Se tratando de DESKTOP, o que java faz que delphi n faz?
Java[x]delphi
97 Respostas
É multiplataforma !!!
Discordo… só roda em mac, linux e windows. Sem falar que precisa de ajustes. Isso você consegue com kylix ou lazarus.
Não sei talvez o mercado de trabalho kkkkkk
Discordo… só roda em mac, linux e windows. Sem falar que precisa de ajustes. Isso você consegue com kylix ou lazarus.
Kylix ,lazarus, so vc mesmo com esta cara de retardado pra dizer uma coisa dessas,
LAMENTAVEL.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Desconsiderando a trollagem do nosso amigo aí em cima…
Kylix morreu há muito tempo e, pelo pouco pouco que mexi com Lazarus, ele ainda precisa comer muito feijão com arroz pra ser realmente competitivo. Além disso, o Pascal (base do Delphi e do Lazarus) não é uma linguagem que te obrigue a programar orientado a objetos. Você consegue escrever um programa em Lazarus (ou em Delphi) de forma totalmente procedural, coisa que com o Java é mais difícil.
funciona.
Tirando então, mac, linux e windows qual a plataforma então que não roda? O.o
Quais seriam os ajustes? O path basta você utilizar / ao invés \ que funciona em qualquer plataforma… Variáveis de ambiente continua sendo a mesma coisa.
Mano, delphi não paga bem. Eu era de delphi e mudei rapidinho e sou mega feliz por isso! [=
Quais seriam os ajustes? O path basta você utilizar / ao invés \ que funciona em qualquer plataforma… Variáveis de ambiente continua sendo a mesma coisa.
Mano, delphi não paga bem. Eu era de delphi e mudei rapidinho e sou mega feliz por isso! [=
Melhor coisa que vc fez velho , delphi é linguagem de muleke.
Por experiencia própria eu trabalhei com Delphi em 2000/2002 e com VB(affs ecaa) em 2003/2005. A Borland enterrou o Kylix(cheguei a mexer e era um lixo) e o Lazarus(é a verdadeira piada) …kkkk !
Bem, mas a discussão é sobre Delphi x Java, para mim que desenvolvo apenas em Desktop com J2SE, quando estava começando com Java parecia, eu disse parecia que o Delphi era mais fácil.
Mas eu só fui sacar que era apenas uma ilusão quando criei meu segundo projeto J2SE, basicamente eu peguei minhas classes POJOs/DAO/JFrames/modeloER etc…e alterei para o novo projeto e para a nova regra de negócio do novo projeto, coisa que não conseguia fazer facilmente com Delphi até msm pq Procedural é dificilimo de manter imagine converter…kkk ! Ou seja, coisas q levava 2 a 3 dias para mudar com Delphi procurando linhas e mais linhas de código se quisesse reusar alguma coisa, em Java consegui em apenas 1 hora ;-)…Realmente Java pra mim, não tem comparação. Ja disse isso antes, e me apedrejaram…Mas digo e repito, igual ao Java hoje não tem nada (minha opiniao).
Portabilidade, não há igual o Java, nem mesmo Python/C++ são iguais ao Java em matéria de Portabilidade. Fiz uma aplicação toda em Python/BoaConstructor quando coloquei meu projeto no Linux affs, tive que reescrever quase totalmente. Coisa que não precisei com Java, apenas coloquei e pronto, 100% funcional sem ter q alterar nenhuma linha se quer.
Hoje, eu to feliz com Java e só uso Java, nem penso em usar outra linguagem…Talvez um dia tenha uma outra linguagem ao meu modo de ver que supere o Java, mas por enquanto não há nada que chegue perto (minha opinião).
t+
Nada…vc consegue entregar a mesma solução desktop nas 2 tecnologias!
OBS - EVITE FLAMES -
Respondam apena a dúvida do amigo e sem ficar conjecturando nas entrelinha…
Como disseram acima, tirando a questão de “mercado” que nada tem a ver com qualidade das ferramentas é perfeitamente possivel fazer até mais coisas com kylix ou delphi, ou lazarus do que java.
Quando a questão é desktop, java é um fracasso como já postei em diversos tópicos criados aqui pelas seguintes razões:
- Custo altíssimo de runtime(o mínimo software executa inteiramente sua máquina virtual)
- plataforma com altíssima abstração de hardware. Em uma aplicação, 90% dos casos você acaba tendo que apelar para interfaces nativas(jni)
- Praticamente nenhum suporte multimídia
O delphi suporta tudo isso acima e gera executáveis muito enxutos. Apesar de ser grande(apriximadamente uns 400kb), o proprio executável possui tudo o que precisa para se executar sem nenhuma dependência(máquina virtual ou dlls)
A mesma coisa acontece com lazarus e o kylix.
Kylix ,lazarus, so vc mesmo com esta cara de retardado pra dizer uma coisa dessas,
LAMENTAVEL.
Nossa espero que eles sejam amigos bem intimos :roll:
Como disseram acima, tirando a questão de “mercado” que nada tem a ver com qualidade das ferramentas é perfeitamente possivel fazer até mais coisas com kylix ou delphi, ou lazarus do que java.
Quando a questão é desktop, java é um fracasso como já postei em diversos tópicos criados aqui pelas seguintes razões:
- Custo altíssimo de runtime(o mínimo software executa inteiramente sua máquina virtual)
- plataforma com altíssima abstração de hardware. Em uma aplicação, 90% dos casos você acaba tendo que apelar para interfaces nativas(jni)
O delphi suporta tudo isso acima e gera executáveis muito enxutos. Apesar de ser grande(apriximadamente uns 400kb), o proprio executável possui tudo o que precisa para se executar sem nenhuma dependência(máquina virtual ou dlls)
“1) Custo altíssimo de runtime(o mínimo software executa inteiramente sua máquina virtual)
2) plataforma com altíssima abstração de hardware. Em uma aplicação, 90% dos casos você acaba tendo que apelar para interfaces nativas(jni)
3) Praticamente nenhum suporte multimídia”
tu usa java com uma Olivete?
hoje em dia, até computador do milhão vem com um desempenho razoável (para um usuário), fato de rodar em VM não é um argumento contra o java…
“1) Custo altíssimo de runtime(o mínimo software executa inteiramente sua máquina virtual)
2) plataforma com altíssima abstração de hardware. Em uma aplicação, 90% dos casos você acaba tendo que apelar para interfaces nativas(jni)
3) Praticamente nenhum suporte multimídia”
hoje em dia, até computador do milhão vem com um desempenho razoável (para um usuário), fato de rodar em VM não é um argumento contra o java…
Concordo, ate o pc do milhao da conta, lamentavel ver comentarios como do nosso amigo boboca acima totalmente sem fundamento :(.
Por experiencia própria eu trabalhei com Delphi em 2000/2002 e com VB(affs ecaa) em 2003/2005. A Borland enterrou o Kylix(cheguei a mexer e era um lixo) e o Lazarus(é a verdadeira piada) …kkkk !
Bem, mas a discussão é sobre Delphi x Java, para mim que desenvolvo apenas em Desktop com J2SE, quando estava começando com Java parecia, eu disse parecia que o Delphi era mais fácil.
