Criação de Gráficos

11 respostas
J

Olá!
Estou a desenvolver um software para web em java.
Minha única dúvida é a respeito da criação de gráficos.

A idéia é a seguinte:

• Criar um gráfico com os meses do ano, e o faturamento mensal em cada um…
    Seria o caso de usar um gerador de relatórios?
    Ou existe uma maneira de misturar umas tabelas “alternativas”?
    Alguém pode me ajudar?

Obrigado!

11 Respostas

2

Dependo do que você quer, você desenvolve em que? JSF? se for existem algumas bibliotecas possíveis para a criação de gráficos. Vou te falar de duas:

a jsf-comp, que é um pouco mais complicada de usar, mas resolve bastante problemas e a biblioteca de componentes PrimeFaces, que tem um componente especial para gráficos.

você pode encontrar informações nos links abaixo:

http://jsf-comp.sourceforge.net/

http://www.rehberharitam.com/prime-showcase/ui/columnChart.jsf

M

[color=darkblue] Já usei o FusionCharts, você edita os dados dele no .xml, já usei também o JFreeChart, mas recomendo o FusionCharts :[/color]

FusionCharts
jfreechart
JOpenChart
JCharts
Cewolf
Chart2d

A

Também usei o FusionCharts aqui na empresa há pouco tempo.
Gerei um xml (com Xstream) com o formato que o gráfico precisa consumir para renderizar.
Foi a forma mais simples que achei para mexer com gráficos na aplicação web em que estou
trabalhando, além dos gráficos serem muito bonitos.

F

Pra quem usa GWT tem uma opção muito boa para construção de gráficos, OFC (Open Flash Chart).
Com ele os gráficos são gerados em flash, com efeitos e tudo, muito legal!!!

LINK: http://code.google.com/p/ofcgwt/

B

Fala galera,
quem usou fusioncharts, como fazia pra fazê-lo dinâmico (passagem de parametros para a exibição do gráfico) ?

[]´s

M

[color=darkblue] Espero que ajude :[/color]

Gráfico Dinâmico Utilizando com Componente FusionCharts Free

Gráficos JSP - fusionCharts

M

Boa tarde
Metaleiro,

Estou tentando utilizar o Fusioncharts com Jsp, servlet e postgresql.
Já até consegui exibir o gráfico em tela, porém não consigo atualizar esse gráfico dinamicamente.
Voceê tem alguma ídeia/exemplo de como posso fazer isso? Hoje eu faço da seguinte forma, ao fazer um submit em uma jsp, envia uma requisição p minha servlet que faz uma consulta no banco e gera um arquivo .xml. Até ai tudo bem porém o gráfico não atualiza, só se eu fizer um refresh na pasta e reiniciar o servidor.
Existe alguma forma de eu ja passar o xml como parametro, em forma de uma String??

segue a baixo o código de como faço para exibir o relatório na minha jsp:

<div id="chartdiv" align="center" class="graficoMaiorSaida" > Test Chart</div>

<script type="text/javascript" >
                               var chart = new FusionCharts("grafico/Pie3D.swf","ChartId","580","300","0","0");
                                  chart.setDataURL("grafico/arquivo4.xml");  <!-- XML gerado a partir de uma consulta no banco de dados. -->
                                  chart.render("chartdiv");

</script>

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço muito, pois estou precisando muito disso para o meu tcc.

Desde já muito obrigado. :smiley:

M

mateus.said:
Boa tarde
Metaleiro,

Estou tentando utilizar o Fusioncharts com Jsp, servlet e postgresql.
Já até consegui exibir o gráfico em tela, porém não consigo atualizar esse gráfico dinamicamente.
Voceê tem alguma ídeia/exemplo de como posso fazer isso? Hoje eu faço da seguinte forma, ao fazer um submit em uma jsp, envia uma requisição p minha servlet que faz uma consulta no banco e gera um arquivo .xml. Até ai tudo bem porém o gráfico não atualiza, só se eu fizer um refresh na pasta e reiniciar o servidor.
Existe alguma forma de eu ja passar o xml como parametro, em forma de uma String??

segue a baixo o código de como faço para exibir o relatório na minha jsp:

<div id="chartdiv" align="center" class="graficoMaiorSaida" > Test Chart</div>

var chart = new FusionCharts("grafico/Pie3D.swf","ChartId","580","300","0","0");
                                  chart.setDataURL("grafico/arquivo4.xml");  <!-- XML gerado a partir de uma consulta no banco de dados. -->

</script>

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço muito, pois estou precisando muito disso para o meu tcc.

Desde já muito obrigado. :D

[color=darkblue] Eu fiz da seguinte forma, criei uma servlet como você criou, só que “setei” como xml, tratei como uma String, só que diferente de você o meu retorno não era um arquivo e sim na Servlet :[/color]

response.setContentType("text/xml");
out.println(sb.toString()); //SB = StringBuilder
out.flush();

[color=darkblue] Só que quando a servlet for executada ele precisará dar um refresh na página[/color]

M

Boa Tarde Metaleiro,

Primeiramente, muito Obrigado pela resposta. :D

Mas eu não entendi como deveria fazer. :?

No Lugar do arquivo xml, eu devo passar uma servlet??

chart.setDataURL("SERVLET.java");  <!-- XML gerado a partir de uma consulta no banco de dados. -->  

</script>

E como seria o processamento e retorno nessa Servlet?

Muito Obrigado.

M

[color=darkblue]Seria algo desse tipo : [/color]

Servlet retornando um xml

servlet and xml

Servlets and XML: Made for each other

M

Bom dia,
Kara, ja to quase desistindo, tentei me basear em todos os tutoriais q vc postou e + outros; mas todas as tentativas ate agora foram em vão. não ocnsigo sair do lugar… :frowning:
se não for pedir muito, teria como vc me postar o seu código? só a parte q diz respeito ao relatório, a parte da jsp e a parte do servlet.

Muito Obrigado.

Criado 7 de maio de 2009
Ultima resposta 27 de mar. de 2011
Respostas 11
Participantes 7