Pessoal,
Iniciei o desenvolvimento de um jogo de xadrez em 12/2010.
Eu era fanático por Xadrez até no ensino médio. para conferir podem procurar no google por “Xadrez Jean Victor Zunino”, vai aparecer alguns resultados do Clube de Xadrez de Blumenau( http://www.cxblumenau.com.br ).
A idéia inicial era primeiramente fazer um jogo de xadrez para se jogar em dupla. Não encontrei nenhum software/site que possibilitasse essa forma de jogo.
O jogo de xadrez para se jogar em dupla é conhecido por Xadrez Australiano, lá fora é chamado de BUGHOUSE.
Jogado em dois tabuleiros por duas duplas. Um conduzindo as brancas e seu parceiro as pretas.
A característica especial deste jogo é que as peças que você capturar são transferidas para o seu parceiro, que está jogando com as peças de cor opostas as suas.
Você pode soltar uma peça que você recebeu em uma casa vazia e isso conta como um lance.
A maioria jogam com relógios para ser mais rápido, cada tabuleiro tem um relógio e o primeiro que estourar seu tempo de raciocício, perde.
Parei de desenvovê-lo, pois preferir dar preferência para a universidade. Mas um dia pretendo continuá-lo.
Está OK:
As validações dos movimentos de cada peça estão ok.
A identificação do check está OK.
A identificação de quando o jogador se coloca em check está OK, quando acontece isso volto o estado anterior do tabuleiro.
Foi implementado uma tela simples que possibilita a iteração do jogador, mas sou péssimo em design.
Está Faltando:
Validar o Rock.
Identificar quando não se pode fazer o rock.
validar o el-Passant.
Identificar quando não se pode fazer o El-Passant.
Identificar o check mate.
Observei que muitos publicaram dúvidas, até questionando como implementar os movimentos, outros questionando sobre IA do jogo.
Para implementar uma IA, levaria um bom tempo, pois envolve vários fatores, até pensei nessa idéia como TCC, mas o coordenador do curso falou que eu teria que ter uma boa justificativa pois podemos encontrar algumas prontas já.
Publiquei o código em:
http://code.google.com/p/jjchessgame/
Quem quiser colaborar, posta aqui(me informa o e-mail do g-mail) ou me manda um e-mail([email removido]), que coloco permisão para commit lá.
Att,
Jean Victor Zunino