[resolvido] applet TESTADA e assinada não funciona online

16 respostas
J

Olá, pessoal!

Eu estou usando o netbeans IDE 6.9.1 para windows no desenvolvimento de um projeto que inclui uma applet.

Tenho o seguinte pacote:

package meupacote;

import java.io.BufferedReader;

import java.io.InputStreamReader;

import java.io.OutputStreamWriter;

import java.net.URL;

import java.net.URLConnection;

public class mApp extends java.applet.Applet {

…Aqui dentro, no método init, eu uso a função -> Process p = Runtime.getRuntime().exec(“tasklist.exe /fo csv /nh”); que me lista os programas em execução etc
…Ainda aqui eu chamo ainda uma página no servidor([color=red]no mesmo servidor em que a applet está. Porém em um diretório diferente[/color]) que me retorna alguns valores

}

Tudo funcionando, perfeitinho, dentro do netbeans…

Então, criei o jar :
jar cvf mApp.jar etc… o jar é criado.

Gerei o par de chaves:
keytool -genkey -dname… -alias oaliasapp -keystore C:\no local -storepass a senha -validity 5000. Ele pede para inseri a senha e eu insiro etc…

Assino o jar:
jarsigner -keystore C:\no local -storepass a senha -signedjar “mApp.jar” “mApp.jar” oaliasapp.

Em seguida exporto normalment…

Depois import: keytool -import etc.

O resultado final é:
O certificado foi adicionado ao armazenamento de chaves. Até aqui tudo certo, não é isso ?

Publicando a applet na web:

Applet HTML Page

Applet HTML Page

//mAppass.jar é o jar assinado, fiz errado aqui?

Generated by NetBeans IDE

no servidor eu tenho o diretorio classes/dirApp e dentro deste último ficam o arquivos:
mApp.class + mApp$1.class + mApp.jar + mAppass.jar(o jar assinado)

Na hora de executar pelo navegador o java(o mais recente) exibe o aviso:

não foi possivel verificar a assintura digital do aplicativo. A assinatura não pode ser verificada por uma fonte confiável. E por fim diz que o aplicativo contém código assinado e não assinado

E mesmo que eu marque a opção confiar sempre no conteúdo deste editor, o java não deixa a aplicação rodar… Já até marquei a caixa de desabilitar verificação, mas não funciona.

Onde errei no meus passos? Já pesquisei em tudo quanto é lugar e NADA =/

Obrigado pela atenção,

16 Respostas

E

Ponha absolutamente tudo em um jar só - não faça mistura de coisas assinadas e não-assinadas.

R

para o jar funcionar, que tambem quero fazer, a class, tem que ser a classe principal do jar?

tenho feito isto e não deu.

tambem obtive problemas com os caminhos das imagens

J

Olá, entanglement !

Obrigado pela ajuda… Neste caso eu deveria ter colocado o pacote classes dentro do jar, não é isso ?

tipo: jar cvf mApp.jar meupacote ?

Eu estou usando o netbeans para desenvolvedr e uso o cmd.exe para gerar e assinar o jar. No netbeans não teria uma forma de gerar o jar de forma mais simples, em vez do cmd ?

valeu!

E

No tag Applet, use o atributo code=“seu.pacote.SuaClasse” em vez de code=“SuaClasse.class”. Não use barras dentro do atributo code.

Não é preciso criar um MANIFEST.MF indicando qual é a classe principal de seu programa. A única coisa é você ter de especificar o atributo archive corretamente, como você já deve ter feito.

J

O detalhe é que da forma como inseri funciona… Mas o problema está em o java não permitir a execução…

Estou criando o jar com tudo o que tem direito… Mas será que eu precisaria colocar o script do servidor dentro desse pacote também? Acho que não, né? Vou fazer um teste rápido aqui, para ver no que vai dar…

valeu!

J

Amigo agora está funcionando perfeitinho! :smiley:

O único problema é que ao executar o java ainda continua dizendo que não foi possível verificar a assinatura digital… E no nome aparece:(NÂO VERIFICADO)mApp

Como faço para evitar essa mensagem, ou o que está faltando ainda ?

Valeu!

E

Para evitar isso, é necessário comprar um certificado (argh - dor no bolso - todo ano tem que desembolsar mais de mil dólares) ou então instalar o certificado da autoridade certificadora que emitiu o certificado usado para assinar sua applet no arquivo cacerts que está na JRE usada pelo browser (achou complicado? Eu também acho).

K

JavaEU:
Amigo agora está funcionando perfeitinho! :smiley:

O único problema é que ao executar o java ainda continua dizendo que não foi possível verificar a assinatura digital… E no nome aparece:(NÂO VERIFICADO)mApp

Como faço para evitar essa mensagem, ou o que está faltando ainda ?

Valeu!

Aparentemente tu precisa comprar um certificado de alguma autoridade certificadora (Verisign, Certisign). É isso o que sei na teoria, sobre detalhes de como proceder não tenho muita noção.

Inté.

J

Um certificado custa mais de mil dolares, sério mesmo? E isso é anual ? o.0

Vocês conhecem alguma empresa aqui no Brasil que vende esse certificado?

E

A Certisign é uma subsidiária da Verisign e se encarrega de revender o certificado. Entretanto, sua empresa vai ter de mandar a documentação para a Verisign mesmo, se não me engano. (Normalmente pessoas físicas não costumam comprar certificados de assinatura de código, exatamente porque são caros.)

K

Um certificado custa mais de mil dolares, sério mesmo? E isso é anual ? o.0

Vocês conhecem alguma empresa aqui no Brasil que vende esse certificado?

Bom, a Certisign é nacional até onde sei.

Inté.

E

Desculpe, é mais de 1000 reais, não 1000 dólares.

Mais de 1000 dólares só se você quiser um certificado que dure 3 anos.

1 Year $499
2 Year $895
3 Year $1295

J

A legal… Eu vou verificar então…

Obrigado,

E

http://stackoverflow.com/questions/155241/cheapest-java-code-signing-certificate-not-self-signed

J

Fique em dúvida agora… Não é isso aqui não?: http://www.certisign.com.br/produtos-e-servicos/certificados-digitais/e-cpf

J

Uma dúvida bem básica que me surgiu aqui: Como é feita verificação do certificado digital? Alguém saberia me explicar isso?

Outra coisa:

Eu até achei o arquivo cacerts na pasta lib da JRE. Mas como procedo na instalação desse certificado? E depois, cada usuário que for visualizar minha applet, teria que instalar esse certificado em seus navegadores? Com o certificado de autoridades certificadoras, nem eu, nem os usuários precisariam instalar nada, certo?

Agradeço de antemão os que souberem e puderem responder

EDIT:

Já resolvi o problema acima! :slight_smile:

Criado 21 de outubro de 2010
Ultima resposta 23 de out. de 2010
Respostas 16
Participantes 4