Boa tarde parceiros e parceiras ! sou iniciante em java para WEB, preciso criar uma página grava.jsp que grave informações de uma textarea em um arquivo.txt, depois preciso criar uma outra página ler.jsp para ler o conteúdo gravado no arquivo.txt e exibir o texto do arquivo.txt na página ler.jsp, agradeço a ajuda de todos.
Ler e gravar em arquivo com JSP?
10 Respostas
java.io.*
Tem um tutorial no GUJ
isso vc faz como se fosse fazer com qualquer aplicação java que usa o pacote IO
começe a fazer e se vc estiver com alguma duvida, poste aki no GUJ que a galera te ajuda 
Valeu galera ! pensei que não pudesse usar o pacote java.io em aplicações web mais já que é possivel mãos a obra !! obrigado.
Olá galera, estou com o seguinte problema, criei um arquivo noticia.html que exibe uma textarea para o usuário digitar sua noticia, criei uma pagina gravanoticia.jsp que recebe como parametro o conteudo digitado pelo usuário na textarea e grava em um arquivo, até ai o código funcionou legal, mais não criou nenhum arquivo no diretório corrente com o conteúdo da textarea, alguém poderia me ajudar ? ai vão os códigos:
pagina: noticia.html
:: AllCheck Processador de Noticias On-Line Vrs-1.0 ::AllCheck Processador de Notícias On-line !
<!- campo noticia -->
Digite aqui a nova notícia a ser exibida …
pagina: gravanoticia.jsp
%@ page import=“java.io.*” %>
<%
try {
File arquivo;
arquivo = new File("noticia.txt");
FileOutputStream gravador = new FileOutputStream(arquivo);
String noticia = request.getParameter("noticiaenviada");
gravador.write(noticia.getBytes());
gravador.close();
}
catch (Exception ee) {
ee.printStackTrace();
}
%>
Alguem sabe qual erro ? tanks !
Manda criar o arquivos antes de grava:
File arquivo = new File("noticia.txt");
if (arquivos.exists())
{
//blz manda gravar
}
else
{
//manda criar
File.createNewFile("noticia.txt");
}
Bom dia parceiro blz, seguinte fiz da forma que você mencionou mais mesmo assim o problema ainda persiste, não estou conseguindo gravar os dados da textarea no arquivo, a mensagem de erro é essa:
createNewFile() in java.io.File
cannot be applied to (java.lang.String)
arquivo.createNewFile(“noticia.txt”);
^
1 error
O que pode ser ? valeu !
Cara desculpa eu devia estar dormindo, é vc ja deu o nome do arquivo qdo instanciou o objeto arquivo, então não precisa dar o nome dor arquivo de novo, pois o metodo createNewFile, não recebe parametro:
File arquivo = new File("noticia.txt");
if (arquivo.exists())
{
//manda gravar
}
else
{
arquivo.createNewFile();
}
Valeu parceiro, consegui resolver o problema a aplicação já está funcionando, uso o arquivo para gravar as notícias da Intranet, depois leio o arquivo e exibo seu conteúdo dentro do html com alguns java scripts para dar um efeito na menagem, apesar de muito simples ficou muito bacana, em todas as telas da Intranet tem um baner onde recebe a noticia do arquivo e exibe ! estou criando até um log para as notícias ! uzando o pacote java.nio e a clase java.util.Date valeu turma.
…
…