Mas eu só fui sacar que era apenas uma ilusão quando criei meu segundo projeto J2SE, basicamente eu peguei minhas classes POJOs/DAO/JFrames/modeloER etc…e alterei para o novo projeto e para a nova regra de negócio do novo projeto, coisa que não conseguia fazer facilmente com Delphi até msm pq Procedural é dificilimo de manter imagine converter…kkk ! Ou seja, coisas q levava 2 a 3 dias para mudar com Delphi procurando linhas e mais linhas de código se quisesse reusar alguma coisa, em Java consegui em apenas 1 hora ;-)…Realmente Java pra mim, não tem comparação. Ja disse isso antes, e me apedrejaram…Mas digo e repito, igual ao Java hoje não tem nada (minha opiniao).Portabilidade, não há igual o Java, nem mesmo Python/C++ são iguais ao Java em matéria de Portabilidade. Fiz uma aplicação toda em Python/BoaConstructor quando coloquei meu projeto no Linux affs, tive que reescrever quase totalmente. Coisa que não precisei com Java, apenas coloquei e pronto, 100% funcional sem ter q alterar nenhuma linha se quer.
Hoje, eu to feliz com Java e só uso Java, nem penso em usar outra linguagem…Talvez um dia tenha uma outra linguagem ao meu modo de ver que supere o Java, mas por enquanto não há nada que chegue perto (minha opinião).
t+
Você não pode analisar um set de ferramentas de desenvolvimento no que se refere apenas a sua experiência profissional com ela. No seu trabalho ela pode ser mais eficaz que as outras, mas nos outros nichos do mercado não é. E a questão “desktop para java” não funciona.
É só você olhar para sua máquina de trabalho e me dizer quais softwares desktop que estão funcionando são realmente aplicações java(Netbeans, eclipse, não são aplicações, são ferramentas para desenvolvedores).
Aqui na minha máquina só existe o jdownloader, e eu trabalho com java.
Essa questão de portabilidade suprema do java é um mito que somente “não profissionais” continuam a levantar. Isso não existe.
Ele deve estar falando de um aplicativo que da um printf na tela e finaliza. Realmente o custo pra um aplicativo desses é alto e é melhor fazer em uma linguagem que rode em codigo nativo.
Não, mas procuro desenvolver softwares que possam rodar nelas. Assim vão ter mais qualidades que os outros a um preço de implantação muito mais acessível.
hoje em dia, até computador do milhão vem com um desempenho razoável (para um usuário), fato de rodar em VM não é um argumento contra o java…Não, mas procuro desenvolver softwares que possam rodar nelas. Assim vão ter mais qualidades que os outros a um preço de implantação muito mais acessível.
posso concluir disso, que com delphi, tu faz softwares para uma olivete.
perdi, parei poraqui, abraço.
Nossa coitado dos inumeros clientes que eu trabalhei em projetos desktop java, vou dar uma ligada pra eles pq como java nao funciona pra desktop eles devem ter jogado os sistemas fora,
Vixi lembrei que um dos clientes é um grande banco internacional, deve ter fechado as portas tbm kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Vc nao sabe o que diz retardado.
hoje em dia, até computador do milhão vem com um desempenho razoável (para um usuário), fato de rodar em VM não é um argumento contra o java…Não, mas procuro desenvolver softwares que possam rodar nelas. Assim vão ter mais qualidades que os outros a um preço de implantação muito mais acessível.
posso concluir disso, que com delphi, tu faz softwares para uma olivete.
perdi, parei poraqui, abraço.
kkkkkkkkkkkk,desanimador msm.
Tirando os Flames e tals, eu já vi aplicação desktop parruda também na Petrobrás. E ainda mexendo com plotagem de gráficos. Cara, nunca vi ninguém reclamar atualmente não.
Você não pode analisar um set de ferramentas de desenvolvimento no que se refere apenas a sua experiência profissional com ela. No seu trabalho ela pode ser mais eficaz que as outras, mas nos outros nichos do mercado não é. E a questão “desktop para java” não funciona.Nossa coitado dos inumeros clientes que eu trabalhei em projetos desktop java, vou dar uma ligada pra eles pq como java nao funciona pra desktop eles devem ter jogado os sistemas fora,
Vixi lembrei que um dos clientes é um grande banco internacional, deve ter fechado as portas tbm kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Vc nao sabe o que diz retardado.
Bom, eu tenho cara de retardado mas tenho coragem de postá-la aqui no guj. Você não tem coragem nem para postar a sua, o que prova que você é um fracassado. E também está óbvio que esse tópico foi criado para ser trollado. Encerrei por aqui.
Um grande problema do Delphi pelo menos que agente tem aqui na empresa é incompatibilidade de versões da própria linguagem
o fato de ser pago e o fato de ter que manter versões para windows Mac e linux, quando se tem centenas de clientes isso se torna um grande problema.
Esse tipo de sistema não é uma aplicativo, é uma ferramenta. É só você olhar para o seu pc e ver como java é bem sucedido no universo desktop.
Você não pode analisar um set de ferramentas de desenvolvimento no que se refere apenas a sua experiência profissional com ela. No seu trabalho ela pode ser mais eficaz que as outras, mas nos outros nichos do mercado não é. E a questão “desktop para java” não funciona.Nossa coitado dos inumeros clientes que eu trabalhei em projetos desktop java, vou dar uma ligada pra eles pq como java nao funciona pra desktop eles devem ter jogado os sistemas fora,
Vc nao sabe o que diz retardado.Bom, eu tenho cara de retardado mas tenho coragem de postá-la aqui no guj. Você não tem coragem nem para postar a sua, o que prova que você é um fracassado. E também está óbvio que esse tópico foi criado para ser trollado. Encerrei por aqui.
Acredito que sou mto + bem sucedido que vc seu verme, jamais trabalharia nesta empresinha mediocre que vc trabalha.
Um grande problema do Delphi pelo menos que agente tem aqui na empresa é incompatibilidade de versões da própria linguagem
o fato de ser pago e o fato de ter que manter versões para windows Mac e linux, quando se tem centenas de clientes isso se torna um grande problema.
Não na linguagem, mas no framework. A VCL. Esse foi um grande problema da borland. ObjectPascal continua a mesma até hoje.
Eu acho (opinião pessoal é claro) Java Swing muito ruim de trabalhar, primeiro que acho anti-natural e trabalhoso compor telas por mais simplificadas que elas sejam. Outro motivo como já foi dito, trabalhar com java para multimídia é um sofrimento sem fim.
Entretanto, porém toda via, a linguagem é fantástica, gosto muito, e venho suprindo essa deficiência do da View do java com Adobe Flex (para desktop utilizo o Air) e não tenho do que reclamar no que tange a interface gráfica. Fácil e produtiva de se trabalhar e o “Core” da aplicação continua sendo o bom e velho Java.
PS: Não me apedrejem é apenas uma opinião pessoal.
bom mas o mais importante é que estou sendo muito bem remunerado pra ir aos poucos remodelando e reestruturando um velho sistema em Delphi para Java…fazendo tudo da forma mais desacoplada e orientada a objetos possível e o patrão (delphi na vêia) tem ficado bem feliz :lol:
Java para desktop funciona muito bem, não sei por que algumas pessoas não gostam, deve ser particular mesmo… É o mesmo caso de quem vem falar mal do PHP, também não vejo fundamento… Quanto ao delphi acho que não vale a pena, as empresas estão substituindo aplicativos feito em delphi por .NET.
Quando eu tinha 15 anos de idade eu pensava assim que nem você, mas depois eu fiz faculdade e aprendi um bocado de outras coisas e percebi como esse tipo de pensamento é sem noção. Principalmente porque programação tem mais a ver com matemática (algo totalmente abstrato) do que hardware.
Linguagens com gerenciamento automático de memória são viáveis há décadas e mainstream desde que o Java surgiu, principalmente porque o JIT gera código nativo sob demanda. Qualquer PC ferrado hoje em dia tem GB de RAM e roda Java tranqüilo.
