphi quanto em outras linguagens, e esse estilo de programação vem quase que da época do mainframe.

W

Sinceramente, discordo um pouco. Pode até parecer que desktop é mais simples no início mas ao aprofundar-se, não é.

Comece por qualquer uma das duas tecnologias porém, hoje, as vagas parecem ser mais direcionadas à web.

Criado 29 de agosto de 2010
Ultima resposta 30 de ago. de 2010
Respostas 20
Participantes 18