Tenho pela frente um projeto de sistema web, com acesso a BD MySQL, e gostaria de criá-lo em JSP. Entretanto, sou usuário de alguns sistemas PHP/MySQL e percebo que eles são bem rápidos…
Gostaria de saber se existe algum benchmark confiável que me diga qual das duas linguagens é mais rápida no acesso a dados ou, de uma forma geral, qual das duas linguagens é mais rápida?
Alguém aqui, por exepriência própria poderia me dizer qual das duas linguagens é melhor (mais rápida) para a construção de um sistema web?
Olha, se desempenho for um requisito… nem uma, nem outra.
E te garanto que a diferença de desempenho não é um fator significante na escolha entre jsp e php.
Fica a sugestão de usar ruby on rails.
E
eric_jf
Por Java ser uma linguagem hibrida ela deve ser mais rápida do que uma liguagem interpretada.
Eu tenho um livro de PHP que apontava um site que tinha um benchmark que falava que PHP era mais rápido do que asp mas era mais lento do que java. Infelizmente não estou com o livro.
Espero que tenha ajudado.
E
eric_jf
Porque Ruby seria mais rápido do que Java, já que Ruby é interpretado e Java é hibrida???
bzanchet:
E te garanto que a diferença de desempenho não é um fator significante na escolha entre jsp e php.
Fica a sugestão de usar ruby on rails. :)
R
ranophoenix
eric_jf:
Porque Ruby seria mais rápido do que Java, já que Ruby é interpretado e Java é hibrida???
bzanchet:
Fica a sugestão de usar ruby on rails. :)
É mais rápido levando-se em consideração velocidade de desenvolvimento e não de execução. Mas velocidade de desenvolvimento é muito relativo. Se vc já tiver uma metodologia vc consegue ser produtivo em qualquer linguagem.
G
grprado
Já tentou botar a mão na massa e testar?
Faça uns cadastros bobinhos e uns relatórios nas duas linguagens.
Use uma ferramenta de teste de performance como o JMeter e veja qual das duas tem resultado melhor
Agora só um lembrete JSP foi criada para gerar views e não para programar e processar regras de negócio e persistência. Use servlets para isso.
Scriptlets são uma bomba.
Z
ZehOliveira
Não existe linguagem mais rápida ou mais lenta, existe ambiente rápido e ambiente lento. E em Java você tem um leque enorme de ambientes diferentes para rodar uma aplicação Web.
Com o que você descreveu (vai ser uma aplicação com acesso a dados em banco MySQL) é impossível dizer qual é a que vai ter melhor desempenho. E eu não confiaria em benchmarks pra isso.
Faça usando a linguagem que a sua equipe conhece melhor. Uma equipe trabalhando em um ambiente que não domina bem produz resultados desastrosos. E isso independe de Java, PHP, Rails.
E também não aconselho a usar Rails se você não conhece nada do ambiente. É bom treinar bem antes com coisas mais simples (projetos pessoais, por exemplo). Recentemente, eu tentei implementar um sistema simples em Rails e fiquei “travado” em várias coisas que são feitas de modo diferente nele - principalmente no ActiveRecord.
M
macfly2500
Pelo que percebi aqui acho a execução dele mais rápida em relação ao PHP…
Minha preocupação é em relação ao desempenho de um site em Java rodando em um servidor compartilhado e não dedicado. Pois acredito que o Java requeira máquinas mais “parrudas” para rodar.
Alguém tem problemas em relação a isso?
Por exemplo mesmo o java sendo mais rápido na execução o site ficar lento devido aos servidores terem as mesmas configurações dos servidores que rodam PHP?
O próprio site aqui do GUJ notei que está bastante instável nos últimos dias, chegando a ficar fora… seria isso problema de desempenho em servidores compartilhados?
F
fmeyer
pcassiano:
Olá a todos.
Tenho pela frente um projeto de sistema web, com acesso a BD MySQL, e gostaria de criá-lo em JSP. Entretanto, sou usuário de alguns sistemas PHP/MySQL e percebo que eles são bem rápidos…
isso depende da sua arquitetura ( se 'e que vc vai implementar alguma) servidores, cache … etc etc. etc … nao 'e uma resposta pronta de caixinha que vai te dizer qual 'e melhor …
alias … pelo amor de qquercoisa, nao programe em JSP… existem maneiras melhores de arquitetar um sistema do que enfiar um monte de codigo dentro de um JSP e transforma-lo em um JSPhp
P
pcassiano
Olá a todos.
Minha intenção com este post não é estimular uma discussão evasiva e tola. Temo que meu sistema, ao “crescer”, enfrente dificuldades (lentidão…) se for feito numa ou noutra linguagem…
Pense num sistema web “altamente acessado”. Não gostaria de ter problemas de desempenho, assumindo que está tudo bem com o hardware e com o link.
Em que linguagem programar?
Com relação ao Ruby, ele REALMENTE é mais “rápido”? :roll:
/* Note que coloquei a palavra “rápido” entre parentesis */
Aquele abraço,
B
bzanchet
Não faz sentido perguntar isso! A linguagem é apenas um de vários* fatores que influenciam, mesmo se estivermos falando apenas do aspecto** desempenho.
pcassiano:
Pense num sistema web “altamente acessado”. Não gostaria de ter problemas de desempenho
Desculpe, mas isso não ajuda em nada para a definição da linguagem a ser usada.
E o interpretador ruby é bem lento.
dentre outros, pode-se citar o servidor web, o driver para conexão com o banco de dados, o tipo de conexão entre o servidor e o interpretador da linguagem, a possibilidade de distribuir o sistema dentre várias máquinas…
** sem falar em praticidade de desenvolvimento, conhecimento técnico por parte da equipe, etc…
C
chackal_sjc
num caso de um sisteminha web eu particularmente faria em PHP pois tenho mais prática e ele é mais facil de mecher com banco de dados, cookies esse tipo de coisa, do que jsp…
no php o que chama realmente a atenção é sua facilidade de programar… a semântica não ficaria tão boa quanto a um programa java mas é bem facil…
D
daggoth
Bom, só uma sugestão: eu aconselharia usar JSP, mas não puro. Concentre as regras de negócio em classes java, e importe-as depois. É mais interessante (eu aprendí isso esse mês e já publiquei um site)…