Não existe essa de “mais enxuto”. O que determina se uma aplicação é boa ou não é se os requisitos são atingidos. Ninguém ganha mais nada por “economizar memória”. Aliás, memória, assim como qualquer outro recurso no PC, existe é para ser usada e se recusar a utilizá-la é fazer mal uso do equipamento.
E Java está repleto de bibliotecas pra multimídia, vide o http://jogamp.org/ entre outros.
Fora Mac, Windows e Linux o que mais existe em termos de desktop? Esses são os únicos ambientes desktop que existem atualmente. Java suporta todos! Até mesmo em ambiente mobile Java está na maioria dos aparelhos.
Talvez você tenha vários clientes desktop FreeBSD… espera aí, Java está no BSD também. 
jonathan Coelho wrote:
o fato de ser pago e o fato de ter que manter versões para windows Mac e linux, quando se tem centenas de clientes isso se torna um grande problema.Não na linguagem, mas no framework. A VCL. Esse foi um grande problema da borland. ObjectPascal continua a mesma até hoje.
bom mas o mais importante é que estou sendo muito bem remunerado pra ir aos poucos remodelando e reestruturando um velho sistema em Delphi para Java…fazendo tudo da forma mais desacoplada e orientada a objetos possível e o patrão (delphi na vêia) tem ficado bem feliz :lol:
Da mesma maneira que você escreve utilizando OO em java também é possível com ObjectPascal e c++. Se o software antigo não foi modelado corretamente como você está fazendo agora foi um erro de quem desenvolveu o produto.
É porque as pessoas confundem aplicações com sistemas corporativos. Eu estou me referindo a java para aplicativos(desktop). O netbeans é um bom software desktop, eclipse também, mas não são aplicativos.
Você conhece quantos bons aplicativos escritos em java?
Da mesma maneira que você escreve utilizando OO em java também é possível com ObjectPascal e c++. Se o software antigo não foi modelado corretamente como você está fazendo agora foi um erro de quem desenvolveu o produto.
Possível é, mas também é mais caro e mais bugado.
Linguagens como o Java são excelentes porque não forçam o desenvolvedor a lidar detalhes de baixo nível que seriam potenciais fontes de bugs.
Gerenciar memória é trabalho braçal e repetitivo, logo uma máquina pode fazê-lo muito mais eficientemente do que um humano. Que tal usarmos aquelas CPUs multicores de GHz para aliviar o nosso trabalho?
Nem isso, a própria API do Java padrão substitui a barra pela correta.
Eu não conheço nenhuma biblioteca multimidia pára captura de vídeo e áudio, que não esteja descontinuada para java. Vide jmf.
dsj é proprietária.
Essa que você citou é apenas um mapeamento em cima da opengl e openal(jni). Não chega nem aos pés do que um directshow o directx podem fazer. Como filtros para áudio(codecs) e vídeo.
Se você está duvidando da minha formação posso lhe apresentar alguns artigos que escrevi para usp em simpósios internacionais e outras universidades.
https://sistemas.usp.br/siicusp/cdOnlineAutorOrientadorListar?tipoParticipacao=A&numeroEdicao=13&print=S
.
É porque as pessoas confundem aplicações com sistemas corporativos. Eu estou me referindo a java para aplicativos(desktop). O netbeans é um bom software desktop, eclipse também, mas não são aplicativos.
Você conhece quantos bons aplicativos escritos em java?
Ahh entendi, na verdade não prestei atenção por que esta uma bagunça… Desculpe… 
Vc nao sabe o que diz retardado.Bom, eu tenho cara de retardado mas tenho coragem de postá-la aqui no guj. Você não tem coragem nem para postar a sua, o que prova que você é um fracassado. E também está óbvio que esse tópico foi criado para ser trollado. Encerrei por aqui.
Este retardado só sabe ficar gerando polemicas, nao ajuda ninguem sempre esta em topicos polemicos , que mané.
Vc nao ia parar retardado?
Se você está duvidando da minha formação posso lhe apresentar alguns artigos que escrevi para usp em simpósios internacionais e outras universidades.
https://sistemas.usp.br/siicusp/cdOnlineAutorOrientadorListar?tipoParticipacao=A&numeroEdicao=13&print=S
.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_verecundiam
Eu não duvido, é óbvio que você não faz a mínima idéia sobre o que fala.
Não vou nem comentar mais nada, porque essa foi feia demais.
Da mesma maneira que você escreve utilizando OO em java também é possível com ObjectPascal e c++. Se o software antigo não foi modelado corretamente como você está fazendo agora foi um erro de quem desenvolveu o produto.Possível é, mas também é mais caro e mais bugado.
Linguagens como o Java são excelentes porque não forçam o desenvolvedor a lidar detalhes de baixo nível que seriam potenciais fontes de bugs.
Gerenciar memória é trabalho braçal e repetitivo, logo uma máquina pode fazê-lo muito mais eficientemente do que um humano. Que tal usarmos aquelas CPUs multicores de GHz para aliviar o nosso trabalho?
Forçar a desenvolver em OO? Isso não existe. Ou você usa ou não usa. Se for escrever software para microcontroladores a última coisa que irá usar é orientação a objetos. Cada tipo de solução pede um tipo de metodologia.
Se você pensar dessa maneira, para integrar uma web cam num sistema java já vira martírio para a grande maioria aqui do guj. É só procurar no histórico dos posts.
Forçar a desenvolver em OO? Isso não existe. Ou você usa ou não usa. Se for escrever software para microcontroladores a última coisa que irá usar é orientação a objetos. Cada tipo de solução pede um tipo de metodologia.Se você pensar dessa maneira, para integrar uma web cam num sistema java já vira martírio para a grande maioria aqui do guj. É só procurar no histórico dos posts.
A prova de redação da USP deve ter decaído muito, pois a sua interpretação de texto é péssima.
O autor do tópico citou “DESKTOP” especificamente.
Fora isso microcontroladores é um nicho muito específico. O que diz a respeito de desenvolvimento de software? Nada.
.http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_verecundiam
Eu não duvido, é óbvio que você não faz a mínima idéia sobre o que fala.
Não vou nem comentar mais nada, porque essa foi feia demais.
quem citou questão de universidade aqui foi você com:
Só estou te respondendo na mesma moeda. E estou te mostrando que sei sim muito bem do que estou falando.
Eita o nivel ta caindo bastante hem…xingamentos a rodo. Onde estao os moderadores? = /
Nao sei porque esses flames defendendo linguagens com uso de tantos xingamentos. Uso java para programar desktop. Gosto da linguagem e ela atende as minhas necessidades. Nao idolatro java. No dia que algum aplicativo nao for viavel do ponto de vista de performance nao penso duas vezes em usar outra linguagem. Linguagens sao apenas ferramentas. Não vale a pena ficar nesses xingamentos pra defender uma bobagem dessas.
a profissao de programador ja e uma profissao totalmente marginalizada… imagine um programador delphi??? faltam rir da sua cara…
nem os programadores respeitam… pq o analista de rh respeitaria??
E se fosse pra programar em delphi preferia utilizar .net
muito mais pratico e facil.
WEB é com o java mesmo… Desktop nunca parei pra ver… nao conheco
a profissao de programador ja e uma profissao totalmente marginalizada… imagine um programador delphi??? faltam rir da sua cara…
nem os programadores respeitam… pq o analista de rh respeitaria??E se fosse pra programar em delphi preferia utilizar .net
muito mais pratico e facil.WEB é com o java mesmo… Desktop nunca parei pra ver… nao conheco
Concordo, delphi e pra muleke, criancas que querem brincar de fazer sisteminhas.
cansei com os memories leak que dava no delphi… soh dava a memoria subindo e subindo e subindo sem parar…
ai tinha que achar onde faltou dar o .free… isso quando nao faltava em componentes de terceiros…
Forçar a desenvolver em OO? Isso não existe. Ou você usa ou não usa. Se for escrever software para microcontroladores a última coisa que irá usar é orientação a objetos. Cada tipo de solução pede um tipo de metodologia.Se você pensar dessa maneira, para integrar uma web cam num sistema java já vira martírio para a grande maioria aqui do guj. É só procurar no histórico dos posts.
