Limitações do @EJB?

20 respostas
R

Pessoal a anotação para declarar um EJB tem limitação de onde pode ser usada, pq quando uso ela no meu managed bean do JSF funciona tranq, agora se criar uma classe a parte(BusinessDelegate) e dentro dele chamar @EJB e chamar um session bean o EJB não é injetado.

Alguem sabe o que pode ser?

20 Respostas

L

rafaelmeireles:
Pessoal a anotação para declarar um EJB tem limitação de onde pode ser usada, pq quando uso ela no meu managed bean do JSF funciona tranq, agora se criar uma classe a parte(BusinessDelegate) e dentro dele chamar @EJB e chamar um session bean o EJB não é injetado.

Alguem sabe o que pode ser?

A anotação @EJB só pode ser usada em ambientes que o Conteiner possa gerenciar, no caso Servlets e Managed Beans (deve ter outros).

No seu caso o Delegate nao sofre controle do Conteiner.

Neste caso o Delegate nao é necessário pois o acoplamento dos componentes nao se dará por delegação, mas sim por injeção.

R

valeu kra pela dica.

Só que nao acho interessante o managed bean acessar meus SessionFacade direto, neste caso so poderei fazer se for com lookup?

L

rafaelmeireles:
valeu kra pela dica.

Só que nao acho interessante o managed bean acessar meus SessionFacade direto, neste caso so poderei fazer se for com lookup?

Daí sim, vc terá que fazer lookup no Delegate, dessa forma vc perde a facilidade do uso de injeção de dependencia.

Porque vc quer colocar mais uma classe para apenas chamar teus Façades? o Menaged Bean vai apenas conhecer a interface do Façade (remota ou local).

R

pq entendo que dessa forma o managhed bean não ficaria a mercer de mundanças na camada de negocio.

L

Aplicação em Java não é lasanha, que fica melhor quanto mais camadas você põe, a partir do EJB 3, um Delegate se torna “deprecated”.

Além disso, sua argumentação é injustificável pois o managed bean conhece apenas a interface, não a regra de negócio que implementa a interface. É claro que pode ficar “à mercê de mudanças” da interface, mas isso nem o Delegate resolve.

R

e quanto a questão das excecoes, que quem transformava para excecoes nao EJB era o delegate como fica?

R

sem falar do alto acoplamento entre as camadas de view e negocio.

L

Não entendi, você camuflava a RemoteException? O managedBean pode ter um try-catch, onde caso uma exceção seja capturada, uma string diferente seja retornada, redirecionando pra uma página de erro. Alías, é o melhor lugar pra capturar exceções e tomar providências adequadas.

Managed Bean não é View! Seria acoplamento entre view e negócio se você tivesse, na sua página jsp, uma declaração entre <% e %> onde você chamasse seu EJB.

Além disso, o Managed Bean tem a INTERFACE, não a CLASSE do EJB, portanto, mais uma vez, a sua teoria de alto acoplamento não procede.

R

antes do Java EE 5 poderiamos usar um ServiceLocator por exemplo e a partir dele usar somente as interfaces do EJB que alias sempre se trbalhou com as interfaces, vc acha então que isso é baixo acoplamento?

Me expressei mal quanto a VIEW no managed bean :slight_smile:

L

rafaelmeireles:
antes do Java EE 5 poderiamos usar um ServiceLocator por exemplo e a partir dele usar somente as interfaces do EJB que alias sempre se trbalhou com as interfaces, vc acha então que isso é baixo acoplamento?

Me expressei mal quanto a VIEW no managed bean :)

Até a versão 2.1 do EJB, precisávamos sim de um Service Locator e de um Business Delegate, o problema não está no fato do Managed Bean (ou de qualquer cliente) de conhecer a interface do EJB (até porque isso é inevitável); o problema está no cliente conhecer detalhes de container J2EE como lookup e outras bizarrices. Assim um padrão que fizesse o cliente não conhecer o container era desejável e reduzia o acoplamento para apenas a sua interface de negócio EJB.

Com a introdução do EJB 3, o container passa a fazer o lookup, tomando o lugar do Delegate, e o cliente, mesmo sem patterns, está acoplado a apenas à interface de negócio, e nesse caso o uso de Business Delegate não acrescenta nem reduz o acoplamento. No Java EE, o baixo acoplamento “vem de fábrica”.

R

kra encapsular o lookup era função do Service Locator!

inevitavél… isso é exatamente o que o delegate faz!
a menos que se implemente o delegate como um EJB, ai é demais…

R

O problema é se vc nao tiver usando no mesmo container. Nesse caso o lookup é inevitável.

L

rafaelmeireles:

Me expressei mal quanto a VIEW no managed bean :)

Mesmo que vc use o Business Delegate, vc é obrigado a conhecer as interfaces do teu EJB.

Nao entendi direito quando vc diz que o uso de interfaces nao oferece baixo acoplamento.

Com a injeção a construcao de um Service Locator é totalmente desnecessária, pois ele vai exercer uma funcão que como disse o Leonardo ja “Vem de fábrica”.

Por debaio dos panos o Conteiner vai fazer lookup e tudo, mas é o conteiner o responsável por fazer isso.

Agora se vc gosta de usar ServiceLocator, ou por exemplo tem um sistema legado que precisa usar isso, use a vontade.

O ideal é que, ao usar o Java EE 5 seja repensada a arquitetura J2EE usada, muitos padrões não são mais necessários.

