JBoss JBPM

11 respostas
R

Estou tendo desenvolver uma aplicação com JBPM, porém estou encontrado muita dificuldade. Estou efetuando uma pesquisa a alguns dias porém os materias encontradas na net não estão ajudando muito.
Conto com a colaborações de vcs.

Como faço a conexão com o banco de dados com o JBPM??
Onde posso encontra exemplos/Tutorial de aplicações JBPM??
Como gera form ou interface através do JBPM ??
Quais os principais passos para executar uma aplicação do zero e JBPM??

11 Respostas

F

http://jboss.org/wiki/Wiki.jsp?page=JbpmWiki

N

Cara, tem uma artigo bem legal para iniciantes no jBPM na revista Mundo Java deste mês.

R

Eu já havia lido o artigo anteriormente, porém continuo com essas duvidas se você ou outra pessoa do fórum tiverem alguma outra sugestão que possa me ajuda ??

desde já agradeço

L

Eu já havia lido o artigo anteriormente, porém continuo com essas duvidas se você ou outra pessoa do fórum tiverem alguma outra sugestão que possa me ajuda ??

desde já agradeço

Tbm estou sofrendo do mesmo problema, a documentação é bem pouca, uma pena!!

E o artigo da Revista Mundo Java é beeeeem básico, tem vários iguaizinhos pela internet, só que em inglês!

R

Tbm estou sofrendo do mesmo problema, a documentação é bem pouca, uma pena!!

E o artigo da Revista Mundo Java é beeeeem básico, tem vários iguaizinhos pela internet, só que em inglês!

e verdade a documentação e pouca, o que torna mais difícil encontra um material mais completo e detalhado que nos possa fornecer conhecimento necessário para descobrir e utilizar o real poder da ferramenta

C

Olá,

Não sei se ainda adianta a informação (pelo tempo da resposta), mas tem um tutorial super completo, só que em espanhol, no link:

Grande abraço,

Claudio Noronha

R

claudionoronha:
Olá,

Não sei se ainda adianta a informação (pelo tempo da resposta), mas tem um tutorial super completo, só que em espanhol, no link:

Grande abraço,

Claudio Noronha

Claudio muito obrigado pelo tutorial, nós já concluímos a pré-avaliação do JBPM. Mais de qualquer forma fica meu muito obrigado pelo tutorial eu irei ler para ver se posso utilizá-lo em interações futuras.

Abraços

Rodrigo Rodrigues

W

Olá pessoal,
estou começando no JBPM. Fiz alguns exemplos simples, e tudo funcionou (com muita dificuldade).
Estou tentando fazer com que a aplicação acesse o Postgres.
Gerei o banco, apliquei os scripts, alguns scripts tive que converter HSQLDB (uma trabalheira danada).
Há um documento em PDF em inglês, semelhante a esse postado anteriormente, que explica como mudar para Postgres, porém, não funcionou.
após tentar desa forma http://wiki.jboss.org/wiki/Wiki.jsp?page=Jbpm3.2WithPostgreSQL
(tive que alterar mais coisas, mexi tanto que uma hora funcionou).

Agora conecto na base postgres, porém, recebo a seguinte mensagem de erro:

2008-03-24 16:50:35,994 DEBUG [org.hibernate.util.JDBCExceptionReporter] could not execute query [select job0_.ID_ as ID1_26_, job0_.VERSION_ as VERSION3_26_, job0_.DUEDATE_ as DUEDATE4_26_, job0_.PROCESSINSTANCE_ as PROCESSI5_26_, job0_.TOKEN_ as TOKEN6_26_, job0_.TASKINSTANCE_ as TASKINST7_26_, job0_.ISSUSPENDED_ as ISSUSPEN8_26_, job0_.ISEXCLUSIVE_ as ISEXCLUS9_26_, job0_.LOCKOWNER_ as LOCKOWNER10_26_, job0_.LOCKTIME_ as LOCKTIME11_26_, job0_.EXCEPTION_ as EXCEPTION12_26_, job0_.RETRIES_ as RETRIES13_26_, job0_.NAME_ as NAME14_26_, job0_.REPEAT_ as REPEAT15_26_, job0_.TRANSITIONNAME_ as TRANSIT16_26_, job0_.ACTION_ as ACTION17_26_, job0_.GRAPHELEMENTTYPE_ as GRAPHEL18_26_, job0_.GRAPHELEMENT_ as GRAPHEL19_26_, job0_.NODE_ as NODE20_26_, job0_.CLASS_ as CLASS2_26_ from JBPM_JOB job0_ where (job0_.LOCKOWNER_ is null or job0_.LOCKOWNER_=?) and job0_.RETRIES_>0 and job0_.DUEDATE_<=? and job0_.ISSUSPENDED_<>1 order by job0_.DUEDATE_ asc]