A prova de redação da USP deve ter decaído muito, pois a sua interpretação de texto é péssima.
O autor do tópico citou “DESKTOP” especificamente.
Fora isso microcontroladores é um nicho muito específico. O que diz a respeito de desenvolvimento de software? Nada.
É ótima, pois eu respondi a pergunta dizendo que java não é a melhor alternativa para desktop. E postei as razões disso.
Quem não concorda só precisa responder tecnicamente. Não fui eu quem gerou flame, foram os fanboys.
No caso java não tem suporte multimidia. Estou esperando javafx ter suporte a captura de vídeo a muito tempo. Jmf só suporta vfw, uma api de captura criada no windows 3.11 e que foi descontinuada com o xp.
Se quiser usar precisa escrever jni.
Eu citei a questão do microcontrolador para ilustrar que as ferramentas tem uso específico para cada plataforma, e para as pessoas pararem de generalizar questões de que a plataforma java está presente em todos os dispositivos, pois isso é mentira.
cansei com os memories leak que dava no delphi… soh dava a memoria subindo e subindo e subindo sem parar…
ai tinha que achar onde faltou dar o .free… isso quando nao faltava em componentes de terceiros…
se você herdasse suas classes de TInterfacedObject isso não aconteceria, pois seu software utilizaria reference counting. É como se fosse um coletor de lixo.
É um smart pointer
Bom primeiramente gostaria de agradecer a todos os comentários, deu pra intender bastante os prós e contras das 2 linguagens.
E para aproveitar o topico e ruby desktop alguém já teve esta experiencia?
e outra coisa que vocês falaram que me intrigou o que é olivete? hahahaha
Bom primeiramente gostaria de agradecer a todos os comentários, deu pra intender bastante os prós e contras das 2 linguagens.
Discutir esse tipo de tema é muito complicado. É como discutir sobre times de futebol. Normalmente as pessoas acabam sendo muito parciais.
Nunca usei ruby profissionalmente para desktop. Só em projetos meus para resolver problemas com alguns algoritmos. Embora a solução se torne fácil o resultado não é bom. Consome muita memória e tem processamento ruim.
As duas linguagens são muito boas, sabendo à qual público você quer atingir.
O grande diferencial em toda área da tecnologia da informação não está nos recursos,
mas sim no profissional.
Vocês vão encontrar pessoas que fazem coisas com Delphi, que outras em Java, nem sonham em fazer,
assim vice-versa.
Abcs!
Agente é pago pra escrever sistemas e não aplicações pra consumidor, Java é completamente viável pra isso, e até bem indicado pq um fato crucial em sistemas corporativos é a empresa conseguir achar facilmente gente para manter o código futuramente
Além disso aplicações corporativas não tem problema ocupar tanta memória pois é uma ferramenta de trabalho. Eclipse e Netbeans são ferramentas também e muita gente usa mesmo gastando muita memória
Sobre Swing, se você usar o Look and Feel do Nimbus e os layouts corretos, a aplicação vai sim ser perfeitamente portável sem esforço nenhum. O mesmo jar que vc produzir para um SO vai funcionar no outro. Se usar o Look and Feel do Sistema ainda assim vai ser portável, só vai dar um pouco mais de trabalho emular para ficar parecendo um aplicativo nativo de verdade
Montar Telas em Swing é moleza de se fazer na mão. Dica: Aprendam MigLayout
Vendo esse festival de babaquice que estão fazendo com o juliocbq, eu concordo inteiramente com ele. Julio, esse GUJ já não é mais o mesmo, não fica dando a cara a tapa pq essa cambada de moleques e novatos não merece e nunca não aprender nada.
Ele não está falando nada de errado… Acordem, amadores. Vão estudar.
Vendo esse festival de babaquice que estão fazendo com o juliocbq, eu concordo inteiramente com ele. Julio, esse GUJ já não é mais o mesmo, não fica dando a cara a tapa pq essa cambada de moleques e novatos não merece e nunca não aprender nada.Ele não está falando nada de errado… Acordem, amadores. Vão estudar.
Falou tudo agora. Além do mais o Julio não é nenhum amador, é um dos caras que mais manjam de programação entre os membros atualmente ativos no fórum. Mas fazer o quê, embora o GUJ esteja infestado de amebas que leem o Deitel e já se acham experts em programação, ainda tem muita gente boa com vontade de aprender.
Nunca li tantas pérolas…
juliocbq
Ignore! 
Há muito preconceito envolvendo o Delphi, mas sabe o que é mais engraçado: eu conheço algumas pessoas diretamente que ficaram ricas com, adivinha o quê? Delphi.
Eu trabalhei com Delphi um bom tempo, e no final acabei indo pro Java porque me era mais interessante naquele momento. No que diz respeito ao desenvolvimento desktop, lembro que ele dava um banho tanto no Java quanto no seu maior concorrente da época, que era o VB. E recentemente dei uma olhada no Delphi XE2, que achei MUITO interessante. Inclusive entrei em contato com a Embarcadeiro pois fiquei interessado em comprar.
A questão da portabilidade, que todo mundo fala pra daná, na prática é quase desprezível, porque quando você está desenvolvendo um produto, ainda hoje a plataforma que reina é Windows (pro desktop). Sim, você pode desenvolver alguma coisa pro Mac ou pro Linux, mas no final do dia, 90% das empresas que precisam de um sistema de gestão de estoque (que é aonde o Delphi reina) usam o Windows mesmo. Linux tá crescendo? Com certeza, mas escuto isto há no mínimo uns 7 anos. E sabem o que é legal? O XE2 não é o fracasso do Kylix, gera binários usando o FireMonkey (acho que é este o nome do framework) pra Mac OS, iOS, Linux e um tal de Windows ai 
(aliás, um BOM sistema tira proveito dos detalhes do ambiente em que está executando, e a partir dai, o papo de portabilidade vai pro saco também)
Agora, voltando à questão: Java ou Delphi pro seu projeto desktop.
Possui base de código legada em Java? Vai de Java, não é tããããão horroroso como todo mundo prega. Aliás, digo mais: 90% das reclamações que vejo são decorrentes do reclamante não saber usar o Swing. E não gosta do Swing? Experimenta o SWT, se bobear te atende. Não gosta do SWT? Experimenta o GTK, que tem bindings pra Java também.
Ou então, você pode também implementar só um cliente muito simples em Delphi mesmo acessando um servidor central com alguma forma de integração. Há diversos padrões pra isto.
Vendo esse festival de babaquice que estão fazendo com o juliocbq, eu concordo inteiramente com ele. Julio, esse GUJ já não é mais o mesmo, não fica dando a cara a tapa pq essa cambada de moleques e novatos não merece e nunca não aprender nada.Ele não está falando nada de errado… Acordem, amadores. Vão estudar.
www.longino.com.br
Esse é um dos meus projetos.
Por experiência e conhecimento sei que o juliocbq falou bobagem.
www.longino.com.br
Esse é um dos meus projetos.
Por experiência e conhecimento sei que o juliocbq falou bobagem.
Oi Longino, bacana este seu projeto hein?
