Hebert Coelho:
drsmachado:
Foi o que eu disse sobre conhecer o framework.
A maioria reclama deste e daquele framework, sendo que sequer chegou a estudá-los, entende-los e fazer algo com eles.
O único para o qual eu dou crédito quando critica algo é o saoj, por que o sujeito vai até o último detalhe dentro do framework para entender e então falar sobre.
Pois é, eu também concordo com você.
Não gosto do Struts 1.2 mas nunca falei mau sobre o Struts 2 por exemplo. Nunca trabalhei, apenas fiz alguns estudos sobre o framework.
O JSF é engraçado por que neguim vê o site do primefaces e fica babando, ainda mais quando percebe que basta 3 linhas de código para fazer um trem muito maneiro. Aí começa colocando ManagedBeans como SessionScoped, lota de lista e fala que o framework é lente e pesa a máquina.
Eu não conhecia o Spring, mas antes de falar qualquer coisa não fiquei apenas no hello word da vida. Já li mais de 1.2k de páginas sobre o Spring e hoje começo a entender melhor o que ele faz.
Fala sério. É legal ver essas pesquisas, é. Agora é triste ver pessoas com a mente tão pequena e a preguiça tão grande.
Cara, eu era um crítico ferrenho do JSF, não gostava dele, achava complexo, com implementações mal documentadas na época que usei (richfaces), que falhava em silêncio, dava uma série de problemas relacionados a eu não saber usar (ou seja era pouco intuitivo) e com componentes complexos.
Hoje não critico mais JSF porque não trabalho mais com ele e porque não sei a quantas andam as versões atuais. Mas meu preconceito contra ele continua grande. Principalmente do ponto de vista de quem trabalha com VRaptor, que é extraordinário, na minha humilde opinião.
Mas de tanto argumentar e contra-argumentar e argumentar novamente do porque eu não gostava do JSF eu desenvolvi uma linha de raciocínio que já não sei se é valida hoje, mas com certeza era a época do JSF 1 e richfacesl. Que se baseia nos porquês de se componetizar elementos de tela. Quando você está lidando com uma aplicação desktop no Windows trabalhar os seus controles de entrada e saida de dados diretamente com a API padrão do Windows é impensável. O que foi feito com as APIs do VB e Delphi foi simplificar o acesso a API de entrada e saída de dados, com componentes bem amigáveis, intuitivos e fáceis de configurar.
Mas os componentes de entrada e saída html são extramente simples para serem simplificados, então essa componentização (na minha opinião), que começou pelo .NET e depois veio para o Java, veio para atender o hábito que a maioria dos programadores tinha de lidar com componentes ao invés de ações. Porém o que as camadas de componentes fizeram (camadas porque no fundo vira tudo em html mesmo) foi complicar o que era simples.
Hoje eu digo que não gosto de JSF porque html já é simples o suficiente para ser componentizado. Claro, a listas e grids e e outras coisas que não são tão simples com html, mas será que essas exceções compensam essa complicação toda.
Agora me digam uma coisa: Aquele ciclo de vida infame do JSF já foi banido? Se não, muito obrigado, mas eu continuo preferindo eu aqui e ele lá.