JBoss X Glassfish X Other

12 respostas
M

JBoss X Glassfish X Other

Qual o melhor Application Server open source? O que um tem de melhor que o outro?

12 Respostas

A

Boa pergunta, claro que a resposta pode variar de acordo com a aplicabilidade todavia arrisco no JBOSS, pelo menos é que mais ouço falar.

S

se me perguntasses a alguns meses atras eu diria o jboss, mas agora eu digo o Glassfish porque acho que a oracle esta a apostar muito nele. entao eu fico com o Glassfish

A

E em termos de mercado?

R

Por experiência em trabalhar com desenvolvimento, Jboss e Jonas são meus preferidos.

Porém o Jboss até a versão 4.2.3, dai em diante não sei pq nunca mexi com as versões mais novas.

O glassfish só utilizei para desenvolvimento, e é bom pq é bem rápido. Mas varios clientes que minha antiga empresa tinha, reclamavam dele pq travava direto por consumo excessivo de memória(não sei se mal configura, talvez).

R

Não sei se da para apostar tanto assim nisso, já que a Oracle tem o WebLogic que é pago. Entre eles apostarem em um ou outro, acho que preferem continuar apostando no WebLogic.

L

Eu ficaria com o Glassfish.

[]s

R

Gosto do Glassfish, acho ele bem mais leve/rápido que o JBoss.

K

Vou fazer uma comparação entre os principais servidores de aplicação e servlets containers:

Tomcat (servlet container), fabricante Apache, OpenSource, boa documentação e é bem aceito pela comunidade Java.
Glassish (servidor de aplicações), fabricante Sun, OpenSource, boa documentação e é + ou - bem aceito pela comunidade Java.
Jboss (servidor de aplicações), fabricante RedHat, OpenSource, boa documentação e é bem aceito pela comunidade Java.
Websphere (servidor de aplicações), fabricante IBM, não é OpenSource, boa documentação e não é bem aceito pela comunidade Java.
Weblogic (servidor de aplicações), fabricante Oracle/BEA, não é OpenSource, boa documentação e não é bem aceito pela comunidade Java.
Jetty (servlet container), fabricante Jetty Company, OpenSource, boa documentação e é bem aceito pela comunidade Java.
Jonas (servlet container), fabricante não sei rsrs, OpenSource, não tem uma boa documentação e não é bem aceito pela comunidade Java.
Gerônimo (servlet container), fabricante Apache, OpenSource, boa documentação e não é bem aceito pela comunidade Java.

Eu já usei o Tomcat e o Glassfish. Particularmente prefiro o Tomcat.

=D

M

Francamente, acho que não dá pra comparar o Tomcat como servidor de aplicação, sendo que ele não contempla todos os serviços de um.

Mas acho que realmente dividimos bastante a opinião da galera… Enfim, o Glassfish consome mesmo muita memória? É mais rápido que o JBoss? Será muito investido pela Oracle em detrimento do WebLogic??

conosco, as dúvidas levantadas…

F

Não sei se da para apostar tanto assim nisso, já que a Oracle tem o WebLogic que é pago. Entre eles apostarem em um ou outro, acho que preferem continuar apostando no WebLogic.
Sem contar que não dá pra comparar o Weblogic ( que era o carro chefe da BEA ) com o Glassfish…

F

Acho que não devemos comparar um servlet container com um EJB container, por exemlo. Pois o segundo possui algumas muitas responsabilidades para gerenciar que o primeiro (thread safety, segurança …).

Seguindo esta linha de pensamento, comparando o Glassfish e o Jboss, fico com o Jboss. Assim como falado anteriormente, ele aguenda mais carga (eu acho!). Nas minhas aplicações, vi muitas vezes o glassfish travar! Se bom que já faz alguns 2 anos que não trabalho com este.

M

felipeguerra:
romarcio:

Sem contar que não dá pra comparar o Weblogic ( que era o carro chefe da BEA ) com o Glassfish…

Assim como o Glassfish, o Weblogic também tem a versão paga e a gratuita. E pela evolução do Glassfish depois da aquisição, é mais fácil o Weblogic ser descontinuado do que vice-versa. Agora ele é um produto da Oracle, não tem sentido nenhum eles boicotarem uma coisa que pertence a eles. Tanto que foi um dos primeiros produtos a ser incorporado do portifólio da Oracle
http://www.oracle.com/technetwork/middleware/glassfish/overview/index.html

Entre JBoss e Glassfish, os dois são excelentes, mas achei o JBoss mais escalável nos nossos testes. Ele levanta consumindo mais memória, é até um pouco mais lento quando tem poucas pessoas usando, mas quando o “bicho pega”, ele mantém a performance e estabilidade. Outra coisa que gosto nele é ser mais modular, você pode usar EJB usando somente a versão embeded, que é levíssima. Não sei se o Glassfish tem essa facilidade.

Vantagens do Glassfish que vi: levanta com menos memória, tem um deploy mais rápido, o desenvolvimento é mais acelerado e integra melhor com o Netbeans (por motivos óbvios). Sem falar que é um produto da Oracle, então tende a ser o primeiro a incorporar novos recursos.

Uma coisa que prejudicou muito o JBoss foi que da versão 4 pra 5, muita coisa eles reescreveram do zero pra tirar código legado e modularizar a ferramenta, dai demorou demais pra sair. Por causa disso, muita gente preferiu o Glassfish.

Criado 23 de dezembro de 2010
Ultima resposta 27 de dez. de 2010
Respostas 12
Participantes 10