org.postgresql.util.PSQLException: ERROR: syntax error at or near $1

at org.postgresql.core.v3.QueryExecutorImpl.receiveErrorResponse(QueryExecutorImpl.java:1548)

at org.postgresql.core.v3.QueryExecutorImpl.processResults(QueryExecutorImpl.java:1316)

at org.postgresql.core.v3.QueryExecutorImpl.execute(QueryExecutorImpl.java:191)

at org.postgresql.jdbc2.AbstractJdbc2Statement.execute(AbstractJdbc2Statement.java:452)

at org.postgresql.jdbc2.AbstractJdbc2Statement.executeWithFlags(AbstractJdbc2Statement.java:351)

at org.postgresql.jdbc2.AbstractJdbc2Statement.executeQuery(AbstractJdbc2Statement.java:255)

at org.jboss.resource.adapter.jdbc.WrappedPreparedStatement.executeQuery(WrappedPreparedStatement.java:236)

at org.hibernate.jdbc.AbstractBatcher.getResultSet(AbstractBatcher.java:186)

at org.hibernate.loader.Loader.getResultSet(Loader.java:1669)

at org.hibernate.loader.Loader.doQuery(Loader.java:662)

at org.hibernate.loader.Loader.doQueryAndInitializeNonLazyCollections(Loader.java:224)

at org.hibernate.loader.Loader.doList(Loader.java:2145)

at org.hibernate.loader.Loader.listIgnoreQueryCache(Loader.java:2029)

at org.hibernate.loader.Loader.list(Loader.java:2024)

at org.hibernate.loader.hql.QueryLoader.list(QueryLoader.java:392)

at org.hibernate.hql.ast.QueryTranslatorImpl.list(QueryTranslatorImpl.java:333)

at org.hibernate.engine.query.HQLQueryPlan.performList(HQLQueryPlan.java:172)

at org.hibernate.impl.SessionImpl.list(SessionImpl.java:1114)

at org.hibernate.impl.QueryImpl.list(QueryImpl.java:79)

at org.hibernate.impl.AbstractQueryImpl.uniqueResult(AbstractQueryImpl.java:756)

at org.jbpm.db.JobSession.getFirstAcquirableJob(JobSession.java:40)

at org.jbpm.job.executor.JobExecutorThread.acquireJobs(JobExecutorThread.java:114)

at org.jbpm.job.executor.JobExecutorThread.run(JobExecutorThread.java:58)

2008-03-24 16:50:35,994 WARN  [org.hibernate.util.JDBCExceptionReporter] SQL Error: 0, SQLState: 42601

2008-03-24 16:50:35,994 ERROR [org.hibernate.util.JDBCExceptionReporter] ERROR: syntax error at or near $1

2008-03-24 16:50:35,994 ERROR [org.jbpm.db.JobSession] org.hibernate.exception.SQLGrammarException: could not execute query

2008-03-24 16:50:35,994 DEBUG [org.jbpm.JbpmContext] closing jbpmContext org.jbpm.JbpmContext@54919e

2008-03-24 16:50:35,994 DEBUG [org.jbpm.svc.Services] closing service persistence: org.jbpm.persistence.db.DbPersistenceService@b09321

2008-03-24 16:50:35,994 DEBUG [org.jbpm.persistence.db.DbPersistenceService] committing hibernate transaction org.hibernate.transaction.JDBCTransaction@c028cc

2008-03-24 16:50:35,994 DEBUG [org.hibernate.transaction.JDBCTransaction] commit

2008-03-24 16:50:35,994 DEBUG [org.hibernate.transaction.JDBCTransaction] re-enabling autocommit

2008-03-24 16:50:35,994 DEBUG [org.hibernate.transaction.JDBCTransaction] committed JDBC Connection

2008-03-24 16:50:35,994 DEBUG [org.hibernate.jdbc.ConnectionManager] aggressively releasing JDBC connection

2008-03-24 16:50:35,994 DEBUG [org.hibernate.jdbc.ConnectionManager] releasing JDBC connection [ (open PreparedStatements: 0, globally: 0) (open ResultSets: 0, globally: 0)]

2008-03-24 16:50:35,994 DEBUG [org.jbpm.persistence.db.DbPersistenceService] closing hibernate session

2008-03-24 16:50:35,994 DEBUG [org.jbpm.svc.Services] closing service tx: org.jbpm.tx.TxService@933c07

