Olá pessoal,
bom a minha experiência com internacionalização em JSF é o seguinte, eu criei os arquivos de propriedades, Messages.properties, que é o arquivo base e os arquivos Messages_pt.properties e Messages_es.properties, para portugues e espanhol. Também pode ser colocado o código do país Messages_pt_BR.properties.
Depois de feito isso é necessário disponibilizar os arquivos para a aplicação JSF, o que pode ser feito de duas maneiras, uma delas é carregando na página JSP com a tag
<f:loadBundle basename=“Messages” var=“msgs”/>,
então para utilizá-lo basta referenciar msgs nos componentes:
<h:outputText value="#{msgs.welcome}"/>, onde welcome é uma chave definida nos arquivos de propriedades.
A outra maneira de fazer é registrando o Bundle no arquivo de configurações faces-config.xml. Isso é necessário para a internacionalização de mensagens de erro de conversores e validadores, mas até agora não consegui fazer isso funcionar, se alguém puder me ajudar agradeço.
Para testar basta mudar a opção de idioma no browser, mas é necessário fechar o browser e abrir denovo para aparece o novo idioma.
Além disso as locales suportadas devem estar definidas no arquivo de configuração
en
pt
es
de
Falou