Te pedir uma coisa: ao invés de simplesmente dizer que o que fulano disse é bobagem, por que não enriquecer esta discussão expondo aqui a sua experiência e conhecimento?
Assim todo mundo ganha e você não fica com fama de esnobe ou simplesmente troll 
Oi Longino, bacana este seu projeto hein?Te pedir uma coisa: ao invés de simplesmente dizer que o que fulano disse é bobagem, por que não enriquecer esta discussão expondo aqui a sua experiência e conhecimento?
Assim todo mundo ganha e você não fica com fama de esnobe ou simplesmente troll ;)
É o que eu estava tentando fazer, até que alguns agiram de forma infantil.
Apesar da bagunça do tópico , gostaria de ressaltar que o programa dos correios nos caixas(PDV) é feito em java desktop!
Verdade, e é excelente! Eu conheço diversos aplicativos desktop Java desenvolvidos internamente E desktop que são maravilhosos. Eu, por exemplo, desenvolvia sistemas para controle de listas de equipamentos e materiais que, adivinha? Desktop 
Verdade, e é excelente! Eu conheço diversos aplicativos desktop Java desenvolvidos internamente E desktop que são maravilhosos. Eu, por exemplo, desenvolvia sistemas para controle de listas de equipamentos e materiais que, adivinha? Desktop :D
Eu também conheço vários softwares desktop que são ótimos e são escritos em java(incluso o dos correios como citados acima). Mas esses softwares não são aplicativos. Aplicativos são softwares de uso diário de usuários finais e que normalmente são inclusos no sistema operacional ou são baixados de algum lugar.
Java não está presente nisso pela simples razão de que o runtime dela é pesado. E é aí que o delphi acaba se sobressaindo pelo seu baixo custo. Até meados do final de 90, 70% das aplicações eram escritas em object pascal. O proprio bill recomendava isso. O java nunca conseguiu engressar nessa fatia de mercado, e mesmo após delphi perder popularidade, os aplicativos continuam sendo escritos em c++(mfc e qt) e c#. Isso para windows. Para linux o que reina hoje e já é padrão para gerenciadores de janela baseados no gtk é a linguagem vala(o proprio unity do ubuntu e a grande maioria dos aplicativos do mesmo). É um subset da linguagem c(assim como objective c) e foi inspirada na c#.
Se for observar bem, java carece muito em experiência para usuário na parte da ui. O swing indiscutivelmente não imita os widgets nativos e muitos acabam falhando como no próprio gtk. SwingX não possui mais nenhum mantenedor. Existe o swt, mas também não é a melhor opção pois só existem ports para gtk e windows.
Se fosse escolher uma plataforma para desenvolver desktop hoje, optaria por dotnet em primeiro lugar pela produtividade(apesar do runtime largo, já vem embarcado no windows, e o toolkit gráfico é nativo - winforms), seguido do c++(com um bom toolkit), e posteriormente delphi(Para windows).
Java também carece de uma boa interface com o sistema operacional, o que acaba te obrigando a ter que escrever essas interfaces em c na maioria das vezes. Com dotnet essa tarefa é muito simplificada. A maioria dos aplicativos necessita de integração com so(para adicionar atalhos a menus, barra de tarefas e sistema do proprio windows por exemplo)
Directshow com dotnet é simples
Existem alguns artigos na internet que andei lendo e acabei concordando.
Te pedir uma coisa: ao invés de simplesmente dizer que o que fulano disse é bobagem, por que não enriquecer esta discussão expondo aqui a sua experiência e conhecimento?
Assim todo mundo ganha e você não fica com fama de esnobe ou simplesmente troll ;)
Ele já tem essa fama kiko. Thiago Silva Conceição, criador do projeto, tinha um outro nick aqui no forum, mas foi expulso: thiagosc.
Bem, eu ja li a polemica e vou dar meu parecer…Eu só desenvolvo em Java para Desktop, nunca em 4 anos tive um problema se quer, opa, pra falar a verdade tive um com o iReport mas era a versao da JVM, fiz update e resolveu-se.
Nesse momento estou migrando meu segundo ERP(Desktop) para Java, ja migrei um feito em Delphi e agora estou migrando outro feito em VB6 gerado por Genexus.
vejam aqui um software de minha autoria com uns amigos desenvolvido 100% em Java para Desktop: http://www.iguanasistemas.com.br
Realmente não vejo fundamentos e os que vejo são sem cabimento, pra mim, pessoalmente, Java é ótimo para Desktop e criar usando Eclipse com WindowBuilder é muito simples e com NetBeans é mais ainda.
Configurei uma aplicacao da IntelBras recentemente, digo aplicacao pq é isso que era, não uma ferramenta. Em uma conversa com o suporte, me disseram que usam Java+OpenSwing a muiiiito tempo.
Pra mim, Delphi/VB etc… estão muiiiiiito longe de chegar perto do Java. Na verdade, pra mim não há nada melhor que Java em qualquer lugar onde ele esteja.
Só uso Java e estou feliz com isso.
#MinhaOpiniao
t+
Verdade, e é excelente! Eu conheço diversos aplicativos desktop Java desenvolvidos internamente E desktop que são maravilhosos. Eu, por exemplo, desenvolvia sistemas para controle de listas de equipamentos e materiais que, adivinha? Desktop :D
Eu também conheço vários softwares desktop que são ótimos e são escritos em java(incluso o dos correios como citados acima). Mas esses softwares não são aplicativos. Aplicativos são softwares de uso diário de usuários finais e que normalmente são inclusos no sistema operacional ou são baixados de algum lugar.
Java não está presente nisso pela simples razão de que o runtime dela é pesado. E é aí que o delphi acaba se sobressaindo pelo seu baixo custo. Até meados do final de 90, 70% das aplicações eram escritas em object pascal. O proprio bill recomendava isso. O java nunca conseguiu engressar nessa fatia de mercado, e mesmo após delphi perder popularidade, os aplicativos continuam sendo escritos em c++(mfc e qt) e c#. Isso para windows. Para linux o que reina hoje e já é padrão para gerenciadores de janela baseados no gtk é a linguagem vala(o proprio unity do ubuntu e a grande maioria dos aplicativos do mesmo). É um subset da linguagem c(assim como objective c) e foi inspirada na c#.
Se for observar bem, java carece muito em experiência para usuário na parte da ui. O swing indiscutivelmente não imita os widgets nativos e muitos acabam falhando como no próprio gtk. SwingX não possui mais nenhum mantenedor. Existe o swt, mas também não é a melhor opção pois só existem ports para gtk e windows.
Se fosse escolher uma plataforma para desenvolver desktop hoje, optaria por dotnet em primeiro lugar pela produtividade(apesar do runtime largo, já vem embarcado no windows, e o toolkit gráfico é nativo - winforms), seguido do c++(com um bom toolkit), e posteriormente delphi(Para windows).
Java também carece de uma boa interface com o sistema operacional, o que acaba te obrigando a ter que escrever essas interfaces em c na maioria das vezes. Com dotnet essa tarefa é muito simplificada. A maioria dos aplicativos necessita de integração com so(para adicionar atalhos a menus, barra de tarefas e sistema do proprio windows por exemplo)
Directshow com dotnet é simples
Existem alguns artigos na internet que andei lendo e acabei concordando.
Muito bacana esta sua resposta Julio. Você já programou neste tal de vala? O que achou? Ainda tá trabalhando com desktop?
(este “ainda” soa muito engraçado, porque o grosso, por mais incrível que possa parecer, ainda é desktop (mobile é só uma variação do mesmo tema))
Recentemente dei uma olhada no Delphi XE2 e meu queixo caiu. Achei MUITO interessante a abordagem da Embarcadero e não ficaria surpreso se já tiverem ganhando um mercado bem bacaninha por ai viu. Eu mesmo estou bastante tentado a comprar uma licença do XE2.
