JavaFX - Aplicação Desktop - Uma boa opção?

5 respostas
F

Bem gente, como todos aqui nesse fórum eu sou louco por Java, porém em uma aplicação desktop eu corro para o Delphi. É bem verdade que java desktop é um tanto quanto precário, usar Swing é horrível: demora e não sai como você quis.

Ontem comecei a estudar um pouco sobre JavaFX após ter visto uma aplicação de atendimento via chat feito em JavaFX (contendo sockets, threads e tudo oq tem direito), eu não sabia da capacidade que o JavaFX tem e me surpreendi. Vejo a facilidade de construir uma interface da forma que eu quiser com os próprios componentes do JavaFX e finalmente abandonar aqueles feios do Swing.

Foi quando me veio um pensamento: “Poxa, acho que agora posso construir minhas aplicações desktop em java, vejo que fizeram algo para deixar a interface mais fácil de programar e mais rápida também”.

Faço minhas aplicações no modelo MVC com as Views em Swing, queria poder converter para javaFX mas não sei se/como o javaFX se conecta com classes java comuns.

Se alguem souber algo a respeito favor comenta aqui, pesquisei no GUJ e não há nenhum tópico bom e aproveitável sobre o JavaFX.

5 Respostas

E

Prepare-se para ter de mexer um pouco na sua aplicação à medida que forem sendo lançadas atualizações para o JavaFX - a interface com Swing (que você inevitavelmente irá ter de usar para algumas “coisinhas” da sua aplicação ) não está muito estável ainda - na verdade ela não está documentada, conforme você pode ver nos blogs dos bambambans do JavaFX.

F

Mas e como fica a parte do Controller e do Model???
São feitos em JavaFX também ou Java normal mesmo???

J

felipedantas89:
Bem gente, como todos aqui nesse fórum eu sou louco por Java, porém em uma aplicação desktop eu corro para o Delphi. É bem verdade que java desktop é um tanto quanto precário, usar Swing é horrível: demora e não sai como você quis.

Ontem comecei a estudar um pouco sobre JavaFX após ter visto uma aplicação de atendimento via chat feito em JavaFX (contendo sockets, threads e tudo oq tem direito), eu não sabia da capacidade que o JavaFX tem e me surpreendi. Vejo a facilidade de construir uma interface da forma que eu quiser com os próprios componentes do JavaFX e finalmente abandonar aqueles feios do Swing.

Foi quando me veio um pensamento: “Poxa, acho que agora posso construir minhas aplicações desktop em java, vejo que fizeram algo para deixar a interface mais fácil de programar e mais rápida também”.

Faço minhas aplicações no modelo MVC com as Views em Swing, queria poder converter para javaFX mas não sei se/como o javaFX se conecta com classes java comuns.

Se alguem souber algo a respeito favor comenta aqui, pesquisei no GUJ e não há nenhum tópico bom e aproveitável sobre o JavaFX.

Oi, bom dia!!!

JavaFX é fácil e espetacular, não tenha medo de adotá-lo, mas é uma linguagem em evolução, então algumas coisas podem não estar como o esperado, mas só de vez em quando!

Dê uma olhada no CrudFX, um projeto do cara “mal” que fez barulho ao falar que a Sun está devagar com JavaFX!(Não lembro o nome dele)

Olha, JavaFX é 99% compatível com Java, por isso sinto mal quando javeiros dizem que estão usando Flex e atacam JavaFX em alguns fóruns… Não há porque, há não ser a maturidade de Flex, que o JavaFX está alcançando em escalas assustadoras, JavaFX é sim compatível com Flex…

Você pode construir o Controller e todo o restante em Java, é a união perfeita!

Dê uma olhada no Framework MVC em JavaFX do Carl Dea…

O que muitos falam mal do JavaFX é quanto a performance, que o grupo de JavaFX percebeu e está destruindo esse conceito de que JavaFX apresenta mal performance. Mas isso não será problema para você, pois ela(performance) se apresenta problemática(comparadando com Flash) somente em aplicações WEB(Applet), em desktop ela é melhor que a performance do Java Swing…

JavaFX é poderoso em aplicações MVC, pois tem recursos para isso, como o Bind, para o qual eu escrevi um artigo explicando a função, temos os triggers, entre outros…

Em português já temos um grupo de discussão com + de 100 membros, uma série de artigos que são uma adaptação(não tradução) dos tutoriais da Sun, além de alguns Blogs, como o Raphael Marques, do Silveira Neto, entre outros…

Em inglês temos excelentes blogs e sites, cujos links cito em meu blog: http://williamantonio.wordpress.com/2009/08/10/javafx-links/ - além do curso de JavaFX with passion…

É isso, mais dúvidas é só mandar!!! :smiley:

[EDITEI: Coloquei uns links]

F

GENIAL CARA
perfeito tudo isso aí.

Você me ajudou pra caramba, curti saber que o javafree tem uma categoria do forum só pra JavaFX, aqui era pra haver o mesmo.
Muito simples desenvolver a interface gráfica e me adaptar a um programa antigo.

Só tive problema com thread, pelo que me pareceu, o JavaFX não cria threads. Nem foi problema, fiz uma gambiarra. Na minha classe Thread eu invoquei o método thread() e esse método que invocava o start() via java comum, o que funcionou (já que o JavaFX se recusava a chamar o start())
Outra solução seria usar o padrão Adapter, mas por ser somente uma aplicação de teste não optei por tal feitio.

Mais uma vez, obrigado =D

D

Oi pessoal … desculpa reviver um Tópico tão antigo mais gostaria de saber se alguém usa os RunnableFuture … como utilizar não entendi direito do site da Oracle…

http://download.oracle.com/docs/cd/E17802_01/javafx/javafx/1.3/docs/api/javafx.async/javafx.async.RunnableFuture.html

Preciso criar um meio de ficar atualizando os meus dados e exibindo os seria muito interessante poder usar efeitos de Timeline também … alguém já mexeu com isso ??

Criado 24 de setembro de 2009
Ultima resposta 14 de out. de 2010
Respostas 5
Participantes 4