Olá!
Estou a desenvolver um software para web em java.
Minha única dúvida é a respeito da criação de gráficos.
A idéia é a seguinte:
Criar um gráfico com os meses do ano, e o faturamento mensal em cada um…
Seria o caso de usar um gerador de relatórios?
Ou existe uma maneira de misturar umas tabelas “alternativas”?
Alguém pode me ajudar?
Dependo do que você quer, você desenvolve em que? JSF? se for existem algumas bibliotecas possíveis para a criação de gráficos. Vou te falar de duas:
a jsf-comp, que é um pouco mais complicada de usar, mas resolve bastante problemas e a biblioteca de componentes PrimeFaces, que tem um componente especial para gráficos.
Também usei o FusionCharts aqui na empresa há pouco tempo.
Gerei um xml (com Xstream) com o formato que o gráfico precisa consumir para renderizar.
Foi a forma mais simples que achei para mexer com gráficos na aplicação web em que estou
trabalhando, além dos gráficos serem muito bonitos.
F
Felipe.JavaMan
Pra quem usa GWT tem uma opção muito boa para construção de gráficos, OFC (Open Flash Chart).
Com ele os gráficos são gerados em flash, com efeitos e tudo, muito legal!!!
Estou tentando utilizar o Fusioncharts com Jsp, servlet e postgresql.
Já até consegui exibir o gráfico em tela, porém não consigo atualizar esse gráfico dinamicamente.
Voceê tem alguma ídeia/exemplo de como posso fazer isso? Hoje eu faço da seguinte forma, ao fazer um submit em uma jsp, envia uma requisição p minha servlet que faz uma consulta no banco e gera um arquivo .xml. Até ai tudo bem porém o gráfico não atualiza, só se eu fizer um refresh na pasta e reiniciar o servidor.
Existe alguma forma de eu ja passar o xml como parametro, em forma de uma String??
segue a baixo o código de como faço para exibir o relatório na minha jsp:
<divid="chartdiv"align="center"class="graficoMaiorSaida">TestChart</div><scripttype="text/javascript">varchart=newFusionCharts("grafico/Pie3D.swf","ChartId","580","300","0","0");
chart.setDataURL("grafico/arquivo4.xml");<!-- XML gerado a partir de uma consulta no banco de dados. -->chart.render("chartdiv");
</script>
Se alguém puder me ajudar, eu agradeço muito, pois estou precisando muito disso para o meu tcc.
Desde já muito obrigado.
M
Metaleiro
mateus.said:
Boa tarde
Metaleiro,
Estou tentando utilizar o Fusioncharts com Jsp, servlet e postgresql.
Já até consegui exibir o gráfico em tela, porém não consigo atualizar esse gráfico dinamicamente.
Voceê tem alguma ídeia/exemplo de como posso fazer isso? Hoje eu faço da seguinte forma, ao fazer um submit em uma jsp, envia uma requisição p minha servlet que faz uma consulta no banco e gera um arquivo .xml. Até ai tudo bem porém o gráfico não atualiza, só se eu fizer um refresh na pasta e reiniciar o servidor.
Existe alguma forma de eu ja passar o xml como parametro, em forma de uma String??
segue a baixo o código de como faço para exibir o relatório na minha jsp:
<divid="chartdiv"align="center"class="graficoMaiorSaida">TestChart</div><scripttype="text/javascript">varchart=newFusionCharts("grafico/Pie3D.swf","ChartId","580","300","0","0");
chart.setDataURL("grafico/arquivo4.xml");<!-- XML gerado a partir de uma consulta no banco de dados. -->chart.render("chartdiv");
</script>
Se alguém puder me ajudar, eu agradeço muito, pois estou precisando muito disso para o meu tcc.
Desde já muito obrigado. :D
[color=darkblue] Eu fiz da seguinte forma, criei uma servlet como você criou, só que “setei” como xml, tratei como uma String, só que diferente de você o meu retorno não era um arquivo e sim na Servlet :[/color]
[color=darkblue] Só que quando a servlet for executada ele precisará dar um refresh na página[/color]
M
mateus.said
Boa Tarde Metaleiro,
Primeiramente, muito Obrigado pela resposta. :D
Mas eu não entendi como deveria fazer. :?
No Lugar do arquivo xml, eu devo passar uma servlet??
<scripttype="text/javascript">varchart=newFusionCharts("grafico/Pie3D.swf","ChartId","580","300","0","0");chart.setDataURL("SERVLET.java");<!-- XML gerado a partir de uma consulta no banco de dados. -->chart.render("chartdiv");</script>
E como seria o processamento e retorno nessa Servlet?
Bom dia,
Kara, ja to quase desistindo, tentei me basear em todos os tutoriais q vc postou e + outros; mas todas as tentativas ate agora foram em vão. não ocnsigo sair do lugar…
se não for pedir muito, teria como vc me postar o seu código? só a parte q diz respeito ao relatório, a parte da jsp e a parte do servlet.