Eu considero assim:
Java - Mantido por uma empresa grande, com uma comunidade crescente de usuários.
Delphi - Mantido por uma empresa pequena, com uma comunidade cada vez menor de usuários.
Muito bacana esta sua resposta Julio. Você já programou neste tal de vala? O que achou? Ainda tá trabalhando com desktop?
(este "ainda" soa muito engraçado, porque o grosso, por mais incrível que possa parecer, ainda é desktop (mobile é só uma variação do mesmo tema))Recentemente dei uma olhada no Delphi XE2 e meu queixo caiu. Achei MUITO interessante a abordagem da Embarcadero e não ficaria surpreso se já tiverem ganhando um mercado bem bacaninha por ai viu. Eu mesmo estou bastante tentado a comprar uma licença do XE2.
Olá kiko. Só usei para mim mesmo. Como tenho uma máquina rodando fedora e gnome3 comecei a usar por hobby. Posso te dizer que é a melhor linguagem que já usei. O compilador é muito bom porque é um compilador de c(o gcc). Você pode programar em c dentro de blocos no programa e realizar tarefas de baixo nível sem precisar se preocupar como algo semelhante a jni ou outro tipo de interface. Possui coletor de lixo por contagem de referências. O interessante é que toda a infraestrutura do gnome está sendo portada para ela. Bibbliotecas como opengl, sdl, gtk+, pango, cairo, etc.. já foram portadas. Uma lista logo abaixo e o status do projeto.
http://live.gnome.org/Vala/BindingsStatus
Exemplo de código:
http://live.gnome.org/Vala/Tutorial
class Demo.HelloWorld : GLib.Object {
public static int main(string[] args) {
stdout.printf("Hello, World\n");
return 0;
}
}
Sobre trabalhar com desktop, hà 3 anos que tomo conta do Access Control Citrox. Que consiste em um hardware ethernet, rfid que pode controlar fechaduras eletrônicas e cancelas. Esse hardware troca mensagens com um software desktop escrito em java. Hoje o Access Control controla as casas do big brother brasil (11/12)
[img]http://site.citrox.com.br/produtos/access_controladoras_de_acesso/controladora_2p.jpg[/img]
Na minha opinião o delphi é uma das melhores ferramentas que existem. Tive problemas com o delphi 2005 na época que a borland estava migrando a ide para dotnet, então acabei portando alguns projetos para java nesse período. Mais de 50% do meu tempo de trabalho está nessa linguagem. A outra fatia na linguagem c para o hardware. Quando se usa delphi e a linguagem object pascal como deve ser, o resultado é muito satisfatório. Um produto leve e rápido.
Eu considero assim:
Java - Mantido por uma empresa grande, com uma comunidade crescente de usuários.
Delphi - Mantido por uma empresa pequena, com uma comunidade cada vez menor de usuários.
É interessante esta visão Vinícius. Sabe, o Paul Graham tem um texto massa chamado “Beating the Averages” (http://www.paulgraham.com/avg.html) em que ele conta a história da sua startup (a Viaweb) que era baseada em Lisp, uma linguagem que infelizmente ontem, hoje e provavelmente amanhã não será mainstream (sou fã de Lisp :D) e como o fato de justamente ser pouco conhecida e apresentar uma produtividade bacana foi a arma secreta que propiciou o sucesso à esta empresa.
Acho que no caso do Delphi é basicamente a mesma coisa. Enquanto nós javeiros gastamos horas, dias, anos pensando em padrões de projeto, melhores práticas e toda aquela história que apesar de bacana nos toma MUITO tempo, o delpheiro chega, implementa o produto e o joga no mercado antes que muitas vezes nós cheguemos a escrever a primeira linha de código.
E o mais bacana é que apesar de muita gente dizer que Delphi é um mero “arrastar e soltar”, há uma game imensa de aplicações “power up plus international” feitas em Delphi, como por exemplo Skype. Bacana isto né? Eu acho ótimo, porque me ajuda a diminuir meu ego e olhar com uma cara um pouquinho melhor pro lado 
Eu considero assim:
Delphi - Mantido por uma empresa pequena, com uma comunidade cada vez menor de usuários.É interessante esta visão Vinícius. Sabe, o Paul Graham tem um texto massa chamado “Beating the Averages” (http://www.paulgraham.com/avg.html) em que ele conta a história da sua startup (a Viaweb) que era baseada em Lisp, uma linguagem que infelizmente ontem, hoje e provavelmente amanhã não será mainstream (sou fã de Lisp :D) e como o fato de justamente ser pouco conhecida e apresentar uma produtividade bacana foi a arma secreta que propiciou o sucesso à esta empresa.
Acho que no caso do Delphi é basicamente a mesma coisa. Enquanto nós javeiros gastamos horas, dias, anos pensando em padrões de projeto, melhores práticas e toda aquela história que apesar de bacana nos toma MUITO tempo, o delpheiro chega, implementa o produto e o joga no mercado antes que muitas vezes nós cheguemos a escrever a primeira linha de código.
E o mais bacana é que apesar de muita gente dizer que Delphi é um mero “arrastar e soltar”, há uma game imensa de aplicações “power up plus international” feitas em Delphi, como por exemplo Skype. Bacana isto né? Eu acho ótimo, porque me ajuda a diminuir meu ego e olhar com uma cara um pouquinho melhor pro lado :D
Aquela história de arrastar e soltar é uma lenda urbana. Não entendo como isso aderiu ao delphi. É perfeitamente possível aplicar os mesmos padrões de projeto na linguagem object pascal.
Como as empresas vendem ferramentas de desenvolvimento, a idéia de criar superstars programadores acaba sendo muito útil. Isso acaba gerando essas lendas.
Aquela história de arrastar e soltar é uma lenda urbana. Não entendo como isso aderiu ao delphi. É perfeitamente possível aplicar os mesmos padrões de projeto na linguagem object pascal.
Como as empresas vendem ferramentas de desenvolvimento, a idéia de criar superstars programadores acaba sendo muito útil. Isso acaba gerando essas lendas.
Acho que você tocou no ponto aqui Julio. Sabe, eu acho que este mito do “arrastar e soltar fede” é um dos mais danosos que poderiam surgir. Talvez explique o fato de algumas tentativas de se desenvolver algo no gênero dentro do JEE falharam tão miserávelmente neste aspecto (JSF).
Talvez explique também o porquê do Netbeans ter pegado tão bem com o pessoal que vinha do Delphi/VB. Justamente por propiciar algo que eles já tinham, e não tirar, como é o que ocorre normalmente: o sujeito está acostumado a usar uma ferramenta RAD que o ajuda pra kcte na hora de desenvolver sua interface gráfica. Chega no Java, é tido como “arrastador” por um colega de trabalho ao lado que, numa boa? Raras vezes sabe de fato do que está falando
Só para constar, minha carreira comecei em Delphi. 
Sempre achei a IDE ótima. Na época, era infinitamente superior ao VB.
Acho que o Delphi sofreu alguns grandes impactos:
- Após o Delphi 7, uma série de versões mal sucedidas: incluindo o Kylix.
- A perda do criador da VCL para a Microsoft;
- A Borland anunciar que não trabalharia mais com IDEs e o Delphi migrar para a Embarcadero;
- Em decorrência do anterior, houve um período longo sem releases, lembro-me que a comunidade achava que a IDE tinha morrido;
- O aparecimento e fortalecimento de linguagens gerenciadas (Java e C#) e o fortalecimento do QT;
- A demora para acompanhar o fato de que IDEs e linguagens estavam custando cada vez menos (no caso do Java, distribuídos de graça);
Sobre qual é melhor para Desktop? Creio que ainda seja mais fácil desenvolver aplicativos desktop em Delphi. E, para o mercado de aplicações comerciais, acho que o Delphi ainda deve ser melhor que o Java.