2008-03-24 16:50:35,994 ERROR [org.jbpm.job.executor.JobExecutorThread] exception in job executor thread. waiting 320000 milliseconds

org.jbpm.JbpmException: couldnt get acquirable jobs

at org.jbpm.db.JobSession.getFirstAcquirableJob(JobSession.java:44)

at org.jbpm.job.executor.JobExecutorThread.acquireJobs(JobExecutorThread.java:114)

at org.jbpm.job.executor.JobExecutorThread.run(JobExecutorThread.java:58)

Caused by: org.hibernate.exception.SQLGrammarException: could not execute query

at org.hibernate.exception.SQLStateConverter.convert(SQLStateConverter.java:67)

at org.hibernate.exception.JDBCExceptionHelper.convert(JDBCExceptionHelper.java:43)

at org.hibernate.loader.Loader.doList(Loader.java:2148)

at org.hibernate.loader.Loader.listIgnoreQueryCache(Loader.java:2029)

at org.hibernate.loader.Loader.list(Loader.java:2024)

at org.hibernate.loader.hql.QueryLoader.list(QueryLoader.java:392)

at org.hibernate.hql.ast.QueryTranslatorImpl.list(QueryTranslatorImpl.java:333)

at org.hibernate.engine.query.HQLQueryPlan.performList(HQLQueryPlan.java:172)

at org.hibernate.impl.SessionImpl.list(SessionImpl.java:1114)

at org.hibernate.impl.QueryImpl.list(QueryImpl.java:79)

at org.hibernate.impl.AbstractQueryImpl.uniqueResult(AbstractQueryImpl.java:756)

at org.jbpm.db.JobSession.getFirstAcquirableJob(JobSession.java:40)

2 more

Caused by: org.postgresql.util.PSQLException: ERROR: syntax error at or near $1

at org.postgresql.core.v3.QueryExecutorImpl.receiveErrorResponse(QueryExecutorImpl.java:1548)

at org.postgresql.core.v3.QueryExecutorImpl.processResults(QueryExecutorImpl.java:1316)

at org.postgresql.core.v3.QueryExecutorImpl.execute(QueryExecutorImpl.java:191)

at org.postgresql.jdbc2.AbstractJdbc2Statement.execute(AbstractJdbc2Statement.java:452)

at org.postgresql.jdbc2.AbstractJdbc2Statement.executeWithFlags(AbstractJdbc2Statement.java:351)

at org.postgresql.jdbc2.AbstractJdbc2Statement.executeQuery(AbstractJdbc2Statement.java:255)

at org.jboss.resource.adapter.jdbc.WrappedPreparedStatement.executeQuery(WrappedPreparedStatement.java:236)

at org.hibernate.jdbc.AbstractBatcher.getResultSet(AbstractBatcher.java:186)

at org.hibernate.loader.Loader.getResultSet(Loader.java:1669)

at org.hibernate.loader.Loader.doQuery(Loader.java:662)

at org.hibernate.loader.Loader.doQueryAndInitializeNonLazyCollections(Loader.java:224)

at org.hibernate.loader.Loader.doList(Loader.java:2145)

11 more

Alguém sabe o que pode ser?

F

Olá, minha dúvida é mto mais básica.
Sou iniciante em Java, minha praia é mais .NET, mas gosto tb de java, só q os conhecimentos q tenho foram adquiridos na faculdade, estão mto pouco amadurecidos, nada de fato prático, e agora me deparei com uma demanda aqui onde trabalho para usar na prática o java, fiquei animado.

Como faço para instalar o JBoss JBPM? To meio perdido, li vários tutoriais, cada um fala uma coisa, cada um fala de uma versão. Eu vou no site de download do eclipse tem várias versões, no do JBoss várias outras tb, to meio confuso hehe.

É o seguitne, neste momento tenho em minha máquina o Eclipse 3.3.2 (para Java EE), funcionando certo
Baixei também o arquivo jbpm-jpdl-suite-3.2.2.zip, que pelo q li tem td o q preciso para usar o JBPM
Baixei tb, por via das dúvidas, o arquivo jboss-4.2.2.GA.zip
E agora, como devo proceder?

Mto obrigado!

F

Amigos, obrigado, já consegui!

Copiei os arquivos na mão (pastas features e plugins).

Abraços a todos.

J

Fornachari:
Amigos, obrigado, já consegui!

Copiei os arquivos na mão (pastas features e plugins).

Abraços a todos.

você está conseguindo usar o hibernate com jbpm, estou recebendo erro de query que o próprio JBpm fez o mapeamento…

Criado 11 de outubro de 2007
Ultima resposta 7 de jul. de 2008
Respostas 11
Participantes 8