Srs.,
Bom, vamos imaginar o seguinte caso: surge uma licitação do Governo Federal e alguém ganha a licitação, e escolhe o Magento como produto. O escopo da licitação deixa bem claro: a única coisa que teria que ser feita é instalar uma ferramenta como o Magento em um servidor e definir um tema visual p/ ele. Depois de feito, o lucro presumido é de 100k p/ o vencedor da licitação.
Agora vamos ao X da questão, o Magento sendo uma empresa com iniciativa openSource e licença LGPL, o que me chama a atenção é: quer dizer então que o ganhador da licitação vai levar 100k e nenhum investimento, vai retornar ao Magento? Eu não defino como certo nem uma parte desse dinheiro voltar p/ o Magento, mas sim para a Iniciativa Magento, mesmo que fossem 3k, não podendo ser retirados em forma de prolabore e apenas p/ re-investimento no produto…
A licença GPL/LGPL, pelo pouco que li, é extremamente permissiva nessa parte, podendo alguém vender o trabalho alheio com a menor modificação, e não haver retorno algum a iniciativa empreendedora… O que eu considero: ao menos uma parte, deveria voltar ao empreendedor, não como forma de lucro, mas sim de investimento na solução… A questão não é lucrar ou não, mas sim reinvestir uma pequena parte no projeto que você usou p/ coroar o seu cliente.
Resumindo: acho que essa permissividade monetária é prejudicial ao criador da app, visto que enquanto os outros lucram, ele não pode sequer reinvestir no trabalho que foi feito. O que vocês acham? Existe alguma licença que trate mais sobre esse aspecto?
Lembrando: Não estamos falando de Frameworks, mas de aplicativos!
[]'s