Maven: como fazer um Dynamic Web Project usar JSF?

6 respostas
R

Oi pessoal, comecei a dar uma estudada no Maven atualmente e confesso que ainda tenho bastante dúvidas. Ma suma em especial tem me deixado intrigado. Eu criei um projeto WEB com Maven, aquele em que ele cria o pom.xml e os diretórios padrões(webapp, java e resources). Depois disso, fui ver como fazer este projeto usar JSF. Adicionei os repositórias as dependências e pedi para ele instalar tudo(mvn install). Meus jars foram baixados normalmente, porém eu imaginava que ele iria criar arquivos como o facesconfig e coonfigurar o web.xml.
Bem, a minha dúvida afinal é: é possível fazer com que um projeto web criado em Maven seja configurado para usar jsf a pratir de comandos do pŕoprio maven?

6 Respostas

R

Sim, através de um archetype.

Instale algum plugin do Maven para eclipse para facilitar.

R

aí rafa, eu admito não fui muito claro na minha pergunta. Mas vou explicar melhor.

Criei um projeto com maven usando o próprio comando

mvn archetype:create -DgroupId=br.com.mavenjsftutorial -DartifactId=Maven-JSF -DarchetypeArtifactId=maven-archetype-webapp

Daí, tudo bem, projeto criado, tudo ok.

Depois adicionei o repositório e dependência do JSF. executei mvn install, os jars do jsf foram baixados, porém eu percebi que ele não alterou nada do web.xml, nem sequer criou o face-config. essa que era minha dúvida. O maven é capaz de transformar um projeto WEB normal para um projeto WEB que utilize JSF automaticamente ou eu mesmo que tenho que configurar o Web.xml e faces-conig e outras?

R

neste archetype: maven-archetype-webapp que eu saiba não! :roll:
mas sei que é possível criar sua própia estrutura que contenha o faces-config.xml, web.xml, diretórios, configurações particulares, etc.
Através de um archetype.xml, quando quiser utilizar essa estrutura basta chamar seu archetype, que ele monta tudo.
Inclusive já existe alguns archetypes prontos para JSF, , Struts, Spring…

Como criar um desses:
http://maven.apache.org/guides/mini/guide-creating-archetypes.html

R

opa grande rafa, vlwzaõ pela dica. não era exatamente o que eu tava querendo agora, mas também tinha esta dúvida se é possível criar o nosso próprio tipo de archetype,a gora eu sei que é possível, vou estudar isso com calma, mas agradeço pela dúvida. Mas se alguém mais puder dar uma luz sobre o maven, eu agradeço pois anda não tá muito claro pra mim o que ele pode ou não fazer.

V

Legal, não sabia dessa possibilidade de configurar o proprio archetype.

J

Se vc pesquisar, vai ver que existem centenas de archetype prontos para o uso, com varias (varias mesmo) possibilidades de configurações, abrangendo todos os tipos de projetos (EAR, JAR, WAR) com os mais variadas combinações de tecnologias (ex: JSF+EJB+HIBERNATE, JSF+SEAM+JPA, Struts+Spring+JPA), enfim… muita coisa mesmo, inclusive muitos com uma; poderia dizer… um exemplo… as vezes um sisteminha de login, ou outras coisas, que facilitam o inicio de um projeto.

Muitos deles também com o projeto preparado para o desenvolvimento escrevendo testes unitários e etc…

De uma olhada nos archetype “appfuse”. Existem alguns tão completos, que leva algum tempo para vc estudar e entender como tudo esta “conectado”.

A maneira mais fácil inicialmente, seria instalando plugin maven2eclipse, então ir no menu e criar um “maven project”, vc verá uma listá grande de opçoes!!

MAVEN RULES!!! :lol:

PS: Acho que vale MUITO apena entender e aprender a usar o maven; como usar dependencias, plugins, como usar testes automatizados, gerar site, analise de codigo, cobertura do codigo (pelos testes), pode ser usado com integração contínua, e etc… O maven é a melhor ferramenta ja inventada!!! hehehe

EDITANTO: Aqui para vcs olharam… apenas uma pequena lista

http://docs.codehaus.org/display/MAVENUSER/Archetypes+List

Mas existem muitos mais… e como ja foi dito aqui, é possível vc criar o seu prórprio archetype tb.

[]'s

Criado 9 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 9 de fev. de 2012
Respostas 6
Participantes 4