R

no cliente de forma alguma, ele apenas conhecera o delegate.

quiz dizer que só usar interfaces não te dara um baixo acoplamento, pq no caso dos EJB´s ficara explicito o seu uso por causa de @EJB

O problema disso é que fica tudo amarrado a EJB uma vez que em POJO´s a injeção não é suportada

Tem alguma fonte de pesquisa tipo um catalogo de padroes da SUN para o java EE 5?

L

quiz dizer que só usar interfaces não te dara um baixo acoplamento, pq no caso dos EJB´s ficara explicito o seu uso por causa de @EJB

O problema disso é que fica tudo amarrado a EJB uma vez que em POJO´s a injeção não é suportada

Tem alguma fonte de pesquisa tipo um catalogo de padroes da SUN para o java EE 5?

1. Conceitualmente, não existe diferença entre conhecer a interface do Delegate e conhecer a interface do EJB, os dois são semelhantes! Claro, são classes diferentes, mas seus métodos são parecidíssimos. Por isso, não existe nenhum “desacoplamento” quando você troca o Delegate pela interface EJB. Por isso, minha afirmação de que é inevitável que o cliente conheça a interface do negócio continua válida.

2. Uma anotação é apenas uma marcação, não é porque você põe um @EJB em cima de um atributo que ele vai ficar acoplado ao container de EJB, ele vai ficar acoplado apenas a um anotation, só isso. O acoplamento se dá através de conhecimentos de outros objetos ao seu redor, quanto mais conhecer mais acoplado.

3. A interface EJB é um POJI (Plain Old Java Interface), se você colocar um cliente e a classe de implementação do EJB fora do contexto Java EE e dentro do contexto Java SE, os dois conseguem se comunicar se você colocar um setter dentro do cliente com a interface Local do EJB como parâmetro, e invocar esse setter passando uma instância da classe de implementação. Todo isso pra dizer o seguinte, o cliente não está amarrado a um EJB, pois se pode injetar a implementação.

Meu, de boa, o melhor é colocar a interface EJB dentro do managed bean. O framework Seam faz isso e Java EE te estimula a fazer isso, então pra que ficar negando?

T

1. Conceitualmente, não existe diferença entre conhecer a interface do Delegate e conhecer a interface do EJB, os dois são semelhantes! Claro, são classes diferentes, mas seus métodos são parecidíssimos. Por isso, não existe nenhum “desacoplamento” quando você troca o Delegate pela interface EJB. Por isso, minha afirmação de que é inevitável que o cliente conheça a interface do negócio continua válida.

2. Uma anotação é apenas uma marcação, não é porque você põe um @EJB em cima de um atributo que ele vai ficar acoplado ao container de EJB, ele vai ficar acoplado apenas a um anotation, só isso. O acoplamento se dá através de conhecimentos de outros objetos ao seu redor, quanto mais conhecer mais acoplado.

3. A interface EJB é um POJI (Plain Old Java Interface), se você colocar um cliente e a classe de implementação do EJB fora do contexto Java EE e dentro do contexto Java SE, os dois conseguem se comunicar se você colocar um setter dentro do cliente com a interface Local do EJB como parâmetro, e invocar esse setter passando uma instância da classe de implementação. Todo isso pra dizer o seguinte, o cliente não está amarrado a um EJB, pois se pode injetar a implementação.

Meu, de boa, o melhor é colocar a interface EJB dentro do managed bean. O framework Seam faz isso e Java EE te estimula a fazer isso, então pra que ficar negando?

injetando? só se for stateless…

L

Não! O Session Bean Stateless seria implementado criando uma única instância e distribuindo esta para todos os clientes. E o Session Bean Stateful seria implementado criando uma nova instância para cada cliente que a solicita.

O difícil mesmo seria o Message-Driven Bean! Essa nem sei se tem uma alternativa viável.

L

Não! O Session Bean Stateless seria implementado criando uma única instância e distribuindo esta para todos os clientes. E o Session Bean Stateful seria implementado criando uma nova instância para cada cliente que a solicita.

O difícil mesmo seria o Message-Driven Bean! Essa nem sei se tem uma alternativa viável.

Corrigindo:

Stateless: nao mantem estado entre as reuisições do cliente

Statefull: mantem estado entre as requisições do cliente, é criada uma instancia para cada cliente.

Message Driven Bean implementa JMS e é para processos assincronos.

R

Pq eu não concordo com suas explicações, pricipalmente com a primeira:

Dizer que o delegate é semelhante ao session, pra começar session é EJB e deleggate não…

L

Pq eu não concordo com suas explicações, pricipalmente com a primeira:

Dizer que o delegate é semelhante ao session, pra começar session é EJB e deleggate não…

E é um direito seu não concordar com minhas explicações.

Mas lembre-se, não estou trocando um delegate por um session; no EJB 3, estou trocando um delegate por uma interface, o session é quem implementa essa interface, e o cliente não está sabendo da implementação de fato.

Apesar do título dizer que é uma limitação, eu vejo como um avanço o Java EE assumir certas responsabilidades para que o desenvolvedor escreva a aplicação com menos camadas.

Sugiro você ficar olhando para os posts da seção de metodologia do GUJ, sempre tem alguém criticando o desenvolvimento em camadas, você vai aprender que certos “atos de fé” na construção de aplicações web não funcionam direito na prática.

Criado 22 de outubro de 2007
Ultima resposta 23 de out. de 2007
Respostas 20
Participantes 5