JSF 2.0 - Faces Config declarando os Managedbean

6 respostas
D

Olá pessoal tudo certinho?

Estou no meu ultimo ano de faculdade estamos desenvolvendo o nosso tcc em JSF 2.0 com o primefaces, isso para nos é uma novidade e uma aventura, pois não aprendemos essa tecnologia na faculdade.

Tenho uma grande duvida.

Por exemplo: tenho a seguinte classe que se chama Laboratorio, desde o começo declaro os Managbean no faces-config.xml, mesmo usando as annotation. Por que no começo nao dava certo se eu nao as declarasse no faces-config. Esta funcionando belezinha incluindo, alterando e excluindo.

Mas no jsf 2.0, pelo que eu pesquisei e li, nao precisa declarar os bean no faces-config certo? ou errado?
Alguem poderia me ajudar como isso? seria possivel? Estou usando o eclipse indigo uma versao nova do helios, para persistencia usamos o hibernate.

Ficaria muito grato se puderem me ajudar, obrigado. Abraços!!!

aa aqui vai um exemplo da minha declaração no faces-config.xml

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<faces-config xmlns="http://java.sun.com/xml/ns/javaee"
	xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance"
	xsi:schemaLocation="http://java.sun.com/xml/ns/javaee http://java.sun.com/xml/ns/javaee/web-facesconfig_2_0.xsd"
	version="2.0">

<managed-bean>
		<managed-bean-name>MBLaboratorio</managed-bean-name>
		<managed-bean-class>br.com.simsad.managedbean.MBLaboratorio</managed-bean-class>
		<managed-bean-scope>session</managed-bean-scope>
	</managed-bean>
</faces-config>

6 Respostas

F

Você pode usar ou Annotations ou mapeamento no faces-config. Não é necessário ambos ao mesmo tempo. Apenas vá por sua preferência.

A

Para ser sincero eu nem li tudo o que você escreveu kkkk, mas como você está iniciando, utilize o Netbeans para fazer a configuração do JSF 2.0, baixe a versão 6.9.1 do netbeans porque a 7 ainda está com bugs no glassfish.

O JSF 2.0 não necessita de configuração do faces config. Eu coloquei um post em meu blog sobre como iniciar no JSF 2.0, dê uma olhada que deve te ser bem útil.

D

Obrigado pelas respostas.

Será que se eu tirar os bean declarado no faces-config ele vai funciona normal???

Teoricamento ele deveria funcionar certo???

andre.froes obrigado pela dica, mas o nosso projeto esta no eclipse e ja fizemos a nossa documentação citando o eclipse como nossa ide padrao, entao acho que nao seria o certo mudar para o netbeans. Quando comecei aprender jsf ja tinha visto o seu blog :smiley: foi muito util a nós. Obrigado!

C

Douglas, use anotações, não tem diferença e você não fica com o faces-config gigante! Veja um exemplo:

Bean - Nesse caso, estou declarando o nome que quero utilizar para pegar o bean na JSP, XHTML, etc etc.

@ManagedBean(name = "MeuBean")
@SessionScoped
public class MeuBean  {
}

Para pegar nas Views (JSP, XHTML etc) ficaria: #{MeuBean.seuMetodo}

Bean - Se você não utilizar a propriedade name, ele vai usar os padrões e pegar o nome da classe com a primeira letra minuscula.

@ManagedBean
@SessionScoped
public class MeuBean  {
}

Para pegar nas Views (JSP, XHTML etc) ficaria: #{meuBean.seuMetodo} (Detalhe que ele coloca a primeira letra minuscula, como diz os padrões)

Quanto a sua pergunta:

Certo, na verdade tanto faz, você pode fazer como nos exemplos acima ou declarar no faces-config.

Abraços

D

Cesar Pizolato obrigado por responder minha pergunta. Voce mostrou exatamente como eu fiz, nos meus bean.

@ManagedBean(name = "MBLaboratorio") @SessionScoped public class MBLaboratorio { }

So que mesmo com as anotações eu ainda estou declarando os bean no faces config.

Assim que eu chegar em casa vou apagar o mapeamento no faces e deixar so as anotações, ai posto aqui o resultado.
Obrigado, abraços.

M

Eu tenho esse mesmo problema: mesmo incluindo as anotações nas classes Java (Beans), tenho de fazer novamente no faces-config.xml. Se estiver em apenas um, não roda!

Dá erros de “class resolved to null”, “property not found” e coisas similares. Um tormento! Nem sei o que faço mais.

Apesar de usar NetBeans 7.1.1, já tentei fazer as mesmas coisas na versão 6.8 e 6.9, mas os erros permanecem. Uso GlassFish 3.1.2, mas já usei também as versões inferiores e continuam os erros.

Se alguém puder me dar uma luz, agradeço muito! Abração a todos!

Criado 14 de setembro de 2011
Ultima resposta 21 de mai. de 2012
Respostas 6
Participantes 5