Mas não porque eu investiria em Delphi hoje, mas porque é uma área onde o Java é muito fraco.
Acho que outras alternativas, como o QT ou o C# são ainda melhores.
Anders Hejlsberg desenhou a vlc e também a linguagem object pascal. Era uma peça chave que a borland não dava muito valor.
A ms pagou 1 milhão de cara para ele desenhar a c# e a plataforma dotnet. Hoje c# tem tudo que deveria estar na object pascal.
Negócio ruim que a borland fez hein!?
…
…
Anders Hejlsberg desenhou a vlc e também a linguagem object pascal. Era uma peça chave que a borland não dava muito valor.
A ms pagou 1 milhão de cara para ele desenhar a c# e a plataforma dotnet. Hoje c# tem tudo que deveria estar na object pascal.
Minha história é basicamente idêntica à do Vinícius: e a razão pela qual sai do Delphi foi justamente a Borland. Era impressionante como os caras conseguiam cagar no produto a cada release.
Aliás, é a coisa mais engraçada: ainda hoje, a versão mais usada é a 7, justamente porque os desenvolvedores deixaram de confiar no trabalho posterior da empresa.
Muito triste a história. Mas pelo que to vendo, a Embarcadero tá conseguindo dar a volta por cima no produto. Torço muito por eles.
E ei, Vinícius, num é que você me deu uma boa idéia agora? To iniciando um projeto que vai ter um componente desktop forte. Se bobear, o Qt cai como uma luva! (plim!) 
Acho que você tocou no ponto aqui Julio. Sabe, eu acho que este mito do “arrastar e soltar fede” é um dos mais danosos que poderiam surgir. Talvez explique o fato de algumas tentativas de se desenvolver algo no gênero dentro do JEE falharam tão miserávelmente neste aspecto (JSF).
Talvez explique também o porquê do Netbeans ter pegado tão bem com o pessoal que vinha do Delphi/VB. Justamente por propiciar algo que eles já tinham, e não tirar, como é o que ocorre normalmente: o sujeito está acostumado a usar uma ferramenta RAD que o ajuda pra kcte na hora de desenvolver sua interface gráfica. Chega no Java, é tido como “arrastador” por um colega de trabalho ao lado que, numa boa? Raras vezes sabe de fato do que está falando
Eu não sei, acho que a forma que as pessoas levam esse mito que é danosa hoje em dia. Um fato é: quem vem do Delphi das antigas sabe como era apaixonante, eu fiz pouca coisa nele, mas lembro que pra mim não havia coisa igual. Se eu escutasse que uma ferramenta é só arrastar e soltar e ainda tendo os resultados que o Delphi tinha, eu ia achar algo genial e ia querer procurar mais para saber se é isso mesmo. E lembrando: esse mito era bom marketing antigamente, inclusive toda vez que penso em RAD, a primeira coisa que me vem na cabeça era isso. Agora o que temos, é uma parcela de zé ruela aí que acha que o que seria ou poderia ser simples é ruim, e aí, já viu né… A histeria humana sempre foi presente em tudo. As pessoas tem tendências incendiárias, na verdade, rs.
…
…
Minha história é basicamente idêntica à do Vinícius: e a razão pela qual sai do Delphi foi justamente a Borland. Era impressionante como os caras conseguiam cagar no produto a cada release.
Aliás, é a coisa mais engraçada: ainda hoje, a versão mais usada é a 7, justamente porque os desenvolvedores deixaram de confiar no trabalho posterior da empresa.
Muito triste a história. Mas pelo que to vendo, a Embarcadero tá conseguindo dar a volta por cima no produto. Torço muito por eles.E ei, Vinícius, num é que você me deu uma boa idéia agora? To iniciando um projeto que vai ter um componente desktop forte. Se bobear, o Qt cai como uma luva! (plim!) :D
A minha também foi parecida. Delphi 2005 me deu muita dor de cabeça.
Sobre o qt, existe aquela linguagem qml e javascript para criar interfaces ricas. É bem produtivo. Você pode jogar c++ no baixo nível para suprir a interface com os dados necessários.
A aplicação abaixo funcionaria para desktop sem ter que alterar uma linha de código
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ENISAKOcZ-g&feature=related[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LTDJrMu24b8[/youtube]
Interessante essa discussão…
Hoje trabalho com java para desktop em um PDV (http://www.triersistemas.com.br/produtos/imagens/trier-drogarias) de sucesso, e apesar de nunca ter tido problema ao desenvolve-lo em Swing, acredito que tecnicamente o Delphi seja superior ao java para desktop. Chego a essa conclusão me baseando na experiencia de alguns amigos que programam em Delphi e pelos comentários do pessoal aqui do GUJ.
Entretanto, hoje eu não iniciaria um grande projeto desktop em Delphi que também fosse viável em Java. Não acredito que seja lenda o que citaram nesse tópico sobre a questão do “arrastar e soltar” do Delphi. Vejo que muitos programadores entusiasmados com a facilidade do Delphi em desenvolver softwares, deixaram de aprender e ir atrás de fundamentos e padrões importantes para um profissional. Acredito que hoje seja muito mais difícil organizar uma boa equipe de desenvolvimento em Delphi do que em Java. Entretanto vejo que uma equipe de profissionais igualmente capacitados produziria uma solução melhor e em menos tempo em Delphi do que em Java. Essa é apenas a minha OPINIÃO e espero que haja comentários sobre o que penso.
Por fim, tenho o pensamento de que não há porque fazer em desktop uma solução que seja viável rodar em um browser. Um exemplo é o nosso ERP de gerenciamento de farmácias, onde a retaguarda é toda feita em java para web. Porém, algumas vezes rolam conversas de que o sistema deveria ter sido feito em desktop. Gostaria de saber a opinião de vocês quanto a questão DESKTOP vs WEB.
geralmente a forma de “organizar” o codigo em delphi é ou era jogar boa parte das regras de negocio direto no banco(firebird), e dividir o codigo em .bpl’s. Assim o executavel ficava bem pequeno, vi esse tecnica em uns 5,6 erp.
o pessoal q programou em delphi ai fazia isso tbm?
Aliás, nos motivos de fracasso do Delphi, acho que esqueci de citar a demora a se adaptar a web.
Existe um delphi for php, mas não consegui tempo para olhar. A demora foi muito grande até chegar essa ferramenta. Se não me engano 2008 ou 2009. Nisso os servlets, jsp já existiam no mercado a muito tempo.
era php4 OO ->
O kiko citou o delphi xe2. Parece ser uma ferramenta e tanto mesmo.
http://www.embarcadero.com/br/products/delphi
Essa citação sobre desempenho da aplicação é bem interessante.
http://www.embarcadero.com/products/firemonkey/more-power-and-performance
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ONuN8mFPOWQ&feature=player_embedded[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=NzLCGvpGGAg&feature=relmfu[/youtube]
rsrsrs… Deu até vontade de fazer um test drive.
O kiko citou o delphi xe2. Parece ser uma ferramenta e tanto mesmo.
O mais legal desta Embarcadero é que eles realmente aprenderam com os erros da Borland. Vou contar uma história aqui: alguns anos atrás (uns 4,5) eu quis reativar um projeto meu feito em Delphi.
A primeira coisa que fiz foi procurar a Borland para ver o preço de licenças. Então enviei uma pergunta técnica para a equipe de vendas, que seria fator decisivo na versão que eu iria comprar: Professional ou Enterprise.
NUNCA fui respondido.
Semana passada, enviei um e-mail para a Embarcadero com dúvida similar. Recebi um telefonema de São Paulo com uma vendedora ULTRA competente que respondeu basicamente todas as minhas dúvidas E ainda mais: me informou sobre uma pancada de detalhes sobre o produto que eu, sinceramente, nem havia pensado a respeito.
Então, eu acredito que o Delphi continuando nesta linha, não digo “vai voltar”, porque nunca “foi”, mas vai crescer por aqui. Principalmente com a possibilidade que ele nos dá agora de programar pra iOS, Mac e, se não me engano, Android também.
O kiko citou o delphi xe2. Parece ser uma ferramenta e tanto mesmo.O mais legal desta Embarcadero é que eles realmente aprenderam com os erros da Borland. Vou contar uma história aqui: alguns anos atrás (uns 4,5) eu quis reativar um projeto meu feito em Delphi.
A primeira coisa que fiz foi procurar a Borland para ver o preço de licenças. Então enviei uma pergunta técnica para a equipe de vendas, que seria fator decisivo na versão que eu iria comprar: Professional ou Enterprise.
NUNCA fui respondido.Semana passada, enviei um e-mail para a Embarcadero com dúvida similar. Recebi um telefonema de São Paulo com uma vendedora ULTRA competente que respondeu basicamente todas as minhas dúvidas E ainda mais: me informou sobre uma pancada de detalhes sobre o produto que eu, sinceramente, nem havia pensado a respeito.
Então, eu acredito que o Delphi continuando nesta linha, não digo “vai voltar”, porque nunca “foi”, mas vai crescer por aqui. Principalmente com a possibilidade que ele nos dá agora de programar pra iOS, Mac e, se não me engano, Android também.
pois é. quando li o artigo escrito no site da embarcadeiro achei muito interessante. Agora que ele é multiplataforma é uma ferramenta que pode se popularizar novamente. Espero que isso aconteça.
Lá vamos nós de novo…
putz, e ele já tem uma biblioteca de processamento de imagens acelerada a hardware.
Code free image processingFiremonkey’s built in ImageFX engine provides easy to use shader powered GPU image processing, without complex programming. The ImageFX engine can be used for image transformation, real-time effects, UI effects and more. Like Photoshop and CoreImage, ImageFX supports multiple filters simultaneously leveraging a single dynamic GPU instruction pipeline for near real-time pixel-perfect performance. Because ImageFX is non-destructive to the original image source, it’s fast and easy to try different filter combinations and undos.
http://www.embarcadero.com/br/products/firemonkey/more-visually-stunning-and-interactive
Conclusão Java rox e Delphi fede coco.
E qual seria seu argumento, pela sua conclusão ?
falar merda por falar, muitos já falaram nesse tópico !
Java é mais completo, alem de ser multiplataforma
pelo visto não leu o tópico desde o inicio …
Criei o tópico camarada!!
fato de ter criado não quer dizer que leu , algumas páginas atráz citaram Lazarus como alternativa multi-plataforma para pascal , o que torna seu argumento acima um pouco fraco.
delphi multiplataforma é piada!
Que triste pegar uma discussão que estava indo tão bem e literalmente cagar em cima com estas opiniões sem qualquer fundamento.
Bom, mas contra argumentando, acho que seguindo a trilha desta discussão a conclusão nem de longe foi esta: na realidade ficou exposto aqui que, ao contrário do que nossos preconceitos nos guiam a pensar, na realidade, para o ambiente desktop, o Delphi seria mais “completo” que o Java.
Andei dando uma lida nos recursos do Delphi XE2 e há coisas lá que eu realmente gostaria de ter no Java (no que diz respeito ao desktop)
-
Criação de temas de uma forma realmente simples (tente criar um tema no Swing e vão entender na hora o que estou querendo dizer)
-
Utilização de elementos 3D no desktop de forma bastante simples também: pra criar aplicações REALMENTE ricas, este pode ser um diferencial importante. No Java, tentar isto ainda da um trabalhinho beeeem pesado (e parte do famigerado “multiplataforma” vai pro saco)
-
O toolkit FireMonkey (http://www.embarcadero.com/br/products/firemonkey). É exatamente o que o JavaFX tentou ser e falhou miserávelmente.
-
O bicho agora É multiplataforma (graças ao FireMonkey). Nâo, não é “write once, run anywhere”, mas sim compilação para plataformas específicas (Mac, iOS, Android, Linux e Windows. Tá bom né?). Porém já dei minha opinião com relação ao tal “ganho imenso” que a multiplataforma oferece.
-
Acesso à plataforma nativa de forma mais fácil que em Java (alguém aqui já brincou com JNI?)
-
Desenvolvimento de interfaces em HD. Wow! Isto eu adoraria ver no Java.
Então, minha opinião final a respeito é a seguinte: se for pra desenvolver um cliente (e por cliente eu quero dizer algo realmente fino), o Delphi cai como uma luva. É uma alternativa muito bacana e, pra minha surpresa, existe até uma versão gratuita que você pode usar até obter algum lucro com seu produto. Então, yeap: tá sendo criada uma ferramenta MUITO legal.
Que triste pegar uma discussão que estava indo tão bem e literalmente cagar em cima com estas opiniões sem qualquer fundamento.
Bom, mas contra argumentando, acho que seguindo a trilha desta discussão a conclusão nem de longe foi esta: na realidade ficou exposto aqui que, ao contrário do que nossos preconceitos nos guiam a pensar, na realidade, para o ambiente desktop, o Delphi seria mais “completo” que o Java.
Andei dando uma lida nos recursos do Delphi XE2 e há coisas lá que eu realmente gostaria de ter no Java (no que diz respeito ao desktop)
-
Criação de temas de uma forma realmente simples (tente criar um tema no Swing e vão entender na hora o que estou querendo dizer)
-
Utilização de elementos 3D no desktop de forma bastante simples também: pra criar aplicações REALMENTE ricas, este pode ser um diferencial importante. No Java, tentar isto ainda da um trabalhinho beeeem pesado (e parte do famigerado “multiplataforma” vai pro saco)
-
O toolkit FireMonkey (http://www.embarcadero.com/br/products/firemonkey). É exatamente o que o JavaFX tentou ser e falhou miserávelmente.
-
O bicho agora É multiplataforma (graças ao FireMonkey). Nâo, não é “write once, run anywhere”, mas sim compilação para plataformas específicas (Mac, iOS, Android, Linux e Windows. Tá bom né?). Porém já dei minha opinião com relação ao tal “ganho imenso” que a multiplataforma oferece.
-
Acesso à plataforma nativa de forma mais fácil que em Java (alguém aqui já brincou com JNI?)
-
Então, minha opinião final a respeito é a seguinte: se for pra desenvolver um cliente (e por cliente eu quero dizer algo realmente fino), o Delphi cai como uma luva. É uma alternativa muito bacana e, pra minha surpresa, existe até uma versão gratuita que você pode usar até obter algum lucro com seu produto. Então, yeap: tá sendo criada uma ferramenta MUITO legal.
Delphi realmente é surpreendente. Atualmente eu trabalho em um projeto de manuntenção de uma aplicação Desktop legada que foi feita em Delphi 7, e vejo a quantidade de recursos legais que o Delphi tinha. Tem módulo do nosso programa que é de geração de gráficos, e tem até gráfico 3D nele. Muito bacana.
-
-
-
-
-
-
Achei surpreendente kiko. Vou cogitar comprar uma licença.